São Paulo, 18 de julho de 2000 n.562/00.
 
Prêmio de aerodesign para alunos da USP
A equipe Santos Dumont, formada por alunos do curso de engenharia da USP São Carlos foi vice-campeã em uma competição internacional de aerodesign realizada na Flórida, Estados Unidos, pela Society of Automotive Engineering (SAE). Para manter e ampliar seus projetos, os estudantes estão a procura de patrocínio.
 
Curso de judô na Escola de Educação Física e Esportes
 
IPEF cria endereço na Internet para divulgação de teses
 

Destaques 
Engenharia de São Carlos é vice em competição internacional de aerodesign
        Uma equipe de estudantes da Escola de Engenharia de São Carlos obteve o 2.º lugar na competição 2000 SAE AeroDesign East, realizada em Deland, Flórida, Estados Unidos e promovida pela Society of Automotive Engineering. O objetivo da competição é conceber, projetar, fabricar e testar um aeromodelo cargueiro.
        Cada equipe deve desenvolver um projeto de aeronave que tenha a maior capacidade de carga possível, respeitando as seguintes exigências: limitações na área de planta (0,775 m2), de volume, distância de decolagem (61 m) e pouso (122 m), existência de um compartimento de carga acessível e na potência do motor. Após a vitória na 1ª Competição Nacional de AeroDesign – patrocinada pela Embraer, Rolls-Royce, General Eletric, Parker e United Technologies - , realizada em 1999, na cidade de São José dos Campos, a equipe, denominada Santos Dumont, pôde participar da competição internacional. O mérito da equipe brasileira foi conceber e desenvolver um projeto aplicando os mesmos conceitos e ferramentas utilizados em uma aeronave comercial.
        A competição, segundo Guilherme Benini, um dos integrantes da equipe vencedora, "é um grande laboratório onde todos os conceitos adquiridos na ênfase em Aeronaves do curso de Engenharia Mecânica da EESC-USP são aplicados". Ferramentas computacionais de CAD/CAE simularam a estrutura da aeronave sob condições limite de esforços e a utilização de materiais compostos como fibra de vidro e carbono garantiram leveza e resistência. Quanto ao aspecto aerodinâmico, o bom resultado obtido foi conseqüência do uso combinado de métodos computacionais e ensaios em túnel de vento. Através desses dados e também da formação aeronáutica da equipe, a Santos Dumont conseguiu informações precisas para a análise do desempenho da aeronave, prevendo, com extrema precisão, se a capacidade máxima de carga útil estava dentro dos limites impostos para a decolagem.
        Segundo Benini, os recursos necessários para a construção de um protótipo devem vir da iniciativa privada através de patrocínio, tanto que a equipe ainda não obteve o valor suficiente para a aquisição de materiais como a fibra de carbono e kevlar, os quais, além de caros, não são fabricados no Brasil e possuem altas taxas de importação. "Estamos procurando eventuais colaboradores que entendam o significado desse tipo de parceria, pois além de terem a oportunidade de veicular internacionalmente seu produto, terão seu nome ligado a um evento que contribui para a qualidade do ensino superior em nosso País", conclui.
        Mais informações: ( (0XX16) 273-9143, com Guilherme Benini; e-mail gui_benini@yahoo.com

Cursos, Seminários e Palestras 

Judô
        Estão abertas até dia 31 as inscrições para o curso de judô da Escola de Educação Física e Esportes(EEFE) da USP, aberto para adultos e crianças a partir de 6 anos. A taxa é de R$ 125,00.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3183


Quadro de Avisos 

Espaço para teses no IPEF On Line
        O IPEF On Line dá espaço para a publicação de teses e dissertações florestais. Alguns trabalhos já estão no endereço www.ipef.br/publicacoes/. Para divulgar sua tese ou dissertação, é preciso enviar um arquivo em formato Word 6/95/97 para o e-mail: webmaster@jatoba.esalq.usp.br.
        Mais informações: ( (0XX19) 430-8672.


Teses e dissertações 

Instituto de Psicologia
Doutorado
        Um estudo sobre a expressão da ritmicidade biológica em diferentes contextos sócio-culturais: o ciclo vigília/sono de adolescentes. Fernando Mazili Louzada. Dia 20/7, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4178.

Instituto de Química de São Carlos
Mestrado
        Estudo teórico da relação estrutura-atividade (SAR) de compostos derivados do megazol com atividade tripanosomicida. Flávia Pirolla Rosselli. Dia 19/7, 14h30.
        Mais informações: ( (0XX16) 273-9909.

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Mestrado
        Síntese e determinação da concentração inibitória mínima frente a Strphylococcus aureus de 5-nitro-2-furfurilideno benzidrazidas substituídas. Alexandre Mariani Rodrigues. Dia 20/7, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3621.

Instituto de Ciências Biomédicas
Mestrado
        Resposta imune do carrapato bovino Bhophillus microplus. Investigação da produção de espécies reativas de oxigênio pelos hemócitos. Lourivaldo dos Santos Pereira. Dia 21/7, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3621.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.  
Tel.(0xx11) 3818-4411/3818-4691 - Fax: (0xx11) 3818-4476/3818-4426/3818-4689  
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html E-mail: agenusp@edu.usp.br 
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br  
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br, Valéria Dias e André Chaves de Melo 
Estagiários: Bruna Fontes, Giovana Tiziani e Júlio Bernardes.