São Paulo, 05 de maio de 2000 n.541/00.
Poli tem primeira 
mulher titular
A Escola Politécnica era a única unidade da USP que ainda não tinha uma mulher no mais alto nível da carreira docente. Maria Cândida Reginato Faciotti acaba de prestar concurso e ser indicada como Professora Titular. A indicação precisa ser homologada pela Congregação da Escola Politécnica no próximo dia 18 de maio.

Grea faz palestra sobre álcool, droga e Aids
 
 

Políticas públicas para reciclagem e reutilização de resíduos sólidos
 
 

Edusp lança o livro Modernidade Cá e Lá
 


Destaques

Poli tem sua primeira professora titular em mais de 100 anos

        Depois de 107 anos de existência, a Escola Politécnica da USP tem sua primeira titular. Maria Cândida Reginato Faciotti prestou Concurso e foi indicada pela banca como Professora Titular, o mais alto grau da carreira docente. Esta indicação tem que ser homologada pela Congregação Poli, o que deverá ocorrer no próximo dia 18 de maio. O Concurso ocorreu no Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP, na última terça-feira, dia 2 de maio.
        Maria Cândida fez toda sua carreira docente dentro da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo quando, em 1976, concluiu o curso de Engenharia Química. Fez o Mestrado em Engenharia de Alimentos em 1981 e, em 1986, o Doutorado em Engenharia Química, na especialidade Engenharia Bioquímica. Em 1997, obteve a Livre Docência.
        A recém titular da Poli vem trabalhando em linhas de pesquisa como produção de enzimas e fermentação alcoólica. Mais recentemente, a partir de 1998, vem estudando a produção de antibióticos antitumorais. Maria Cândida tem vários artigos publicados em revistas científicas especializadas.
        A professora diz que se sente "muito honrada em ser a primeira mulher a obter este título na Escola Politécnica." Considera, porém, uma grande responsabilidade o fato de ser indicada como titular.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-2234 ou 818-2281; e-mail: mcrfacci@usp.br

Incor e Varig assinam convênio para atendimento de emergências médicas

        O Instituto do Coração do Hospital das Clínicas e a Varig assinaram na última quarta-feira, dia 03 de maio, convênio de cooperação técnica e científica para atendimento de emergências em paradas cardiorrespiratórias nos vôos da empresa.
        Pelo convênio os funcionários receberão treinamentos e reciclagem para programas específi-cos e de desenvolvimento de pesquisas científicas sobre eventos cardiovasculares em aeronaves.
        A Varig registra uma média de seis mortes por ano em seus vôos, sendo que 70% destas são decorrentes de parada cardiorrespiratórias por fibrilação arterial.
        Mais informações: ( (0XX11) 852-3012.


Cursos, Seminários e Palestras

Participação e avaliação de projetos
        O Laboratório de Psicologia Sócio-Ambiental e Intervenção (LAPSI) do Instituto de Psicologia (IP) da USP promove dia 10, das 9 às 12h30, a conferência Participação e Avaliação: projetos de intervenção e ação, proferida por Pedro Demo, professor da UnB. O evento faz parte do seminário "Ambientalismo e participação na contemporaneidade", que integra o II Ciclo de Seminários do LAPSI, e acontece no Auditório Paula Souza da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, que fica na Av. Dr. Arnaldo, 715, em Cerqueira César.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4459 e 818-8024.

Reciclagem
        A Secretaria de Estado do Meio Ambiente promove nos dias 10, 11 e 12 de maio o Seminário Nacional sobre Reciclagem de Resíduos Sólidos Domiciliares, que acontece no Auditório Augusto Ruschi, Av. Prof. Frederico Hermann Jr., 345, Pinheiros. Entre as diversas palestras, quatro são proferidas por professores da USP:
        Políticas públicas para reciclagem e reutilização de resíduos sólidos, com Francisco Anuatti Neto, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), dia 10, 9h30; Reciclagem de vidro de lâmpadas fluorescentes e vidros de pára-brisas, com Arthur Pinto Chaves, da Escola Politécnica (Poli), dia 11, 10h45; Reciclagem de pilha e baterias, com Jorge Alberto Soares Tenório (Poli), dia 12, 9 horas; e Reciclagem de entulho, com Vanderley Moacyr John (Poli), dia 12, 10h45. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3030-6378/6377.

Oratória
        A Faculdade de Medicina, Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP promove no dia 08 de maio o curso Oratória: algumas regras para uma comunicação efetiva, que aborda assuntos como disciplinação didática da fala, neurolingüística e exercícios de gesticulação e de voz. O curso oferece 30 vagas. A taxa é de R$ 300,00.
        Mais informações : ( (0XX11) 818-7682.

Álcool, drogas e Aids
        Estão abertas as inscrições para a VIII Jornada sobre temas de álcool, drogas e AIDS, organizado pelo Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (Grea) da USP. As palestras abordarão temas como tratamento de usuários de drogas e a situação da AIDS no país.
        Os interessados devem se inscrever até o dia 12 de maio pela Internet (www.usp.br/medicina/grea/geral/viiijorna.htm).O evento ocorre no dia 12 de junho, no Centro de Convenções Rebouças.
        Mais informações : ( (0XX11) 881-8060 ou pelo e-mail grea@edu.usp.br


Livros, Revistas e Publicações

Arte Moderna
        A Edusp lança o livro Modernidade Cá e Lá - textos escolhidos de Mário Pedrosa, volume IV, organizado por Otília Arantes. Os textos de Pedrosa retomam momentos privilegiados da arte moderna e trazem os prenúncios da arte contemporânea, destacando-se a arte japonesa no final dos anos 50. Nesse capítulo, o autor ressalta as virtudes presentes nas relações entre arte clássica e arte de massa, artesanato, gestualidade da escritas e até na estrutura simples de suas casas.
        Mais informações : ( (0XX11) 818-4149.


Teses e Dissertações

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Mestrado
        Avaliação de três métodos de extração de DNA de tecido ósseo para identificação humana pós-morte através da análise de marcadores do DNA. Hemerson B. Alves. Dia 8/5, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3621.

Escola Politécnica
Mestrado
        Conceitos e diretrizes para a gestão da logística no processo de produção de edifícios. Fred Borges da Silva. Dia 8/5, 9h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5443.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Caco Cardoso, Ciro Bonilha e Júlio Bernardes.