São Paulo, 10 de julho de 2000 n.556/00.
Samba narra a história 
de São Paulo
Aluno da FAU analisa a produção musical de vários compositores e a relação com as mudanças ocorridas na cidade entre 1946 e 1957. O estudante analisou músicas de Adoniran Barbosa, Paulo Vanzolini e de outros compositores paulistanos.

FIA promove debate sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal
 

Biblioteca eletrônica em Saúde Pública
 


Destaques

Samba conta a história da urbanização de São Paulo

        Analisando a produção musical de Adoniran Barbosa, Paulo Vanzolini e outros compositores paulistanos, Marcos Virgílio da Silva, aluno do último ano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, mostra a transformação da São Paulo regional numa metrópole, e como os paulistanos reagiram às mudanças que ocorreram entre 1946 e 1957, em plena "era do rádio". "Músicas como Saudosa Maloca e Ronda têm muitas referências à cidade", afirma. "A comemoração do quarto centenário de São Paulo é considerada por muitos um divisor de águas na história da cidade. Há entre os compositores uma posição contrária aos efeitos do progresso, mas não ao progresso em si. Eles mostram que já existiam os mesmos problemas de hoje, como trânsito, violência, enchente, por exemplo".
        Segundo Virgílio, a cidade era um centro regional bem menor do que o Rio de Janeiro, mas na década de 50 se torna a maior cidade do Brasil, maior pólo industrial, com uma vida cultural intensa. "O quarto centenário contribuiu bastante para criar o estereótipo do paulistano trabalhador e de São Paulo como motor do Brasil". Mas, se por um lado há o deslumbre com o progresso, por outro há o sentimento de perda das raízes locais. "Adoniran tomava partido das coisas que estavam acontecendo. Ele aceitava o progresso como uma coisa boa, mas criticava seu caráter devastador, as construções que iam passando por cima de tudo, demolindo edifícios que tinham história e valor sentimental para a comunidade, como a Saudosa Maloca, uma casa velha que deu lugar a um edifício".
        Virgílio afirma que os compositores da época tentam entender a transformação da cidade mostrando — e não interpretando — o que está acontecendo. Assim, aparece nas músicas o cenário inicial da cidade que existe hoje. "O automóvel começa a ter uma imagem marcante na paisagem e surge a preocupação em como organizar a cidade em função dele", diz. Na música Iracema, Adoniran adverte a mulher para ter cuidado ao atravessar as ruas, mas como ela "não iscuitava não", acabou morrendo atropelada. "Mandamentos do chofé, de uma dupla caipira, recomenda como o condutor deve se portar, aconselhando-o , por exemplo, a não ficar olhando uma mulher passando para não provocar um acidente".
        As composições também mostram as favelas que começam a aparecer. "É um fato que causa muito estardalhaço, porque era motivo de orgulho do paulistano a cidade não ter favelas como no Rio de Janeiro", afirma Virgílio. Também se nota o avanço das periferias, quando os loteamentos passam a ser ocupados irregularmente. "Existe uma denúncia das más condições de vida na periferia. Tem uma música que relata um atingido pela enchente, que "tá que tá dando dó na gente, anda por aí com uma mão atrás e outra na frente", conta Virgílio. Mas a música também mostra que as pessoas valorizavam o espaço. "Adoniran conta, em uma de suas músicas, que comprou uma casa em Ermelino Matarazzo, e tem esse tom de satisfação em melhorar de vida, não depender de aluguel nem morar em cortiço ou favela".
        Há músicas que falam dos caipiras que chegam à cidade e não conseguem se adaptar, e mostram um dado curioso: "muita gente se suicidava do Viaduto do Chá", afirma Virgílio, exemplificando com o Samba do Suicídio, de Vanzolini. Outra música do autor mostra que as ruas da cidade já não eram tão pacíficas. "Conta a noite de um homem que janta, sai e leva um tiro no peito antes da meia-noite. Tanto o Adoniran quanto o Vanzolini falam que muitas das suas músicas foram tiradas de notícias de jornal", diz Virgílio, explicando que Adoniran fala mais da periferia, com um sotaque que mistura a fala do italiano, do caipira e do negro, que sintetiza a fala das pessoas não cultas da cidade, enquanto Vanzolini fala muito da noite paulistana, da boemia, dos bares, como em Ronda, que tem um cenário noturno. "As músicas são crônicas do cotidiano", conclui.
        Mais informações: Marcos Virgílio da Silva - ( (0XX11) 5685-3072; e-mail mvirgilio@yahoo.com


Cursos, Seminários e Palestras

Responsabilidade fiscal
        A Fundação Instituto de Administração (FIA), entidade ligada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, está com inscrições para o seminário A Lei de Responsabilidade Fiscal - impacto nas administrações municipais, que acontece no dia 17 de julho.
        Com a participação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, o seminário debate conceitos e particularidades da Lei, enfatizando o órgão de fiscalização, fontes de financiamento do BNDES e ampliação das receitas públicas.
        As inscrições podem ser feitas pelo telefone, e o seminário terá lugar no auditório FEA-5, na FEA, Av. Luciano Gualberto, 90, Cidade Universitária.
        Mais informações : ( (0XX11) 3818-5839 ou 3818-5908; e-mail msilvano@fia.fea.usp.br.


Livros, Revistas e Publicações

Saúde Pública na Internet
        A Bireme (Biblioteca Regional de Medicina) está lançando uma biblioteca eletrônica em saúde pública, a SciELO (Scientific Electronic Library Online), que reúne uma coleção de revistas em saúde pública ibero-americana, incluindo a Revista de Saúde Pública, editada pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. As coleções estão disponíveis desde 1997, somando mais de 1700 artigos que podem ser consultados pela Internet. O endereço é http://www.scielorp.org.
        Mais informações: ( (0XX11) 576-9800 ou pelo e-mail aciolosp@bireme.br.


Teses e Dissertações
Escola Politécnica
Doutorado
        Estudo comparativo entre os processos contínuo e descontínuo alimentado na produção de polissacarídeo de Neisseria meningitidis sorogrupo C. Júlia Baruque Ramos. Dia 11/7, 14h.
Mestrado
        Produção de agregado como alternativa para produtores de corretivo de solo da Grande Curitiba. Cristiano Camboim de Oliveira. Dia 12/7, 8h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-5443.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes e Júlio Bernardes.