São Paulo, 13 de setembro de 2000 n.601/00.
Jovens e abuso de álcool, na visão do professor
Pesquisa do Instituto de Psicologia traz nova abordagem sobre o consumo excessivo de álcool entre adolescentes. O estudo trata da relação entre as causas percebidas pelos professores no uso indiscriminado de bebidas alcóolicas entre jovens.

Projeto incentiva cultura entre crianças carentes

Na FEA, II Workshop ProFuturo discute as perspectivas do comércio eletrônico

Museu de Arqueologia e Etnologia promove a palestra Evolução dos Sistemas Sócio-Políticos da Amazônia



Destaques

Uso da bebida alcoólica entre os estudantes sob a ótica do professor

        Pesquisa do Instituto de Psicologia (IP) da USP traz uma nova abordagem sobre o uso excessivo do álcool entre os adolescentes. O trabalho desenvolvido pela psicóloga Cristina Bardelli trata da relação entre as causas percebidas pelas professoras sobre o uso indiscriminado das bebidas alcoólicas pelos alunos do ensino médio e fundamental. Das 140 professoras que responderam ao questionário, apenas 44 faziam algum tipo de prevenção à droga, mostrando um despreparo dos educadores em realizar atividades preventivas. O item que mais apareceu como justificativa para o exagero alcoólico combinou causas relacionadas ao meio ambiente e ao próprio aluno, como a família, os amigos e as características emocionais.
        A pesquisa foi feita com dois grupos de professoras de escolas da rede pública da Zona Sul de São Paulo, que lidavam com estudantes com alterações comportamentais causadas pela ingestão de bebidas alcoólicas. A idade dos estudantes analisados estava entre 11 e 20 anos, de ambos os sexos, mas o problema apareceu mais entre os jovens do sexo masculino na faixa etária dos 11 aos 15 anos.
        As causas para o consumo excessivo de bebida alcoólica foram diferentes para o grupo um, que relatou ter desenvolvido atividades preventivas ao consumo do álcool, e para o grupo 2, que disse não ter realizado tais atividades. A pesquisa descreve que mesmo as professoras do grupo um, que desenvolveram atividades preventivas, o faziam de forma amadora, sem orientação de especialistas e sem cumplicidade dos pais e da direção da escola. Essas professoras se limitaram à transmissão de informações com a finalidade de amedrontar o aluno sobre as conseqüências da intoxicação alcoólica.
        Segundo Cristina, as professoras do primeiro grupo pareciam conhecer mais o contexto do aluno e apresentaram como causas do uso de bebidas alcoólicas questões variadas que incluíam a família, os amigos e características emocionais. Nesse grupo, algumas respostas associavam o álcool à má influência dos amigos, à falta de orientação dos pais e à necessidade de inclusão social. Algumas respostas descreviam a influência dos próprios parentes: os pais eram alcoólatras; os pais não ligavam para os filhos; os tios ficavam no bar; os pais eram separados; e distanciamento familiar. Outras repostas associavam o álcool ao grupo ao qual o estudante pertencia: havia uma cobrança dos amigos; necessidade de auto-afirmação entre os colegas; a turma do barzinho; curiosidade; e a facilidade em adquirir bebida alcoólica.
        No grupo 2, a maioria dos professores responsabilizou as características emocionais do aluno e não fez nenhuma ligação com o meio ambiente.
        Cristina entende que abordar o futuro alcoolista com uma ótica pedagógica constitui um novo desafio para a escola, fazendo parte de uma rede preventiva. Ela sugere que o conhecimento das causas percebidas pelas professoras a respeito do consumo excessivo do álcool seja ponto de partida para reflexões sobre planejamento estratégico de atividades preventivas realizadas na educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.
        Mais informações: ( 5531-7032, 5539-7715, 9703-1954 ou pelo e-mail bardelli@aol.com.br

Projeto Piá leva cultura a crianças que moram em cortiços

        Uma iniciativa de alunos de Ciências Sociais, Geografia e Pedagogia da USP proporciona a crianças que moram nos cortiços da região da Barra Funda (Zona Oeste de São Paulo) uma oportunidade de brincarem e realizarem atividades culturais, adquirindo uma visão crítica sobre as manifestações socioculturais e valorizando sua criatividade. Este é o objetivo do Projeto Piá, cujo lema é "formação para a emancipação".
        As atividades do projeto acontecem nas dependências do Centro Esportivo e Educacional (CEE) Raul Tabajara, localizado no bairro. Ali, crianças de 2 a 15 anos têm à disposição gratuitamente biblioteca infanto-juvenil, brinquedoteca, atelier de artes e espaço cênico, além das piscinas, quadras e a área verde do CEE. Também são desenvolvidas atividades como musicalização, horta, artes plásticas, teatro, capoeira, literatura, entre outras. Há ainda reforço escolar, orientação para as famílias e acompanhamento médico e psicológico, este fornecido pelos profissionais da Prefeitura.
        Não há restrição para a participação no Projeto, embora 80% das crianças que o freqüentam sejam moradoras dos cortiços da região, habitações inadequadas e muito sujeitas à criminalidade e ao tráfico de drogas, que apresentam altos índices na região. O projeto faz parte dos trabalhos do Cactus - Instituto de Educação, formado por professores e alunos da USP, que desde 1997 desenvolvem propostas pedagógicas que extrapolem os limites da universidade e os domínios convencionais do ensino.
        Inspirados nos Parques Infantis criados por Mário de Andrade em 1935, quando foi diretor do Departamento de Cultura de São Paulo, foi criado o espaço "Fiori de-la-pá", no porão da Casa Mário de Andrade (também na Barra Funda), em 1998, para melhorar a qualidade de vida das crianças e dar-lhes uma visão crítica da cultura, além da promoção pura e simples. Entretanto, a grande demanda do espaço fez com que ele fosse transferido para sua localização atual.
        Os organizadores do projeto pretendem que ele sirva como estágio para estudantes de pedagogia, a exemplo do que acontece com o Centro de Vivência da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP, aproveitando também para estabelecer contato entre as crianças atendidas pelas duas iniciativas. O CEE Raul Tabajara fica na Rua Anhaguera 484, na Barra Funda.
        Mais informações: ( (0XX11) 5508-0737 cod. 4188599, com Fábio.



Cursos, Seminários e Palestras
Cosmo
        O Instituto de Física (IF) da USP promove amanhã (14) o seminário Cosmo e Consciência, com o professor Antonio Luciano L. Videira, da Universidade de Évora, Portugal. O evento ocorre a partir das 16 horas no Auditório Abrahão de Moraes, e o professor abordará, entre outros temas, o saber especializado e tradicional, fronteiras da ciência na cosmologia e na biologia, convergência entre consciência e cosmos, ligações entre filosofia e ciência. O IF fica na Praça do Oceanográfico, travessa E, 262.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-6919

Comércio eletrônico
        A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP organiza amanhã (14), das 14 às 20 horas, o II Workshop ProFuturo, para discutir o tema "Perspectivas do Comércio Eletrônico e a Inserção Internacional das Empresas Brasileiras". O evento terá a apresentação de resultados de pesquisas nessa área e uma palestra com o professor Vijay Mahajan, especialista norte-americano da Universidade do Texas. O workshop acontece na Sala de Congregação da FEA, na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-5848/3819-0137 ou e-mail profuturo@fia.fea.usp.br

Meio ambiente e Sustentabilidade
        A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP promove no dia 21 o seminário O Homem, o Meio Ambiente e a Sustentabilidade, dirigido aos profissionais de nível superior com atuação e interesse na área ambiental. Participam do encontro, professores da FSP e da Faculdade de Arquitetura (FAU) da USP, além de professores da Unicamp e da UFRS.
        A Faculdade de Saúde Pública fica na Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7787

Sistemas sócio-políticos da Amazônia
        No próximo sábado (16), o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP promove a palestra Evolução dos Sistemas Sócio-Políticos da Amazônia, ministrada pelo professor Eduardo Goés Neves. O evento acontece às 12 horas e é aberto ao público. As inscrições podem ser feitas por telefone. O MAE fica na Av. Prof. Almeida Prado, 1466, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4906

Soros e Vacinas
        Estão abertas até o dia 17 as inscrições para o curso Animais Peçonhentos, do Instituto Butantan. O programa aborda a biologia e reconhecimento de artrópodes e serpentes, primeiros socorros e prevenção. Haverá também uma visita ao Museu Biológico. O curso ocorre no dia 17 de outubro e a taxa é de R$ 10,00.
        Mais informações : ( (0XX11) 813-7222, ramal 2117



Livros, Revistas e Publicações
Lançamentos da Edusp
        A Edusp acaba de lançar os seguintes livros:
        O Desafio de Ensinar Ciências no Século XXI, organizado por Ernst W. Hamburger e Cauê Matos. Considerando a divulgação científica uma das principais alternativas para a melhoria do ensino num contexto de dificuldades socioeconômicas, a obra traz os trabalhos apresentados na 4º Mostra de Material de Divulgação e Ensino de Ciências, promovida pela Estação Ciência da USP;
        Na Metrópole: Textos de Antropologia Urbana, que reúne oito ensaios que descrevem e analisam aspectos da dinâmica cultural urbana de São Paulo, organizados por José Guilherme C. Magnani, professor do Departamento de Antropologia da USP, e Lilian de Lucca Torres, pesquisadora do Núcleo de Antropologia Urbana da USP. A obra se articula em torno da questão do lazer e da religião como modos de apropriação e recriação do espaço urbano, definindo novas formas de sociabilidade.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4149



Teses e Dissertações
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
Doutorado
        Estudo de doença residual mínima em crianças portadoras de leucemia linfóide aguda por reação em cadeia da polimerase. Carlos Alberto Scrideli. Dia 15/09, 13h.
        Mais informações: ( (0XX16) 633-0136.

Mestrado
        Avaliação clínico-patológica na epilepsia do lobo temporal: papel da reorganização sinaptica e de calcificações cisticercóticas intraparenquimatosas na gênese das crises. Vera Cristina Terra Bustamante. Dia 15/9, 14h30.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-2556.

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Mestrado
        Qualidade de vida no trabalho e a gestão estratégica de recursos humanos: o projeto 'Vivendo Bem' da Van Den Bergh. Sisley Seclen Benavides. Dia 15/9, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-5811.

Escola Politécnica
Doutorado
        Automação dos processos de controle da qualidade de água e esgoto dos laboratórios de controle sanitário. José Benedito de Almeida. Dia 15/9, 14h30.

Mestrado
        Influência de alguns contaminantes na toxicidade aguda de efluentes da indústria têxtil. Abrão Jorge Abrahão. Dia 15/9, 14h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-5443.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Doutorado
        Para um vocabulário fundamental da obra de Milton Santos (com equivalência em francês). Alice Maria de Araújo Ferreira. Dia 14/09, 9h.
        A interferência da língua japonesa na língua portuguesa falada por nipo-brasileiros. Estudo de aspectos da concordância nominal e verbal. Cecília Kimie Jo Kanashiro. Dia 15/09, 8h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4626/4584.
 
 

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