São Paulo, 03 de julho de 2000 n.551/00.
Educando para o Consumo
Escola de Aplicação da USP fez um trabalho alternativo de recuperação escolar entre os alunos dos primeiros e segundos anos do ensino fundamental. O projeto contribuiu para a melhora do rendimento escolar, o reforço da cidadania e o aumento da auto-estima das crianças . 

 

USP abre inscrições para o curso de Ciências Moleculares
 

Eco-urbanismo na FAU
 
 

Escola do Futuro faz curso de Home Page
 


Destaques

Escola de Aplicação faz projeto alternativo de recuperação escolar

        Um supermercado foi o cenário escolhido pelos alunos dos primeiros e segundos anos do ensino fundamental da Escola de Aplicação da USP para fazer parte de um trabalho interdisciplinar de recuperação escolar, sob o tema "Educação para o consumo sob o ponto de vista do consumidor mirim". Segundo a coordenadora do projeto, professora Maria da Glória Nascimento, além da recuperação das disciplinas oferecidas em sala de aula, o trabalho contribuiu para reforço da cidadania e o aumento da auto-estima das crianças.
        O projeto se desenvolveu a partir da necessidade da Escola de Aplicação da USP de melhorar o desempenho dos alunos com diferentes estilos de aprendizagem, sem fazê-los passar pela recuperação na forma tradicional. A idéia era trabalhar com as crianças respeitando seus próprios ritmos, fazendo emergir nelas suas habilidades e competências.
        Segundo Glória, nesta perspectiva interdisciplinar a diversidade presente nesses alunos possibilita o autêntico "aprender aprender" em que a diferença entre eles enriquece e não distancia. "Num grupo pequeno, num contato mais individualizado, o aluno tem mais tempo para aprender", diz.
        Na prática, o projeto se deu a partir da idealização de um supermercado pelos alunos e da realização de várias atividades que envolviam a escrita, a leitura, o raciocínio matemático e o conhecimento de história e de ciência. Criaram nome e slogan para o supermercado, tabela de preços para os produtos, elaboraram embalagens de produtos vendidos no supermercado, utilizaram cédulas feitas de papel e decidiram o que e quanto comprar para abastecer uma república virtual em que eles moravam. Os alunos também projetaram um brinquedo e fizeram propaganda para vendê-lo. Aprenderam sobre validade dos produtos, como ser um consumidor de brinquedos inteligentes, ouviram história sobre os produtos industrializados, naturais, sobre o hambúrguer, o sorvete e o brigadeiro.
        No final, foram avaliados e a maioria atingiu os objetivos propostos pelo projeto. Os que não tiveram aproveitamento satisfatório receberam indicação, de acordo com sua dificuldade ou problema, acompanhamento específico com fonoaudiólogos e psicopedagogos.
        O trabalho fez parte da Iº Mostra de Educação para o Consumo no Currículo Escolar realizada esse mês (junho) pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor e poderá ser ampliado para escolas públicas e particulares. No segundo semestre será oferecido pela professora Glória no Instituto de Matemática e Estatística da USP o curso "Oficina Interdisciplinar: educação para o consumo nos primeiros anos do ensino fundamental", voltado para professores.
        Além de Maria da Glória do Nascimento, participaram do projeto Maria Júlia Rangel de Bonis, Mirian Cury Machado e Rosana de Fátima Morgado. Ano passado, Glória deu aula para um dos primeiros anos e nesse ano desenvolve um trabalho com diferentes projetos na seção de leitura na biblioteca para alunos de 1ª a 4a série, numa perspectiva de – Conhecimento, Linguagens e Cidadania.
        Dentre as publicações sobre concepções de projeto presente nos trabalhos oferecidos pela professora Glória, destacam-se as contribuições de Nilson José Machado (Editora escrituras – "Educação e Cidadania"; Educação: Projetos e Valores). Nas propostas de educação para o consumo destacam-se as publicações do Procon e de Maria Cecília Thomazelli.
        Mais informações: ( (0xx11)3818-3503, 3596, 3742-7736, 9132-4579 e fax 814-6115.
 


Cursos, Seminários e Palestras

Ciências moleculares
        Termina dia 27 o prazo de inscrições para o Curso de Ciências Moleculares, oferecido pela USP aos alunos de graduação regularmente matriculados em uma de suas unidades. O curso é voltado para a pesquisa científica, com um ciclo básico de dois anos, que inclui Matemática, Física, Química e Biologia, e um ciclo avançado em que o aluno, juntamente com seu orientador, elabora um currículo personalizado com liberdade de escolher entre disciplinas oferecidas pela USP.
        Para melhor esclarecer a finalidade e as características do curso, a Pró-Reitoria de Graduação realiza dia 7, às 14 horas, o Evento de divulgação do Curso de Ciências Moleculares, com o Pró-Reitor de Pesquisa Dr. Hernan Chaimovich no auditório do 1o andar do prédio da FUVEST, Av. Afrânio Peixoto, ao lado do portão principal da USP.
        Mais informações: (0XX11) 3818-3188/3187.

Cidade ecológica
        A Faculdade de Arquitetura (FAU) da USP promove no dia 6 a palestra "Relato da Conferência Internacional ECOCITY IV - Explorando novos paradigmas de assentamentos urbanos ecologicamente conscientes". A apresentação traz os principais temas da conferência, com suas polêmicas e conclusões sobre o eco-urbanismo e a melhoria da qualidade de vida nas cidades.
        O evento ocorre às 12h30 na FAU.
        Mais informações : ( (0XX11) 3813-2511.

Cursos de arquitetura
        Estão abertas as inscrições para os seguintes cursos da Fupam (Fundação para a Pesquisa Ambiental), gerida pelos professores da FAU:
        Confecção de maquetes - de 11 de julho a 8 de agosto, aberto a interessados com conhecimento mínimo de arquitetura;
        Luminoteca Básica - de 10 a 13 de julho, para iniciantes, aborda os fundamentos de design da iluminação artificial.
        As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4566/814-0829; e-mail fupam@fupam.com.br.

Construção de home pages
        Estão abertas as inscrições para o curso Construção de Home Page - nível básico e intermediário, oferecido pela Escola do Futuro da USP. Seu programa aborda noções sobre o funcionamento da web, planejamento de páginas e comandos principais da linguagem HTML.
        O curso ocorre em julho (três aulas) e a taxa é de R$ 300,00.
        Mais informações : ( (0XX11) 255-7182/255-5538.

Teses e Dissertações

Escola Politécnica
Mestrado
        Método para a previsão e controle da produtividade da mão-de-obra na execução de fôrmas, armação, concretagem e alvenaria. Luís Otávio Cocito de Araújo. Dia 5/7.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5443.

Instituto de Psicologia
Doutorado
        Histórias de indisciplina escolar e a atuação do psicológo. Cintia Copit Freller. Dia 5/7, 8h30.
Mestrado
        Representações de professores sobre o desempenho escolar: um estudo na cidade de Porto Velho - RO. Lúcia de Fátima Lopes Siqueira. Dia 6/7, 9h.
        Mais informações: ( (011) 818-4178.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Caco Cardoso, Ciro Bonilha e Júlio Bernardes.