São Paulo, 19 de julho de 2000 n.563/00.
 
NEV divulga pesquisa sobre adolescente e criminalidade
A pesquisa  analisa o crescimento da participação dos jovens da cidade de São Paulo na criminalidade, o perfil social desses adolescentes e as medidas governamentais aplicadas  aos infratores.
 
FAU oferece curso de gerenciamento e marketing em arquitetura
 
IPEF lança livro sobre fertilização florestal
 

Destaques 
Núcleo da Violência lança pesquisa sobre adolescente e criminalidade
        O Núcleo da Violência da USP (NEV-USP) lança nesta quinta-feira (20), às 11 horas, os resultados da sua pesquisa O Adolescente na Criminalidade Urbana em São Paulo, coordenada pelo sociólogo Sérgio Adorno. No trabalho são analisados o crescimento da participação dos jovens na criminalidade da cidade de São Paulo, o perfil social desses adolescentes e as medidas governamentais aplicadas aos menores infratores.
        A pesquisa analisou as ocorrências policiais de jovens entre 12 e 18 anos incompletos, alvos de sindicância nas quatro varas especializadas da justiça da infância e da adolescência, no município de São Paulo, entre 1993 e 1996.
        Os principais resultados da pesquisa revelam a relação entre delinqüência e gênero, idade, escolaridade e atividade ocupacional. "O estudo abre condições para análise das ocorrências e o nível de violência utilizado nos atos infracionais, assim como o envolvimento de crianças e jovens em crimes cometidos por adultos", descreve o ministro da justiça José Gregori na apresentação da pesquisa.
        Segundo Adorno, a pesquisa é uma contribuição para o aperfeiçoamento do Estatuto da Criança e do Adolescente, no sentido de respeitar tanto os direitos da criança e do adolescente quanto de ofertar ao cidadão o sentimento de segurança. Os dados da pesquisas foram comparados com os resultados de pesquisa equivalente elaborada pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), entre 1988 e 1991.
        No final do estudo são feitas algumas recomendações baseadas nos resultados da pesquisa: a constituição de banco de dados sobre o perfil das ações sobre o adolescente infrator e o perfil das medidas aplicadas; a constituição de pequenos grupos de pesquisa aplicada; o cumprimento na íntegra dos preceitos e normas contidos no Estatuto da Criança e do Adolescente; o bloqueio de estímulos às políticas de massa e às estratégias de encarceramento generalizado; e a constituição de escolas especializadas voltadas para o aprimoramento profissional.
        Durante o evento de lançamento da pesquisa, estarão presentes advogados, promotores e juizes ligados às Varas Especializadas da Justiça da Infância e da Adolescência, representantes dos Conselhos Tutelares da Criança e do Adolescente e pesquisadores envolvidos com trabalhos sobre o adolescente infrator.
        O lançamento acontece no Prédio de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, na Av. Professor Luciano Gualberto, nº 315, na Cidade Universitária. Na ocasião, serão distribuídas cópias do relatório para a imprensa.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4951 e 3818-4965, com Ricardo ou Sérgia.

Cursos, Seminários e Palestras 

Gerenciamento e marketing em arquitetura
        A Fundação para Pesquisa Ambiental (Fupam), ligada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, oferece o curso Gerenciamento e Marketing de Projetos. O curso, destinado a arquitetos, engenheiros e estudantes, ocorre de 1 a 9 de agosto. Seu programa aborda as áreas de edificação, comunicação visual, paisagismo e urbanismo.
        Mais informações:( (0XX11) 3818-4566 ou 814-0829 ou pelo e-mail fupam@fupam.com.br.


Quadro de Avisos 

Disciplinas no Ipen
        O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) oferece, a partir do segundo semestre deste ano, disciplinas optativas para cursos de graduação da USP. Estão incluídas as disciplinas "Radioproteção em aplicações nucleares", "Introdução à Gerência de Rejeitos Radioativos", "Tratamento de Água para Fins Industriais", "Efeitos Biológicos das Radiações" e "Lasers em Ciências da Vida", entre outras. O aluno interessado deve procurar a secretaria de graduação de sua unidade.
        Mais informações: ( (0XX11) 816-9095/0816-9092.


Livros, Revistas e Publicações 

Fertilização florestal
        O Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (Ipef) acaba de lançar o livro "Nutrição e Fertilização Florestal". O autor, professor José Leonardo de Moraes Gonçalves, do departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, reúne conhecimentos teóricos e práticos sobre nutrição e fertilização florestal essenciais para a produção de mudas, especialmente de espécies nativas da Mata Atlântica. Para adquirir a publicação, que custa R$ 35,00 (incluindo despesas com o correio), basta preencher a ficha de inscrição disponível no Ipef on line (http://www.ipef.br).
        Mais informações: ( (0XX19) 430-8606; e-mail ipef@carpa.ciagri.usp.br.
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.  
Tel.(0xx11) 3818-4411/3818-4691 - Fax: (0xx11) 3818-4476/3818-4426/3818-4689  
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html E-mail: agenusp@edu.usp.br  
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br  
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br, Valéria Dias e André Chaves de Melo  
Estagiários: Bruna Fontes, Giovana Tiziani e Júlio Bernardes.