São Paulo, 22 de agosto de 2000 n.587/00.
IB inaugura moderno Centro de Genética
No próximo dia 4, o Instituto de Biociências inaugura o Centro de Estudos do Genoma Humano. O laboratório, maior da área na América Latina, conta com equipamentos para pesquisas avançadas, além de prestar atendimento à população em geral. 

Associação Amigos do Coração comemora um ano
 

Abertas inscrições para curso de transferência de embriões em bovinos
 

Energia solar será tema de congresso na FAU
 
 


Destaques

Centro de Genética será o maior da América Latina

        O Instituto de Biociências (IB) da USP inaugura no próximo dia 4 de setembro, às 9 horas, o Centro de Estudos do Genoma Humano. A cerimônia contará com a participação do reitor da Universidade, professor Jacques Marcovitch, entre outros convidados. O laboratório, maior da área na América Latina, foi construído em pouco mais de um ano e consumiu cerca de um milhão de reais em recursos, vindos da Fapesp e do CNPq.
        O Centro está equipado para fazer as mais avançadas pesquisas, além de prestar aconselhamento genético à população em geral, duas atividades desenvolvidas há décadas pelo Departamento de Genética do IB. "Teremos, a partir de agora, melhores condições para realizar nosso trabalho", afirma Mayana Zatz, coordenadora do novo centro e uma das recém homenageadas pela Ordem Nacional do Mérito Científico, Classe da Grã-Cruz, maior honraria do País na área de Ciência e Tecnologia concedida pelo presidente Fernando Henrique Cardoso em cerimônia ocorrida na capital, Brasília, no último dia 10.
        Há mais de 30 anos a pesquisadora vem estudando e combatendo a distrofia muscular, uma doença genética que atinge uma criança do sexo masculino a cada três mil nascimentos, provocando a perda dos movimentos das pernas e dos braços. Aliando o gosto pela pesquisa científica à vontade de prestar atendimento à população, começou a visitar famílias em que ocorriam casos da distrofia muscular. Nessas visitas, dava orientações para o bem estar do paciente e colhia amostras dos outros integrantes da família para realizar os testes que revelam as chances de ocorrer novos casos.
        Em 1981, participou da criação da Associação Brasileira de Distrofia Muscular (Abdim), que atende cerca de cem crianças portadoras de distrofias musculares, além de centenas de outros pacientes que visitam a entidade de forma esporádica. Além disso, a Abdim também acompanha casais com possibilidade de gerar filhos com problemas genéticos e fornece assessoria à distância para profissionais de saúde que trabalham com portadores de distrofias musculares em outros Estados.
        A pesquisadora e sua equipe foram responsáveis pela descoberta de dois dos oito genes causadores de distrofias musculares progressivas do tipo Cinturas, primeiro passo para a busca da cura da doença.
        Nos próximos meses, em cooperação com o professor Sérgio Dani, da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, a equipe do centro deverá iniciar uma promissora pesquisa visando a cura das distrofias musculares. Esse trabalho consistirá no transplante de células indiferenciadas — as quais ainda não formam um tecido específico, como o do coração, rins ou fígado — em cachorros que possuem a doença. Os cientistas acreditam que as células extraídas do cordão umbilical podem se diferenciar e formar tecidos musculares, técnica que, se der certo, futuramente poderá ser desenvolvida para ser aplicada em seres humanos.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-7541.
 


Associação Amigos do Coração comemora seu 1º aniversário

        A Associação Amigos do Coração, entidade sem fins lucrativos de apoio a pacientes carentes do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), comemora hoje (22) seu primeiro aniversário. A associação destina-se à cerca de 21 mil pacientes que procuram o apoio do Serviço Social do Incor para conseguir desde passes de ônibus até roupas, medicamentos e estadia.
        "Nosso propósito ultrapassa o assistencialismo, importante num primeiro momento. O que nós queremos é auxiliar o cardiopata carente em seu processo de apropriação da cidadania e de inserção na sociedade e na economia", explica Moyses Wainberg, diretor-presidente da Associação e paciente do Incor.
        A comemoração, que acontece às 15 horas no Incor, contará com a presença de Maurício de Souza, o criador da Turma da Mônica e padrinho da Associação.
        O Incor fica na Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 44.
        Mais informações: ( (0XX11) 3069-5000


Cursos, Seminários e Palestras
Massagem Oriental
        O Centro Cultural da USP de São Carlos oferece o curso de Teoria e prática de técnicas de massagem oriental – os quatro biotipos humanos, que começa na sexta-feira (25), às 19h30, no Auditório do Centro de Convivência. O Centro Cultural fica na Av. Trabalhador São-carlense, nº 400, São Carlos.
        Mais informações : ( (0XX16) 271-8946/ 275-1803 ou pelo e-mail centrocultural@sc.usp.br.

Embriões bovinos
        A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP de Piracicaba, abre inscrições para o 4º Curso de Transferência de Embriões em Bovinos, que acontece de 4 a 8 de setembro. O curso trata dos objetivos da transferência de embriões, definição de critérios de seleção de doadoras e receptoras, manipulação e avaliação morfológica de embriões e congelamento e descongelamento de embriões, entre outros temas.
        Mais informações : ( (0XX19) 422-9197 ou pelo e-mail agrohoje@carpa.ciagri.usp.br.

Espaço, tempo e conhecimento
        O professor Gilson Schwartz, do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP coordena, a partir do dia 28, seminários livres dentro de seu projeto Knowware: o espaço tempo da sociedade do conhecimento, todas as segundas-feiras, às 15 horas. O projeto faz uma crítica político-ideológica sobre a requalificação do espaço e do tempo na Internet e a reavaliação dos processos de socialização, especialmente o trabalho e a economia política. Os seminários, previstos para ocorrerem até dia 25 de setembro, estão abertos a todos os interessados, sem necessidade de inscrição.
        Mais informação: ( (0XX11) 3818-3919.

Arquitetura e energia solar
        O Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo (Nutau) da USP abre inscrições para o Nutau 2000 - X Congresso Ibérico - V Congresso Ibero-Americano de Energia Solar, que ocorre de 28 de agosto a 1º de setembro. Em discussão, arquitetura na Internet e arquitetura, clima e sustentabilidade de mega-cidades, além de painéis e sessões com temas como arquitetura bioclimática, conforto ambiental e avaliação pós-ocupação nos edifícios. O encontro terá lugar na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, que fica na Rua do Lago, 876, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3209/ 3818-3082.

Jung e corpo
        Estão abertas até quinta-feira (24), as inscrições para o curso Jung e Corpo, do Instituto de Psicologia (IP) da USP, que ocorre de 1º de setembro a 15 de dezembro. O curso, destinado a profissionais e formandos das áreas de arte, educação e saúde, introduz técnicas de trabalho corporal criadas pelo Dr. Sandor Pethö, com apresentação e discussão de conceitos jungianos básicos. A taxa é de R$ 50,00, exceto para a comunidade USP.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4172.


Agenda Cultural
Programação da TV USP
        A TV USP apresenta, entre 22 e 27 de agosto, a seguinte programação:
        ABD NO AR 40 anos de Aruanda, em que o cineasta Maurice Capovilla e o crítico de cinema Jean-Claude Bernardet relembram o lançamento de Aruanda, documentário de Linduarte Noronha, no I Encontro da Crítica Cinematográfica Brasileira, 1961. Hoje (22), às 10h30, 15h30 e 01h30 e sábado (26) às 19h30.
        PANORAMA – A mulher que matou os peixes, Câncer, Esalq BR500 – Culinária Brasileira e Insônia. Nessa semana a revista eletrônica Panorama apresenta a peça A mulher que matou os peixes, baseada num conto infanto-juvenil de Clarice Lispector e contada por alunas do Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP. O programa mostra também a visita que fez a dois centros de oncologia, a riqueza da gastronomia brasileira e os problemas enfrentados pelos que sofrem de insônia. Amanhã (23), às 10h30, 15h30, 19h30 e 01h30; sábado (26), às 15h30; domingo (27), às 10h30.
        OLHAR DA USP – Alterações Climáticas. Neste programa, o professor Pedro Dias, do Instituto Astronômico e Geofísico (IAG) da USP e o ambientalista Délcio Rodrigues, do Greenpeace discutem os recentes fenômenos meteorológicos e os reflexos dos impactos ambientais no clima do planeta. Quinta-feira (24), às 10h30, 15h30, 20h30 e 01h30; sábado (26), às 01h30.
        2 APÊS - O Noivo, o episódio da sitcom produzida pela TV USP, mostra dessa vez. Hermano na condição de futuro pai e Oscar sofrendo o drama de perder o emprego, enquanto Betão quer se vingar de um colega de ginásio. Adriana fica noiva e Clara procura pessoas depressivas para responder seu formulário de faculdade. Sexta-Feira (25), às 10h30, 15h30 e 01h30; sábado (26), às 10h30; e domingo (27), às 15h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4101 ou pelo e-mail tvusp@edu.usp.br.


Quadro de Avisos
Integração regional
        Amanhã (23), às 9 horas, na Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (rua Verbo Divino, 1488), acontece o seminário O processo de integração regional em foco, promovido pelo Grupo de Trabalho Mercosul/União Européia e outras Regiões Integradas da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.
        Mais informações: ( (0XX11) 5181-0677 ramal 217.



Teses e Dissertações
Instituto de Psicologia
Mestrado
        "Práticas alternativas"? Uma leitura institucional da questão. Lígia Ferreira Galvão . Dia 25/8, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4178.

Escola Politécnica
Doutorado
        Um estudo sobre a avaliação da eficácia da tecnologia da informação nas organizações. Fernando José Barbin Laurindo. Dia 23/8, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-5443.

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Doutorado
        Uma análise da implantação do programa de introdução de novas tecnologias de informação e comunicação na escola pública PROINFO/MEC. Ruthberg dos Santos. Dia 28/8, 10h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-5811.

Instituto Oceanográfico
Doutorado
        Efeitos do LAS-C12 (Dodecil Benzeno Sulfonato de Sódio) no metabolismo e na capacidade de natação da tainha, Mugil platanus (Gunther, 1880) (perciformes, mugilidae). Edison Barbieri. Dia 25/8, 14h30.

Mestrado
        Circulação no Canal de São Sebastião (SP) durante o inverno: estudos numéricos. Luiz Paulo de Freitas Assad. Dia 24/8, 9h30.
        Mais informações: ( (0XX16) 3815-4272.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Doutorado
        A dinâmica regional recente no Brasil: desconcentração seletiva com "internacionalização" da economia nacional. Luis Lopes Diniz Filho. Dia 25/8,14h.

Mestrado
        A propriedade privada da terra e a produção de novas especialidades na cidade de Fortaleza. Ana Cristina Mota Silva. Dia 25/8, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4626/4584.
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3818-4411/3818-4691 - Fax: (0xx11) 3818-4476/3818-4426/3818-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html E-mail: agenusp@edu.usp.br
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo, Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias
Estagiários: Bruna Fontes, Giovana Tiziani, Júlio Bernardes e Renata Bessi