São Paulo, 12 de setembro de 2000 n.600/00.
Ressonância Magnética verifica pureza do azeite
Pesquisa realizada na Faculdade de Ciências Farmacêuticas analisa a Ressonância Magnética Nuclear de alta resolução na verificação de pureza do azeite de oliva, um processo cinco vezes mais rápido do que os métodos tradicionais.

No Ceuma, homenagem ao antropólogo e sociólogo Ruy Coelho

Rede Saci recebe congratulações da Câmara Municipal por buscar maior integração social dos deficientes físicos
 

Conferência na Faculdade de Direito compara os sistemas judiciários do Brasil e dos EUA


Destaques

Ressonância Magnética atesta pureza do azeite de oliva

        Pesquisa do Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP analisa um processo mais rápido e eficiente para a verificação da pureza do azeite de oliva. Trata-se da análise de Ressonância Magnética Nuclear, que pode ser utilizada para verificar possíveis adulterações, como por exemplo, a adição de outros óleos, como o de soja. De acordo com a pesquisadora Fabiana Andrea Hoffman, autora da dissertação de mestrado Aplicação da Ressonância Magnética Nuclear (RMN) na Avaliação da Qualidade do Azeite de Oliva, muitas vezes esse azeite é adulterado a fim de baratear seu custo, deixando de ser tão puro quanto se pensa. Segundo ela isso pode ocorrer porque "um frasco de 500 ml de azeite custa cerca de R$10,00 e um frasco de 900 ml de óleo de soja é vendido por cerca de R$1,00". O trabalho foi orientado pelo professor Jorge Mancini Filho.
        O processo de ressonância Magnética Nuclear (RMN) de alta resolução estudado por Fabiana é uma análise química através da ressonância magnética do hidrogênio de certos componentes dos azeites e óleos: os ácidos graxos. A presença no azeite de oliva de alto teor do ácido graxo monoinsaturado e ácido oleico (de 55 a 83%) e de baixo teor de ácido linolênico (máximo 0,9%) é que permite diferenciá-lo, entre outros parâmetros, de outros tipos de óleo.
        Hoje, as análises mais corriqueiras para identificar um óleo são os testes de acidez, o índice de peróxido e o índice de iodo por meio de técnicas tradicionais e o teste de teor dos ácidos graxos por um processo chamado cromatografia gasosa. A RMN aparece, assim, como uma proposta diferente para substituir a cromatografia. "Quando comparamos a análise de ácidos graxos por cromatografia gasosa, que leva cerca de seis horas para ser realizada, com a RMN, que leva uma hora, percebemos a grande vantagem desta última".
        Porém o uso da RMN não significa que os demais testes deixem de ser feitos, pois eles demonstram resultados diversos — a acidez, por exemplo, demonstra a qualidade entre os diferentes tipos de azeite; o índice de iodo demonstra possíveis misturas com outros tipos de óleo, o índice de peróxido permite saber a idade do azeite.
        Segundo a pesquisadora, existem poucos aparelhos de RMN de alta resolução (300 MHz ou 600 MHz) à disposição, "praticamente só em universidades, como a USP e a Unicamp, e não conhecemos nenhum aparelho utilizado em empresas privadas", complementa Fabiana. "A maioria dessas empresas tem aparelhos de baixa resolução (100 MHz), que não servem para a análise de ácidos graxos, mas sim para outros fins, tais como determinar o teor de sólidos em gorduras, muito usados nas indústrias de margarinas".
        "Talvez o motivo do pouco uso do aparelho seja seu valor que é de 150 mil dólares, sendo que um cromatógrafo custa cerca de 50 mil", estima. Mas, por outro lado, ela ressalta as vantagens da RMN, que na relação custo-benefício acaba sendo vantajosa, já que utiliza menos reagentes e é cinco vezes mais rápida.
        Mesmo com as vantagens da RMN constatadas por Fabiana, ela afirma que ainda são necessários estudos mais detalhados, pois "o processo precisa ser submetido a uma gama maior de testes e de ter sua precisão aperfeiçoada", pondera.
        Mais informações: ( (0XX19) 3869-9814 ou e-mail fabiana.a.hoffmann@unilever.com

Homenagem a Ruy Coelho no Ceuma

        Amanhã (13), às 20 horas, no Salão Nobre do Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP, a Cesa - Sociedade Científica de Estudos da Arte e a Editora Perspectiva estarão prestando uma homenagem ao antropólogo e sociólogo Ruy Galvão de Andrada Coelho, que foi chefe do Departamento de Ciências Sociais e diretor da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP
        Segundo a presidente da Cesa - Sociedade Científica de Estudos da Arte, professora Dilma de Melo e Silva, em meio às homenagens, haverá um depoimento do professor Antonio Cândido sobre Ruy Coelho, de quem foi amigo pessoal. "Na oportunidade, acontece ainda o lançamento do livro Dias em Trujillo: um antropólogo brasileiro em Honduras contendo textos, em inglês, do diário de campo de uma pesquisa de Ruy Coelho, doados por sua esposa Lúcia Trindade Coelho", conta a professora. Os textos foram traduzidos pela Editora Pespectiva.
        A Sociedade Científica de Estudos da Arte surgiu, há 20 anos, a partir do Cesa, (então Centro de Estudos) fundado por Ruy Coelho, ex-aluno de Roger Bastide, iniciador dessa área do conhecimento na Universidade de São Paulo. A entidade tem como objetivo principal congregar pesquisadores do Brasil e da América Latina, promovendo cursos diversos e cadastrando obras teóricas e de pesquisa empírica nessa especialidade científica. Além disso, a entidade também edita a revista semestral Arte e Cultura da América Latina.
        Mais informações: ( (0XX11) 3237-1815 ou 9192-3407. E-mail: dilma@eciencia.usp.br

Rede SACI recebe homenagem da Câmara de São Paulo

        A instalação da Rede SACI (Solidariedade, Apoio, Comunicação e Informação) recebeu da Câmara Municipal de São Paulo, em junho, um voto de júbilo e congratulações. A rede, lançada em dezembro do ano passado, tem como objetivo difundir pela Internet, através de seu site, informações sobre deficiência, permitindo uma maior integração dos deficientes com a sociedade. O projeto, da Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais (Cecae) da USP, é realizado em parceria com o Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ, a Rede Nacional de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia e o Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas.
        Segundo a gerente da Rede SACI, a socióloga Marta Gil, a rede faz um atendimento personalizado para cada um de seus usuários, para que todos possam ser consumidores de informação. A rede não se destina apenas a integrar os deficientes, mas também visa o contato entre familiares, profissionais da área, formadores de opinião, formuladores de políticas públicas, empresários, pesquisadores e estudantes. "Sem essa integração estaríamos criando um gueto, e queremos mobilizar toda a sociedade em torno da questão do deficiente", afirma.
        No site, os usuários cadastrados podem consultar seis bases de dados sobre deficiência e participar de cinco listas de discussão, três delas coordenadas por portadores de deficiência, além do noticiário fornecido pela Agência Estado. A página também oferece programas que permitem o acesso a Internet por portadores de deficiência visual, desenvolvidos na UFRJ, que pode ser baixado gratuitamente.
        Além do site, o projeto também conta com os Centros de Informação e Convivência (CICs). Neles, os deficientes podem acessar a Internet e fazer cursos de informática, tudo com a orientação de monitores. Já existem dois centros em funcionamento, um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro. O site da Rede SACI é www.saci.org.br .
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4370/4155



Cursos, Seminários e Palestras
Encontro Internacional de Português
        Hoje (12) é o primeiro dia do II Encontro Internacional de Português - Língua Estrangeira organizado pelo Centro de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. O objetivo do encontro, que se encerra na sexta-feira (15), é discutir o ensino e a aprendizagem do Português - Língua Estrangeira, destacando a sua didática, a avaliação da sua proficiência, as pesquisas feitas sobre língua portuguesa no Brasil e o uso das novas tecnologias de comunicação nesse campo. O Centro de Línguas da FFLCH-USP fica na Av. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11)3818-4851 ou e-mail ple@edu.usp.br

Meio ambiente e Sustentabilidade
        A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP promove no dia 21 o seminário O Homem, o Meio Ambiente e a Sustentabilidade, dirigido aos profissionais de nível superior com atuação e interesse na área ambiental. Participam do encontro, professores da FSP e da Faculdade de Arquitetura (FAU) da USP, além de professores da Unicamp e da UFRS.
        A Faculdade de Saúde Pública fica na Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7787.

Sistema Judiciário nos Estados Unidos
        A Faculdade de Direito (FD) da USP promove na quinta-feira (14) às 18 horas a conferência A estrutura do sistema judiciário nos Estados Unidos comparada à estrutura do sistema judiciário brasileiro, ministrada pelo Dr. Peter J. Messitte, juiz federal do distrito de Maryland, Estados Unidos, e especialista em Direito Comparado nas Reformas Judiciárias. A faculdade fica no Largo São Francisco, 95, no Centro.
        Mais informações: ( (0XX11) 3111-4044

Jornada sobre relações familiares
        O Instituto de Psicologia (IP) e a Faculdade de Saúde Pública (FSP), ambas da USP, promovem nos próximos dias 15 e 16 (sexta e sábado) a I Jornada do Laboratório de Estudos da Família, Relações de Gênero e Sexualidade. Destinado a psicólogos, psicanalistas, assistentes sociais, trabalhadores em saúde mental, estudantes de áreas afins e interessados em geral, o evento contará com a presença de pesquisadores de diversas universidades e institutos especializados. Os interessados deverão se inscrever no IP, que fica na Av. Prof. Mello de Moraes, 1721, Bloco A, Cidade Universitária, São Paulo, SP.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4184/4004

Odontologia em saúde coletiva
        A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP abre inscrições para o curso de especialização Odontologia em Saúde Coletiva - 2001, cujo objetivo é capacitar profissionais para planejar e gerenciar ações e serviços de saúde bucal direcionados a grupos populacionais, além de prepará-los para o exercício de atividades docentes nessa área. O curso, que começa em fevereiro, dura um ano e oferece 16 vagas.
        Os interessados podem se inscrever na Seção de Pós-Graduação da FSP, na Av. Dr. Arnaldo, 715.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7790



Agenda Cultural
Orquestra da USP
        A Orquestra da USP apresenta neste sábado (16) o Concerto Especial – Festival Mozart, com "Adágio e Fuga", "Concerto em Lá Maior KV 488 para Piano e Orquestra" e "Sinfonia nº 39", sob regência de Ronaldo Bologna, com a solista Patrícia Vanzella (piano). O concerto ocorre a partir das 16 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, que fica na Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária. A entrada é franca.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3000



Livros, Revistas e Publicações
Fluidos
        A Edusp lançou o livro Técnicas Computacionais para Dinâmica de Fluidos: Conceitos Básicos e Aplicações, de Armando de Oliveira Fortuna, professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP de São Carlos. Trata-se de um livro introdutório sobre conceitos e técnicas numéricas empregadas para simular escoamento de fluidos, dirigido a estudantes de ciências exatas e que inclui uma lista de exercícios referentes aos temas tratados em cada capítulo, além de leituras complementares.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4149



Teses e Dissertações
Escola Politécnica
Mestrado
        O tratamento da expansão urbana na proteção dos mananciais - o caso da região metropolitana de São Paulo. Renato Arnaldo Tagnin. Dia 14//9, 9h30.
        Cooperação empresa/escola de engenharia privada: A gestão de um CPD&S focalizada nos benefícios para a escola. Franco Brunetti. Dia 14/9, 10h.
        Os efeitos da globalização produtiva sobre a indústria de matérias primas para sorvetes. Eliana Alves Féo. Dia 14/9, 16h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-5443

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Mestrado
        Efeito da intensidade do exercício físico materno sobre a função renal de ratas wistar. Renata Tardivo Cirqueira. Dia 14/9, 14h.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-3658/645-6967
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3818-4411/3818-4691 - Fax: (0xx11) 3818-4476/3818-4426/3818-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.htmlE-mail: agenusp@edu.usp.br
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Giovana Tiziani, Júlio Bernardes e Renata Bessi