São Paulo, 05 de maio de 2000 n.540/00.
Governo britânico premia cientista do ICB
Em novembro próximo, o professor Jeffrey Jon Shaw, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, receberá do Governo britânico a Condecoração da Ordem do Império Birtânico. O prêmio será entregue a Shaw por suas pesquisas sobre a Leishmaniose no Brasil. 

 

Jornada no HC de Ribeirão Preto aborda o câncer de pele
 
 

Prolam tem inscrições abertas para Seminário Internacional Mercosul
 
 

No Cinusp, filmes da mostra Imagens do Povo


Destaques

Pesquisador da Leishmaniose recebe prêmio "Ordem do Império Britânico"

        O cientista Jeffrey Jon Shaw, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, receberá em novembro desse ano do governo britânico a Condecoração da Ordem do Império Britânico, medalha que costuma ser entregue pela Rainha Elizabeth II. Esta é a primeira vez que um pesquisador da USP recebe tal honraria. O prêmio foi anunciado no primeiro dia de janeiro desse ano, quando saiu a lista dos participantes da New Year's Honours List. O prêmio foi concedido a Shaw em reconhecimento pelos trabalhos científicos que realiza, aqui no Brasil, desde 1965, quando chegou à Amazônia para pesquisar a Leishmaniose, e por fortalecer o intercâmbio entre pesquisadores britânicos e brasileiros, impulsionando os estudos desta doença.
        Há trinta e cinco anos Shaw se dedica às pesquisas para conhecer melhor a Leishmaniose, estudar o parasita e sua clas-sificação, saber sobre seus vetores, seus reservatórios, métodos de controle e ao aperfeiçoamento de métodos e diagnósticos. São mais de duzentos trabalhos publicados. Somente no Pará trabalhou durante trinta anos. Atualmente, Shaw é professor titular do Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e coordena pesquisas no Instituto Evandro Chagas e no Centro Nacional de Primatas de Belém, ambos da Fundação Nacional Saúde, do Ministério da Saúde, onde estão sendo desenvolvido métodos de análise da eficiência de vacinas contra a Leishmaniose. O professor é ainda membro do Corpo Editorial de diversas revistas científicas nacionais e internacionais e é coordenador da International Leishmaniasis Network, da qual faz parte uma lista de discussão na Internet sobre Leishmaniose, que conta no momento com mais de quatrocentos participantes.
        A doença é causada pelo parasita Leishmania, presente tanto nos animais domésticos (cães) como nos silvestres (roedores, preguiças e gambás). Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil está entre os seis países de maior incidência das duas formas da doença. "Até o momento, sabe-se que existem no mundo 30 espécies, porém, as variações genéticas são amplas e alguns destes grupos constituem novas espécies ainda por serem descritas", diz o pesquisador. A manifestação da doença pode ser visceral, uma forma mais grave, e a cutânea, mais branda. A primeira ataca o fígado, o baço, debilita o organismo e leva à morte se não tratada. A leishmaniose cutânea manifesta-se por lesões na pele e mucosas de gravidade variável segundo a espécie do parasito e a suscetibilidade do hospedeiro. Nesse último tipo, podem surgir formas graves e mutilantes ou lesões disseminadas em todo o corpo.
        A transmissão é feita por um mosquito que dissemina a doença picando um animal infectado e depois as pessoas. Os grupos que mais sofrem com a doença são os que vivem em zona rural ou indivíduos que tenham contato com a mata, como os habitantes de áreas próximas, que desenvolvem atividades extrativistas, ou profissionais como geólogos, militares, biólogos ou garimpeiros e caçadores.
        A doença vem recebendo maior atenção das autoridades de saúde, porque, ante-riormente ela era de caráter rural, mas agora a Leishmaniose visceral tem apresentado crescente urbanização, provocando surtos em grandes cidades e algumas capitais do País. Este fenômeno foi observado inicialmente no Nordeste, mas atingiu também Minas Gerais. No ano passado, levou a óbito uma criança em Araçatuba, interior de São Paulo, onde também foram constatados diversos outros casos. Segundo Shaw, os vetores podem estar se adaptando a outras situações ecológicas. "Isso é extremamente preocupante", alerta.
        A Condecoração da Ordem do Império Britânico é concedida duas vezes por ano a pessoas de destaque nacional ou internacional, no cenário político, econômico, esportivo e científico. Uma lista de agraciados é anunciada no primeiro dia do ano e outra no dia do aniversário da Rainha da Inglaterra.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7262, e-mails: jeffreyj@usp.br ou jshaw@tba.com.br


Cursos, Seminários e Palestras

Psicologia
        Termina no próximo dia 19 o prazo de inscrições para os seguintes cursos de Difusão Cultural realizados pelo Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia (IP) da USP:
        Desenho infantil: fases do desenvolvimento e aprendizagem escolar, que acontece no dia 27 de maio, das 9 horas às 16h30. Inscrições, R$120,00.
        Diagnóstico operatório em jogos de regras, que acontece no dia 10 de junho, das 9 horas às 16h30, com inscrições a R$60,00.
        O IP/USP fica na Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Bloco D, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4172, com Ana Lúcia ou Odete.

Cursos da Fupam
        A Fundação para a Pesquisa Ambiental (Fupam), entidade ligada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, promove os seguintes cursos em maio e junho:
        A marca da identidade visual - design gráfico e tratamento de imagens, dias 4 e 5 de maio.
        Mosaico e decoupage, de 4 a 22 de maio.
        Planejamento e projeto de hotéis, de 8 de maio a 28 de junho.
        Gerenciamento e marketing de projetos, de 9 a 17 de maio.
        Planejamento e projetos de interiores de escritórios, de 9 de maio a 8 de junho.
        Perspectiva no projeto, de 9 de maio a 27 de junho.
        Arquitetura para a saúde, de 10 de maio a 12 de junho.
        As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4566 e 814-0829.

Câncer de pele
        O Grupo Multidisciplinar de Melanoma do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC/FMRP) da USP realiza dia 6 de maio, a partir das 8h15, a 1ª Jornada de Melanoma do Hospital das Clínicas, com o objetivo de proporcionar, para especialistas que trabalham na área, uma atualização sobre o tema. O evento acontece no Centro de Educação e Aperfeiçoamento Profissional em Saúde (CEAPS) do HC, que também apoia a jornada.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-2721; e-mail ceaps@hcrp.fmrp.usp.br.

Mercosul
        Estão abertas até o dia 19 as inscrições para o Seminário Internacional Mercosul, Presente e Futuro, organizado pelo Programa de Pós Graduação em Integração da América Latina (PROLAM/USP). O evento acontece de 23 a 26 de maio, no auditório Ariosto Mila, na Rua do Lago, 876, na Cidade Universitária.
        Mais informações : ( (0XX11) 818-3587; e-mail ccint@edu.usp.br.

Imaginação
        Estão abertas as inscrições para o curso A Imaginação Simbólica nos Quatro Elementos Bachelardianos, organizado pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. O curso, que acontece de 6 de maio a 6 de junho, aborda os quatro elementos (fogo, água, terra e ar) do ponto de vista de G. Bachelard, tratando desses elementos ligados a uma psicologia das profundezas, próxima à noção de Jung de arquétipos e de Inconsciente coletivo.
        Mais informações : ( (0XX11) 818-4478.


Agenda Cultural

Programação do Cinusp
        Em maio o Cinusp exibe os seguintes filmes na mostra "Imagens do Povo":
        O Primeiro Dia (de 2 a 8 de maio) - os destinos de João, fugitivo da cadeia e Maria se cruzam no dia de Ano-Novo;
        Notícias de Uma Guerra Particular (de 9 a 11 de maio, às 19 horas e dia 12 às 19 horas) - retrato da violência entre policiais, traficantes e moradores de favela do Rio de Janeiro;
        Santo Forte (de 9 a 11 de maio, às 12h30 e dia 12 às 12h30) - equipe de cinema entra na favela para analisar a experiência religiosa do moradores de diversos credos depois de o papa ter celebrado missa no Aterro do Flamengo;
        Como Nascem os Anjos (dia 13, às 10 horas) - homem simples mata traficante acidentalmente, foge com a família e faz de refém uma família de americanos.
        A entrada é franca e o Cinusp fica na Rua do Anfiteatro, 181, favo 04, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3540 e 818-3152.


Teses e Dissertações

Escola de Enfermagem
Mestrado
        Ansiedade, depressão e coping em idosos. Janaina Meirelles Sousa. Dia 5/5, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7533.

Escola Politécnica
Mestrado
        Simulação e caracterização de diodos controlados por porta visando a fabricação de sensores de radiação luminosa. Hugo Puertas de Araújo. Dia 5/5, 9h30.
        Calibração de câmaras para teleoperação de robôs móveis.. Silvana Aparecida Graminho da Silva. Dia 5/5, 10h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5443.

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Mestrado
        Cinética plasmática de uma emulsão lipídica que se liga aos receptores de LDL em pacientes com doença arterial coronariana (DAC). Antonio Altair Magalhães Oliveira. Dia 5/5, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3621.

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Mestrado
        Estudos dos mecanismos envolvidos no desenvolvimento de tolerância ao efeito antinociceptivo do veneno de serpentes Crotalus durissus terrificus. Patrícia Brigatte. Dia 5/5, 14h.
        Emprego da radiotelemetria na detecção do estro em fêmeas bubalinas: luteólise durante duas fases do ciclo estral, ultra-sonografia da ovulação e perfis hormonais. Roberto Mendes Porto Filho. Dia 5/5, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7667.

Faculdade de Saúde Pública
Doutorado
        Prática alimentar de crianças menores de um ano de idade, atendidas em Unidades Básicas de Saúde-Escola, do Município de Mogi das Cruzes. Mônica Glória Neumann Spinelli. Dia 5/5, 10h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 881-5091.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Caco Cardoso, Ciro Bonilha e Júlio Bernardes.