São Paulo, 01 de setembro de 2000 n.595/00.
 
Lacri lança campanha contra palmada
O Lacri, Laboratório do Instituto de Psicologia acaba de lançar a campanha A palmada deseduca. O objetivo é sensibilizar pais, educadores e autoridades sobre os problemas gerados pela violência doméstica contra crianças e adolescentes

USP inaugura Laboratório de Genoma Humano
 

Presidente da Nippon Foundation visita a Universidade
 

Linguagem na Infância é tema de evento na Psicologia


Destaques

Laboratório da criança lança campanha contra palmada

        O Laboratório da Criança (Lacri), do Instituto de Psicologia da USP, acaba de lançar a campanha A Palmada Deseduca, que visa sensibilizar pais, educadores e autoridades sobre os problemas gerados pela violência doméstica contra crianças e adolescentes. "A criança agredida é o agressor de amanhã. Por isso hoje o país está tão violento", alerta a assistente social Cacilda Costa Paranhos, coordenadora da Equipe 72 do Lacri. A campanha foi lançada em 18 de agosto, durante o I Congresso Internacional da Educação, em Guarulhos. O slogan da campanha era "a mesma mão que bate pode ser aquela que acaricia e prepara a cidadania".
        O Código Penal proíbe o castigo imoderado, mas os integrantes do Lacri questionam os limites dessa moderação, que diferenciem os castigos moderados e imoderados. Cacilda adverte que o adulto tem muito mais força do que uma criança. "Por isso, a palmada pode ser um gesto muito mais agressivo do que os pais imaginam", afirma.
        Durante três meses, a equipe 72 do Lacri fez um levantamento sobre violência doméstica contra crianças e adolescentes em Guarulhos, pesquisando os arquivos dos quatro conselhos tutelares da cidade. Foram constatados 476 casos, envolvendo 548 menores de 2 a 16 anos. A negligência é o fator mais freqüente de denúncias: representa 26% das denúncias de meninas e 34% de meninos. Já a violência psicológica, segundo o levantamento, afeta 21% das meninas e 15% dos meninos - 19% das meninas e 22% dos meninos sofre violência física. A violência sexual surge em último lugar e representa 6% dos casos.
        Agora que a campanha foi lançada, o Lacri de Guarulhos vai promover uma série de palestras sobre o tema em centros comunitários, igrejas e ONGs e pretende, em parceria com a Secretaria de Educação, alcançar as mais de 70 escolas da rede municipal de Guarulhos.
        Mais informações: ( (0XX11) 6424-0991/6424-3410, Luciana Giffoni ou Nora Ferreira

Biociências inaugura Laboratório de Genoma

        O Centro de Estudos do Genoma Humano do Instituto de Biociências (IB) da USP será inaugurado nesta segunda-feira (4), às 16 horas, em cerimônia com a presença do reitor Jacques Marcovitch. Antes, às 14h30, haverá uma entrevista coletiva com a professora Mayana Zatz, coordenadora do novo centro. O laboratório, construído em pouco mais de um ano, é o maior do gênero na América Latina, e custou cerca de um milhão de reais, com recursos da Fapesp e do CNPq. O Centro está equipado para fazer pesquisas avançadas, além de prestar aconselhamento genético à população em geral, atividades já desenvolvidas pelo Departamento de Genética do IB.
        Nos próximos meses, a equipe do centro iniciará pesquisa visando a cura das distrofias musculares, junto com o professor Sérgio Dani, da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto. O trabalho consistirá no transplante de células indiferenciadas - que ainda não formam um tecido específico, como o do coração, rins ou fígado - em cachorros com a doença. Os cientistas acreditam que células do cordão umbilical podem se diferenciar e formar tecidos musculares, técnica que, se der certo, poderá ser desenvolvida para aplicação em seres humanos.
        Mais informações:( (0XX11) 3818-7541

Presidente da Nippon Foundation visita a Universidade

        Nesta segunda-feira (4), a presidente da Nippon Foundation, Ayako Sono estará na Universidade de São Paulo, onde a partir das 10 horas estará reunida com a vice-diretora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, professora Maria Thereza Fleury, com presidente do Comitê de Administração do Fundo Sasakawa, professor Carlos Roberto Azzoni, conselheiros do Comitê, e com membros da Comissão de Cooperação Internacional.
        O objetivo da visita é a apresentação mútua de projetos e a troca de experiências com a finalidade de integração entre o Comitê de Administração, bolsistas e ex-bolsistas do Fundo Sasakawa e a Nippon Foundation (responsável pelos recursos financeiros).
        Em 1° de setembro de 1988, a USP e a Japan Shipbuilding Foundation assinaram um convênio para concessão de bolsas de estudos para Líderes Jovens, o Sasakawa Young Leaders Fund (SYLFF). A Universidade solicitou à Fundação japonesa uma doação para estabelecer o Fundo. A Fundação japonesa concordou em conceder US$ 1 milhão. Assim, a USP tornou-se uma das 59 instituições, nos cinco continentes, a fazer parte da Sasakawa Foundation, com sede em Tóquio, Japão. A doação foi feita pessoalmente pelo fundador, Mr. Ryoichi Sasakawa, em março de 1989.
        Como falecimento de Ryoichi Sasakawa, em julho de 1995, a senhora Ayako Sono foi designada sua sucessora, em 11 de dezembro daquele mesmo ano. Na ocasião, a Sasakawa Foundation passou a chamar-se The Nippon Foundation.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-6075; e-mail: sylss@edu.usp.br


Cursos, Seminários e Palestras
Comportamento Motor
        A Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP promove entre os dias 4 e 6 o II Seminário de Controle Motor, para pesquisadores, docentes e estudantes de educação física, fisioterapia, medicina e áreas correlatas. O evento discute temas relevantes para a área de controle, aprendizagem e desenvolvimento motor. A EEFE, fica na Av. Prof. Mello de Moraes, 65, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3135/3818-2147

Linguagem na infância
        O Instituto de Psicologia (IP) da USP promove no dia 4 o seminário Ficção e Fantasia, com Alfredo Jerusalinsky, que integra o evento Transformações da Linguagem na Infância. O seminário ocorre a partir das 14h30 no Salão Nobre do IP, que fica na Av. Lúcio Martins Rodrigues, 399, travessa 4, bloco 23, na Cidade Universitária. As inscrições estão abertas até o dia do evento, e a taxa é de R$ 10,00.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4386/9225-8718; e-mail lugvida@edu.usp.br

Palestra no Geociências
        O Instituto de Geociências (IGc) da USP promove no dia 5, às 14 horas, a palestra Les Principales Voies de Préparation des Apatites et Deux Exemples d'Utilisation: les Biomatériaux et le Stockage des Déchets Radioactifs, com o professor Jean Louis Lacout, da Escola Nacional Superior de Química de Toulouse, França. O evento ocorre às 14 horas no Salão Nobre do IGc, que fica na Rua do Lago, 562, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3973


Agenda Cultural
Programação da TV USP
        A TV USP apresenta, de 4 a 10 de setembro, a seguinte programação:
        DELTA PI - Projetos para São Paulo - Educação, co-produção das TVs USP e PUC onde alunos e especialistas debatem questões sobre os ciclos na educação básica, o investimento obrigatório de 30% do orçamento na área, os salários dos professores e o papel da escola como referência para a comunidade. Participam do debate alunos da PUC e da USP, Sueli Eguchi, da Secretaria Municipal de Educação e Rose Pavan, assessora educacional do PT na Câmara Municipal. Segunda-feira (04), às 10h30, 15h30, 19h e 1h30.
        ABD NO AR - O Encontro Nacional das ABDs, nesse programa Mario Diamante, presidente da ABD e C - RJ, e Manoel Rangel, presidente da ABD-SP, fazem um balanço do Encontro Nacional das ABDs, que aconteceu durante o 11º Festival Internacional de Curtas-metragens. Terça-feira (05), às 10h30, 15h30 e 01h30 e sábado (09), às 19h30.
        PANORAMA – Museu do Folclore, Amélias e Banheiros da USP. Nessa semana a revista eletrônica Panorama apresenta Museu do Folclore, um espaço de resgate da memória popular através do cotidiano, do fazer artístico, do universo religioso. Amélias mostra como as mulheres do Jardim Ângela estão se virando para ganhar a vida, montando uma cooperativa. Em Banheiros da USP é possível ver as suas condições nas diversas unidades da universidade. Quarta-feira (06), às 10h30, 15h30, 19h30 e 01h30; sábado (09), às 15h30; domingo (10), às 10h30.
        OLHAR DA USP – Movimentos Populares. No programa dessa semana, a professora Daisy Gogliano, da Faculdade de Direito da USP e a advogada Margarida de Donato, da Pastoral da Terra, discutem a importância dos movimentos sociais brasileiros no contexto político atual. Quinta-feira (07), às 10h30, 15h30, 20h30 e 01h30; sábado (09), às 01h30.
        2 APÊS - O Homem Nu, episódio da sitcom produzida pela TV USP, tem o personagem Betão posando nu para uma sessão de fotos, a mãe de Isabel vinda de Paris para levá-la embora, Hermano participando de um curso de teatro e Clara acaba se envolvendo com um cara bem exótico. Sexta-feira (08), às 10h30, 15h30 e 01h30; sábado (09), às 10h30; e domingo (10), às 15h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4101 ou pelo e-mail tvusp@edu.usp.br


Teses e Dissertações
Instituto de Geociências
Mestrado
        O método do radiocarbono: princípios, técnicas, aplicações e características de um contador proporcional de 80mL.. Marisa Yukie Kawashita Odo. Dia 04/9, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4195

Escola de Enfermagem
Doutorado
        Gravidade do trauma e probabilidade de sobrevida em pacientes internados. Ivety Yamaguchi Whitaker. Dia 05/9, 8h30.

Mestrado
        Análise dos procedimentos e recursos de proteção utilizados nas posições cirúrgicas. Soraya Palazzo. Dia 05/9, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7533

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Mestrado
        Determinação da 2,5-hexanodiona urinária por cromatografia em fase gasosa, como indicador biológico da exposição ocupacional ao N-hexano Claudia Regina dos Santos. Dia 04/9, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3621

Escola de Comunicações e Artes
Mestrado
        Fronteiras do visível – arte pública na Avenida Paulista – um estudo – intervenção na cidade de São Paulo. Lilian do Amaral Nunes. Dia 04/9.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4019

Instituto de Química
Doutorado
        Síntese, caracterização e estudo termoanalítico de picratos de lantanídeos hidratados, dos ligantes 1,3-Ditiano-1-Óxido (DTSO), CIS-1,3-Ditiano-1,3-Dióxido (CIS-DTSO2) e Trans-1,3-Ditiano-1,3-Dióxido (Trans-DTYSO2) e de seus compostos de adição. Pedro Miranda Junior. Dia 04/9, 13h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3844
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3818-4411/3818-4691 - Fax: (0xx11) 3818-4476/3818-4426/3818-4689
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.htmlE-mail: agenusp@edu.usp.br
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e
Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Giovana Tiziani, Júlio Bernardes e Renata Bessi