São Paulo, 21 de junho de 2000 n.545/00.
Cientistas estudam ecossistema amazônico
Um projeto científico que envolve o Brasil, EUA e a Comunidade Européia vem possibilitando a realização de estudos do ecossistema da Amazônia. Cientistas do IAG constataram a presença de nuvens marítimas na região. Estes e outros resultados serão apresentados numa conferência em Belém, dia 25.

Orientação alimentar para obesos no Cepeusp
 
 

Ser, ou não, Craig em cartaz no Teatro Laboratório da ECA
 
 

Cursos de atualização tecnológica na Cecae
 
 


Destaques

Pesquisadores detectam presença de nuvens marítimas na Amazônia

        Pesquisadores brasileiros constataram a presença de nuvens marítimas em períodos chuvosos na região da Amazônia. Trata-se de uma constatação inédita, já que, até então, acreditava-se que as nuvens daquela região eram do tipo continental, como acontece em outras regiões tropicais. De acordo com o professor Pedro Leite da Silva Dias, do Departamento de Ciências Atmosféricas do Instituto de Astronômico e Geofísico (IAG) da USP, as nuvens marítimas observadas possuem maior quantidade de água, gotas maiores e menor quantidade de relâmpagos. "Enquanto as nuvens continentais atingem uma altura de até 15 quilômetros, as marítimas, em geral, são menos profundas, atingindo de oito a dez quilômetros", explica.
        A constatação foi descrita num trabalho da professora Maria Assunção Faus da Silva Dias, também do IAG, depois de dois meses de observações realizadas no início do ano passado. Neste período foram observados ciclos de ocorrências das nuvens marítimas que produzem chuvas mais facilmente ou em menor tempo, e quase sempre em maiores quantidades que as continentais. Esse conhecimento, segundo a pesquisadora, vai permitir uma revisão nos moldes até então usados de previsão de tempo e do clima que podem, ao final, oferecer uma melhoria nas previsões atuais.
        Este é um dos principais temas que serão apresentados na I Conferência Científica promovida pelo Projeto LBA (Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia) que acontece em Belém (PA), entre os dias 25 e 28 deste mês. O LBA é uma iniciativa nacional que envolve mais de 500 pesquisadores brasileiros e estrangeiros por meio de uma cooperativa internacional entre o Brasil, os EUA e a Comunidade Européia. Iniciado em 1993, o LBA, que tem como um dos principais objetivos estudar o ecossistema natural amazônico, passou por uma fase de planejamento e, no início do ano passado, foram realizadas observações mais intensivas.
        Da USP participam cerca de 15 pesquisadores do IAG, do Instituto de Física e do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba. "Nós do IAG estamos pesquisando a interação entre a biosfera e a atmosfera daquela região", conta o professor, ressaltando que o Instituto de Física vem colaborando com estudos ligados à química da biosfera e o Cena com questões ligadas à hidrologia.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4736, 3818-4732 ou 3818-4713, com o professor Pedro Leite da Silva Dias; e-mail: pldsdias@model.iag.usp.br ou com a professora Maria Assunção Faus da Silva Dias; e-mail: mafdsdia@model.iag.usp.br .


Cursos, Seminários e Palestras

Orientação alimentar para obesos
        O Núcleo de Estudos sobre Obesidade e Exercícios Físicos do Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) promove no dia 27 de junho, às 20 horas, palestra sobre Orientação Alimentar para Pessoas Obesas. As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas por telefone ou no próprio Cepeusp, na Praça Rubião Meira 61, Sala 6, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3361.

Atualização Tecnológica
        A Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e Atividades Especiais (Cecae) da USP oferece os seguintes cursos de atualização tecnológica, dentro do projeto Atual-Tec:
        Licitações e contratos. De 26 a 29 de junho, das 18h30 às 22h30.
        Telecomunicações para não-engenheiros. De 26 a 29 de junho, das 18h30 às 22h30.
        Qualidade no atendimento ao público. De 26 a 29 de junho, das 18h30 às 22h30.
        Matemática Financeira - módulo I. De 26 a 29 de junho, das 18h30 às 22h30.
        Marketing: planejamento e práticas. De 26 a 30 de junho, das 18h30 às 22h30.
        Estratégia de preço. De 26 a 29 de junho, das 8h30 às 12h30.
        Tecnologia do processo de injeção do plástico - intermediário. De 26 a 29 de junho, das 18h30 às 22h30.
        E - Commerce. Dias 26 e 27 de junho, das 8h30 às 17h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3903/4164; 3818-4351-0922 (fax).


Agenda Cultural

Ser, ou não, Craig
        O Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP apresenta, até 9 de julho, Ser, ou não, Craig, com texto e direção de Luiz Fernando Ramos. O espetáculo, que é fruto de uma pesquisa de vários anos em torno da polêmica figura de Gordon Craig, procura mergulhar nas propostas do artista inglês a partir de um olhar contemporâneo, mais do que contar a sua história e a de seu teatro.
        A vida de Craig é o ponto de partida de uma investigação sobre alguns dos temas que ele desenvolveu em sua obra como encenador e cenógrafo, e em seus escritos. Entre eles, a proposta de uma super-marionette (uber-marionetten) que superasse o ator como principal agente do teatro, e a idéia de uma arte nova, independente da literatura, constituída a partir do movimento de telas abstratas no espaço da caixa cênica.
        O texto do espetáculo foi escrito no processo de montagem e reúne tanto criações dos atores como textos de Craig. Entre estes, destacam-se os trechos de algumas das peças do "Drama for Fools" (drama dos tolos), dramaturgia para bonecos criada por Craig. Pela primeira vez no Brasil estes textos vêm a público. Foram também utilizados trechos da autobiografia de Craig, "Index to the story of my days", que ele publicou em 1957, e de memórias de pessoas com quem conviveu, como a dançarina Isadora Duncan.
        O espetáculo é gratuito, e está em cartaz aos sábados, às 20 horas, e aos domingos, às 19 horas, na Sala Alfredo Mesquita do Teatro Laboratório ECA-USP, que fica na Av. Professor Luciano Gualberto, travessa J, 215, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4375.


Teses e Dissertações

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Mestrado
        Avaliação multidisciplinar do canal de vendas: o comportamento oportunista nas empresas varejistas - um estudo exploratório com os distribuidores Ford do Brasil. Jorge Stelmach. Dia 21/6, 14h.
        O processo de definição do volume de caixa operacional a partir de uma sistemática de previsão de fluxo de caixa. Um estudo de caso para uma empresa do setor eletroeletrônico com perfil aplicador. Paulo Simeone Caon. Dia 27/06, 9h.
Doutorado
        Mudança e cultura organizacional: a construção social de um novo modelo de gestão de P&D na Embrapa. Mozar José de Brito. Dia 21/6, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5811.

Escola Politécnica
Doutorado
        Alumina translúcida com adição de MgO,CaO e Y2O3. Humberto Naioyuki Yoshimura. Dia 26/6, 14h.
Mestrado
        Sistema para a transposição de peixes. Sidney Lázaro Martins. Dia 27/6, 15h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5443.

Interunidades em Nutrição Humana Aplicada
Mestrado
        Avaliação da flora bacteriana intestinal e do estado nutricional de indivíduos infectados pelo vírus HIV. Erasmo Benício Santos de Moraes Trindade. Dia 27/6, 8h30.
        Terapia nutricional domiciliar em doentes com câncer de cabeça e pescoço em radioterapia: avaliação de diferentes intervenções nutricionais. Maria Carolina Gonçalves Dias. Dia 27/6, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3621.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Caco Cardoso, Ciro Bonilha e Júlio Bernardes.