São Paulo, 28 de abril de 2000 n.539/00.
USP desenvolve bateria
ecologicamente correta
Pesquisadores da USP de Ribeirão Preto vem desenvolvendo baterias recarregáveis de íons de lítio, que causam menor impacto ambiental, alcançam maior voltagem que as convencionais e que podem ser produzidas a baixo custo. 

HU implantará Programa de Atendimento Domiciliar

Museu do Ipiranga expõe fotos que documentam a construção da ferrovia Madeira-Mamoré

Palestra sobre orientação alimentar no Cepeusp
 


Destaques

USP desenvolve baterias com menor impacto ambiental e maior voltagem

        Um grupo de pesquisadores da USP de Ribeirão Preto está desenvolvendo baterias recarregáveis de íons de lítio, que causam menor impacto ambiental e alcançam maior voltagem do que as baterias convencionais, com custo de produção relativamente baixo. "A grande vantagem é que essa bateria pode ser produzida com diversos materiais. Usando diferentes eletrodos (condutores de elétrons e íons), produz-se baterias com voltagens, potências e toxicidades diferentes", explica Maurício Rosolen, professor responsável pelo grupo de pesquisa no Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto (FFCLRP). "Basta usar materiais menos tóxicos para produzir baterias mais ‘verdes’ e com melhor performance energética, enquanto as baterias convencionais, que só podem ser fabricadas usando os mesmos materiais, obtêm sempre os mesmos resultados e dão menos alternativas de melhorias aos fabricantes".
        As baterias atualmente mais comercializadas no país têm constituintes tóxicos e cancerígenos, que prejudicam o meio ambiente quando vazam ou são abertas (por corrosão, por exemplo). Essa nova classe de baterias de íons de lítio pode ser produzida com materiais menos prejudiciais ao meio ambiente, como o óxido de manganês, grafite ou pirita mineral devidamente modificados, que podem ser produzidos em grandes quantidades no Brasil. "O importante é que, em caso de vazamento, não estaremos intro-duzindo no solo produtos químicos tóxicos que contaminem lençóis freáticos", ressalta Rosolen.
        As baterias de íons de lítio alcançam maior voltagem (até 5V) porque utilizam eletrólitos (solventes) não-aquosos. As outras baterias utilizam eletrólitos aquosos, e a água se decompõe em oxigênio e hidrogênio quando superam 2 Volts. "Onde você usa três pilhas de níquel /cádmio ou níquel/hidreto de níquel, você usaria uma pilha de íons de lítio", afirma Rosolen, lembrando que elas podem ser usadas em qualquer tipo de equipamento. A pilha recarregável de íons de lítio armazena energia através da intercalação destes íons no interior do eletrodo (a quantidade de íons que entra deve ser a mesma que sai), mantendo a composição química do eletrólito, enquanto, nas demais baterias, o eletrólito tem sua composição química e propriedades físicas alteradas.
        Segundo o professor, as baterias recarregáveis de íons de lítio têm sido cada vez mais vendidas, já que "funcionam bem, são compactas, leves e têm grande durabilidade", atendendo à demanda dos avanços dos equipamentos eletrônicos. "No caso dos celulares, continuam melhorando a performance a cada ano, enquanto as outras estão se estabilizando", observa. As baterias de lítio também têm uma vida útil maior, já que descarregam pouco (cerca de 10% em vários meses), agüentam mais de 800 recargas (uma bateria de níquel/cádmio agüenta cerca de 500, e uma alcalina tradicional recarre-gável, 30) e não é preciso descarregá-la completamente para recarregar, como é recomendado aos usuários de baterias de níquel e cádmio.
        Apesar de serem produzidas no Japão, Europa e Estados Unidos, ainda há alguns problemas para a produção efetiva de baterias de íons de lítio no País. "É preciso importar uma série de componentes usados na bateria, além de o pessoal técnico que realmente sabe fazer as baterias já estar contratado no exterior", argumenta Rosolen. "Para produzir baterias de alta tecnologia no Brasil é preciso dar incentivos para a produção de seus com-ponentes e, principalmente, ter pessoas for-madas nessa área saindo das universidades".
        O grupo de Ribeirão Preto desen-volve, há quatro anos, novos materiais para serem usados na bateria, como óxidos de baixa toxicidade e novos carbonos. "Os resultados são promissores, o que significa que é uma questão de tempo para logo encontrarmos baterias de íons de lítio com impacto ambiental muito baixo", conclui.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-4379 com o Prof. Maurício Rosolen; e-mail rosolen@ffclrp.usp.br.

Hospital Universitário implanta atendimento domiciliar

        O Hospital Universitário (HU) da USP vai implantar a partir do próximo dia 2 de maio o Programa de Atendimento Domiciliar (PAD). O objetivo é otimizar a utilização dos recursos humanos e materiais do HU, com a desospitalização precoce, e evitar as reinternações desnecessárias. Num primeiro momento, o serviço será disponibilizado à comunidade da Universidade. Em seguida, estendido à comunidade do bairro do Butantã e adjacências que já é atendida pelo Hospital.
        De acordo com o médico Celso Scazufka Ribeiro, da Clínica Médica do Hospital das Clínicas, que coordena o programa, o pré-requisito básico para participação no PAD é que o paciente esteja sendo acompanhado por alguma clínica do HU. A equipe de atendimento domiciliar será composta de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos. "O programa deverá interagir com todas as clínicas e ambulatórios, e contará com a retaguarda da Farmácia e da Nutrição do Hospital", informa Ribeiro. Segundo ele, o ambiente familiar proporciona vantagens em relação ao ambiente hospitalar. "Trata-se de uma iniciativa já consolidada em países como os EUA e que está em expansão no Brasil", explica.
        Para que um paciente possa ser atendido pela equipe do PAD será necessária a indicação do médico da enfermaria, atestando sua alta hospitalar. Em seguida, a equipe realizará uma visita à residência, onde terá continuidade o tratamento, examinando as condições gerais de higiene, instalações elétricas, de água, esgoto e número de pessoas na moradia, entre outros ítens. "Existe a necessidade de que existam condições básicas satisfatórias para que o paciente possa ser atendido pela equipe do PAD", diz Ribeiro. Depois da avaliação geral, a equipe verifica a possibilidade de continuidade do tratamento, em casa, desde que exista um "cuidador", que será responsável pelos cuidados orientados pela equipe. Em seguida, haverá um plano de medicações e a definição da periodicidade das visitas.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7772, no Hospital Universitário da USP, com o doutor Celso Scazufka Ribeiro.


Cursos, Seminários e Palestras

Pragas Urbanas
        Estão abertas as inscrições para a palestra Controle de Pragas Urbanas em Indústrias e Serviços de Alimentação, organizada pela Faculdade de Medicina, Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP. O evento ocorre no dia 6 de maio, das 8 às 18 horas, e é destinado a profissionais da área de qualidade em indústrias de serviços e alimentação, fármacos, embalagens e estudantes. A taxa é de R$ 115 para profissionais e de R$ 85 para estudantes.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7944, ramal 231.

Participação e subjetividade
        O Laboratório de Psicologia Sócio-Ambiental e Intervenção (LAPSI) do Instituto de Psicologia (IP) da USP promove no dia 3 de maio, das 9 às 12h30, a conferência Participação e Subjetividade, proferida por Bader Sawaia, professor da PUC/SP. O evento faz parte do seminário "Ambientalismo e participação na contemporaneidade", que integra o II Ciclo de Seminários do LAPSI, e acontece no Auditório Paula Souza da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, que fica na Av. Dr. Arnaldo, 715, em Cerqueira César.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4459 e 818-8024.

Pedagogia
        O Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância (LEPSI) do Instituto de Psicologia (IP) e da Faculdade de Educação (FE) da USP promove dia 5 de maio, das 15 às 18 horas, seu VII Evento de Formação Continuada, A ilusão chamada construtivismo pedagógico. A mesa-redonda, com entrada gratuita, tem certificado de participação e acontece no Salão Nobre da Escola de Aplicação da FEUSP. As vagas são limitadas.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4386.

Orientação alimentar
        Termina dia 2 o prazo de inscrição para a palestra Orientação alimentar para pessoas obesas que o Núcleo de Estudos sobre Obesidade e Exercícios Físicos (Neobe) do Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) promove dia 3, às 7h15, no Anfiteatro A do Cepeusp. Dirigida especialmente a pessoas obesas, mas aberta a todos os interessados, o evento tem como expositora a coordenadora do Neobe, Profª. Cláudia Cezar, que além de discutir pontos importantes sobre o processo de reeducação alimentar, apresenta resultados de pesquisas do Núcleo sobre o tema. As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas na sala 7 do Cepeusp, ou pelo telefone. Se desejar, o participante pode fazer uma avaliação da massa corpórea.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3361.

Mestrado em Logística
        Estão abertas as inscrições para o programa de Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos da Escola Politécnica (Poli) da USP, um programa multidisciplinar "strictu-sensu" para profissionais da área. Os interessados devem se inscrever até o dia 2 de maio.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5297; e-mail nicodemo.sposato@poli.usp.br.

Cursos de computação
        O Centro de Ensino de Computação do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP está com inscrições abertas para os seguintes cursos, que acontecem de 8 a 19 de maio: Java; Linux, para quem tem conhecimentos sobre outros sistemas (DOS/Windows); Programação CGI/PERL, para quem tem domínio em Java e HTML.
        Os interessados devem ter 1º grau completo e idade mínima de 15 anos. As inscrições devem ser feitas na Secretaria do IME, sala 138B, Rua do Matão, 1010, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-6191; e-mail cec-inscricao@ime.usp.br.


Agenda Cultural

Exposição no Museu do Ipiranga
        Dentro das comemorações USP- Brasil 500 anos acontece dia 3, às 17 horas, no Museu Paulista da USP (Museu do Ipiranga), a abertura da exposição Ferrovia Madeira-Mamoré: trilhos e sonhos. A exposição, que está aberta para visitação a partir do dia 3, mostra 60 fotos de Dana Meril, feitas entre 1909 e 1910, que foram doadas ao acervo do museu pelo BNDES e registram a construção da ferrovia.
        Mais informações: ( (0XX11) 215-4588/4307/4145; e-mail: mp@usp.edu.br.

Exposição
        De 2 a 11 de maio, na Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto (EERP) acontece a exposição de quadros de Joel Faleiros, que integra a mostra "Olhares da Natureza", promovida pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-3386.

Museu de Geociências
        O Museu de Geociências da USP recebe no dia 4 de maio 80 crianças e adolescentes entre 7 e 18 anos, que fazem parte do Projeto Formação II, que investe na formação social e profissional de crianças de rua de Suzano, na Grande São Paulo. Além da visita monitorada, os jovens aprenderão a confeccionar bijuterias utilizando minerais, supervisionados pelo funcionário que faz a maioria das jóias expostas no museu.
        O museu recebe visitas agendadas de diversas instituições, incluindo as que trabalham com grupos especiais, e fica na Rua do Lago, 562, na Cidade Universitária.
        Mais informações : ( (0XX11) 818-3952; e-mail mugeo@edu.usp.br.

Programação da TV USP
        A TV USP apresenta, entre 1º e 7 de maio, a seguinte programação:
        PANORAMA - Semexa II, segundo programa sobre a I Semana de Extensão Universitária da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU); Piedade, encenação inspirada no quadro Pietá, de Michelangelo, dirigida por Arthur Belloni; Medo, ensaio sobre os segredos e anseios do ser humano e Qual é o Curso, sobre Biologia. do Som. Quarta-feira (3), às 10h30, 15h30, 20h30 e 01h30; sábado (6), às 15h30; e domingo (7), às 10h30.
        DELTA, PI - Drogas, co-produção da TV USP da TV PUC em que alunos da USP e da PUC, além de José Arbex Júnior, doutorando em História na USP, e Fernando Castelo Branco, professor da Direito da PUC, discutem questões ligadas ao tema. Segunda (1º), às 10h30, 15h30, 20h30 e 01h30.
        OLHAR DA USP - Transporte público, programa em que o professor Miguel Alves Pereira, da FAU, e Nicolau Fares Gualda, da Escola Politécnica (Poli) debatem o problema dos transportes nas grandes cidades, especialmente em São Paulo. Quinta-feira (4), às 10h30, 15h30, 20h30 e 01h30; sábado (6), às 01h30; e domingo (7), às 20h30.
        ABD NO AR, reestréia do programa, agora em co-produção entre a Associação Brasileira de Documentaristas (ABD) e a TV USP, falando sobre o não-cumprimento da lei que obriga os cinemas a exibirem curtas nacionais antes de filmes estrangeiros, após a extinção da Embrafilme. Terça-feira (2), às 10h30, 15h30, 20h30 e 01h30; sábado (6), às 20h30; e domingo (7), às 1h30.
        2 APÊS - Mauro fica famoso, segundo episódio da sitcom produzida pela TV USP. Em meio a declarações de amor inesperadas e beijos roubados entre os estudantes das duas repúblicas, Mauro é confundido com um cineasta famoso. Sexta-feira (5), às 10h30, 15h30, 20h30 e 01h30; sábado (6), às 10h30; e domingo (7), às 15h30.
        PROFISSIONAL DO SÉCULO XXI, reprise do primeiro documentário produzido pela TV USP, dentro das comemorações do dia do trabalho. Produzido em 1998, mostra o perfil do aluno da USP e as mudanças no mercado de trabalho. Segunda-feira (1º), quarta-feira (3) e sexta-feira (5), às 6h, 11h, 16h e 20h; e domingo (7), às 6h e 16 h.
        60 ANOS DA QUARTA INTERNACIONAL, reprise de entrevista realizada em 1999 com o professor da USP Oswaldo Coggiola, sobre a trajetória de Leon Trotsky, ilustrada com imagens raras e filmes inéditos. Terça-feira (2), quinta-feira (4) e sábado (6), às 6h, 11h, 16h e 20h; e domingo (7), às 11h e 21 h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4101.


Teses e Dissertações

Faculdade de Direito
Mestrado
        Tutela relativa aos deveres de fazer e não fazer. Eduardo Talamini. Dia 2/5, 10h.
        Regimes jurídicos das empresas estatais que exploram atividade econômica. Tadeu Rabelo Pereira. Dia 3/5, 15h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3111-4004.

Escola Politécnica
Doutorado
        Projeto, fabricação e caracterização de sistemas eletrônicos. Marcelo Antonio Pavanello. Dia 28/4, 9h30.
        Modelo de planejamento integrado da organização espacial do desenvolvimento regional e dos transportes para uma região em expansão de fronteiras: o caso da região oeste do Pará. Maisa Sales Gama Tobias. Dia 3/5, 14h30.
        Análise teórico-experimental do escoamento bifásico no interior de bocais nebulizadores do tipo Y-JET. Antonio Luiz Pacífico. Dia 4/5, 14h.
Mestrado
        Análises de índices de qualidade no planejamento agregado de investimentos em ambiente de incertezas. Carlos Alexandre de Souza Penin. Dia 2/5, 16h.
        Proposta de gerenciamento ambiental de uma área degradada nos municípios de Mauá e Ribeirão Pires - Região Metropolitana de São Paulo. Álvaro Gutierrez Lopez. Dia 4/5, 15h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5443.

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Mestrado
        Aspectos zootécnicos e patológicos aplicados à manutenção de Micrurus corallinus em biotério (Reptilia-Ophidia-Elapidae). Eliana de Oliveira Serapicos. Dia 3/5, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7667.

Instituto de Psicologia
Doutorado
        Competência de leitura: tecnologia na avaliação de leitura em voz alta por crianças e adultos, de itens psicolinguisticos isolados. Elizeu Coutinho de Macedo. Dia 3/5, 10 horas.
Mestrado
        Auto-imagem em cena: o discurso de jovens e adultos que retornam à escola. Luciana Marques. Dia 3/5, 9h.
        Construção de um instrumento de medida para identificação de determinados padrões arquetípicos no comportamento feminino. Marcia Marques Portazio. Dia 3/5, 9h.
        Efeito otóxico da gentamicina e da cocleotomina unilateral na plasticidade, no trofismo e nos neurotransmissores das vias auditivas periféricas, estudo imunohistoquímico combinado às análises quantitativas estereológica e microdensitométrica de imagem. Vivian Alessandra Silva. Dia 3/5, 10h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4178.

Instituto de Química
Mestrado
        Metodologia analítica para análise de PCBs em fígado de peixe do Rio Paraíba do Sul. José Carlos Pires Penteados. Dia 2/5, 13h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3844.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Caco Cardoso, Ciro Bonilha e Júlio Bernardes.