São Paulo, 21 de julho de 2000 n.564/00.
 
Sanatórios condenam pacientes ao abandono
Tese apresentada no Instituto de Psicologia revela que o maior problema dos hospitais psiquiátricos não é a loucura. Idosos, alcoólatras, drogados, deficientes físicos e mentais pobres são condenados ao abandono e ao esquecimento por não poderem pagar por tratamentos adequados.
 
Desenvolvimento humano e social é analisado no Brasil pela ONU
 
Programa da TV USP discute a influência da cultura indígena na sociedade brasileira
 

Destaques
Psicóloga critica internação de deficientes em asilos de São Paulo
        Convidada pelo governo do Estado de São Paulo a visitar de surpresa uma instituição para deficientes ameaçada de interdição, a psicóloga Ana Rita de Paula (que na época trabalhava na coordenação do Grupo de Atenção ao Deficiente, da Secretaria da Saúde) se assustou com as péssimas condições em que se encontravam os pacientes. Aprofundando-se no tema, defendeu sua tese de doutorado pelo Instituto de Psicologia da USP, sobre a internação de deficientes em asilos de tratamento não especializado quando não encontram lugar em outros espaços.
        "Há um silêncio absurdo a respeito dessas instituições, pois a população internada ali é uma mistura de vários quadros: há idosos, alcoólatras, drogados, deficientes, casos psiquiátricos, todos juntos" afirma Ana Rita. "E a razão principal da internação não é a característica do indivíduo ou o quadro que ele apresenta, mas sim a situação de abandono social".
        Ana Rita conta que quando os hospitais psiquiátricos começaram a ser fechados pelo Estado ou pelos movimentos antimanicomiais — ambos constituem forças que pressionam no sentido de melhorar e humanizar o atendimento —, seus proprietários começaram a transformá-los em instituições para deficientes, "para não perder o negócio". Desde então, esses asilos internam todo tipo de doentes, sem dar a eles tratamento especializado. Segundo ela, esses asilos são "novas versões dos hospitais da Idade Média", os quais não passavam de locais de reclusão de mendigos e doentes.
        A psicóloga afirma que as instituições modernas (clínicas de reabilitação que separam os doentes por diagnóstico e oferecem tratamento especializado) fazem um processo de triagem que deixa muitos casos de fora, argumentando que as famílias dos pacientes mais carentes não estão estruturadas para seguir o tratamento.
        "São tantas condições para o paciente ser aceito que o índice de altas é baixo perto do índice de abandono do tratamento", afirma. "Essas clínicas estão localizadas nas regiões mais favorecidas da cidade, dificultando o acesso das pessoas que moram em periferias, as quais, muitas vezes, não têm condições de disponibilizar um membro da família para transportar o paciente, pois precisam trabalhar".
        A falta de condições materiais de muitas famílias impede que seus doentes sejam tratados em casa, daí o surgimento da demanda pela internação. Sem acesso a esses centros que oferecem tratamento especializado, os pacientes acabam indo parar nesses asilos. "As instituições modernas só reabilitam as pessoas que têm potencial socioeconômico", explica Ana Rita. "Entretanto, não têm respostas para as outras pessoas, pois a estrutura social os coloca à margem e o hospital asilo só vai consolidar essa marginalização".
        Ana Rita afirma, ainda, que essa "aura de eficiência" das instituições modernas só existe porque os asilos abrigam os doentes sem condições de seguir o tratamento. "Sem eles, o índice de alta e êxito nos tratamentos seria outro".
        "Não há razão para aquelas pessoas estarem internadas nos asilos por sua deficiência mental" explica a pesquisadora. "Elas estão internadas porque a sociedade não oferece nenhuma alternativa ou perspectiva de vida, estando em uma situação de quase morte".
        Devido a seus estudos sobre o tema, Ana Rita fez consultorias para instituições asilares que queriam mudar seu perfil. "São poucos os profissionais que conhecem essa realidade. A sociedade tem que se organizar para dar uma resposta mais radical à existência desses asilos", conclui.
        Mais informações: Ana Rita de Paula - ( (0XX11) 814-0965/212-5483 ou pelo e-mail arpa@uol.com.br .
ONU analisa desenvolvimento humano e social
        Hoje (21), às 15h30, na sala 8 do prédio de Ciências Sociais da USP (Av. Professor Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária), a diretora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Sakiko Fukuda-Parr, analisará a elaboração do Relatório de Desenvolvimento Humano 2000 do PNUD, durante a exposição A Experiência dos Relatórios de Desenvolvimento Humano, onde comentará, inclusive, a situação do Brasil no relatório.
        O relatório do PNUD para o ano 2000 analisou a situação econômica e social de 174 países, tendo o Brasil passado do 79º para o 74º lugar entre as nações do mundo no ìndice de Desenvolvimento Humano, enquanto retrocedeu do 19º para o 21º no Índice de Pobreza Humana. De acordo com o relatório, o país está situado no chamado bloco de desenvolvimento humano médio. O relatório divulgado em junho pode ser acessado pelo endereço www.undp.org/undp/hdro em inglês, francês e espanhol.
        Sakiko tem realizado diversos trabalhos relacionados ao desenvolvimento e cooperação internacional nos últimos 25 anos, como os relatórios de desenvolvimento humano da ONU no tocante à questão do gênero (1995) e globalização (1999).
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4951 e 3818-4965, com Ricardo ou Sérgia
Covas divulga resultados de pesquisas do Genoma Humano do Câncer
        O governador Mário Covas divulgou nesta sexta-feira (21), no Palácio dos Bandeirantes, os resultados obtidos até agora na pesquisa do Genoma Humano do Câncer e a posição dos pesquisadores brasileiros quanto à colocação desses resultados para o domínio público e o registro de patentes.
        Os pesquisadores da USP e de outras universidades brasileiras que estão envolvidos na pesquisa genômica têm colaborado para que o Brasil ocupe um lugar de destaque no cenário científico mundial, sendo o segundo maior depositário de informações relacionadas ao câncer no mais importante banco internacional de dados genéticos. O trabalho vem sendo desenvolvido por cientistas que integram a rede Onsa, um instituto virtual de pesquisa que reúne 62 laboratórios ligados a institutos e universidades paulistas, sob a coordenação da Fapesp.
        Desde sua criação, em 1997, a rede Onsa vem colecionando sucessos, como a recente publicação da conclusão do seqüenciamento do genoma da Xylella (bactéria causadora do Amarelinho, doença que afeta os laranjais), na mais importante revista científica do mundo, a Nature.

Cursos, Seminários e Palestras

Curso em Ubatuba
        O Instituto de Biociências (IB) da USP realiza, de 28 a 30 de julho, em Ubatuba, o curso Introdução aos ecossistemas costeiros. O curso, destinado aos profissionais e alunos da área do meio ambiente, pretende estudar os ecossistemas litorâneos, incluindo seus organismos, estrutura e fatores reguladores, além de oferecer alternativas para uma melhor utilização desses ambientes pelo homem.
        Serão oferecidas 17 vagas, e as inscrições, cuja taxa é de R$ 70,00 devem ser feitas até o dia 26 de julho. A taxa cobrada não inclui despesas com transporte e alojamento.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-7538

Curso para portadores de asma
        Termina no dia 26 de julho o período de inscrição para o Programa de Educação e Atividades Físicas Adaptadas ao Portador de Asma no Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp). As aulas começam no dia 7 de agosto e reúnem atividades voltadas à melhoria do condicionamento físico e à educação dos alunos. O programa é aberto para toda a comunidade, e a taxa de inscrição é de R$ 100,00.
        Mais informações:( (0XX11) 3818-3514.


Agenda Cultural

Programação da TV USP
        A TV USP apresenta, entre 24 e 30 de julho, a seguinte programação:
        ESPECIAL - Universalidade de São Paulo II, segunda parte desse especial, em que diversos setores da sociedade dizem o que pensam da universidade e o que esperam dela. Os depoimentos partem de universitários, vestibulandos, trabalhadores, empresários, jornalistas, FAPESP e participantes de programas de extensão e pesquisa da USP. Quarta-feira (26), às 10h30, 15h30, 20h30 e 01h30; sábado (29), às 15h30; e domingo (30), às 10h30.
        DELTA, PI - Esporte, o programa discute a importância do esporte para o país, seu tratamento como empresa, a competitividade entre atletas e a importância do esporte universitário no Brasil. Participa do debate o judoca, Walter Carmona, medalha de bronze nas Olimpíadas de Los Angeles. Segunda (24), às 10h30, 15h30, 20h30 e 01h30.
        OLHAR DA USP - Herança Indígena, nesse programa, o professor Eduardo Navarro, da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e a pesquisadora e intérprete de música indígena Marlui Miranda, discutem a influência da cultura indígena na sociedade brasileira atual. Quinta-feira (27), às 10h30, 15h30, 20h30 e 01h30; sábado (29), às 01h30; e domingo (30), às 20h30.
        ABD NO AR - 3º Congresso Brasileiro de Cinema II , programa produzido pela Associação Brasileira de Documentaristas em que Gustavo Dahl, presidente do Congresso, fala sobre as decisões tomadas durante o evento. Terça-Feira (25), às 10h30, 15h30, 20h30 e 01h30; sábado (29), às 20h30; e domingo (30), às 1h30.
        2 APÊS - Disputa de Vagas, o episódio da sitcom produzida pela TV USP, mostra dessa vez. Adriana e Bel tentando uma nova vaga de estágio, enquanto Hermano tenta conquistar Clara com um plano mirabolante. Betão está quase falido - alguns "problemas" com seu cartão de crédito -, já Mauro está nadando na grana recebida como prêmio de um sorteio . Além disso, Oscar tenta fazer regime e Seu Lino ataca de detetive. Sexta-Feira (28), às 10h30, 15h30, 20h30 e 01h30; sábado (29), às 10h30; e domingo (30), às 15h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4101


Teses e Dissertações

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Mestrado
        Aspectos analíticos da determinação de ácidos graxos trans em margarinas e gorduras vegetais hidrogenadas. Elza Schwarz Gastaldo Badolato. Dia 25/7, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3621.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Doutorado
        Forças armadas e sistema político na democracia. Samuel Alves Soares. Dia 26/7, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4626/4584.

Instituto de Ciências Biomédicas
Doutorado
        Integrinas e proteínas da matriz extracelular durante o desenvolvimento da glândula submandibular de ratos. Anna Christina Medeiros Fossati. Dia 24/7, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3621.

Escola de Enfermagem
Mestrado
        A integração docente-assistencial no processo ensino aprendizagem dos alunos de graduação em enfermagem na ótica dos docentes. Maria Gertrudes Gilioli. Dia 25/7, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7533.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3818-4411/3818-4691 - Fax: (0xx11) 3818-4476/3818-4426/3818-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html E-mail: agenusp@edu.usp.br
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br 
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br, Valéria Dias e André Chaves de Melo
Estagiários: Bruna Fontes, Giovana Tiziani, Júlio Bernardes e Renata Bessi