São Paulo, 27 de junho de 2000 n.547/00.
Resíduo industrial na fabricação de tijolos
Pesquisa do Instituto de Geociências mostra como os resíduos da indústria alimentícia podem ser reaproveitados na fabricação de tijolos. Atualmente, estas substâncias são descartadas em aterros sanitários causando a contaminação de aqüíferos. 

Seminário na Física debate de que é feito o Universo
 
 

Faculdade de Medicina oferece curso sobre reações adversas a medicamentos
 
 

IPT discute a modernização do setor de rochas ornamentais e revestimentos
 
 


Destaques

Reutilização de resíduos industriais para fabricação de tijolos ecológicos

        Estudo realizado pela pesquisa-dora Raquel Valério de Souza Florêncio, do Instituto de Geociências da USP, mos-tra que os resíduos das indústrias alimen-tícias de óleos, manteigas e margarinas podem ser incorporados à cerâmica de barro vermelho para a fabricação de tijo-los. A proposta daria um fim ecológico às substâncias hoje descartadas em aterros sanitários. O trabalho intitulado As argi-las do subgrupo Itararé: Potencialidades como matérias primas cerâmicas e como inertizadoras de resíduos industria com-prova que o custo da fabricação de tijolos seria reduzido com a utilização da matéria prima alternativa. "O descarte desses resí-duos em aterros impermeabiliza e suja o solo com conseqüente contaminação de aqüíferos por materiais de natureza orgâ-nica e inorgânica", explica Raquel.
        O óleo presente nos resíduos das indústrias alimentícias em aterros sanitá-rios forma uma camada impermeável no solo, dificultando o ciclo natural das águas e do ar. Causam poluição visual e são de fácil combustão. "Os resíduos in-dustriais têm sido um estorvo para os empresários, preocupação para a Cetesb e causa de desajuste ambiental para todos" diz.
        Segundo Raquel, quando se faz a incorporação dos resíduos à massa do tijolo, a qualidade final do material per-manece inalterada. Diminui-se apenas a sua resistência mecânica, o que não prejudica a segurança de uma construção.
        Ao ser incorporado o resíduo na cerâmica de fabricação de tijolos, os componentes prejudiciais ao meio am-biente são neutralizados, garante a pes-quisadora. A proporção utilizada nos tijolos dependerá da matéria-prima básica da argila e do tipo de resíduo. Em cada argila e em cada tipo de resíduo deve ser feito um estudo básico de caracterização, quando deverão ser decididas as porcen-tagens de incorporação.
        Os resíduos industriais surgem do processo de beneficiamento ou clarea-mento dos óleos comestíveis. Eles são compostos por argilominerais, óleos, impurezas das sementes e de metais pesa-dos. O processo de clareamento dos óleos é feito por meio de filtração com a argila bentonita ácida, para eliminar dos óleos o mau cheiro e a cor escurecida, que vem da clorofila, do caroteno, dos carote-nóides e de outras substancias derivadas do próprio processo de extração.
        No clareamento da margarina, há uma preocupação subjacente: para o pre-paro desse produto utiliza-se o níquel co-mo catalisador para aumentar a velo-cidade da reação. Segundo a pesquisa-dora, o material pesado fica retido somen-te nos resíduos industriais, descartando a possibilidade de contaminação da marga-rina. "O Hidrogel (Sílica Amorfa), utili-zado nessa fase, leva o Níquel para os resíduos". Além do Níquel, foram encon-trados nos resíduos, em menores propor-ções, o Chumbo e o Enxofre.
        Mais informações: ( (0XX11) 6986-8492 ou 6261-2072; e-mail: raquelvs@usp.br.
 



Cursos, Seminários e Palestras

Rochas ornamentais e de revestimento
        O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) realiza amanhã (28), das 8 às 18 horas, o seminário Bases para a modernização do setor de rochas ornamentais e de revestimento do Brasil, que tem como objetivo debater opções para melhorias tecnológicas e a ampliação das exportações. O IPT fica na Av. Prof. Almeida Prado, 532, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3767-4918.

Universo
        O Instituto de Física (IF) da USP promove no dia 30, às 16 horas, o seminário Do que é feito o Universo?, ministrado por Rogério Rosenfeld, professor da Unesp. No evento será apresentada uma revisão de dados observacionais recentes que indicam que o Universo é plano e está em expansão acelerada. Será discutido também um modelo de matéria escura recentemente proposto.
        O seminário é gratuito, e acontece no auditório Adma Jafet, do IF, que fica na Rua do Matão, travessa R, 187, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-6977.

Alimentos não-transgênicos
        A Fundação Instituto de Administração (FIA) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP realiza dia 30, das 11 às 13 horas, o Seminário mensal de agribusiness PENSA-ABAG. O evento, que acontece na Sala de Videoconferência da Biblioteca da FEA, tem como palestrante o vice-presidente de relações internacionais da Genetic ID, Jochen Kosester, que aborda os testes e certificações de alimentos não-transgênicos.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-5848 e 210-5966; e-mail: pensa@fia.fea.usp.br.

Alergia e imunologia
        Estão abertas até dia 29 as inscrições para o Curso de Inverno Reações adversas a medicamentos, oferecido pela disciplina de alergia e imunologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina (FM) da USP. O curso acontece nos dias 3, 4 e 5 de julho, das 14 às 17 horas, no Hospital das Clínicas, e é coordenado pelo Prof. Jorge Kalil.
        Mais informações: ( (0XX11) 3069-6225.


Quadro de Avisos

Pós-graduação no IQ
        Termina dia 30 o prazo de inscrições para o Curo de Pós-Graduação, nos níveis de mestrado e doutorado, do Instituto de Química da USP.
        Mais informações: ((0XX11) 3818-3844/3878; e-mail: secpos@iq.usp.br.


Teses e Dissertações

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Mestrado
        O processo de posicionamento de marketing: estudo de caso junto a uma empresa de automação industrial. Ruth Noemi Aparicio Atauje. Dia 30/6, 14h.
        O conceito de valor percebido - um estudo de caso na indústria de papel e celulose sobre a utilização da percepção dos clientes sobre o produto. Claudia Szafir Goldstein. Dia 30/06, 17h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-5811.

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Mestrado
        Avaliação da função dos macrófagos alveolares após infecção experimental em Cavalos (Eqqus caballus - Linnaeus, 1758) por herpesvírus equino tipo 1 (HVE - 1). Enio Mori. Dia 30/6, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-7667.

Instituto de Geociências
Doutorado
        Fosfatos primários e secundários nos perfis de intemperismo sobre os maciços alcalino-carbonatíticos de Juquiá (SP), Anitápolis (SC) e Tapira (MG). Viviane Carillo Ferrari. Dia 30/06, 14h.
        Mais informações: ( (011) 3818-3973.

Instituto de Psicologia
Mestrado
        O Silêncio da Escola e os URU-EU-WAU-WAU do Alto Jamart. José Osvaldo Paiva. Dia 29/6, 14 horas.
        Análise dos Parâmetros Curriculares e da Formação de Professores de Ciências Naturais. Elizabeth Antonia Leonel de Moraes Martinez. Dia 29/06, 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4178.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Caco Cardoso, Ciro Bonilha e Júlio Bernardes.