São Paulo, 24 de agosto de 2000 n.589/00.
 
 
Avaliação do ensino e políticas educacionais 
Seminário na Faculdade de Educação da USP discute a avaliação dos sistemas escolares no Brasil e como as administrações públicas 
pretendem utilizar os resultados 
obtidos para a melhoria da 
qualidade do ensino. 
 
 
 
 Curso sobre psicologia e esporte no IP
 
Lançamento de livro traz seleção de resenhas culturais
 
Mostra sobre cinema e arquitetura
 

Destaques 
Seminário discute o papel da avaliação na qualidade do ensino
        Com o objetivo de promover discussões que ajudem os educadores no atual processo de mudanças das instituições escolares (incluindo as de nível superior), a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e o Centro de Estudos e Pesquisa de Políticas Públicas em Educação (CEPPPE) convidam a todos para participar, entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro, do seminário Avaliação de Sistemas Escolares: A utilização de seus resultados. Destinado a professores, especialistas, estudantes universitários e interessados em geral, a iniciativa conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). "Esperamos que o seminário contribua para a discussão nacional e internacional sobre as perspectivas de utilização dos dados obtidos através das avaliações dos sistemas escolares", explica Celso de Rui Beiseigel, professor da Faculdade de Educação da USP e um dos coordenadores da iniciativa.
        Segundo o pesquisador, as possíveis contribuições da avaliação na promoção da melhoria do ensino vêm sendo discutidas a partir de duas linhas de argumentação. A primeira considera a lógica interna do processo de avaliação, examina seus princípios e procedimentos, procura explicitar os enfoques e critérios adotados, tomando-os como referência para a discussão das potencialidades e dos limites das práticas adotadas. A partir daí, as possibilidades de interferência da avaliação na melhoria da qualidade do ensino estariam presentes na própria lógica intrínseca ao processo.
        A segunda também considera a utilização dos resultados na condução das políticas educacionais, examinando a validade, relevância e a oportunidade das iniciativas adotadas como fruto do conhecimento obtido mediante a aplicação de avaliações.
        No Brasil, os debates sobre a avaliação e suas conseqüências na melhoria da qualidade do ensino têm focalizado principalmente a primeira dessas perspectivas. Os seminários e as discussões sobre as iniciativas do governo federal e administrações estaduais têm se centralizado nos princípios e objetivos dos programas realizados, procurando explicitar as potencialidades, deficiências e riscos inerentes à sua implementação.
        De acordo com Romualdo Portela de Oliveira, professor da FE/USP e um dos coordenadores do projeto, o seminário foi programado a partir da percepção da urgente necessidade de se promover o debate a respeito dos usos da avaliação dos sistemas escolares. "Queremos mudar o enfoque tradicional da questão, centralizado na discussão dos critérios e procedimentos adotados em processos avaliativos, analisando as possibilidades de uso dos dados na melhoria do ensino brasileiro."
        O evento será dividido em quatro sessões ou mesas redondas, dedicadas a temas específicos, que contarão com a participação de especialistas de diferentes instituições, como a Fundação Carlos Chagas (FCC), o Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE) e o Ministério da Educação. Já estão confirmadas as presenças de dois secretários estaduais de Educação: Rose Neubauer, de São Paulo, e Antenor Naspolini, do Ceará.
        Durante o evento serão discutidas as idéias recentes sobre a avaliação no Brasil e no exterior, como as administrações públicas estão programando a utilização dos resultados obtidos nos processos avaliativos e de que forma eles já estão sendo usados, incluindo o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e sua aplicação nos exames vestibulares.
        As inscrições podem ser feitas através dos telefones 3818-3342, 3818-3195, 815-0232, 815-0194 ou pelo e-mail bancodedados@fe.usp.br. O evento ocorrerá no Auditório da FE/USP, que fica na Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo, SP.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3517 ou e-mails romualdo@usp.br ou brisieq@usp.br
 

Cursos, Seminários e Palestras 
Psicologia e esporte
        O Instituto de Psicologia (IP) da USP estará com inscrições abertas até dia 31 para o curso Psicologia e Esporte: Práticas em Ação. O curso, que acontece entre os dias 12 de setembro e 28 de novembro, é destinado a psicólogos e aos profissionais e estudantes das áreas de Educação Física e Esporte. As inscrições podem ser feitas no IP, na rua Professor Melo Moraes, 1721, bloco D, na Cidade Universitária. A taxa é de R$ 30,00 e as mensalidades, R$ 80,00.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4172
 

Livros, Revistas e Publicações 
Jornalismo Cultural
        No próximo dia 28, às 19 horas, no Bar Balcão (rua Dr. Melo Alves, 150, Consolação) acontece o lançamento do livro Papel-jornal - artigos de jornalismo cultural, do jornalista Marcello Rollemberg, diretor do Jornal da USP. A obra traz uma seleção de resenhas e textos sobre cultura escritos por Rollemberg nos últimos quinze e publicados no Jornal da USP, revista Cult e Jornal do Brasil. A primeira parte do livro, "Cena Nacional", traz 10 artigos sobre cultura brasileira; a segunda, "Plano Americano", tem 10 artigos sobre a cultura dos Estados Unidos.
        No dia 13 de setembro, a partir das 20 horas, acontece novo lançamento do livro no Rio de Janeiro, na Livraria Argumento, que fica na Rua Dias Ferreira, 417, Leblon.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4419

Lançamento sobre divulgação científica
        A Estação Ciência, Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural da USP e a Edusp irão lançar, no próximo dia 31, às 15 horas, o livro O Desafio de Ensinar Ciências no Século XXI. A obra é formada por artigos dos participantes (expositores, artistas, professores, cientistas, produtores de oficinas, palestras e demonstrações) da 4ª Mostra de Material de Divulgação e Ensino das Ciências, projeto criado para estimular a divulgação e a educação científica e tecnológica no Brasil. O lançamento será no estande da Edusp, durante a realização da quinta edição da Mostra — cujo tema esse ano é Ciência e Arte: Imaginário e Descoberta — e contará com a presença do reitor da USP, professor Jacques Marcovitch, entre outros autores. A Estação Ciência fica na Rua Guaicurus, 1.274, Lapa, São Paulo –SP.
        Mais informações: ( (0XX11) 263-7022 ou e-mail: renata@eciencia.usp.br.

 


Agenda Cultural 
Mostra Cinema e Arquitetura
        O Cinusp apresenta de 28 a 1º de setembro a mostra Cinema e Arquitetura, onde serão exibidos os seguintes filmes, sempre às 19 horas:
        No dia 28, O Golem - Como Veio ao Mundo, de Paul Vegener e Carl Boese; dia 29, Dr. Mabuse, o Jogador, de Fritz Lang; dia 30, O Gabinete do Dr. Caligari, de Robert Wiene; dia 31, O Homem com uma Câmera, de Dziga Vertov; e no dia 1º de setembro, A Linha Geral (ou O Velho e o Novo), de Serguei Eisenstein.
        Além dos filmes, haverá nestas mesmas datas, das 15h30 às 18 horas, seminários que fazem paralelos entre cinema e arquitetura, sob coordenação do professor Ismail Xavier, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. As aulas serão dadas pelo professor Hans-Joachim Schlegel, historiador, teórico e crítico de cinema, que leciona em universidades alemãs e estrangeiras. Alguns dos filmes trabalhados nas aulas serão apresentados na mostra. As inscrições para o seminário podem ser feitas até dia 28.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3152.
 

Teses e Dissertações 
Instituto Oceanográfico
Mestrado
        Caracterização de foraminíferos e sua utilização como indicadores de massas d'água e de parâmetros ambientais, no canal de São Sebastião. Patrícia Bardawil Postiglione Kfouri Cardoso. Dia 28/08, 14h.
        Mais informações: ( (0XX16) 3815-4272.

Faculdade de Direito
Doutorado
        A (livre) circulação de trabalhadores no Mercosul. Patrícia Tuma Martins Betolin. Dia 29/8, 9h.

Mestrado
        A violação de literal disposição de lei como fundamento da ação rescisória no direito brasileiro. Daniella Zagari Gonçalves. Dia 29/8, 9h.
        A terceirização da mão-de-obra diante do modelo contratual tradicional do trabalho. Roberto Vieira de Almeida Rezende. Dia 29/8, 15h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3111-4004.

Instituto de Química de São Carlos
Mestrado
        Desenvolvimento e aplicação de eletrodos de pasta de carbono modificados quimicamente para análise de paracetamol e cafeína em fármacos: aplicação de voltametria cíclica e voltametria de pulso diferencial. Ana Paula Duarte Seleghim. Dia 25/8, 14h.
        Mais informações: ( (0XX16) 273-9909.

Escola Politécnica
Doutorado
        Cartografia digital como ferramenta de gestão operacional de redes de distribuição de água. Silvana Corsário Cândido da Silva Franco. Dia 24/8, 9h.

Mestrado
        Deformabilidade das estruturas de concreto: impacto da variabilidade do módulo de elasticidade secante e da resistência à tração, decorrente das modificações dos materiais, cimentos e agregados. Carlos Henrique de Moura Cunha. Dia 25/8, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-5443.
 

 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.  
Tel.(0xx11) 3818-4411/3818-4691 - Fax: (0xx11) 3818-4476/3818-4426/3818-4689  
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html E-mail: agenusp@edu.usp.br  
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br  
Repórteres: André Chaves de Melo, Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br  
Estagiários: Bruna Fontes, Giovana Tiziani, Júlio Bernardes e Renata Bessi