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Pesquisa do Instituto de Psicologia traz nova abordagem sobre o consumo excessivo de álcool entre adolescentes. O estudo trata da relação entre as causas percebidas pelos professores no uso indiscriminado de bebidas alcóolicas entre jovens. |
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Projeto incentiva cultura entre crianças carentes
Na FEA, II Workshop ProFuturo discute as perspectivas do comércio eletrônico
Museu de Arqueologia e Etnologia promove a palestra Evolução dos Sistemas Sócio-Políticos da Amazônia
Uso da bebida alcoólica entre os estudantes sob a ótica do professor
Pesquisa do Instituto de
Psicologia (IP) da USP traz uma nova abordagem sobre o uso excessivo do
álcool entre os adolescentes. O trabalho desenvolvido pela psicóloga
Cristina Bardelli trata da relação entre as causas percebidas
pelas professoras sobre o uso indiscriminado das bebidas alcoólicas
pelos alunos do ensino médio e fundamental. Das 140 professoras
que responderam ao questionário, apenas 44 faziam algum tipo de
prevenção à droga, mostrando um despreparo dos educadores
em realizar atividades preventivas. O item que mais apareceu como justificativa
para o exagero alcoólico combinou causas relacionadas ao meio ambiente
e ao próprio aluno, como a família, os amigos e as características
emocionais.
A pesquisa foi feita com
dois grupos de professoras de escolas da rede pública da Zona Sul
de São Paulo, que lidavam com estudantes com alterações
comportamentais causadas pela ingestão de bebidas alcoólicas.
A idade dos estudantes analisados estava entre 11 e 20 anos, de ambos os
sexos, mas o problema apareceu mais entre os jovens do sexo masculino na
faixa etária dos 11 aos 15 anos.
As causas para o consumo
excessivo de bebida alcoólica foram diferentes para o grupo um,
que relatou ter desenvolvido atividades preventivas ao consumo do álcool,
e para o grupo 2, que disse não ter realizado tais atividades. A
pesquisa descreve que mesmo as professoras do grupo um, que desenvolveram
atividades preventivas, o faziam de forma amadora, sem orientação
de especialistas e sem cumplicidade dos pais e da direção
da escola. Essas professoras se limitaram à transmissão de
informações com a finalidade de amedrontar o aluno sobre
as conseqüências da intoxicação alcoólica.
Segundo Cristina, as professoras
do primeiro grupo pareciam conhecer mais o contexto do aluno e apresentaram
como causas do uso de bebidas alcoólicas questões variadas
que incluíam a família, os amigos e características
emocionais. Nesse grupo, algumas respostas associavam o álcool à
má influência dos amigos, à falta de orientação
dos pais e à necessidade de inclusão social. Algumas respostas
descreviam a influência dos próprios parentes: os pais eram
alcoólatras; os pais não ligavam para os filhos; os tios
ficavam no bar; os pais eram separados; e distanciamento familiar. Outras
repostas associavam o álcool ao grupo ao qual o estudante pertencia:
havia uma cobrança dos amigos; necessidade de auto-afirmação
entre os colegas; a turma do barzinho; curiosidade; e a facilidade em adquirir
bebida alcoólica.
No grupo 2, a maioria dos
professores responsabilizou as características emocionais do aluno
e não fez nenhuma ligação com o meio ambiente.
Cristina entende que abordar
o futuro alcoolista com uma ótica pedagógica constitui um
novo desafio para a escola, fazendo parte de uma rede preventiva. Ela sugere
que o conhecimento das causas percebidas pelas professoras a respeito do
consumo excessivo do álcool seja ponto de partida para reflexões
sobre planejamento estratégico de atividades preventivas realizadas
na educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.
Mais informações:
(
5531-7032, 5539-7715, 9703-1954 ou pelo e-mail bardelli@aol.com.br
Projeto Piá leva cultura a crianças que moram em cortiços
Uma iniciativa de alunos
de Ciências Sociais, Geografia e Pedagogia da USP proporciona a crianças
que moram nos cortiços da região da Barra Funda (Zona Oeste
de São Paulo) uma oportunidade de brincarem e realizarem atividades
culturais, adquirindo uma visão crítica sobre as manifestações
socioculturais e valorizando sua criatividade. Este é o objetivo
do Projeto Piá, cujo lema é "formação para
a emancipação".
As atividades do projeto
acontecem nas dependências do Centro Esportivo e Educacional (CEE)
Raul Tabajara, localizado no bairro. Ali, crianças de 2 a 15 anos
têm à disposição gratuitamente biblioteca infanto-juvenil,
brinquedoteca, atelier de artes e espaço cênico, além
das piscinas, quadras e a área verde do CEE. Também são
desenvolvidas atividades como musicalização, horta, artes
plásticas, teatro, capoeira, literatura, entre outras. Há
ainda reforço escolar, orientação para as famílias
e acompanhamento médico e psicológico, este fornecido pelos
profissionais da Prefeitura.
Não há restrição
para a participação no Projeto, embora 80% das crianças
que o freqüentam sejam moradoras dos cortiços da região,
habitações inadequadas e muito sujeitas à criminalidade
e ao tráfico de drogas, que apresentam altos índices na região.
O projeto faz parte dos trabalhos do Cactus - Instituto de Educação,
formado por professores e alunos da USP, que desde 1997 desenvolvem propostas
pedagógicas que extrapolem os limites da universidade e os domínios
convencionais do ensino.
Inspirados nos Parques Infantis
criados por Mário de Andrade em 1935, quando foi diretor do Departamento
de Cultura de São Paulo, foi criado o espaço "Fiori de-la-pá",
no porão da Casa Mário de Andrade (também na Barra
Funda), em 1998, para melhorar a qualidade de vida das crianças
e dar-lhes uma visão crítica da cultura, além da promoção
pura e simples. Entretanto, a grande demanda do espaço fez com que
ele fosse transferido para sua localização atual.
Os organizadores do projeto
pretendem que ele sirva como estágio para estudantes de pedagogia,
a exemplo do que acontece com o Centro de Vivência da Escola de Aplicação
da Faculdade de Educação da USP, aproveitando também
para estabelecer contato entre as crianças atendidas pelas duas
iniciativas. O CEE Raul Tabajara fica na Rua Anhaguera 484, na Barra Funda.
Mais informações:
(
(0XX11) 5508-0737 cod. 4188599, com Fábio.
Comércio eletrônico
A Faculdade de Economia,
Administração e Contabilidade (FEA) da USP organiza amanhã
(14), das 14 às 20 horas, o II Workshop ProFuturo, para discutir
o tema "Perspectivas do Comércio Eletrônico e a Inserção
Internacional das Empresas Brasileiras". O evento terá a apresentação
de resultados de pesquisas nessa área e uma palestra com o professor
Vijay Mahajan, especialista norte-americano da Universidade do Texas. O
workshop acontece na Sala de Congregação da FEA, na Av. Prof.
Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária.
Mais informações:
(
(0XX11) 3818-5848/3819-0137 ou e-mail profuturo@fia.fea.usp.br
Meio ambiente e Sustentabilidade
A Faculdade de Saúde
Pública (FSP) da USP promove no dia 21 o seminário O Homem,
o Meio Ambiente e a Sustentabilidade, dirigido aos profissionais de
nível superior com atuação e interesse na área
ambiental. Participam do encontro, professores da FSP e da Faculdade de
Arquitetura (FAU) da USP, além de professores da Unicamp e da UFRS.
A Faculdade de Saúde
Pública fica na Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César.
Mais informações:
(
(0XX11) 3066-7787
Sistemas sócio-políticos da Amazônia
No próximo sábado
(16), o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP promove a palestra
Evolução
dos Sistemas Sócio-Políticos da Amazônia, ministrada
pelo professor Eduardo Goés Neves. O evento acontece às 12
horas e é aberto ao público. As inscrições
podem ser feitas por telefone. O MAE fica na Av. Prof. Almeida Prado, 1466,
na Cidade Universitária.
Mais informações:
(
(0XX11) 3818-4906
Soros e Vacinas
Estão abertas até
o dia 17 as inscrições para o curso Animais Peçonhentos,
do Instituto Butantan. O programa aborda a biologia e reconhecimento de
artrópodes e serpentes, primeiros socorros e prevenção.
Haverá também uma visita ao Museu Biológico. O curso
ocorre no dia 17 de outubro e a taxa é de R$ 10,00.
Mais informações
: ( (0XX11) 813-7222, ramal 2117
Mestrado
Avaliação
clínico-patológica na epilepsia do lobo temporal: papel da
reorganização sinaptica e de calcificações
cisticercóticas intraparenquimatosas na gênese das crises.
Vera Cristina Terra Bustamante. Dia 15/9, 14h30.
Mais informações:
(
(0XX16) 602-2556.
Faculdade de Economia, Administração
e Contabilidade
Mestrado
Qualidade de vida no
trabalho e a gestão estratégica de recursos humanos: o projeto
'Vivendo Bem' da Van Den Bergh. Sisley Seclen Benavides. Dia 15/9,
14h.
Mais informações:
(
(0XX11) 3818-5811.
Escola Politécnica
Doutorado
Automação
dos processos de controle da qualidade de água e esgoto dos laboratórios
de controle sanitário. José Benedito de Almeida. Dia
15/9, 14h30.
Mestrado
Influência de alguns
contaminantes na toxicidade aguda de efluentes da indústria têxtil.
Abrão
Jorge Abrahão. Dia 15/9, 14h30.
Mais informações:
(
(0XX11) 3818-5443.
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Doutorado
Para um vocabulário
fundamental da obra de Milton Santos (com equivalência em francês).
Alice Maria de Araújo Ferreira. Dia 14/09, 9h.
A interferência
da língua japonesa na língua portuguesa falada por nipo-brasileiros.
Estudo de aspectos da concordância nominal e verbal. Cecília
Kimie Jo Kanashiro. Dia 15/09, 8h30.
Mais informações:
(
(0XX11) 3818-4626/4584.
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Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. Tel.(0xx11) 3818-4411/3818-4691 - Fax: (0xx11) 3818-4476/3818-4426/3818-4689 Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.htmlE-mail: agenusp@edu.usp.br Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br Estagiários: Bruna Fontes, Giovana Tiziani, Júlio Bernardes e Renata Bessi |