São Paulo, 07 de julho de 2000 n.555/00.
Radiocomunicadores difundem saúde
A Faculdade de Saúde Pública está oferecendo curso para profissionais de rádios comunitárias e de rádios cidadãs, com o objetivo de difundir informações sobre saúde e qualidade de vida que possam ajudar as comunidades a resolver seus problemas

Presidente do Chile visita a USP
 
 

Edusp lança o "Olho da Consciência"
 
 

Curso de controle alimentar para mulheres na Educação Física


Destaques

Radiocomunicadores na Saúde Pública

         A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP tomou uma iniciativa pioneira para difundir as informações sobre saúde produzidas na Universidade, oferecendo à sociedade elementos para a melhoria da qualidade de vida. Trata-se do Curso de Informação sobre Saúde Pública para Radiocomunicadores, que tem como público-alvo profissionais de rádios comunitárias e de rádios cidadãs preocupados em ajudar as comunidades a resolver seus problemas. O curso é coordenado pelo professor da FSP Paulo Gallo, para quem "a idéia é sair do ambiente acadêmico, fechado, e propor soluções práticas".
         No curso, que ocorre pela segunda vez, os radiocomunicadores assistem a palestras de especialistas da USP sobre assuntos de interesse das comunidades e depois têm a oportunidade de entrevistá-los para suas rádios. No primeiro módulo, "Caminho da Saúde"- que aconteceu nos meses de abril e maio deste ano - foram discutidos temas como lixo, esgoto, boa alimentação, aleitamento materno, enve-lhecimento saudável e saúde da criança. "Os profissionais que participam do curso, na realidade, são instrumentos para a distribuição dessas informações, que vão ser colocadas no ar", afirma Gallo.
         De acordo com o professor, a FSP pretende, com essa iniciativa, trabalhar horizontalmente com o conhecimento gerado na USP e funcionar como um catalisador para a distribuição e para a utilização eficiente dessas informações. Isso justifica, segundo ele, o trabalho específico com as rádios comunitárias e cidadãs, "com uma penetração popular muito grande. Nelas, os profissionais são os próprios líderes comunitários, que conhecem os problemas de suas comuni-dades e têm o objetivo específico de re-solvê-los". A idéia de ampliar o projeto para jornais de bairro está sendo con-cretizada, e alguns veículos vão divulgar as informações sobre saúde fornecidas no curso.
         O próximo módulo será "Labo-ratório da Comunidade", que acontece nos dias 12, 19 e 26 de agosto, com abordagem dos seguintes temas: Água, Esgoto, Lixo, Alimentos e Transporte. Ainda está prevista a visita dos parti-cipantes à estação de tratamento de água (represa Billings e Guarapiranga), estação de tratamento de esgoto do rio Tietê, Usina de Compostagem (aterro sanitário e lixão), Centros de Coleta e Distribuição de Alimentos, (mercado municipal, Cea-gesp e grande supermercados) e Centros Operacionais (metrô, estação rodoviária do Tietê e Centro de Engenharia de Tráfego).
          Mais informações: ( (0XX11) 214-3766; e-mail obore@obore.com.

Presidente do Chile visita USP

          O presidente do Chile, Ricardo Lagos, visita no dia 14 (sexta-feira), às 12 horas, a Universidade de São Paulo. Na ocasião, o presidente será homenageado com uma medalha de honra oferecida pelo reitor da USP, professor Jacques Marcovitch.
          Lagos também fará uma visita à exposição de painéis que resumem o trabalho de alguns grupos de pesquisa da USP sobre Biotecnologia: (seqüenciamento de bactérias fitopatogênicas, análises de Vírus, seqüenciamento do Genoma da Cana de Açúcar), Biologia Molecular (Biologia Pós-Genômica e Bioinformática, incluindo fabricação de microchips, Biologia Estrutural), Ciências da Computação: Teoria, "Software" e Hardware", incluindo fabricação de chips), Ciências da Comunicação (educação à distância e Web), Astronomia (projetos em colaboração com o Chile), e Estudos sobre América Latina.
          Mais informações: ( (0XX11) 3818-3198 com Angélica.
 


Cursos, Seminários e Palestras

Controle alimentar e atividade física para mulheres na EEFE
            A Escola de Educação Física e Esporte da USP está com inscrições abertas até dia 14 de julho para o curso Atividade Física e Controle Alimentar para mulheres obesas e não obesas de 20 a 40 anos, sob a coordenação do professor Antonio Herbert Lancha Jr. O objetivo é verificar o efeito de diferentes tipos de atividades (intensa e moderada) associada ao controle alimentar na composição corporal.
             O curso tem 20 vagas dirigidas à mulheres obesas e não obesas em idade pré-menopausa (20 a 40 anos), e acontece às segundas, quartas e sextas-feiras, das 17h15 às 18h15 e das 18h15 às 19h15. O valor do curso é de R$100,00 por semestre
             Mais informações: (0XX11) 3818-3162.

Soros e Vacinas
            Estão abertas até o dia 15 as inscrições para o curso Soros e Vacinas, do Instituto Butantan da USP. O programa aborda a produção de soros e vacinas, seu papel curativo e preventivo, programas de imunização e debates sobre as dúvidas. Haverá também uma visita ao Museu Biológico. O curso acontece no dia 15 de agosto e a taxa é de R$ 10,00.
            Mais informações: ( (0XX11) 813-7222, ramal 2117.
 
 


Livros, Revistas e Publicações

O Olho da Consciência
          A Editora da USP (Edusp), a Secretaria de Estado da Cultura e a Imprensa Oficial do Estado realizam no próximo dia 12, a partir das 19 h, o lançamento do livro O Olho da Consciência - Juízos Críticos e Obras Desajustadas, de Arnaldo Pedroso d'Horta. O livro, organizado pela filha do autor, Vera d'Horta, reúne textos e ensaios sobre arte publicados pelo jornalista, crítico e artista em diversos jornais paulistanos entre as décadas de 40 e 70. O lançamento acontece no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma), na Rua Maria Antonia 294, Higienópolis.
          Mais informações: ( (0XX11) 258-9287, com Lia.
 


Teses e Dissertações

Escola Politécnica
Doutorado
         Contribuição ao projeto de reatores de ácido fosfórico para processamento de concentrados apatíticos brasileiros. Roberto Mattioli Silva. Dia 10/7, 14h.
         Mais informações: ( (0XX11) 3818-5443.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Mestrado
        Os mitos e deuses mesoamericanos através da crônica espanhola na época da conquista. Eduardo Natalino dos Santos. Dia 11/7, 14h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4626/4584.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Caco Cardoso, Ciro Bonilha e Júlio Bernardes.