São Paulo, 11 de agosto de 2000 n.580/00.

 
Evento analisa os caminhos da psicanálise
Nos dias 18 e 19 de agosto, na Faculdade de Medicina, acontece a jornada As medidas do inconsciente - Existe pesquisa em psicanálise? Serão abordados, entre outros temas, a pesquisa psicanalítica e sua relação com outras áreas como a educação. 

Na FSP, cientista pioneiro na descoberta do HIV discute
vacina contra a Aids
 

FIA organiza seminário sobre as organizações no mundo da hipercompetência
 

Mesa redonda discute papel dos meios de comunicação e da educação
 


Destaques

Existe pesquisa em psicanálise?
        Nos próximos dias 18 e 19 de agosto, na Faculdade de Medicina da USP, o Instituto de Pesquisas em Psicanálise e a Escola Brasileira de Psicanálise realizam a jornada "As medidas do inconsciente - Existe pesquisa em psicanálise?", com a coordenação dos psiquiatras Jorge Forbes e Márcio Peter de Souza Leite. "Este simpósio tem por objetivo solidificar os conceitos da psicanálise, pois ela não pode ficar defasada frente à sociedade contemporânea", afirma a psicanalista Elza Mendonça de Macedo, promotora científica do evento.
        Para Elza, a psicanálise deve passar por uma atualização, pois na medida em que é absorvida pela cultura, ela perde em sua eficácia, deixando de surpreender. "Surge, então, a necessidade de renovação e de um posicionamento frente ao homem pós-moderno, globalizado e usuário da Internet. Da mesma maneira que Lacan fez uma releitura conceitual, social e cultural da obra freudiana, existe hoje a necessidade de se atualizar determinadas questões psicanalíticas".
        O evento pretende abordar assuntos como a amplitude da pesquisa psicanalítica (se ela seria específica da relação analista/analisando, ou se ela ultrapassa os limites do consultório); a relação com outras áreas como educação e saúde; a questão do objeto e do método na pesquisa em psicanálise; seu posicionamento frente à Ciência e a subjetividade e neutralidade do analista enquanto pesquisador. Na primeira conferência, o psicanalista e psiquiatra Theodor S. Lowenkron faz um histórico da psicanálise e aborda o clássico debate entre André Green — para o qual a pesquisa do inconsciente só pode ser qualitativa — e Robert Wallerstein — que acreditava que consciente e inconsciente estão atrelados, sendo possível realizar pesquisas quantitativas nessa área.
        Também participam da jornada os psicanalistas Jorge Forbes — pioneiro no ensino de Lacan no Brasil —, Márcio Peter de Souza Leite, Luiz Renato Gazzola, Ariel Bogochvol e Gilda Paoliello, entre outros. A psicanalista e professora da Faculdade de Educação da USP, Leny Magalhães Mrech, participa da mesa-redonda sobre psicanálise e educação. Leny desenvolve um trabalho sobre a inclusão de deficientes físicos e mentais em classes comuns de ensino regular. Outra palestrante é a psicanalista Maria Lívia Tourinho Moretto, psicóloga-chefe do Serviço de Psicologia da Unidade de Fígado do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, que integra a mesa-redonda com o tema "O que pode um Analista num Hospital?". Lívia trabalha no HC fazendo acompanhamento psicanalítico dos pacientes que aguardam ou que já se submeteram a uma cirurgia de transplante de fígado.
        Mais informações: ( fone/fax: 3864-6290, 3872-2460, 3086-1433, 9235-9338.
 
 

Vacina contra o vírus HIV em debate na Faculdade de Saúde Pública

        A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP recebe dia 17 o cientista Donald P. Francis, um dos pioneiros na descoberta do vírus da AIDS, para o evento E a vida continua..., mesmo nome do filme no qual o ator Mathew Modine faz o papel de um investigador que aborda a primeira grande pesquisa sobre a Aids. A coincidência dos nomes não é um acaso. O cientista Donald P. Francis inspirou a elaboração do livro que a seguir tornou-se filme, justamente por ter dedicado sua carreira à luta pela descoberta da cura da Aids.
        Atualmente o pesquisador dirige uma empresa chamada VAXGE que produz a primeira vacina contra o HIV, em fase III de teste. Os testes estão sendo feitos na Tailândia e nos EUA. Francis discutirá, no Brasil, o protocolo dessa pesquisa e a possibilidade de testá-la aqui também. Além disso, serão abordados os vários aspectos da epidemia da Aids.
        O pesquisador, que foi um dos primeiros a sugerir que a doença era infecciosa, dedicou sua carreira na luta por uma política de resposta à epidemia, baseada na saúde pública. Francis esteve envolvido, também, na luta contra o Ebóla na África, na erradicação da varíola na Ásia e na identificação do HIV como agente causador da AIDS nos Estados Unidos nos anos em que trabalhou nos "Centros de Prevenção e Controle de Doenças, os CDC, em Atlanta, EUA".
        O evento acontece no Auditório Paula Souza da FSP/USP – Av. Dr. Arnaldo, 715. O filme "E a vida continua" será apresentado às 9 horas, seguido de debate e às 14 horas haverá discussão sobre o protocolo de vacinas (com tradução simultânea).
        O evento está sendo organizado pela FSP/USP, Núcleo de Estudos e Pesquisas de Prevenção da AIDS (NEPAIDS), Instituto de Estudos e Pesquisas em AIDS de Santos (IEPAS) e pelo Programa Estadual DST/AIDS (PEDST/AIDS), com o apoio da Fogarty International Aids Training (Fiat) e da Coordenadoria Nacional DST/AIDS (CNDST/AIDS).
        As inscrições devem ser feitas pelo e-mail iepasede@atribuna.com.br ou pelos telefones (0XX13) 235-4842.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7747, com professora Cássia Maria Buchala e na página do NEPAIDS www.usp.br/nepaids.
 
 


Cursos, Seminários e Palestras
Cana de açúcar
        A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) abre inscrições para o 4º Curso de Produção e Utilização de Cana de Açúcar, que acontece de 21 a 24 de agosto. No programa, temas como o processamento adequado da cana de açúcar na alimentação animal e aspectos técnicos do uso de cana de açúcar para silagem.
        Mais informações : ( (0XX19) 429-4438/422-9197 ou pelo e-mail agrohoje@carpa.ciagri.usp.br.

Cursos na Fupam
        A Fundação para Pesquisa Ambiental (Fupam), ligada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, oferece no mês de agosto os seguintes cursos:
        Gerenciamento de Obras, de 22 a 30 de agosto, para arquitetos, engenheiros e estudantes dessas áreas;
        História do Paisagismo: as origens do paisagismo moderno e tendências atuais, dias 26 e 27 de agosto, para paisagistas, arquitetos, agrônomos, biólogos, artistas plásticos e estudantes dessas áreas;
        Perspectiva à mão livre, de 29 de agosto a 17 de outubro, para interessados com conhecimentos em leitura de plantas, cortes e fachadas;
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4566 ou 814-0829 ou pelo e-mail fupam@fupam.com.br.

Imaginário, cultura e educação
        A Faculdade de Educação da USP abre de 14 a 18 de agosto as inscrições para os seguintes cursos:
        Imaginário e cultura das organizações educativas, que ocorre de agosto a dezembro. O curso discute novas perspectivas de estudos e análises sobre organizações educativas e suas manifestações culturais e imaginárias, além de propostas alternativas de gestão dessas organizações.
        Reforma do Estado e educação, que ocorre de 22 de agosto a 5 de dezembro. Seu programa reflete sobre a reforma do Estado e suas conseqüências para a educação pública.
        As inscrições devem ser feitas na Seção de Apoio Acadêmico da FE, na Av. da Universidade, 308, bloco A, sala 6, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3574.

Organizações no mundo da Hipercompetição
        Este é o tema do seminário A Nova Realidade das Organizações no Mundo da Hipercompetição organizado pela Fundação Instituto de Administração (FIA) ligada à Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP. O seminário acontece no dia 22 de agosto, das 8h30 às 19 horas, no prédio FEA 5, na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária. A taxa de inscrição é de R$ 500,00.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-5836/ 211-6526 ou e-mail progep@fia.fea.usp.br.

Difratometria de Raios-X
        Estão abertas até o dia 15 de agosto as inscrições para o curso Difratometria de Raios-X, oferecido pelo Instituto de Geociências (IGc) da USP. O curso é destinado aos usuários e futuros usuários do Laboratório de Difração de Raios X e acontece no dia 18 de agosto. As inscrições devem ser feitas por e-mail.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4295 ou e-mail: flavioms@usp.br.

Lingüística
        No próximo dia 15 de agosto, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, acontece o encontro Epistemologia da Lingüística: Problemas e Métodos, onde serão abordados os vários aspectos de teorias lingüísticas à luz de novas descobertas científicas. O evento é organizado pelo IEA e pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3919, 3818-4442 ou e-mail cregina@usp.br.

Meios de comunicação e escola
        A revista Comunicação & Educação e a Livraria Cultura organizam a mesa redonda Multiculturalismo e Identidade: o papel dos meios de comunicação e da escola, que acontece no dia 14 de agosto, às 19h30. Farão parte da debate os professores Octavio Ianni, Maria Aparecida Baccega e Solange M. Couceiro de Lima, todos da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.O debate acontece na Livraria Cultura, que fica na Av. Paulista, Conjunto Nacional, térreo.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4063.
 
 


Agenda Cultural
Programação da TV USP
        A TV USP apresenta de 14 a 20 de agosto, a seguinte programação:
        DELTA, PI - Cultura Clubber, essa co-produção das TVs USP e PUC discute origens da cultura clubber, sua relação com a música eletrônica, hábitos e preconceitos. Participam do debate alunos da USP e os DJs Camilo Rocha e Renato Lopes. Segunda (14), às 10h30, 15h30, 19h30 e 01h30.
        ABD NO AR - Rumos estéticos do cinema brasileiro II, em que Ismail Xavier, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP continua sua reflexão sobre os rumos estéticos do cinema brasileiro, indagado por Leandro Saraiva, editor da revista Sinopse. Terça-feira (15), às 10h30, 15h30 e 01h30; sábado (19), às 19h30; e domingo (20), 1h30.
        PANORAMA - O Masculino na Dança, Cietec, Qual é o curso? - História. Nessa semana a revista eletrônica Panorama apresenta a 9ª edição de O Masculino na Dança, espetáculos concebidos e interpretados por homens. Cietec mostra a Tecnolab do Brasil e o objetivo na incubação de empresas para estimular o desenvolvimento da tecnologia nacional. A série Qual é o curso? apresenta o curso de História através de entrevistas com alunos, professores e profissionais, mostrando também algumas possibilidades de trabalho na área. Quarta-feira (16), às 10h30, 15h30, 20h00 e 01h30; sábado (19), às 15h30; domingo (20), às 10h30.
        OLHAR DA USP - Indústria Frigorífica. Neste programa, a professora Evelise Ramos e Silva e o agente de inspeção federal Mário Nascimento debatem sobre os problemas da fiscalização dos alimentos de origem animal no Brasil e os riscos aos quais estão expostos os consumidores. Quinta-feira (17), às 10h30, 15h30, 20h30 e 01h30; sábado (19), 01h30.
        2 APÊS - O Noivo, o episódio da sitcom produzida pela TV USP, mostra dessa vez. Hermano na condição de futuro pai e Oscar sofrendo o drama de perder o emprego, enquanto Betão quer se vingar de um colega de ginásio. Adriana fica noiva e Clara procura pessoas depressivas para responder seu formulário de faculdade. Sexta-Feira (18), às 10h30, 15h30, 20h00 e 01h30; sábado (19), às 10h30; e domingo (20), às 15h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4101.
 
 


Livros, Revistas e Publicações
Em Busca do Povo Brasileiro
        No próximo dia 15, às 19h30, na FNAC, acontece o lançamento do livro Em Busca do Povo Brasileiro (Editora Record), de Marcelo Ridenti. Na oportunidade, haverá o debate Romantismo revolucionário brasileiro: os anos 60 em 2000, com a presença de Ridenti, do professor de Sociologia da USP, Octavio Ianni, do cineasta Renato Tapajós e do professor Ricardo Musse, da Unicamp.
        A FNAC fica na Av. Pedroso de Morais, 852.
        Mais informações: ( (0XX11) 3097-0022 e (0XX21) 585-2048.
 
 


Teses e Dissertações
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Doutorado
        Uma contribuição à estruturação da atividade de controladoria em entidades fechadas de previdência privada: uma abordagem da gestão econômica. Francisco Carlos Fernandes. Dia 14/8, 14h30.
        Harmonização de normas e práticas contábeis no Mercosul. Nahor Plácido Lisboa. Dia 15/8, 14h.
        Mudança e cultura organizacional: a construção social de um novo modelo de gestão de P&D na Embrapa. Mozar José de Brito. Dia 15/8, 14h30.

Mestrado
        A auditoria de informática face ao comércio eletrônico através da Internet – um estudo no setor financeiro. Dia 14/8, 14h30.
        Arcabouço institucional e o desempenho fiscal dos estados brasileiros. Fabio Akira Hashizume. Dia 15/8, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-5811.

Instituto Oceanográfico
Doutorado
        Estrutura e dinâmica da frota de parelhas do estado de São Paulo e aspectos biológicos dos principais recursos demersais costeiros da região Sudeste/Sul do Brasil (23º-29ºS). Paula Maria Gênova de Castro. Dia 14/08, 14h.
        Mais informações: ( (0XX16) 3815-4272

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Doutorado
        Semântica aristotélica. Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira. Dia 15/8,14h.
        A produção dialógica do texto escrito (modelo de textualização). Inez Sautchuk. Dia 15/8, 14h.

Mestrado
        Estudo onomástico contrastivo das regiões econômicas de Irecê e do Recôncavo Sul, Bahia. Estudo de caso: município de Barra do Mendes e Nazaré. Maria José Oliveira Matos. Dia 14/8, 14h.
        Filosofia e autoria em Ecce Homo de Nietzsche - autobiotipografia. Sandro Kobol Fornazari. Dia 14/8, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4626/4584.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3818-4411/3818-4691 - Fax: (0xx11) 3818-4476/3818-4426/3818-4689
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.htmlE-mail: agenusp@edu.usp.br
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo, Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias
Estagiários: Bruna Fontes, Giovana Tiziani, Júlio Bernardes e Renata Bessi