São Paulo, 12 de julho de 2000 n.558/00.

 
Policial necessita de mais apoio psicológico
Pesquisa do Instituto de Psicologia revela que os profissionais de segurança necessitam de melhor preparo  psicológico para combater a rotina estressante. O estudo analisou as condições de trabalho da PM de São Paulo.

EEFE abre inscrições para o curso de atividade física e controle alimentar para mulheres
 
 

Biblioteca do Instituto de Geociências aberta também aos sábados


Destaques

Profissional de segurança precisa de preparo psicológico

        Mais do que apenas o aumento de recursos financeiros ou a compra de equipamentos, o profissional de segurança pública precisa de apoio psicológico para que a rotina estressante do trabalho não exerça influência negativa no cumprimento de suas tarefas. A conclusão é do psicólogo David Gaspar Ribeiro de Faria, em sua dissertação de mestrado O Profissional de Segurança Pública - Desempenho de Seu Papel Num Cenário Stressante, de Violência e Riscos: um Estudo Exploratório, defendida no Instituto de Psicologia (IP) da USP.
        A pesquisa partiu de partida um levantamento das condições de trabalho dos profissionais da Polícia Militar de São Paulo. "Toda profissão tem a sua carga de estresse, que leva ao desgaste físico e emocional. Quem lida com segurança pública enfrenta situações estressantes por natureza, expondo-se constantemente à violência, tensões e riscos. Muitos dos indivíduos investidos neste papel, até mesmo como autoproteção, vão se tornando insensíveis, e, mais adiante, isto pode gerar comportamentos inadequados e desajustamentos sociais, tanto no trabalho quanto fora dele", relata.
        Além da fundamentação teórica que deu sustentação ao trabalho, foram aplicados dois inventários. O primeiro deles, Inventário sobre situações típicas do profissional de segurança pública - soldado PM, com 95 questões, em que foi verificada a opinião de 801 membros da instituição, divididos em sujeitos executantesoperacionais, sendo 210 policiais urbanos de área, 210 policiais rodoviários e 210 bombeiros, e sujeitos dirigentes, sub-categoria composta de 30 oficiais superiores e 141 capitães. O segundo instrumento, Inventário sobre necessidade e adequabilidade de suporte psicológico ao profissional de segurança pública - soldado PM, foi aplicado em membros dos serviços médico e psicológico. "O apoio psicológico já existe, mas os próprios profissionais envolvidos concordam que ele deva ser aumentado".
        Para o pesquisador, a despeito da missão dos profissionais de segurança pública ser a de proteger a população, eles são, muitas vezes, utilizados para resolver conflitos desencadeados, indiretamente, pelo próprio poder público. "Eles tem de intervir em situações difíceis, o que reduz a sensibilidade necessária para o cumprimento de suas funções", diz. David Gaspar propõe a ampliação do trabalho psicológico, com o uso de técnicas de Dinâmica de Grupo, Psicodrama e Sociodrama, e de cursos para controle do estresse, além do estudo e da melhoria das condições de trabalho.
        Apesar de o estudo se concentrar na PM paulista, as propostas podem ser aplicadas em instituições semelhantes. "Resolver o problema da segurança pública não depende só de dinheiro, mas também de conscientização e mudança de mentalidades. É preciso produzir conhecimentos e desenvolver estratégias para transformá-los em hábitos, uma vez que as verdadeiras mudanças tem de atingir a todos os níveis institucionais. Os resultados têm que ser escalonados em objetivos a serem atingidos, ou seja, alguns são de aplicação imediata (resposta rápida a situações emergentes), e outros a curto, médio ou longo prazo, ou ainda de aplicação permanente".
        Mais informações: ( (0XX11) 208-5750.


Cursos, Seminários e Palestras

Atividade física e controle alimentar
        Estão abertas até dia 14 as inscrições para o curso Atividade física e controle alimentar para mulheres obesas e não obesas de 20 a 40 anos, da Escola de Educação Física (EEFE) da USP. O curso, aberto a mulheres de 20 a 40 anos, verifica o efeito de diferentes atividades físicas na composição corporal, associadas ao controle alimentar.
        Há 20 vagas e a taxa é de R$ 100,00 por semestre.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3182.


Quadro de Avisos

Biblioteca aberta aos sábados
        A biblioteca do Instituto de Geociências da USP agora abre aos sábados, das 8h30 às 12h30. Estarão funcionando as atividades de consulta e empréstimo de material, exceto os do setor de audiovisual (fitas de vídeo e slides), para usuários inscritos na biblioteca.
        Mais informações : ( (0XX11) 3818-4274.


Teses e dissertações

Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos
Doutorado
        Estudos em otimização linear. Ricardo Silveira Souza. Dia 13/7.
        Mais informações: ( (0XX16) 271-1038/3365.

Faculdade de Saúde Pública
Doutorado
        Ecologia de culicídeos em área protegida inserida no ecossistema urbano, 1996-1998. Guarulhos, São Paulo . Cláudia Beatriz Taipe Lagos da Costa. Dia 14/7, 13h.
Mestrado
        Observações ecológicas de Flebotomíneos em área endêmica de Leishimani tegumentar americana no município de Eldorado, Vale do Ribeira, estado de São Paulo, Brasil, período de 1996-1997. Helena Hitomi Taniguchi. Dia 14/7, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7739.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3818-4411/3818-4691 - Fax: (0xx11) 3818-4476/3818-4426/3818-4689
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes e Júlio Bernardes.