São Paulo, 14 de julho de 2000 n.560/00.
Deusas gregas podem explicar mulher atual
Estudo realizado no Instituto de Psicologia analisou o comportamento de 244 mulheres paulistanas baseando-se nas deusas gregas. De acordo com a pesquisa,    a opção da maioria das mulheres de hoje é trabalhar e ter filhos, evitando o casamento.


Presidente chileno visita a USP e conhece projetos desenvolvidos na Universidade
 
 
 
 

Geociências promove conferência sobre geologia na América do Sul
 
 
 
 

EEFE oferece pós-graduação em modalidades esportivas
 


Destaques

Psicóloga usa deusas gregas para explicar o comportamento das mulheres
        Entender as mulheres não é tarefa fácil. Com o objetivo de melhor compreendê-las, a psicóloga Marcia Portazio criou um instrumento que permite identificar padrões de comportamentos femininos, baseando-se em sete deusas gregas, entendendo-as como representações das possibilidades ou como modos específicos de ser mulher. Sua pesquisa, além de validar estatisticamente o instrumento construído, mostrou que, entre as 224 mulheres que participaram deste estudo — paulistanas com idade entre 17 e 55 anos — predominou o modelo da mulher interessada em desenvolver suas potencialidades intelectuais e profissionais. O modelo da mulher voltada para o casamento aparece em último lugar, enquanto o da mulher voltada para a maternidade vem em terceiro.
        Em sua tese de mestrado pelo Instituto de Psicologia da USP, Marcia descreveu os arquétipos (que são padrões psíquicos que influenciam as crenças, atitudes, valores e predisposições para determinados comportamentos) e desenvolveu um instrumento para medir como eles se manifestam na vida de cada mulher, identificando os de maior e menor predominância. "Todas as mulheres são uma mistura desses arquétipos, multifacetados como diamantes. O tipo psicológico somado à experiência pessoal são os fatores que determinam de que forma as potencialidades de uma mulher vão ser preenchidas, e que facetas desses arquétipos serão ativadas", diz Marcia.
        O arquétipo predominante na amostra estudada foi Atená, que representa o modelo da mulher atual, voltada para o desenvolvimento de suas potencialidades no trabalho e nos estudos. "Aqui em São Paulo, esse é o tipo de mulher que predomina", afirma a psicóloga. "A partir do movimento de liberação feminina, a maternidade e o casamento passaram a ser questionados". Ela ressalta que essa deusa tem também uma relação muito forte com o mundo masculino, já que é uma deusa guerreira que vive rodeada pelos heróis. "Ela representa o lado da mulher que incorporou atributos do princípio masculino", explica.
        Outro resultado que Marcia considerou surpreendente foi que Hera, deusa do casamento, que representa o protótipo da esposa ideal, foi a que menos se manifestou nas mulheres que fizeram parte da pesquisa. "Fiquei surpresa por ela ter obtido uma pontuação tão baixa", revela. "Hera é a mulher cuja realização é se tornar uma esposa que auxilie o marido a se realizar, e que busca o status e o respeito com o casamento. Esse tipo de mulher está em baixa, as mulheres atualmente não querem mais um casamento nos moldes de Hera. Ela busca uma relação mais igualitária".
        O chamado "instinto materno", entretanto, continua presente na vida da mulher atual. Deméter, que representa a mulher voltada para a maternidade, aparece em terceiro lugar. "Toda mulher tem uma estrutura psíquica capaz de despertar o desejo de ser mãe", explica Marcia. "Esse arquétipo pode vir a ser ativado ou não, de acordo com o tipo psicológico e a história de vida de cada uma".
        Marcia afirma que todos os arquétipos existem em todas as mulheres, manifestando-se segundo seu tipo psicológico e sua história de vida. "Existem tipos psicológicos que favorecem o desenvolvimento de um ou outro arquétipo", afirma. Ela conclui que os resultados da pesquisa indicam que as mulheres saíram de um pólo que valorizava extremamente seu lado Hera e Deméter para um outro pólo: "estamos numa época em que se valoriza o lado Atená e Afrodite (a mulher voltada para o cultivo da beleza e da sensualidade)". Marcia pretende lançar um livro pioneiro no Brasil sobre o assunto. "Existem apenas duas publicações no Brasil que agrupam essa tipologia feminina baseada nas deusas gregas, e as duas são de autores estrangeiros", declara.
        Mais informações : Marcia Portazio ((0XX11) 9967-4620/4229-1259 ou pelo e-mail lmnpsi@cebinet.com.br.
 
 

Ricardo Lagos visita a Universidade

        O presidente do Chile, Ricardo Lagos, esteve hoje (14) na Universidade de São Paulo para conhecer projetos científicos aqui desenvolvidos. O reitor da USP, professor Jacques Marcovitch, entregou uma medalha de honra ao chefe de governo chileno e discursou enfatizando a importância da universidade como uma "casa de estudo", onde o desenvolvimento científico e tecnológico é primordial. Marcovitch mencionou também a origem acadêmica de Ricardo Lagos, que aos 24 anos já iniciava o doutorado.
        Lagos ressaltou a importância dos projetos científicos desenvolvidos pela USP e salientou que as pesquisas nas áreas de Ciência e Tecnologia representam um avanço para o progresso social. O presidente chileno disse também que, com a globalização, todos os países têm o compromisso de se reorganizarem, e com o Mercosul, o intercâmbio científico e cultural é tão importante quanto as questões econômicas entre os dois países — o Chile pretende integrar o mercado comum sul-americano até o final do ano. Segundo Ricardo Lagos, esse intercâmbio científico deve ser colocado em prática "o quanto antes". "Na medida em que nossos países estendem a fronteira do conhecimento, podemos pensar que estamos fazendo história", ressaltou o presidente chileno.
 
 


Cursos, Seminários e Palestras

Geologia
        O Instituto de Geociências (IGc) da USP sedia, no dia 20, a conferência Geologia e tectônica das bacias paleozóicas interiores da América do Sul, que será proferida pelo professor Edison Milani, da Universidade Estadual Rio de Janeiro (Uerj) e da Petrobrás. O evento ocorre às 11 horas, no Salão Nobre do IGc, na Rua do Lago, 562, Cidade Universitária.
        Mais informações : ( (0XX11) 3818-3957.

Pós-graduação em esporte
        A Escola de Educação Física da USP (EEFE) oferece o curso de pós-graduação Especialização em modalidades esportivas (basquete, futebol, handebol e natação), para graduados em educação física, esporte e áreas afins. O curso começa no dia 5 de agosto e tem duração de 18 meses. A taxa de matrícula é R$ 100,00; as mensalidades são de R$ 170,00.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3179 ou 3818-3120; e-mail cicero@usp.br.
 

Mecânica dos solos e engenharia mecânica
        A Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Mecânica (ABMS), realizará no próximo dia 19 de julho, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, evento comemorativo dos 50 anos de fundação da entidade. Além do lançamento de um livro sobre a história da ABMS e da presença do presidente da Sociedade Internacional de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, Kenji Ishihara, haverá uma palestra do arquiteto Michele Jamiolkwski, que coordenou os trabalhos de estabilização da Torre de Pisa, na Itália. Após o evento, haverá um coquetel no Jockey Clube.
        Mais informações: ( (0XX11) 3767-4421, 268-7325, 9982-9587.
 
 


Agenda Cultural
Piano
        Os pianistas Heloisa e Amilcar Zani apresentam, no dia 21, as obras Água tinta - meu pai cantava, de Willy Correa e Dança de Dorian, de Eduardo Seicmann, no auditório do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Os pianistas executam também, em primeira audição no Brasil, a versão de Brahms para piano a quatro mãos de seu Concerto para piano e Orquestra nº1, editada recentemente.
        A ECA fica na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, na Cidade Universitária. A entrada é franca.
        Mais informações : ( (0XX11) 3818-4064.
 
 

Programação da TV USP
        A TV USP apresenta, entre 17 e 23 de julho, a seguinte programação:
        ESPECIAL - Universalidade de São Paulo, em que diversos setores da sociedade dizem o que pensam da universidade e o que esperam dela. Os depoimentos partem de universitários, vestibulandos, trabalhadores, empresários, jornalistas, FAPESP e participantes de programas de extensão e pesquisa da USP. Quarta-feira (19), às 10h30, 15h30, 20h30 e 01h30; sábado (22), às 15h30; e domingo (23), às 10h30.
        DELTA, PI - Arte, programa que discute o papel da arte na formação dos cidadãos, sua elitização, a relação entre arte erudita e popular, a política cultural do país, a arte como produto, e outros temas. Participam do debate: alunos da USP, a professora de História da Arte, Cristina Costa (USP); além de Lúcio Agra, professor de Teoria da Comunicação na Faap e Cassiano Quilici, professor de Teoria de Teatro na PUC. Segunda (17), às 10h30, 15h30, 20h30 e 01h30.
        OLHAR DA USP - Hábito de Leitura, nesse programa, o professor Edmir Perroti, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e a autora de livros infantis, Eva Furnari, discutem os hábitos de leitura dos brasileiros e o conteúdo dos livros infantis disponíveis no mercado. Quinta-feira (20), às 10h30, 15h30, 20h30 e 01h30; sábado (22), às 01h30; e domingo (23), às 20h30.
        ABD NO AR - 3º Congresso Brasileiro de Cinema , em que Gustavo Dahl, presidente do Congresso, fala sobre as decisões tomadas durante o evento realizado em Porto Alegre no final de junho. Destaque dado ao diagnóstico feito sobre a crise do nosso cinema e os possíveis caminhos a serem seguidos. Terça-Feira (18), às 10h30, 15h30, 20h30 e 01h30; sábado (22), às 20h30; e domingo (23), às 1h30.
        2 APÊS - Disputa de Vagas, o episódio da sitcom produzida pela TV USP, mostra Adriana e Bel tentando uma nova vaga de estágio, enquanto Hermano tenta conquistar Clara com um plano mirabolante. Betão está quase falido — alguns "problemas" com seu cartão de crédito —, enquanto Mauro está nadando na grana recebida como prêmio de um sorteio . Além disso, Oscar tenta fazer regime e Seu Lino ataca de detetive. Sexta-Feira (21), às 10h30, 15h30, 20h30 e 01h30; sábado (22), às 10h30; e domingo (23), às 15h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4101


Quadro de Avisos

Biblioteca do Geociências abre aos sábados
        Desde o último dia 8, a Biblioteca do Instituto de Geociências da USP funciona também aos sábados, das 8h30 às 12h30, para atividades de consulta e empréstimo de material bibliográfico, exceto os do setor audiovisual (fitas de vídeo e slides). Contudo, os usuários não inscritos na Biblioteca não poderão retirar material do acervo.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4274
 
 


Teses e dissertações

Faculdade de Direito
Mestrado
        Contratos eletrônicos: contratos formados por meio das redes de computadores. Peculiaridades jurídicas da formação do vínculo. Érica Brandini Barbagalo. Dia 20/7, 10 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3111-4004.
 
 

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Doutorado
        Uma análise dos conceitos de visibilidade e mobilidade como mecanismos facilitadores em ambiente de ensino à distância na Internet. Wilson Massashiro Yonezawa. Dia 17/07, às 9 horas.
Mestrado
        Sistemas integrados de gestão empresarial: estudos de casos de implementação de sistemas ERP. Cesar Alexandre de Souza. Dia 14, 9h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-5811
 
 

Faculdade de Saúde Pública
Mestrado
        Tabagismo entre profissionais de meio ambiente. Américo Colli Pelicioni. Dia 14/07, às 9 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7739

Instituto de Geociências
Doutorado
        Propostas de origem, evolução e contexto da bacia da formação camarinha - transição neoproterozóico-ecocambriano do estado do Paraná. Renata de Paula Xavier Moro. Dia 20/7, 14 horas.
Mestrado
        Estabilidade de encostas e condicionantes geológicos, geomorfológicos e estruturais num trecho da Serra de Cubatão. José Gonçalves Machado Filho. Dia 21/7, 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4195.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3818-4411/3818-4691 - Fax: (0xx11) 3818-4476/3818-4426/3818-4689
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.htmlE-mail: agenusp@edu.usp.br
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes e Júlio Bernardes.