São Paulo, 16 de agosto de 2000 n.583/00.
Estudo avalia hot-dog
das ruas de SP
Pesquisa da Faculdade de Saúde Pública avaliou a qualidade e higiene dos cachorros-quentes comercializados no centro de São Paulo. De acordo com o estudo, em 30% dos estabelecimentos que comercializam os produtos, as condições de higiene são péssimas.

FEA promove mesa-redonda sobre o mercado de trabalho para o executivo
 

ECA realiza seminário sobre a moda e a mulher
 

USP Sinfonietta se apresenta sábado no Camargo Guarnieri
 


Destaques

Higiene de cachorros-quentes vendidos em São Paulo é tema de tese
        Com o objetivo de identificar problemas relacionados à qualidade e higiene dos alimentos vendidos por ambulantes da Capital, a nutricionista e professora Alessandra Lucca defendeu no último dia 1º, na Faculdade de Saúde Pública da USP, sua dissertação de mestrado Cachorro-quente comercializado em locais públicos: pontos críticos e características do mercado. Centralizando a análise sobre os cachorros-quentes, Alessandra procurou traçar o perfil de vendedores e consumidores. Ao todo foram entrevistados 35 vendedores e 134 consumidores da região de Cerqueira César e Jardins, entre a avenida Paulista, suas travessas e paralelas. "Me interessei pelo tema devido ao crescimento da venda informal de alimentos nos últimos tempos, o que acabou aumentando os riscos de intoxicação por falta de higiene e preparo adequado dos produtos, e também pela falta de estudos sobre alimentos comercializados em locais públicos no Brasil", explica a pesquisadora.
        No primeiro contato, a Alessandra preenchia uma ficha com dados dos vendedores, relacionados às características sócio-econômicas. Posteriormente, ela também pedia algumas informações a alguns consumidores. Além disso, acompanhou cada ambulante ou ponto de venda durante seis horas, medindo a temperatura da água das salsichas a cada uma hora. "Ao chegar, verificava o pH de alguns ingredientes utilizados nos sanduíches, tais como catchup, mostarda, vinagrete, maionese e purê de batatas, e repetia a operação ao ir embora", afirma Alessandra.
        Em 30% dos estabelecimentos as condições de higiene foram consideradas péssimas ou regulares. "O purê de batatas foi considerado uma preparação de alto risco, pois apresentou pH, temperatura e um grande tempo de exposição ao ambiente, fatores favoráveis à multiplicação de bactérias", explica Alessandra. "Em alguns pontos de venda também eram oferecidas preparações à base de carne e frango, que também foram consideradas de alto risco, pois não atingiram a temperatura de reaquecimento ideal, além do tempo de exposição ser muito grande."
        Os estabelecimentos tipo towner (aquelas minúsculas vans adaptadas) foram os que apresentaram melhores condições higiênico-sanitárias e temperaturas dos alimentos mais adequadas. "Isso se deve à utilização de equipamentos mais adaptados e à facilidade de locomoção, o que permite que seus donos os levem para casa, onde é possível fazer limpezas com maior freqüência", informa a pesquisadora.
        Segundo Alessandra, os tradicionais carrinhos e as barracas fixas normalmente apresentaram condições de higiene inferiores devido à idade dos equipamentos e, na maioria das vezes, à impossibilidade de serem levados para locais apropriados para uma perfeita higienização. "O objetivo do estudo não era apenas detectar os problemas de higiene e traçar o perfil dos consumidores e vendedores, ambos, na maioria dos casos, de baixa escolaridade e renda, mas também o de fazer um trabalho preventivo e educativo, na medida em que orientava os vendedores sobre procedimentos mais adequados para melhorar a qualidade de seus produtos e o impacto que isso poderia acarretar sobre sua clientela, a qual tende a aumentar", afirma.
        A pesquisa detectou que a maior parte dos consumidores (72%) são homens de até 25 anos, na maioria office-boys, que ganham, no máximo, três salários mínimos. Na faixa de três a cinco salários, 26%. E acima de 10 salários, 7%. Os outros consumidores se situam nas outras faixas salariais. "A maioria dos entrevistados afirma que prefere o cachorro-quente porque é barato e tem uma série de outros acompanhamentos, o que nos permite concluir que o consumo está intimamente ligado a um problema social, de poder aquisitivo mesmo", conclui Alessandra. "Oitenta por cento consome este tipo de lanche pelo menos uma vez por semana, mas 73% afirmam que, se tivessem condições, almoçariam em locais mais adequados, comendo arroz, feijão, salada, entre outros alimentos".
        O próximo passo da professora será a publicação de uma cartilha sobre técnicas de manipulação adequada e noções básicas de higiene, a ser distribuída nos pontos de venda estudados, como forma de dar continuidade a atividade educativa do projeto.
        Mais informações: ( (0XX11) 283-1605, 9704-6157 ou e-mail alelucca@hydra.com.br .
 



Cursos, Seminários e Palestras
Mercado de trabalho para executivos
        O Programa de Educação Continuada em Administração para Executivos da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP realiza no dia 17 a mesa-redonda Mercado de Trabalho para Executivo, que debate características e tendências nesse setor. O evento ocorre às 20 horas no Auditório 5 da FEA. As vagas devem ser reservadas por telefone.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-5973/ 3818-5966 ou e-mail mbausp@fia.fea.usp.br.

ISO 14004
        O Instituto de Pesquisa e Estudos Florestais (Ipef), entidade ligada à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba, promove no dia 22 de agosto o curso de Auditoria Ambiental. O objetivo é apresentar conceitos e metodologias de condução de auditorias em Sistemas de Gestão Ambiental (SGA), com base na norma ISO 14004 e capacitar profissionais para a implementação de um sistema eficaz de auditorias internas numa empresa. O curso acontece na Esalq e as inscrições podem ser feitas por telefone ou e-mail.
        Mais informações: ( (0XX19) 430-8603, e-mail eventos@carpa.ciagri.usp.br, ou no site do Ipef www.ipef.br/eventos.

Moda pós-moderna
        A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP realiza de 21 a 25 de agosto o seminário A moda e a mulher nas sociedades pós-modernas, ministrado pelo sociólogo e pensador francês Gilles Lipovetsky, que falará sobre as transformações da moda no último século. O evento ocorre na Sala de Congregação da ECA, na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária. Não haverá taxa de inscrição.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-5019

Botânica nas metrópoles
        Estão abertas as inscrições para o XIII Congresso da Sociedade Botânica, com o tema "A botânica nas grandes metrópoles", organizado pelo Instituto de Biociências (IB) da USP. Haverá palestras sobre temas como "Caracterização da vegetação urbana", "Poluição aquática e a vegetação", "Biotecnologia de plantas: realidade e perspectivas" e "Recuperação da vegetação". O evento ocorre de 4 a 6 de setembro no IB, que fica na Rua do Matão, travessa 14, nº 321.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-7600 ou pelo e-mail xiiisbsp@ib.usp.br

Recrutamento de trainees e estagiários
        Nos dias 23 e 24 de agosto, acontece o 10º Workshop Integrativo, organizado pelo Grêmio da Escola Politécnica (Poli) da USP. O evento reúne diversas empresas que expõem para os universitários de qualquer unidade da USP seus programas de estágio e trainee. Além disso, são realizadas palestras e dinâmicas. As inscrições podem ser feitas por telefone.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-5477/ 3818-5797
 



Agenda Cultural
Concerto da USP Sinfonietta
        A USP Sinfonietta, antiga Orquestra Sinfônica da USP, apresenta neste sábado (19), às 16 horas, o 1º concerto da série Sob o signo de um século no Anfiteatro Camargo Guarnieri. O anfiteatro fica na Rua do Anfiteatro, 109, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3000 ou pelo e-mail adm016_fusp@recad.usp.br
 



Quadro de Avisos
Rumos da educação
        De 17 a 19 de agosto, em Guarulhos, acontece o 1º Congresso Internacional de Educação de Guarulhos, uma iniciativa da Secretaria Municipal da Educação daquele município. Estarão participando educadores, professores, estudantes, antropólogos, artistas, escritores e estudiosos, entre eles, os professores da USP, Aziz Nacib Ab’Saber, do Instituto de Estudos Avançados (IEA) e do Departamento de Geografia (FFLCH), e Kabengele Munanga, do Departamento de Antropologia e do Centro de Estudos Africanos da FFLCH. No encontro serão abordados, entre outros temas, a Educação, Cultura e Cidadania, com abordagem do preconceito racial no sistema educativo, a democratização na escola e o modelo educacional.
        Mais informações: ( (0XX11) 3816-0909 ou 814-4600; E-mail: lug@osite.com.br ou luf@osite.com.br
 



Teses e Dissertações
Escola Politécnica
Doutorado
        Estudo da corrosão do duralumínio 2024 em concreto de cimento portland. Cristina Machado Corrêa Leite. Dia 18/8, 14h.

Mestrado
        Um modelo para a roteirização e programação do transporte de deficientes. Andrei Znnamensky. Dia 17/8, 14h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-5443

Faculdade de Saúde Pública
Mestrado
        Mapa mínimo de relações: adaptação de um instrumento gráfico para configuração de rede de suporte social do idoso. Marisa Accioly Rodrigues da Costa Domingues. Dia 18/8, 10h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7739

Instituto Astronômico e Geofísico
Doutorado
        Caracterização magnética dos sedimentos paleozóicos dos grupos Caacupé e Itacurubí, Paraguai Oriental. Thelma de Souza Berquó. Dia 18/8, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-5046
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3818-4411/3818-4691 - Fax: (0xx11) 3818-4476/3818-4426/3818-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.htmlE-mail: agenusp@edu.usp.br
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo, Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias
Estagiários: Bruna Fontes, Giovana Tiziani, Júlio Bernardes e Renata Bessi