São Paulo, 06 de julho de 2000 n.554/00.

 
Óculos para 
alunos carentes
O Laboratório de Ótica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto fornece óculos para alunos carentes de 93 escolas da rede oficial de ensino da região. O projeto é realizado em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde e as Delegacias Estaduais de Educação.

ECA abre inscrições para o curso de pós-graduação em Gestão de Processos Comunicacionais
 
 

Centro Maria Antônia inaugura novas exposições
 


Destaques

Alunos do 1º Grau recebem óculos da Enfermagem de Ribeirão Preto

        Através do Programa de Assistência à Saúde do Escolar (Proase), implantado em 1985, o Laboratório de Ótica da Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto (EERP) vem forne-cendo gratuitamente, desde 1991, ano de sua criação, óculos para estudantes caren-tes da cidade que cursam o 1o grau e que têm problemas de visão. Abrangendo 93 escolas da rede oficial de ensino de Ribeirão Preto e região, o que correspon-de à aproximadamente 90 mil alunos, o programa conta com a atuação da Secretaria Municipal da Saúde e Delegacias Estaduais de Educação. De 10.576 atendidos em 98, 564 receberam óculos, e 106 foram direcionados para outros tipos de tratamento.
        Todas as crianças da pré-escola e da primeira série passam, na área de Oftalmologia Sanitária, pelo Teste de Snellen, que verifica a acuidade visual, aplicado por uma equipe de enfermagem do PROASE. Em outras séries os alunos os testes são aplicados após reclamações do aluno, do professor ou do pais. Quando o diagnóstico é feito e a receita está pronta, o Laboratório de Ótica monta e distribui gratuitamente os óculos. O projeto pretende, por meio da promoção, prevenção e recuperação da saúde de crianças e adolescentes em idade escolar, estimular a atenção integral à saúde deles, visando a uma ação integrada dos setores de Saúde e Educação, entre outros. As professoras Maria das Graças Carvalho e Maria Aparecida T. Cano são as coordenadoras do projeto na Escola de Enfermagem, em conjunto com a enfermeira Marta Angélica Iossi, da Secretaria Municipal da Saúde.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-3413 (Profª. Maria das Graças).

TV USP exibe novo episódio de 2Apês

        Estréia nesta sexta-feira (7), o terceiro episódio do seriado 2apês, o primeiro na TV brasileira sobre jovens e produzido por jovens. A comédia 2apês é o sitcom da TV USP que tem como objetivo revelar novos talentos e desenvolver esquemas alternativos de produção audiovisual.
        O programa retrata o cotidiano de sete universitários de forma bem humorada. Os personagens moram em dois apartamentos - quatro homens em um e três mulheres no outro - e quase todos são interpretados por alunos da Escola de Arte Dramática e do Departamento de Artes Cênicas da USP. O diretor do programa, Alexandre Klemperer, explica que a intenção do projeto é "servir como laboratório, revelando novos talentos em interpretação, direção e roteiro"
        No terceiro episódio, Adriana e Bel tentam uma vaga de estágio, enquanto Hermano tenta conquistar Clara com um plano mirabolante. Betão está quase falido por causa do cartão de crédito, enquanto Mauro ganha uma bolada em dinheiro num sorteio. Além disso, Oscar tenta fazer um regime e Seu Lino ataca de detetive.
        O programa vai ao ar no Canal Universitário às sextas-feiras (10h30, 15h30 e 20h30), sábados (1h30 e 10h30) e domingos (15h30).
        Mais informações : ( (0XX11) 3818-4101.


Cursos, Seminários e Palestras

Pós em Comunicação
        Estão abertas, até o dia 28, as inscrições para o curso de pós-graduação latu sensu Gestão de Processos Comunicacionais da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Neste ano a ECA criou uma turma especial com aulas aos sábados e domingos, e será oferecida uma bolsa integral ao primeiro colocado no processo seletivo.
        O curso dura três semestres e habilita profissionais para elaborar projetos de comunicação e cultura no espaço empresarial, educacional e cultural. A seleção não exige conhecimentos específicos em comunicação.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4326/3818-4063 ou pelo e-mail gestcom@edu.usp.br.


Agenda Cultural

Exposições no Ceuma
        O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) inaugura dia 13, às 20 horas, as exposições Percursos e Estação II. A primeira integra, como dissertação de mestrado na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, o projeto de três exposições/instalações de Marie Ange Bordas, que propõem a interferência poética e física do espectador em suas obras: sons, fotografias, projeções de slides e vídeos.
        Ana Maria Tavares assina a outra exposição individual, última de quatro que compõem sua tese de doutorado em poéticas visuais, também pela ECA/USP. Animação 3D por computador e música eletrônica foram a base para a apresentação final, em vídeo, acompanhado de esculturas em aço inox e espelhos, que debate o deslocamento espaço-temporal do espectador em tempos de navegação virtual.
        As exposições, com entradas gratuitas, vão até o dia 27 de agosto, de segunda a domingo, das 9 às 21 horas, na Rua Maria Antonia, 294.
        Mais informações: ( (0XX11) 255-5538/7182.


Teses e Dissertações

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Mestrado
        Influência da lactose, da ploivinilpirrolidona e do polietilenoglicol em comprimidos bucais de clorexidina. Márcio Ferrarini. Dia 10/7, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3621.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Caco Cardoso, Ciro Bonilha e Júlio Bernardes.