São Paulo, 24 de julho de 2000 n.566/00.

 
O que há de novo no ensino da Ciência
A Estação Ciência da USP abre no próximo dia 30 de agosto a 5ª Mostra de Material de Divulgação e Ensino das Ciências. O objetivo é reunir pesquisas e iniciativas que melhorem a qualidade da divulgação e do ensino da ciência no Brasil. 


USP receberá visita do Presidente da Romênia
 

Cepeusp oferece curso de orientação a pais de crianças obesas
 
 


Destaques

Mostra traz novidades sobre divulgação e educação científica

        A Estação Ciência, Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural da Universidade de São Paulo estará realizando, entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, a 5ª Mostra de Material de Divulgação e Ensino das Ciências, projeto criado para ser um espaço de trocas a partir da apresentação de pesquisas, produtos e outras iniciativas que tenham como meta a melhoria da qualidade da divulgação e do ensino da ciência no Brasil.
        Destinada a professores e pesquisadores, entre outros profissionais da área, e ao público em geral, a iniciativa conta com o apoio da Fundação Bradesco, Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Estação Especial da Lapa) e da Agência USP de Notícias. A organi-zação está a cargo da Estação Ciência, das secretarias municipal e estadual de Educação, Instituto de Matemática e Estatística e Instituto de Química, ambos da USP, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETPS-SECTDE) e das empresas produtoras de materiais educativos Laborciência e Optovac.
        Em 1999, a quarta versão da mostra teve a presença de cerca de 10 mil pessoas, superando as estimativas dos organizadores que esperavam um público em torno de oito a nove mil. Para este ano, a expectativa é que mais de 12 mil pessoas passeiem pelos estandes da mostra.
        Baseada no tema Ciência e Arte: Imaginário e Descoberta, a programação inclui atividades culturais (demonstrações de experiências e shows), palestras, oficinas, mesas redondas e simpósio (Educação no Brasil e as questões sociais), que serão realizados por professores da USP, de outras universidades, da rede pública de ensino e de institutos ligados à área. Também serão promovidas atividades com atores de teatro, dançarinos e uma aula espetáculo com o cantor Tom Zé.
        O simpósio será coordenado por Sandra Lencioni, do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) e terá a participação do professor Ary Plonski, da Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais (Cecae) da USP, entre outros. Outro momento esperado é a palestra do reitor da USP, Jacques Marcovitch, que fará considerações sobre o tema que norteia todo o evento.
        Durante a mostra haverá, ainda, o lançamento do livro O Desafio de Ensinar Ciências no Século XXI, com textos dos expositores e coordenadores dos cursos, oficinas, palestras e simpósio realizados na mostra,e um concurso destinado a professores do ensino fundamental, médio e profissionalizante, cujo objetivo é estimular e divulgar projetos e práticas pedagógicas diferenciadas e inéditas na área.
        Cerca de 50% das vagas para as atividades paralelas já estão abertas para os interessados em se inscrever antecipa-damente. A outra metade será preenchida no decorrer da realização do evento.
        Mais informações:((0XX11) 263-7022, 262-8650 ou pelos e-mails secretaria@eciencia.usp.br;renata@eciencia.usp.br.  A Estação Ciência fica na Rua Guaicurus, 1274, Lapa, São Paulo, SP.

Presidente romeno visita a USP

        O Presidente da Romênia, Emil Constantinescu, visitará a Universidade de São Paulo no próximo dia 26 de julho, onde será assinado um convênio entre a Universidade de Bucareste e a USP. Na oportunidade, o reitor da USP, professor Jacques Marcovitch, deverá entregar a Constantinescu, uma Medalha de Honra.
        O presidente romeno, que é geólogo, visitará também o Museu de Geociências da USP, que possui um dos mais importantes acervos da América Latina, composto de minerais, minérios, gemas, rochas, fósseis, espeleotemas e meteoritos, entre eles o Itapuranga, o terceiro maior meteorito do Brasil. O Museu de Geociências, além de suas exposições permanentes, organiza e participa de exposições temáticas e temporárias em suas instalações, em outras entidades e no exterior. Em 1999, depois de uma reforma, o espaço de exposições do Museu foi ampliado e a infra-estrutura foi adequada à visitação. O Museu de Geociências pode ser acessado no endereço www.usp.br/ig/museu.htm .
 
 


Cursos, Seminários e Palestras
Orientação alimentar para pais de crianças obesas
        O Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) oferece o curso de orientação alimentar para pais de crianças obesas. O objetivo é ajudar os pais a entender o comportamento alimentar de seus filhos e incentivar um tratamento sem a ajuda de medicamentos. O curso é gratuito, e as inscrições devem ser feitas até o dia 28 de julho.
        Mais informações:( (0XX11) 3818-3361


Quadro de Avisos
Concurso docente
        A Assistência Acadêmica da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP tem inscrições abertas para concurso de docentes para professor doutor no Departamento de Artes Plásticas, nas áreas de "Gravuras" e "Fotografia, Multimídia e Intermídia". Há duas vagas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4338.

Bolsa de pesquisa
        A Fundação Mapfre, da Espanha, está oferecendo uma bolsa de auxílio a pesquisas desenvolvidas na USP nas áreas de higiene industrial e ergonômica, riscos ambientais, educação para prevenção de riscos, comunicação de riscos ambientais, prevenção de incêndios, segurança viária, prevenção e gerenciamento de riscos e segurança no trabalho.
        A bolsa, destinada a graduandos e pós-graduandos da USP, terá o valor de R$ 9.000,00 e a duração do projeto será de oito meses. Os candidatos devem ser assessorados por professores da USP e podem entregar os projetos até 30 de novembro à Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7751.

Pós-graduação para funcionários da ECA
        A Comissão de Pós-graduação lato sensu da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP oferece uma bolsa de estudo aos seus funcionários. Os interessados devem fazer inscrição até o dia 28 de julho, a taxa é de R$30,00. O processo seletivo será o mesmo para os outros candidatos.
        Mais informações:( (0XX11) 3818-4341


Teses e Dissertações
Escola de Enfermagem
Mestrado
        Processo de trabalho na assistência ao parto em Londrina. Thelma Malagutti Sodré. Dia 28/7, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7533.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Doutorado
        A temática da cidadania na imprensa escrita de São Paulo: análise lexical e sóciossemiótica. Rosália Maria Netto Prados. Dia 28/7, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4626

Instituto de Psicologia
Mestrado
        Estratégias de superação de stress dos psicólogos em instituições hospitalares. Isabel Maria Fernandes de Oliveira Cunha. Dia 27/7, 9h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4178.

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Doutorado
        Arranjos federativos e instituições - analisando as relações intergovernamentais na República Federal da Alemanha (RFA). Marcos Ribeiro de Moraes. Dia 27/7, 14h.

Mestrado
        Avaliação do estágio de internacionalização: um estudo de casos em empresas do setor de bebidas no Brasil. Patrícia Pue Yue Lee. Dia 27/7, 16h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-5811.

Escola de Comunicações e Artes
Mestrado
        Indicadores do NEB – Marketing para sites de venda a varejo e institucional: estudo de caso do Pão de Açúcar Delivery e Sebrae-SP. Fátima das Graças J. de Aragão. Dia 26/7.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4019.

Escola Politécnica
Doutorado
        Estudo experimental e modelagem do processo de reforma de metano em reator catalítico de leito fixo. Regina Maria Matos Jorge. Dia 28/7, 13h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-5443.

Instituto de Geociências
Mestrado
        Aspectos mineralógicos e econômicos de diamantes das regiões de Chapada dos Guimarães, Poxoréu, Diamantino, Paranatinga e Alto Paraguai, Mato Grosso. Iede Terezinha Zolinger. Dia 27/7, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4195.
 
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3818-4411/3818-4691 - Fax: (0xx11) 3818-4476/3818-4426/3818-4689
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.htmlE-mail: agenusp@edu.usp.br
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br, Valéria Dias e André Chaves de Melo
Estagiários: Bruna Fontes, Giovana Tiziani e Júlio Bernardes.