São Paulo, 18 de agosto de 2000 n.585/00.
Saúde no Brasil é mal divulgada pela imprensa
Pesquisa apresentada na pós-graduação da ECA constatou que a imprensa brasileira ainda está dando seus primeiros passos na cobertura da saúde. Além da necessidade de maior espaço, a qualidade das informações também precisa melhorar. 

Encontro discute propriedade intelectual na Internet
 

Incor realizará demonstrações on-line
 

Ceuma promove evento com violino e violão


Destaques

Cobertura sobre a saúde na imprensa ainda é deficiente
        Pesquisa realizada pela jornalista Luciana Miranda mostra que a imprensa brasileira ainda está em seus primeiros passos na cobertura da saúde. Além disso, constata a necessidade de melhorar a qualidade das informações sobre o assunto. Os resultados da pesquisa estão na dissertação de mestrado A saúde na imprensa brasileira, defendida por Luciana em maio deste ano, na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.
        O trabalho mostra que 41% do material publicado pela imprensa enfoca novos tratamentos, produtos ou pesquisas. A saúde infantil recebe 12% da cobertura, a das mulheres 8%, enquanto a dos homens não chega a 1%. Saúde do trabalho, do adolescente e do idoso recebem, segundo a pesquisa, pouca atenção da imprensa: cada um deles ocupa apenas 2% da cobertura. "Somente 7% de toda a cobertura fornece algum tipo de informação sobre a prevenção", relata. Na opinião da jornalista, trata-se de um grave problema. "Não basta o leitor ter acesso as informações sobre riscos, mas é fundamental que ele receba também informações sobre prevenção de doenças". Luciana analisou 219 matérias e 214 notas sobre saúde, coletadas nos jornais O Estado de São Paulo, O Globo, Diário Popular e Zero Hora, e nas revistas Veja e Galileu.
        De acordo com a pesquisadora, o aprimoramento da cobertura de saúde depende do melhor relacionamento entre jornalistas e profissionais de saúde. Os problemas desta relação, no entanto, só podem ser minimizados com jornalistas mais bem preparados. Por isso, a jornalista defende a especialização. "Talvez não seja o caso de uma especialização formal, mas ela pode vir com o tempo, com mais dedicação e empenho para se acompanhar as tendências da área da saúde e melhorar a qualidade da informação", observa.
        Atualmente, Luciana é repórter do jornal O Estado de São Paulo, cobrindo a área da saúde. Sua experiência vem de seis anos, entre publicações específicas da área médica e assessoria de imprensa especializada em saúde. O trabalho de pesquisa durou quatro anos.
        Mais informações: ( (0XX11) 3735-2139 ou e-mail: lmiranda@estado.com.br.
 



Cursos, Seminários e Palestras

Encontro debate propriedade intelectual na Internet
        A Internet, Propriedade Intelectual, o Conhecimento Comunitário e Monopólios Digitais é o tema da mesa-redonda internacional que o Grupo de Estudos de Informação e Comunicação (EdIC) do Instituto de Estudos Avançados (IEA) irá realizar no dia 22 de agosto, às 10 horas .
        O evento contará com a participação de David Bender, do escritório de advocacia Of Counsel, White & Case LLP, de Nova Yorque, EUA, David J. Dicker, do escritório de advocacia Baker & McKenzie, de Chicago, EUA, Luiz Olavo Baptista, da Faculdade de Direito da USP e Demi Getschko, do Comitê Gestor da Internet no Brasil e da Agência Estado. A coordenação será de Imre Simon, coordenador do EdIC e professor do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. No encontro, que terá tradução simultânea, serão discutidas as relações e tensões existentes entre os quatro conceitos presentes no título.
        O encontro terá lugar na Sala de Reuniões do IEA, na Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, Cidade Universitária, São Paulo, SP.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3919/4442; E-mail: sedini@usp.br

Encontro no Geociências
        O Laboratório de 40Ar/39Ar do CPGeo, do Instituto de Geociências (IGc) da USP realiza no próximo dia 21, às 16 horas, no Salão Nobre do IGc, um seminário com o professor Paulo Vasconcelos, da Universidade de Queensland, Austrália, que irá discutir os primeiros resultados, os projetos atuais e futuros da área.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3973 ; E-mail: rosimone@usp.br


Agenda Cultural

Estúdio multimeios
        Alunos da Escola de Comunicações e Artes (ECA), do Instituto de Física (IF) e a equipe da TV USP já estão utilizando o Estúdio Multimeios do Centro de Computação e Eletrônica (CCE) da USP, inaugurado no último dia 15. O Estúdio está aberto a alunos, professores e pesquisadores da universidade que quiserem produzir trabalhos em vídeo, áudio, animação ou multimídia.
        Para usar o estúdio, o aluno de graduação ou pós-graduação precisa descrever o projeto pretendido e tê-lo assinado por um professor responsável. "Aqueles que nos procurarem devem ter um conhecimento básico dos equipamentos, mas terão também o apoio de nossos estagiários", esclarece Rosa Maria Vega Perez, analista de sistemas e encarregada do novo Estúdio.
        O CCE fica na Av. Professor Luciano Gualberto, travessa 3, nº 71, Cidade Universitária, São Paulo, SP.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-6432/3818-6353 ou e-mail emmcce@usp.br.

Duo de violino e violão
        O Duo Brasileiro de Violino e Violão com Edmauro Oliveira e Paulo Paschoal será a próxima atração do Projeto Música na Maria Antonia, que acontece quinzenalmente às quartas-feiras na Rua Maria Antonia, 294. A apresentação percorrerá diversos estilos musicais, do clássico ao choro, passando pelo tango.
        Mais informações: ( (0XX11) 255-5538/ 255-7182 ou e-mail mariantonia@edu.usp.br.

Incor realiza demonstrações on-line na Comdex/Sucesu
        Médicos do Instituto do Coração (Incor) farão demonstrações de telemedicina, com diagnósticos por imagem, durante a feira Comdex/Sucesu, a se realizar de 22 a 25 de agosto, no Anhembi, em São Paulo. A exibição será feita graças à conexão da Rede Interop com a Internet 2, no Centro de Operações montado pelo Laboratório de Arquitetura e Rede de Computadores (LARC) da USP.
        Mais informações pelo e-mail fonte@webwriter.jor.br


Teses e Dissertações

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Mestrado
        Contribuição da técnica Delphi ao planejamento estratégico das empresas: uma avalição de satisfação segundo os respondentes. Edson Seiji Akasaka. Dia 21/8, 15h.
        Análise da importância dos direcionadores de valor nas empresas para diferentes tomadores de decisão no Brasil. Ricardo José de Almeida. Dia 22/8, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-5811.

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Mestrado
        Efeitos da desnutrição protéica precoce, imobilização e condição de alojamento sobre o comportamento de ratos no labirinto em cruz elevada. Ana Laura Françolin Silva. Dia 18/8, 14h.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-4391.

Escola de Comunicações e Artes
Doutorado
        Religiosidade e mídia eletrônica – a mediação sócio-cultural religiosa e a produção de sentido na recepção de televisão. Atílio Ignácio Hartmann. Dia 21/8.
        In ex-tensas. Branca Coutinho de Oliveira. Dia 21/8.
        Índios da tela – a representação do índio no longa-metragem brasileiro de ficção de 1968 a 1974. Ana Lúcia Lobato de Azevedo. Dia 22/8.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4019.

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Doutorado
        Extração supercrítica de carotenóides: comparação com a extração convencional. Ana Maria Somaglia Albino. Dia 22/8, 14h.
Mestrado
        Análise de perigos e pontos críticos de controle no processamento de farinha de trigo integral. Márcia Dimov. Dia 21/8, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3621.

Instituto Oceanográfico
Mestrado
        Avaliação de origem de hidrocarbonetos em sedimentos marinhos de Santos e São Sebastião, utilizando-se hidrocarbonetos marcadores geoquímicos. Patrícia Matheus de Medeiros. Dia 22/08, 10h.
        Variações morfológicas e sedimentares de curto período em perfis praiais, Praia da Bertioga/SP. Cristina Célia Martins. Dia 22/08, 14h.
        Mais informações: ( (0XX16) 3815-4272
 

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Doutorado
        Infinitude subjetiva e estética. A recepção e assimilação dos conceitos de natureza e arte de Schelling em Schopenhauer. Jair Lopes Barboza. Dia 21/08, 14h.
        O clima urbano de Presidente Prudente - SP. Margarete Cristina de Costa Trindade Amorim. Dia 21/8, 14h.
        O poder feminino na Península Ibérica da Reconquista. Maria do Carmo Parente Santos. Dia 22/8, 14h.
        No limite do labirinto - Ermanno Cavazzoni e o fim da modernidade. Ana Maria Carlos. Dia 22/8, 14h.
        Analise funcional de advérbios modalizadores no texto jornalístico. Maria Helena da Nóbrega. Dia 23/08, 9h.
        A interferência da língua japonesa na língua portuguesa falada por nipo-brasileiros. Estudo de aspectos da concordância nominal e verbal. Cecília Kimie Jo Kanashiro. Dia 28/8, 13h30.
Mestrado
        Conflitos sociais e criminalidade urbana: uma análise dos homicídios cometidos no município de São Paulo. Renato Sérgio de Lima. Dia 21/8, 14h.
        A via crúcis do outro - aspectos da identidade e da alteridade na obra de Clarice Lispector. Daniela Mercedes Kahn. Dia 23/8, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4626/4584.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3818-4411/3818-4691 - Fax: (0xx11) 3818-4476/3818-4426/3818-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.htmlE-mail: agenusp@edu.usp.br
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo, Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias 
Estagiários: Bruna Fontes, Giovana Tiziani, Júlio Bernardes e Renata Bessi