São Paulo, 29 de junho de 2000 n.549/00.
Vegetais podem combater 
o câncer 
Pesquisa feita por médico do Incor mostra como uma alimentação vegetariana pode ser eficiente no combate ao câncer e  a outras enfermidades crônicas. O estudo foi baseado em relatos de 500 publicações científicas veiculadas em países desenvolvidos. 

Saúde Pública tem inscrições para curso de especialização em Entomologia Médica
 

Escola do Futuro promove a palestra A multimídia e o ensino de ciências na terra


Destaques

Câncer e arteriosclerose estão ligados ao hábito alimentar

        Muito se houve falar dos riscos para a saúde humana sobre o consumo exagerado de carnes, principalmente as vermelhas. Porém, muito pouco do que se fala tem comprovação cientifica. Pesquisa feita pelo médico cardiologista Júlio C. Acosta Navarro, baseada em publicações científicas do mundo inteiro, comprova a eficiência da alimentação vegetariana na prevenção de diversas enfermidades crô-nicas, muitas com elevada taxa de morbi-dade e mortalidade como doenças diges-tivas, arteriosclerose, câncer de diversos órgãos, diabetes e doenças infecciosas. Navarro, que há quatro anos está radicado no Brasil, atualmente é médico cardiolo-gista do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
        A pesquisa feita no Peru, país de origem do cardiologista, foi baseada em relatos de cerca de 500 publicações cien-tíficas e 200 abstracts, publicadas depois de 1930, em países desenvolvidos. O ob-jetivo do trabalho era reunir conheci-mentos sobre as bases do vegetarianismo e suas aplicações na prevenção e terapia de doenças crônicas.
        Na pesquisa de revisão bibliográ-fica, vários conceitos sobre o vegetaria-nismo se convergiram. Uma dieta balan-ceada vegetariana pode intervir na origem de várias doenças: digestivas, hérnia, hemorróidas, úlceras, doenças cardio-vasculares — hipertensão arterial, cardio-patia coronária, trombose, derrames cere-brais — e vários tipos de cânceres. Nos vegetais existem substâncias protetoras contra a formação de células cancerí-genas. A fibra presente nos vegetais facilita o trânsito e absorção gastro-intestinal dos alimentos, mecanismo de suma importância na prevenção de inúmeras doenças crônicas; e os vegetais têm a capacidade de neutralizar substân-cias tóxicas ingeridas em outros ali-mentos.
        Segundo Navarro, uma dieta rica em carne implica em riscos óbvios para a saúde, porque o colesterol e as gorduras saturadas são protagonistas principais no desenvolvimento das arterioscleroses (do-enças coronárias e derrames cerebrais). De forma genérica, essas doenças se de-senvolvem a partir da obstrução dos vasos sangüíneos pelas placas de colesterol.
        "No processo de preparo (cozi-mento ou fritura) de alimentos de origem animal, as moléculas das proteínas podem se decompor e se transformar em substân-cias cancerígenas", diz Navarro. Na fritu-ra, outras substâncias tóxicas são incorpo-radas ao alimento. "Junto com a carne, também é possível que estejamos ingerin-do hormônios aplicados nos rebanhos para acelerar o tempo para o abate. Os hormônios podem levar aos cânceres de mama e de colo do útero, na mulher, e o de próstata, no homem".
        "O homem ao adquirir o hábito de se alimentar de carnes, saiu do seu ca-minho natural da evolução e se tornou vítima de seus próprios hábitos alimen-tares. A capacidade natural do organismo humano seria viver sem doenças por 120 anos", conclui o pesquisador.
        A pesquisa do cardiologista Júlio C. Acosta Navarro foi publicada em livro sob o título "Os índios tinham razão... as bases científicas do vegetarianismo".
        Mais informações: ( (011XX) 574-0123 e bip 253-4545, cód. 179406; E-mail: jnavarro-2@hotmail.com .
 



Cursos, Seminários e Palestras

Saúde e Insetos
        A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP estará com inscrições abertas até dia 14 de julho para o Curso de Especialização em Entomologia Médica. O curso, que acontece de agosto a novembro, é voltado para os problemas de saúde pública relacionados aos artrópodes, formando especialistas da área biológica para atuar em ensino, pesquisa ou serviços.
        As inscrições devem ser feitas no Serviço de Alunos da FSP, na Av. Dr. Arnaldo, 715, das 9 às 15 horas.
        Mais informações : ( (0XX11) 3066-7787 ou pelo e-mail svalunos@fsp.usp.br

Educação multimídia
        No próximo dia 1º de julho, a partir das 9h30, na Escola do Futuro da USP, acontece a palestra A multimídia e o ensino de ciências da terra, que será ministrada pela professora Maria Isabel Porazza Mendes, profissional em Informática Educacional, ex-presidente da Sociedade Brasileira para o ensino de Astronomia e pós-graduanda em "Novas Tecnologias em Educação". A taxa de inscrição é de R$ 20,00.
        Mais informações : ( (0XX11) 255-7182/255-5538.


Agenda Cultural

Museu de graça
        O Museu Paulista da USP (Museu do Ipiranga) está aberto para visitação gratuita até o dia 9 de julho. Do dia 11 de julho até o final de agosto, o público poderá agendar a visitação gratuita apenas às quartas-feiras. Em setembro, o funcionamento volta ao normal, sendo a visitação gratuita apenas no terceiro domingo de cada mês.
        Mais informações : ( (0XX11)215-4588, ramal 2000/2006.

Lenda
        Acontece dia 3 de julho o lançamento do livro Leyenda Personal - Lenda Pessoal, de Felipe Chibás Ortiz, aluno de pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. O evento realiza-se às 20 horas, no Restaurante Soteropolitano, Rua Fidalga, 340, Vila Madalena.
        Mais informações: ( (0XX11) 3034-4881.
 



Teses e Dissertações

Escola de Enfermagem
Mestrado
        Autocateterismo vesical intermitente técnica limpa - descrição do procedimento realizado pelos pacientes com lesão medular. Mitiko Moroóca. Dia 3/07, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7533.

Escola Politécnica
Doutorado
        Metodologia de gerenciamento da qualidade em ambiente de projetos de engenharia. Luis Antonio Rodrigues Verdi. Dia 3/07, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-5443.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.brRepórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Caco Cardoso, Ciro Bonilha e Júlio Bernardes.