São Paulo, 15 de setembro de 2000 n.603/00.
Site auxilia portadores do mal de Parkinson
Aqueles que têm o Mal de Parkinson podem achar na Internet um tratamento fisioterápico complementar para ser feito em casa. Apesar de não substituir o tratamento clínico, o site ajudou mais de 60 pacientes que, além dos exercícios, ficaram sabendo mais sobre a doença

IEA discute relação Brasil-Alemanha e a integração entre Mercosul e União Européia
 

Lançamento da Edusp recupera a história de São Paulo durante a II Guerra Mundial
 

Faculdade de Saúde Pública promove debate entre candidatos à Prefeitura
 


Destaques

Professora da USP auxilia portadores de Parkinson pela Internet

        Os portadores de Mal de Parkinson já têm à sua disposição na Internet o site da Associação Brasil Parkinson, com informações gerais sobre a doença e a descrição das atividades realizadas pela entidade. Além disso, a home-page possui uma seção especial que esclarece a importância da Fisioterapia no tratamento, organizada pela fisioterapeuta Maria Elisa Pimentel Piemonte, professora do Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). "A participação no site leva a lugares diversos um trabalho de sete anos relacionado à doença, desenvolvido na universidade", diz a fisioterapeuta.
        A idéia surgiu durante sua pesquisa de mestrado, na qual Maria Elisa propunha um novo método de tratamento de pacientes com Parkinson. Este tratamento baseia-se em exercícios simples, relacionados a tarefas do dia-a-dia, decompostos em passos a serem memorizados. A pesquisadora explica que a maioria dos tratamentos desenvolvidos para doenças neurológicas é destinado a pacientes com paralisia. "Como as dificuldades motoras da doença de Parkinson não são decorrentes de paralisia, os resultados com a aplicação dessas técnicas em parkinsonianos são frustrantes", esclarece. Por esse motivo, Maria Elisa dedicou-se ao desenvolvimento da nova técnica. Para tanto, a pesquisadora buscou o apoio da Associação Brasil Parkinson, que lhe cedeu o espaço físico e a possibilidade de aplicar a técnica em 17 pacientes. A parceria deu certo e, hoje, a Associação tem uma fisioterapeuta contratada que cuida de 60 pacientes com a assessoria de Maria Elisa. "Daí para a participação no site foi um pulo".
        "O projeto do site possui um questionário que cadastra o paciente para que possamos saber os sintomas, problemas e críticas dos usuários aos exercícios oferecidos. Dessa maneira conseguimos acompanhar a evolução desses pacientes", conta a professora. O diferencial desse serviço é que o usuário recebe os exercícios de maneira quase personalizada, pois, de acordo com a resposta dada no questionário, são selecionados automaticamente exercícios adequados a cada paciente. "Baseada em minha experiência, consigo imaginar os diversos graus possíveis da limitação dos usuários e, desse modo, selecionar exercícios que eles sejam capazes de realizar", esclarece.
        A idéia do site foi colocada em prática com sucesso — Maria Elisa chegou a acompanhar 60 pacientes on line — e será apresentada durante o Congresso Brasileiro de Neurologia, que acontece em outubro deste ano, em Salvador. "O que nos surpreendeu foi o grande número de acessos, apesar da idade dos pacientes", explica a professora, pois "a doença é mais comum em pessoas com mais de 60 anos, que normalmente não estão habituadas a usar a Internet". Maria Elisa leva ainda para o Congresso sua proposta de novo tratamento para o Mal de Parkinson e mais três estudos, também relacionados à doença.
        Segundo ela, os usuários são em grande parte de São Paulo e com o curso superior completo, além, é claro, de estudantes e profissionais da área, mas ela adverte que "a idéia não é que o site torne-se uma receita de bolo para substituir o tratamento fisioterápico, pelo contrário, ele visa complementar este tratamento, incentivando o paciente a continuá-lo em casa". A professora também ressalta sua preocupação quanto ao uso da Internet pela área médica: "não podemos deixar de avaliar e criticar a questão ética envolvida no uso da Internet e também suas limitações".
        Quem quiser conferir o trabalho da pesquisadora pode acessar o site www.parkinson.org.br, que tem patrocínio da Roche e conta ainda com uma sala de bate-papo destinada aos interessados pela doença.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-7451, com a professora Maria Elisa PimentelPiemonte.

Integração econômica entre Brasil e Alemanha é tema de seminário

        O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP promove segunda-feira (18) a partir das 9h30 o Seminário Internacional As Relações Brasil-Alemanha e os Caminhos do Mercosul e da União Européia. Após a abertura do professor Jacques Marcovitch, reitor da USP, haverá uma série de exposições e debates, com a participação de diplomatas, acadêmicos e representantes governamentais e da iniciativa privada do Brasil e da Alemanha. O evento é uma realização da Área de Assuntos Internacionais do IEA, com apoio do Ministério das Relações Exteriores, Embaixada da Alemanha, Fundação Konrad Adenauer, Fundação Friedrich Naumann e Deutsche Bank.
        Durante o encontro serão debatidos os temas "A Alemanha Unificada e as Perspectivas de Ampliação da UE para o Leste", "Brasil e Alemanha: parceiros estratégicos", "A Integração Bi-regional Mercosul-União Européia", "As Perspectivas na Economia Mundial e o Papel do Euro".
        O seminário terá lugar na Sala do Conselho Universitário, que fica na Rua do Anfiteatro, 513, na Cidade Universitária. Os interessados em participar devem confirmar sua presença com Marilda Gifalli nos telefones abaixo.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4442/3818-3919


Cursos, Seminários e Palestras
Candidatos à Prefeitura debatem saúde
        O Núcleo de Estudos e Pesquisas de Sistemas de Saúde (Nepes) e o Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento e Sistemas de Saúde (Nudes) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP promovem no dia 19, às 8h30, um debate com os principais candidatos a prefeito de São Paulo, sobre as propostas de política de saúde em seus planos de governo. Os convidados são Luiza Erundina, Geraldo Alckmin, Marta Suplicy, Paulo Maluf e Romeu Tuma. O evento acontece no Auditório Paula Souza da FSP, na Av. Dr. Arnaldo, 715.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7792/280-3283

Palestra no Geociências
        O Instituto de Geociências (IGc) da USP promove no próximo dia 21 a palestra Carste e Registros Paleoclimáticos Quaternários do Nordeste do Brasil, com o professor Augusto Auler. O evento ocorre às 16 horas no Salão Nobre do IGc, que fica na Rua do Lago, 562, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3973

Arqueologia subaquática
        O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP está com inscrições abertas até dia 28 para o curso Introdução à Arqueologia Subaquática, destinado ao público que tem experiência em mergulho e que ocorre em setembro e outubro. O curso forma arqueólogos nos métodos e técnicas da pesquisa subaquática e propicia aos interessados pelo tema um contato com a arqueologia e com as questões patrimoniais relativas à proteção dos bens culturais submersos em águas brasileiras. A taxa de inscrição é de R$ 35,00; professores da rede pública e comunidade USP pagam 50% desse valor.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4906

Educação continuada
        Estão abertas as inscrições até o dia 31 de outubro para o 2001-VIII Telecurso de especialização à distância na área de violência doméstica contra crianças e adolescentes (Telelacri), promovido pelo Laboratório de Estudos da Criança (Lacri) do Instituto de Psicologia (IP) da USP. Os candidatos ao curso, dividido em "ensino à distância" e "ensino presencial", devem apresentar uma pré-proposta de atuação multidisciplinar na área.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4383/3818-4386 ou e-mail: lacri@sti.com.br


Agenda Cultural
Programação da TV USP
        A TV USP apresenta, entre 18 e 24 de setembro, a seguinte programação:
        DELTA PI - Projetos para São Paulo - Saúde, nessa co-produção das TVs USP e PUC alunos e especialistas debatem questões como a importância das campanhas de prevenção de doenças, sistemas de saúde (PAS e SUS), e se é importante a saúde ser controlada pelo governo. Participam do debate alunos da USP e da PUC, Maria Lúcia Tojal, ex-secretária adjunta de Saúde do Estado de São Paulo e Fernando Lefèvre, professor de Saúde Pública da USP. Segunda (18), às 10h30, 15h30, 19h e 1h30.
        ABD NO AR - Desafio Tecnológico Digital, nesse programa José Augusta de Blassis, gerente operacional dos estúdios Mega e Fernando Scavone, professor de fotografia em cinema da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP falam sobre os mais avançados recursos audiovisuais, e fazem uma projeção sobre o futuro próximo do cinema. Terça-feira (19), às 10h30, 15h30 e 01h30 e sábado (23) às 19h30.
        PANORAMA – Pixadores. Nessa semana a revista eletrônica Panorama apresenta Pixadores, que retrata o trabalho dos pixadores da cidade de São Paulo, um fenômeno social que disputa espaço com a propaganda na arquitetura urbana. A depredação e o vandalismo encarados como meio de comunicação entre jovens que criam seu próprio código. Quarta-feira (20), às 10h30, 15h30, 19h30 e 01h30; sábado (23), às 15h30; domingo (24), às 10h30.
        OLHAR DA USP – Olimpíadas. No programa desta semana, os professores Wagner Costa Ribeiro, do departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e a professora Kátia Rubio, da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, discutem a influência da mídia e do capital financeiro nos jogos olímpicos. Quinta-feira (21), às 10h30, 15h30, 20h30 e 01h30; sábado (23), às 01h30.
        2 APÊS - O Homem Nu, episódio da sitcom produzida pela TV USP, tem o personagem Betão posando nu para uma sessão de fotos, a mãe de Isabel vindo de Paris para levá-la embora, Hermano participando de um curso de teatro e Clara acaba se envolvendo com um cara bem exótico. Sexta-Feira (22), às 10h30, 15h30 e 01h30; sábado (23), às 10h30; e domingo (24), às 15h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4101 ou pelo e-mail tvusp@edu.usp.br.


Livros, Revistas e Publicações
São Paulo na Segunda Guerra
        A Edusp acaba de lançar Guerra sem Guerra: a Mobilização e o Cotidiano em São Paulo durante a Segunda Guerra Mundial, de Roney Cytrynowicz. A obra recupera a vida em São Paulo durante a Segunda Guerra Mundial e revela as formas de resistência popular à mobilização instituída pelo governo Vargas, recorrendo a documentos da época e outras fontes inusitadas como diários de pessoas e propaganda de pão. Ao contar episódios da época, o livro também traça um painel de temas dos anos 30 e 40, retratando a política, sociedade, cultura e economia do Estado Novo.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4149.


Quadro de avisos
Acompanhamento fonoaudiológico para bebês
        O curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP está selecionando bebês de 3 a 18 meses para receber atendimento fonoaudiológico gratuito na área de audição e fala.
        Mais informações: ( (0XX14) 223-0694.


Teses e Dissertações
Escola Politécnica
Mestrado
        Aperfeiçoamento didático de um curso de mecânica das estruturas. Osvaldo Shigeru Nakao. Dia 18/9, 14h.
        Blenda de Poliamida 6/ poli 9vinil butiralO- obtida a partir de resíduos poliméricos. Ticiane Sanches Vieira. Dia 18/9, 14h.
        Desenvolvimento de um modelo para a avaliação de impactos e danos na indústria química. Alessandra Isabella Sampaio Martins. Dia 19/9, 8h.
        Avaliação da consistência do traçado de rodovias . Cibele Andrade Alves de Camargo Osório. Dia 20/9, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-5443.

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Doutorado
        Estudos sobre a síntese assimétrica de t-crotomina. Gilberto Lucio Benedito de Aquino. Dia 18/9.
        Mais informações: ( (0XX16) 637-7017.

Instituto de Geociências
Mestrado

Geologia isotrópica do plutonismo neoproterozóico da faixa Araçuaí, região nordeste de Minas Gerais. Veridiana Teixeira de Souza Martins. Dia 19/9, 14h.

Utilização de técnicas de geoprocessamento para apoio ao planejamento físico-territorial do município de Pariquera-Açú/SP. Sérgio Vicente Liotte. Dia 20/09, 14h.

Mais informações: ( (0XX11) 3818-4195.

Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação de São Carlos

Mestrado

Sistema hipermídia de apoio à documentação de software: uma investigação sobre a "Mudança de Domínio de Software". Willian Francisco da Silva. Dia 18/9.

Desenvolvimento de um modelador de movimentos para o sistema FreFlow-3D. Luciana Santos Paiva. Dia 20/9.

Mais informações: ( (0XX16) 271-2495.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Doutorado

Uma história simples: a aventura de traduzir Agnon. Eliana Rosa Langer. Dia 18/9, 14h30.

Mestrado

Vantagens, vícios e desafios: Os Kayapó Gorotire em tempos de desenvolvimento . Bernardo Lewgoy . Dia 18/09, 9h.

Os cus de Judas e Mayombe: da imposição da dor à superação do vazio. Maria Alzira de Souza Santos. Dia 18/9, 9h.

Fogo sobre terra brasileira: o impacto do pentecostalismo no protestantismo histórico brasileiro. Adriano Augusto de Castro Magalhães Junior. Dia 18/9, 14h.

Rito, morte e memória: Elementos para uma análise do ponto de vista narrativo de Pedro Nava. Juçara Marçal Nunes. Dia 19/9, 14h30.

Mais informações: ( (0XX11) 3818-4626/4584.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3818-4411/3818-4691 - Fax: (0xx11) 3818-4476/3818-4426/3818-4689
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
E-mail:agenusp@edu.usp.br
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Giovana Tiziani, Júlio Bernardes e Renata Bessi