São Paulo, 27 de julho de 2000 n.569/00.
 
Brasil sedia evento sobre selênio e telúrio
Alto nível das pesquisas do Instituto de Química da USP possibilita ao País sediar a 8ª Conferência Internacional de Química de Selênio e Telúrio, que acontece entre os dias 06 e 11 de agosto, em Águas de São Pedro, interior 
de São Paulo.  
 
 
Presidente da Romênia visita a USP
 
Curso ensina a fazer paisagens em ambientes comerciais
 
Destaques

Conferência faz do Brasil centro de excelência em Selênio e Telúrio
        O Brasil vai sediar, pela primeira vez, a 8ª Conferência Internacional de Química de Selênio e Telúrio, que acon-tece entre os dias 06 e 11 de agosto, em Águas de São Pedro, interior de São Pau-lo. Países como Suécia, Inglaterra, Fran-ça, Japão, Alemanha e EUA já sediaram o encontro. Segundo João Valdir Comasse-to, professor do Instituto de Química da USP, a escolha do país se baseou na contribuição dada a esse ramo da química pela comunidade local. "Podemos dizer que as pesquisas envolvendo selênio e telúrio estão entre as poucas contribuições inéditas que o Brasil deu à comunidade científica internacional na área de química", afirma Comasseto, que é membro da Comissão Organizadora Internacional da ICCST (Internacional Conference on the Chemistry of Selenium and Tellurium) desde 1991.
        Esses dois elementos, selênio e telúrio, foram desprezados pela ciência durante muitos anos, pois além do cheiro repugnante e insuportável, pensava-se que eles não tinham nenhuma importância bioquímica. Mas estudos iniciados a partir da década de 50 demonstraram o oposto. Compostos de selênio e, principalmente, de telúrio, hoje são largamente utilizados como reagentes sintéticos em várias reações desenvolvidas nos laboratórios da USP, as quais podem ser encontradas em livros de química orgânica de diversas partes do mundo.
        Em 1980, foi iniciado na Universidade um programa cujo objetivo era encontrar métodos práticos de síntese de compostos de telúrio e sua aplicação em síntese orgânica. "Há cerca de dois anos, em colaboração com um colega america-no e utilizando reações de compostos de telúrio descobertas em nosso laboratório, conseguimos sintetizar um composto chamado Macrolactina A, que foi isolado de bactérias marinhas e demonstrou uma alta atividade anti-HIV, o vírus da Aids", esclarece Comasseto. Vários outros estudos encontram-se em desenvolvimento, inclusive os que associam os compostos de telúrio à inibição da esqualeno peroxidase, bloqueando, dessa forma, a síntese do colesterol.
        Já os compostos de selênio são considerados micronutrientes essenciais, cuja ausência na dieta animal e humana causa sérios distúrbios orgânicos, como disfunção cardíaca e muscular. Ele tam-bém é necessário para o bom funcio-namento do sistema imunológico, podedo desempenhar um importante papel na prevenção de vários tipos de câncer e do envelhecimento precoce.
        Segundo Comasseto, "todas aquelas lendas sobre os benefícios do alho no organismo têm, agora, fundamento científico". Descobriu-se que o alho enriquecido com selênio apresenta uma atividade preventiva contra o câncer muito maior se comparado ao alho comum. "O cheiro forte do alho vem justamente da presença de compostos de enxofre e de selênio", conclui o professor. Já existem no mercado inúmeros complementos alimentares à base de selênio. Durante a Conferência, esses e outros temas serão abordados por meio de palestras com os maiores cientistas do mundo nessa área.

Maiores informações: ( (0XX11) 3818-2176 ou visite o site www.iq.usp/geral/iccst8/

Acordo de intenções marca visita do presidente romeno
        O presidente da Romênia, Emil Constantinescu, visitou a USP ontem, dia 26, onde recebeu uma medalha de honra da Universidade das mãos do reitor, professor Jacques Marcovitch. Constantinescu, que é geólogo, também visitou o Museu de Geociências da Universidade.
        Durante a visita, foi assinado um protocolo de intenções entre a USP e a Universidade de Bucareste, que teve como representante seu vice-reitor, Ioan Pânzaru. Nesse acordo, ficou estabelecida a cooperação entre as duas instituições, através de pesquisas de interesse mútuo e de intercâmbio de alunos e professores.

Cursos, Seminários e Palestras

Paisagismo Comercial
        A Fundação para a Pesquisa Ambiental (Fupam), ligada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP oferece o curso Paisagismo para Ambientes Comerciais, de 8 a 31 de agosto. O programa do curso inclui introdução à arquitetura paisagística para ambientes comerciais, com ênfase em aspectos socioculturais e ecologia da vegetação. Os interessados devem ser graduados em arquitetura, engenharia, agronomia, biologia ou estudantes do quarto ou quinto ano de arquitetura.
        Mais informações:( (0XX11) 3818-4566/814-0829; e-mail fupam@fupam.com.br.


Teses e Dissertações

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Mestrado
        Estico de Plauto - Considerações sobre convenções e singularidade. Isabela Tardin Cardoso. Dia 31/7, 14h.
        Alucinação, memória e gozo místico - Dimensões dos manuscritos de "Um Coeur Simple" e "Heródiasd" de Flaubert. Dia 31/7, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4626/4584.

Instituto de Ciências Biomédicas
Doutorado
        Estudo seqüencial da resposta celular anti-proteínas de choque térmico humanas no transplante renal. Clarissa de Brito Granja. Dia 31/7, 10h.
Mestrado
        Ontogênse de receptores ionotrópicos de glutamato da retina de pintos. Andréa Silveira dos Santos. Dia 31/7, 9h.
        Ação do hormônio antidiurético na reabsorção de bicarbonato, quando administrado no capilar peritubular do túbulo distal cortical inicial e final. Raif Musa Aziz. Dia 31/7, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3621.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3818-4411/3818-4691 - Fax: (0xx11) 3818-4476/3818-4426/3818-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html E-mail: agenusp@edu.usp.br
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br 
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br, Valéria Dias e André Chaves de Melo
Estagiários: Bruna Fontes, Giovana Tiziani, Júlio Bernardes e Renata