São Paulo, 31 de julho de 2000 n.571/00.

 
Prêmio USP de Direitos Humanos
Em comemoração ao dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos (10 de dezembro) a Universidade de São Paulo instituiu o Prêmio USP de Direitos Humanos, criado para reconhecer trabalhos e iniciativas ligados ao tema. As inscrições vão até o final de setembro.
 

 

Handebol da USP fecha parceria com a iniciativa privada
 
 

Ceuma expõe o projeto Percursos
 
 


Destaques

Prêmio da USP incentiva a pesquisa e difusão dos Direitos Humanos

        A Universidade de São Paulo, por iniciativa de seu reitor, professor Jacques Marcovitch e de outros docentes, criou o Prêmio USP de Direitos Humanos como meio de promover e incentivar pesquisas e iniciativas que têm sido realizadas em favor dos Direitos Humanos em nosso País. Dividido em duas categorias, uma individual e outra institucional, o prêmio é simbólico, não envolvendo dinheiro ou qualquer outro tipo de reconhecimento material. "A idéia é incentivar aqueles que estão agindo pelo aumento da difusão dos Direitos Humanos", explica a profes-sora Maria Luiza Marcílio, presidente da Comissão do Direitos Humanos da USP e organizadora do prêmio.
        As pessoas ou instituições que se inscreverem ou forem indicados para o prêmio deverão enviar uma descrição de suas atividades (pesquisas, publicações, vídeos), que será avaliada por uma comissão nomeada em setembro pelo reitor. "Ainda são poucas as inscrições efetuadas e a maior parte delas é da categoria individual", informa Maria Luiza. "O ideal é que houvesse inscrições de pessoas ou entidades envolvidas nas mais diferentes áreas de ação ou pesquisa, em favor, por exemplo, da criança, do idoso, da mulher, do índio, do portador de deficiência, do negro, entre outros".
        O formulário de inscrição e o re-gulamento do Prêmio está disponível no site http://www.direitoshumanos.usp.br ou diretamente no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) (Rua Maria Antonia, 294, São Paulo - SP) para pessoas ou entidades interessadas em concorrer. Basta enviar o formulário preenchido, uma carta justificando a candidatura e todo tipo de material ou publicações que possam auxiliar na tarefa da Comissão de Avaliação.
        Outra atividade da Comissão é a Biblioteca Virtual de Direitos Humanos, que disponibiliza documentos da Organi-zação das Nações Unidas (ONU) relacio-nados ao tema. "Dispomos de um conjun-to formado por quase duzentos documen-tos da ONU e de suas agências Unicef e OEA, todos na íntegra", afirma Maria Luiza. "Somos a quinta maior biblioteca sobre Direitos Humanos do mundo".
        O trabalho de coleta e organização é feito por um grupo de dois alunos do curso de História da USP, além de um aluno e um professor webmaster, Fernando Fonseca, ambos da Escola Politécnica . As inscrições para o Prêmio estão abertas até o dia 30 de setembro.
        Mais informações: ( (0XX11) 255-5538 ou 255-7182

Handebol da USP busca parcerias com empresas

        Diante da falta de recursos, a alternativa encontrada por algumas unidades da USP é a parceria com a iniciativa privada. Este também foi o caminho seguido pela equipe de handebol do Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp), que fechou um contrato de patrocínio com a corretora de mercadorias Quality.
        O acordo terá a duração de um ano e viabilizará o pagamento das despesas com a arbitragem dos jogos disputados pela equipe e com as taxas da Federação Paulista de Handebol, antes financiadas pelos próprios integrantes do time. As negociações duraram cerca de um mês e foram fruto do esforço dos jogadores.
        Um dos atletas responsáveis pela viabilização do patrocínio, Cesar Augusto Sbrighi, foi convidado pela diretoria do Cepeusp para elaborar novos projetos que busquem parceria com empresas. "A diretoria pretende revitalizar as dependências do Centro Esportivo utilizando recursos de patrocínios e parcerias com a iniciativa privada", comenta Sbrighi.
        A primeira ação foi o levantamento do perfil socioeconômico do usuário do Centro Esportivo. A partir desse levantamento, a idéia é atrair empresas que queiram investir no Centro em troca de espaço publicitário e outras ações de marketing.
        A equipe de Handebol do Cepeusp é formada por estudantes das mais variadas áreas da Universidade e compete, tradicionalmente, no Campeonato Paulista de Handebol, inclusive com times profissionais.
        Mais informações: ( (0XX11) 815-8622 ou pelo site www.handebolusp.cjb.net


Cursos, Seminários e Palestras
Bovinos
        A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) abre inscrições para o 2º Curso de Planejamento Tóxico e Econômico da Exploração de Bovinos Leiteiros, que acontece de 14 a 18 de agosto. O curso trata de conceitos básicos de unidades padrões, planejamento da evolução do rebanho, definição de índices zootécnicos e análise da viabilidade técnico-econômica do projeto elaborado, entre outros temas. A taxa de inscrição é de R$ 150,00 para conveniados e R$ 200,00 para não conveniados.
        Mais informações: ( (0XX19) 429-4438/422-9197 ou pelo e-mail agrohoje@carpa.ciagri.usp.br.

Cursos de informática
        A Fundação para Pesquisa Ambiental (Fupam), ligada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, oferece no mês de agosto os seguintes cursos:
        Autocad 2000 básico, de 8 de agosto a 12 de setembro; Archicad básico, de 8 a 29 de agosto, para interessados com conhecimento de Windows;3D Studio Max, de 7 de agosto a 13 de setembro, para interessados com conhecimento de Windows, Autocad 3D e geometria; Adobe Photoshop, de 7 a 30 de agosto, para interessados com conhecimentos mínimos de Windows.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4566 ou 814-0829 ou pelo e-mail fupam@fupam.com.br


Agenda Cultural
Percursos na Maria Antonia
        O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) expõe o projeto Percursos, que faz parte da dissertação de mestrado da artista plástica Marie Ange Bordas. A artista compõe diversos ambientes com fotografias, projeções de vídeos e slides, além de instalações sonoras. A proposta do projeto é fazer com que o espectador movimente-se dentro do espaço e interfira na obra. Marie já expôs na Costa Rica, Porto Alegre e Nova Iorque, onde vive desde 1997 e irá apresentar duas performances visuais no próximo semestre.
        O Ceuma fica na Rua Maria Antonia, 294. De segunda a domingo, das 9 às 21h, até 27 de agosto. A entrada é franca.
        Mais informações: ( (0XX11) 255-5538 ou 255-7182.


Quadro de Avisos
IPT recebe ISO 9002
        No dia 1º de agosto, às 11 horas, o Sistema de Qualidade do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) recebe o ISO 9002, certificação feita pela Fundação Vanzolini, ligada à Escola Politécnica da USP. O certificado garante a qualidade do sistema de gestão de ensaios de calibrações e correntes, realizado pelo IPT em 31 laboratórios que prestam esses serviços, abrangendo aspectos gerenciais e técnicos. A cada seis meses a Fundação Vanzolini realizará auditorias de acompanhamento para verificar o Sistema de Qualidade.
        Mais informações: ( (0XX11) 3767-4720.


Teses e Dissertações
Instituto de Psicologia
Doutorado
        Fortalecimento do vínculo diádico entre a mãe adolescente e seu bebê. Eulália Maria Chavel Maia. Dia 03/8, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4178.

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Doutorado
        Intervenção em orientação vocacional/profissional: avaliando resultados e processos. Lucy Leal Melo Silva . Dia 03/08.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-3789/3739, 624-6381

Faculdade de Direito
Mestrado
        A lesão no Direito brasileiro. Marcelo Guerra Martins. Dia 02/8, 10h.
        Vedação da concorrência do trespassante do estabelecimento empresarial: seus limites e sua aplicação no espaço real e virtual. Regis M. S. de Queiroz. Dia 03/8, 10h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3111-4004.

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Mestrado
        Planejamento integrado – desenvolvimento de um modelo e aplicação prática a partir dos conceitos de Henry Mintzberg. João Nylcindo Roncati. Dia 03/8, 10h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-5811.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3818-4411/3818-4691 - Fax: (0xx11) 3818-4476/3818-4426/3818-4689
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.htmlE-mail: agenusp@edu.usp.br
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo, Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br, e Valéria Dias
Estagiários: Bruna Fontes, Giovana Tiziani, Renata Bessi e Júlio Bernardes.