São Paulo, 15 de maio de 2000 n.542/00.
Esportes têm ligação com o mundo animal
Quando o assunto é esporte, existe uma estreita relação entre o homem e animal. No futebol existem os mascotes e jogadores com nomes de animais. Este é o tema central do livro A Simbologia Animal no Esporte, do professor Aristides Almeida Rocha, da Faculdade de Saúde Pública. 

No Biociências, inscrições para o curso sobre Ecossistemas Costeiros
 
 

IME tem inscrições para cursos de Computação que acontecem em maio
 
 

USP e SBPC organizam Jornada Científica


NOTA DA REDAÇÃO: em virtude da greve na Universidade, nossos boletins terão, a partir desta data e na medida do possível, apenas uma edição semanal.


Destaques

Livro mostra a relação entre homem e animal no esporte

        Os esportes praticados pelo homem têm várias características encontradas também no mundo animal. Demonstrar essa relação, procurar explicações para ela e resgatar um pouco da história do esporte no Brasil e no mundo, foram alguns dos objetivos do professor Aristides Almeida Rocha, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, ao escrever o livro A Simbologia Animal no Esporte. "Apesar de considerar-se o centro do Universo, o homem sempre procurou espelhar-se no comportamento animal, seja por atitudes de garra, luta, velocidade, ferocidade ou por outros atributos", diz o autor.
        A obra começa com explicações sobre os diversos significados que o animal e suas representações tomaram no decorrer da história, passando por deuses com forma animal, xamãs, totens e mascotes, e por conceitos e definições de símbolos e alegorias. Depois disso, Rocha entra no assunto propriamente dito, falando sobre os animais no futebol. "Pela idéia inicial, o livro devia tratar apenas de futebol, porque é o esporte mais difundido no país", afirma.
        Depois de falar sobre os animais presentes nos brasões dos clubes e das seleções nacionais, dividindo-os por grupos como Mamíferos, Aves, Répteis e Anfíbios, Rocha enumera uma série de casos de jogadores com nomes de animais, assim como de dirigentes e árbitros. Fala do animal nas torcidas, nos estádios e na terminologia futebolística, assim como da relação entre o futebol e os animais na literatura, na música e no cinema. Tudo é misturado pelo autor com casos pitorescos, como o de um bode que vivia nas redondezas do estádio do Canindé, quando este ainda era a sede do São Paulo Futebol Clube. "Adotado pelos freqüentadores do clube, ele comia cigarros das pessoas", conta Rocha.
        Finalmente, o autor aponta a presença dos animais em outros esportes, como ginástica olímpica, judô, boxe, vôlei, tênis, xadrez, natação, automobilismo e esportes radicais. Fala das manifestações esportivas que utilizam o próprio animal, como por exemplo a equitação. E conta um pouco da história do personagem Tarzan, "o rei das selvas", que foi por três vezes interpretado no cinema por campeões olímpicos.
        Professor de Biologia Sanitária da FSP, Rocha é um amante dos esportes, que praticou desde a juventude para vencer problemas pessoais. A idéia de escrever A simbologia animal no esporte surgiu em uma reunião do Panathlon, um clube internacional formado por pessoas dedicadas à promoção do esporte ético, onde é sócio. Com a ajuda de uma empresa financiadora, o livro foi publicado pela Scortecci Editora, e lançado no dia 28 de março.
        Mais informações: ( (0XX11) 210-1179; e-mail editora@scortecci.com.br e arirocha@usp.br .


Cursos, Seminários e Palestras

Presente e futuro
        Dentro das comemorações da USP pelos 500 anos do Brasil, o Centro de Estudos Portugueses da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP promove, de 15 a 18 de maio, o seminário A língua portuguesa e as literaturas na moldura do presente e do futuro. Serão abordados temas como "Língua Portuguesa: da pesquisa lingüística à sala de aula", "Oralidade e escrita das literaturas indígenas", "As literaturas e as culturas: a questão das diferenças" e "As literaturas no terceiro milênio".
        O seminário acontece a partir das 9h30, no Prédio de Letras, na Cidade Universitária.
        Mais informações: (0XX11) 870-9400.

Ordens mundiais
        Também como parte das comemorações da USP pelos 500 anos do país, acontece entre os dias 15 e 18 o seminário À margem dos 500 anos: reflexões irreverente. Módulo II: velhas e novas ordens mundiais, sobre o lugar do Brasil nas velhas e novas ordens mundiais. Serão tratados os seguintes temas: "Encontros entre o Velho e o Novo Mundos"; "Dilemas da globalização"; "América Latina e a nova ordem mundial"; "Arte brasileira e diálogos internacionais"; "Múltiplas faces do racismo"; e "Cultura nacional e internacionalização".
        O seminário acontece a partir das 14 horas, no Anfiteatro da História, que fica no Prédio da História e Geografia, na Av. Prof. Lineu Prestes, 338, na Cidade Universitária.
        Mais informações: (0XX11) 818-3575.

Ecossistemas costeiros
        Termina dia 17 o prazo de inscrições para o curso de extensão universitária Introdução aos ecossistemas costeiros, promovido pelo Instituto de Biociências (IB) da USP, e que acontece entre os dias 19 e 21 de maio, em Ubatuba . A taxa de inscrição, que deve ser feita no prédio da administração do IB, Rua do Matão, trav. 14, 321, Cidade Universitária, é de R$ 85,00.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7538.

Morte
        Termina no dia 19 o prazo de inscrições para o curso de atualização Profissionais de saúde e educação: a morte na prática do seu cotidiano, promovido pelo Laboratório de Estudos sobre a Morte do Instituto de Psicologia (IP) da USP. O curso, que acontece de 26 a 28 de maio e de 9 a 11 de junho, às sextas-feiras, é destinado a profissionais das áreas de Saúde e Educação e tem como objetivo apresentar abordagens teóricas e conceitos sobre a morte, instrumentalizar os profissionais para sua prática cotidiana em relação ao tema e sensibilizar para um resgate de aspectos pessoais que podem interferir nesta prática.
        O curso acontece no Bloco B do IP/USP, que fica na Av. Prof. Mello Moraes, 1721, na Cidade Universitária. A taxa de inscrição é de R$140,00.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4185, r. 31, com Nancy Vaiciunas.

Cursos da Fupam
        A Fundação para a Pesquisa Ambiental (Fupam), entidade ligada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, promove os seguintes cursos em maio e junho:
        Comunicação visual das cores: aplicações práticas, de 18 de maio a 29 de junho.
        Emprego da vegetação no projeto de paisagismo, dias 20, 21 e 27 de maio.
        Metodologia para implantação de acessibilidade em espaços construídos, de 30 de maio a 7 de junho.
        As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4566/814-0829.

Evolução
        Dentro do "Programa Jornada Científica", organizado pela USP e pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), acontece dia 21, das 9h30 às 13h30, a palestra Evolução dos organismos - da origem ao homem, com o Prof. Aldo Malavasi, do Instituto de Biociências (IB) da USP. O evento ocorre no Centro Universitário Maria Antonia, Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, onde podem ser feitas as inscrições.
        Mais informações: ( (0XX11) 255-5538.
 

Cursos de computação
        O Centro de Ensino de Computação do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP está com inscrições abertas para os seguintes cursos em maio:
        Access Básico, de 22 de maio a 2 de junho, para quem tem domínio em Excel;
        Access Avançado, de 22 de maio a 2 de junho.
        Os interessados devem ter 1º grau completo de idade mínima de 15 anos. As inscrições devem ser feitas na Secretaria do IME, sala 138B, na Rua do Matão, 1010, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-6191; e-mail cec-inscricao@ime.usp.br.
 
 


Teses e Dissertações

Escola Politécnica
Mestrado
        Proposta de critérios de recebimento dos efluentes não domésticos para o sistema público de esgotos da Região Metropolitana de São Paulo. Paula Márcia Augusti Sapia. Dia 17/5, 14h.
Doutorado
        Modelagem dos processos de decisão em operação de sistemas de produção com Redes de Petri e Teoria Fuzzy. Marco Aurélio Scopel Simões. Dia 19/5, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5443.
 
 

Instituto de Psicologia
Doutorado
        Educadores de rua, michês e a prevenção contra as DST/AIDs: uma compreensão frankliana do ofício no sentido da vida. Hiran Pinel. Dia 19/5, 9h.
        Oficina criativa e análise microgenética de um projetode modelagem em argila. Cristina Dias Alessandrini. Dia 19/5, 12h.
Mestrado
        O profissional de segurança pública - desempenho de seu papel num cenário estressante, de violência e de riscos: um estudo exploratório. David Gaspar Ribeiro de Faria. Dia 15/5, 9h.
        A relação mãe-criança portadora de deficiência mental - uma abordagem winnicottiana. Simone Fernandes de Melo. Dia 18/5, 9h.
        Mais informações: ( (011) 818-4178.

Faculdade de Direito
Mestrado
        A ação de constituição de compromisso arbitral (artigo 7º da Lei 9.307/96). Itamar de Barros Ciochetti . Dia 15/5, 9h.
        Correlação entre acusação e sentença no processo penal brasileiro. Benedito Roberto Garcia Pozzer. Dia 19/5, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3111-4004.
 

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Doutorado
        Doença de Hodgkin: estudo clínico-patológico de 171 casos. Maria Isete Fares Franco. Dia 18/5, 14h.
        Avaliação da técnica de hemimandibulectomia modificada no tratamento das neoplasias malignas bucais em cães (canis familiaris). Claudia Ronca Felizzola. Dia 19/5, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7667.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Caco Cardoso, Ciro Bonilha e Júlio Bernardes.