São Paulo, 19 de abril de 2000 n.536/00.
Na estrada do Anhangüera
Histórias do cotidiano da região nordeste do Estado de São Paulo, reunidas em um mesmo contexto, receberam um significado historiográfico na elaboração do livro “Na estrada do Anhangüera: Uma visão regional da história paulista”.

Cecae promove cursos de atualização tecnológica

Canto e piano na Maria Antonia
 
 

Seminário da Psicologia debate pesquisa social


Destaques

Livro conta história do nordeste do Estado através do cotidiano

        Reunir as numerosas histórias do cotidiano do nordeste do Estado de São Paulo em um mesmo contexto, dando a elas um verdadeiro significado historiográfico, foi o objetivo de um grupo de pesquisadores ao elaborar o livro "Na estrada do Anhangüera: Uma visão regional da história paulista". Segundo Lucila Brioschi, pesquisadora do Centro de Estudos Rurais e Urbanos (NAP-CERU) da USP e uma das coordenadoras do projeto, "não existe uma História de São Paulo, e sim numerosas histórias locais, de âmbito miúdo, que deveriam ter significado maior".
        Foi estudada uma região que reúne atualmente um total de 44 municípios situados ao redor da antiga trilha do Anhangüera, depois Estrada de Goiás ou dos Goyases. Cercada a oeste pelos rios Moji-Guaçu e Pardo, a sul pelo município de Santa Rita, a norte pelo rio Grande e a leste por Minas Gerais, a área era ocupada originalmente por quatro municípios que se desmembraram. Com início em fins do século XVII, o período estudado estende-se até por volta de 1980.
        De acordo com Lucila, a criação das vilas que deram origem aos municípios começava, em geral, com a doação de terra para a Igreja. Na realidade, segundo ela, essa doação funcionava como reconhecimento do direito de posse: "se a Igreja aceitasse as terras doadas por um posseiro, esse podia considerar-se um proprietário".
        Como o acompanhamento da documentação foi feito nos arquivos de cada município estudado, o trabalho dos pesqui-sadores aumentou na medida em que o foco da pesquisa aproximava-se dos dias atu-ais. Assim, segundo Lucila, até a parte que trata da década de 1930 o livro tem uma característica anedótica, "é ilustrado por pequenos casos do cotidiano. Depois, torna-se mais quantitativo e impessoal".
        O trabalho rendeu algumas descobertas inovadoras sobre a história do Estado de São Paulo. Uma das citadas pela pesquisadora é a referente à idade do município de Franca, mais antigo do que Ribeirão Preto, apesar de ser menor. Outra é a existência de pequenos proprietários na região durante o "ciclo do café". "Eles tinham uma produção considerável para exportação, que descobrimos seguindo as rotas dos agentes de Santos que iam passando e comprando o produto", diz Lucila, revelando um dos objetivos do trabalho: "quebrar alguns mitos".
        Além de Lucila, "Na estrada do Anhangüera" também tem a coordenação do professor Carlos de Almeida Prado Bacellar, do Centro de Demografia Históri-ca da América Latina (CEDHAL) da USP. Os outros pesquisadores foram os professores Rosa Ester Rossini, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humana (FFLCH), Julio Manuel Pires, da Faculda-de de Economia e Administração (FEA), e Maria Christina Siqueira de Souza Campos, da FEA e do CERU.
        O livro foi produzido a partir de um convênio com o CERU, e a pesquisa foi patrocinada por um grupo de empresários a partir da Lei Rouanet. "Foi um grupo de usineiros interessados em contar a história da região, possibilitando um passo inédito nas Ciências Humanas", afirma Lucila, ressaltando que o grupo já tinha contato com a Universidade, o que facilitou o diálogo.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3735, no CERU, ou 818-4612, na editora Humanitas.


Cursos, Seminários e Palestras

I Semana da Educação da FEUSP
        A Comissão de Graduação da Faculdade de Educação (FE) da USP e os alunos de Pedagogia e Licenciaturas da Universidade promovem, entre os dias 24 e 28, a I Semana de Educação FEUSP. Entre as atividades, estão programadas palestras, oficinas, comunicações e mesas-redondas, além de exposições, apresentações musicais e debates sobre exibição de filmes, divididos entre os temas "A escola", "Juventude", "Psicanálise" e "Modernidade".
        Serão emitidos certificados para um mínimo de 50% de freqüência nas atividades da Semana, e os interessados devem preencher requisição.
        O evento está aberto a todos os interessados. A FE fica na Av. da Universidade, 308, Bloco B, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3342.

Atualização tecnológica
        Estão abertas as inscrições para os seguintes cursos do Projeto Atual-tec, organizado pela Coordenadoria de Cooperação e Atividades Especiais (Cecae) da USP:
        Marketing: planejamento e práticas. Aborda conceitos centrais de marketing e as regras básicas do negócio.
        Tintas: tecnologia dos revestimentos - módulo I. Expõe a cronologia das tintas e suas matérias-primas, além de apresentar a definição de tintas e outros conceitos.
        Como reduzir custos: a análise do valor. Apresenta definição de valor e sua atribuição às funções.
        Noções básicas sobre o processo de moldagem do plástico. Aborda os materiais plásticos e as características importantes no projeto do molde, entre outros temas.
        Desenvolvimento de instrutores de treinamento. Ensina os principais cuidados para alcançar o sucesso em apresentações.
        Simulação de gerenciamento empresarial. Dirigido a gerentes, diretores e executivos, tem como objetivo proporcionar aos participantes a oportunidade de simular e testar alternativas e desenvolver competências de gerenciamento em ambiente de alto grau de incerteza.
        Falar em público: ferramentas para uma comunicação eficaz. Expõe as características de um bom comunicador, como entonação, vocabulário e gramática.
        Todos os cursos têm vagas limitadas e acontecem entre os dias 24 e 27 de abril, exceto os dois últimos, que ocorrem respectivamente entre 24 e 28 de abril, e nos dias 25 e 27 de abril, 2, 4 e 9 de maio. A inscrição também pode ser feita pela Internet, no endereço http://cecae.usp.br/atualtec.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3903/4164; e-mail atualtec@org.usp.br.

Reabilitação de hemiplegia
        A Faculdade de Medicina (FM) da USP realiza nos dias 5 e 6 de maio o Curso para cuidadores de portador de hemiplegia por acidente vascular cerebral ou derrame. O curso, voltado para familiares, profissionais e estudantes da área de saúde, pretende difundir conhecimentos básicos para auxiliar no suporte domiciliar de portadores desta doença.
        O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas na Divisão de Medicina de Reabilitação, pelo telefone 549-0111, ramal 13, com Ana Lúcia.
        Mais informações : ( (0XX11) 3069-7053.

Pesquisa social
        O Laboratório de Psicologia Sócio-Ambiental e Intervenção (LAPSI) do Instituto de Psicologia (IP) da USP promove, no dia 26, duas palestras do "II Ciclo de Seminários do LAPSI":
        Pesquisa Social e Método, das 9 às 12h30, proferida por Fernando Lefèvre, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP. O evento faz parte do seminário "Ambientalismo e participação na contemporaneidade", e acontece no Auditório Paula Souza da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, que fica na Av. Dr. Arnaldo, 715, em Cerqueira César.
        Subjetividade Contemporânea: "Uma Visão Psicanalítica", das 12 às 14 horas, proferida pelo Dr. Plínio Morgana. O evento faz parte do seminário "A metrópole: desafios da contemporaneidade", e acontece na sala 20 do bloco B do Instituto de Psicologia da USP, que fica na Av. Prof. Mello Moraes, 1721, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4459 e 818-8024.


Agenda Cultural

Canto e piano
        O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP apresenta no dia 26, às 20h30, um recital de canto e piano, com o soprano Vesna Bankovic e a pianista Viviane Araújo. O evento acontece no Salão Nobre do Ceuma, e a entrada é franca.
        Mais informações: ( (0XX11) 255-5538 e 255-7182.

Filosofia do papel
        A Fundação Japão promove, entre os dias 26 de abril e 10 de maio, a exposição A filosofia do papel, com o objetivo de incentivar, mostrando como a reciclagem de papéis usados e outros recursos descartáveis pode transformá-los em obras de arte, a preservação do meio ambiente. Dentro do mesmo projeto, acontece dia 24, às 19 horas, a palestra 2000 anos de papel, com o Professor Kaori, que tem como objetivo combater o desperdício do papel.
        Os eventos acontecem no Espaço Cultural Fundação Japão. A exposição está aberta para visitação das 10 às 18 horas e tem entrada franca.
        Mais informações: ((0XX11) 289-7281.


Livros, Revistas e Publicações

Pesquisa qualitativa
        A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP promove no dia 27, às 18 horas, o lançamento do livro O discurso do sujeito coletivo: uma nova abordagem metodológica em pesquisa qualitativa. Organizado por Fernando Lefevre, professor associado da FSP, Ana Maria Cavalcanti Lefevre e Jorge Juarez Vieira Teixeira, doutorandos da Faculdade, o livro aborda uma nova proposta em que a qualidade e o qualitativo estão associados a critérios de rigor, transparência e facilidade de aplicação.
        Os demais autores são pós-graduandos da FSP e do Programa de mestrado à Distância com a Universidade de Caxias do SUL e professores da FSP. A edição da obra e da Educs, Editora da Universidade de Caxias do Sul. A FSP/USP fica na Av. Dr. Arnaldo, 715, em Cerqueira César.
        Mais informações: ( (0XX11) 881-5091.


Quadro de Avisos

Voluntários
        O Laboratório de Fisiologia da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP está requisitando voluntários para projeto de pesquisa sobre exercício físico e pressão arterial. Os interessados devem ser homens que tenham entre 20 e 50 anos, não façam exercício físico e não sejam obesos. O benefício oferecido é um check-up que inclui consulta médica, exame de coração, diabetes, colesterol e ácido úrico, além de avaliação da condição física.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-2149.


Teses e Dissertações

Instituto de Química
Doutorado
        Estudo espectroeletroquímico do dodecilsulfato de sódio na ausência e presença do Benzotriazol nas interfases Cu/H2SO4 e CuHCl. Ruth Flavia Vera Villamil. Dia 24/4, 13h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3844.

Faculdade de Saúde Pública
Doutorado
        Fatores de risco para osteoporose em fêmur proximal em homens com idade igual ou maior que 50 anos. Tomoe Tanaka. Dia 24/4, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 881-5091.

Instituto de Ciências Biomédicas
Mestrado
        Caracterização do papel dos canais de cálcio dependentes de voltagem no metabolismo da glândula pineal de ratos . Roseli Barbosa. Dia 25/4, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7439

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Mestrado
        Estratégias de marcas próprias em supermercados: um estudo exploratório sobre a visão supermercadista. Carlos de Barros Monteiro Neto. Dia 25/4, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5811.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Doutorado
        Caminhos cruzados. A migração para São Paulo e os dilemas da construção do Brasil moderno nos anos 1930/50. Odair Cruz Paiva. Dia 20/4, 14 horas.
        Inconfidência mineira: crítica histórica e diálogo com a historiografia. João Pinto Furtado. Dia 24/4, 14 horas.
Mestrado
        Casa na Duna: uma leitura sócio-estilística. Neide R. de Souza. Dia 24/4, 14 horas.
        Os termos da cultura do maracujá. Zeina Abdoulmassih Khoury Simão. Dia 24/4, 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4626.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Caco Cardoso, Ciro Bonilha e Júlio Bernardes.