São Paulo, 18 de setembro de 2000 n.604/00.
Formandos e o
 mercado de trabalho
Pesquisa do Instituto de Psicologia constata que recém-formados não se preparam adequadamente para o mercado de trabalho. Falta de atualização e visão “especialista” da carreira são alguns dos problemas detectados.

IB abre inscrições para o curso Ecologia da Vegetação Brasileira

A Orquestra da USP apresenta o 2º Concerto da Série Brasil 500 Anos

Bacia do São Francisco é tema de Conferência no Instituto de Geociências
 


Destaques

Pesquisa afirma que formandos não se preparam para o novo mercado de trabalho

        Todo jovem formando sabe do que precisa para se dar bem no mercado de trabalho, mas a maioria não se mobiliza para atender às novas exigências. "Apesar de ouvir falar tanto sobre o que é necessário para ser um bom profissional, sua percepção não corresponde à ação", diz a psicóloga e pedagoga Joyce Ajuz Coelho, que trabalhou no setor de recursos humanos de empresas como a Embratel e a IBM. Ela também constata que muitos continuam apegados à idéia de uma carreira como especialista e dirigem seus interesses para um único enfoque, num mercado em que novas organizações exigem profissionais cada vez mais generalistas e aptos a exercerem várias funções. "Alunos obtêm o diploma mas não estão qualificados para enfrentar as exigências do mercado de trabalho", resume.
        Em sua dissertação de mestrado Organizações e carreiras sem fronteiras - a percepção de formandos sobre a tendência nas exigências profissionais, apresentada no Instituto de Psicologia (IP) da USP, Joyce entrevistou 249 alunos com média de 23 anos, de universidades públicas e privadas de São Paulo, cursando o último ano de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia, Psicologia, Comunicação Social e Processamento de Dados. "São carreiras que têm exigido a maior transformação de seus profissionais", justifica. Depois, confrontou os dados das experiências dos formandos (como outros cursos e atividades) com perguntas sobre a importância que davam a alguns aspectos de suas carreiras, como a atualização e o enfoque generalista.
        A pesquisa de Joyce constata, por exemplo, que mais de 90% dos formandos considera importante dominar um segundo idioma, mas apenas 60% fala outra língua, e que apenas 35% estava estagiando (numa média de um estágio por aluno ao longo de todo o período da faculdade). A atualização desses formandos também é defasada: 43% lê jornais e revistas, às vezes ou raramente e 70% lê livros com essa mesma freqüência — sendo que 1,2% admite nunca ler livros. "Como é que se adquire atualização e conhecimento técnico sem leitura?", questiona. "O livro só é parte do cotidiano de 28% da amostra". Outros dados mostram que 67% vai a museus e exposições raramente ou nunca.
        Joyce chama a atenção para o fato de estes formandos ainda terem uma visão especialista da carreira — 82% consideram a especialização muito importante, e 78% acham muito importante dirigir seus interesses para um único enfoque. "Hoje as organizações não são mais departamentalizadas, onde cada um só faz sua especialidade", comenta. "Não há mais carreira linear, em que o profissional sobe degraus na mesma função. Com o achatamento das hierarquias e a diminuição do número de funcionários, a carreira assume movimentação lateral, o que não implica em promoção vertical, e sim em aquisição de experiências e conhecimentos". Por outro lado, questiona: "como vão exercer múltiplos papéis se estão presos a um único enfoque e se não vão atrás de atividades complementares?". Sua pesquisa indica que mesmo aqueles que tiveram experiências no exterior foram, na maioria, apenas como turistas, e que suas atividades extra-curriculares estão quase sempre relacionadas à atividade esportiva e dança.
        Para Joyce, falta a esses jovens uma "atitude pró-ativa", ou seja, mobilização para se adequar aos novos tempos. "Há jovens que são professores de catequese, orientadores de atividades numa comunidade carente, experiências que são valorizadas no mercado de trabalho, como indicadores de pessoas pró-ativas".
        A responsabilidade pela falta dessa pró-atividade, segundo a psicóloga, é dos pais e das instituições de ensino. "A superproteção dos pais faz com que o jovem não sinta necessidade ou estímulo para buscar sua independência, já que tem suporte financeiro", afirma. "E as instituições de ensino estão muito voltadas para a formação específica. Em nada se assemelham às novas organizações. Não preparam os jovens para a carreira autogerenciada, já que permanecem com as cobranças externas e acreditam em desenvolver a responsabilidade através da punição. Não trabalham a cobrança interna do indivíduo". Além disso, segundo Joyce, "não valorizam os demais papéis que o jovem desempenha fora do colégio". Ela complementa que o professor, preocupado apenas com sua disciplina, não vê o jovem como um todo nem o instiga a ter uma atitude pró-ativa. "O professor que só usa apostilas e não exige leituras paralelas desestimula o hábito de leitura e pesquisa", exemplifica.
        A psicóloga afirma que ainda cabe à universidade a formação desse indivíduo. "Ela está falhando. Poucas universidades incluíram na sua grade curricular disciplinas voltadas para a orientação do profissional". Para ela, os profissionais que se assemelharem a Proteus (deus grego que muda facilmente de aspecto e de forma) estarão preparados para todas as mudanças. "O jovem precisa ter uma atitude pró-ativa para saber as necessidades de mercado, identificar o que precisa desenvolver e agir em relação a isso", conclui Joyce.
        Mais informações: ( (0XX11) 5084-1445, com Joyce Ajuz Coelho ou pelo e-mail joyce_ajuz@uol.com.br


Cursos, Seminários e Palestras
Curso de Ecologia da Vegetação
        O Instituto de Biociências (IB) da USP estará com inscrições abertas, até o dia 29, para o curso Ecologia da Vegetação Brasileira. O objetivo do curso, que acontece entre os dias 2 e 25 de outubro, é difundir conceitos básicos de ecologia da vegetação e destacar a importância em preservá-la. A taxa de inscrição é de R$ 40,00.
        O IB fica na Rua do Matão, travessa 14, nº 321, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-7538

Químico-biologia
        Químico-Biologia Quantitativa é a conferência desse mês promovida pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. O evento, que ocorre na sexta-feira às 10 horas, traz o biogeoquímico Otto Gottlieb. O IEA fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, na Cidade Universitária.
        Mais Informações: ( (0XX11) 3818-3919 ou 3818-4442

Hidrocarbonetos na Bacia do São Francisco
        O Instituto de Geociências (IGc) promove a conferência Bacia do São Francisco - Geologia e Geofísica de uma área prospectiva para hidrocarbonetos no Brasil Central na sexta-feira, às 11 horas. O evento ocorre no salão nobre do IGc, que fica na Rua do Lago, 562, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3973


Agenda Cultural
Orquestra da USP
        A Orquestra da USP apresenta no dia 23 o 2º Concerto da Série Brasil 500 Anos, com "Improviso nº 3", (Guarnieri), "Canções de Amor" (Santoro), "Divertimento", (Guerra-Peixe) e "Divertimento", de Edino Krieger, sob regência de Ronaldo Bologna, com a solista Deborah Oliveira (soprano). O concerto ocorre a partir das 16 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, que fica na Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária. A entrada é franca.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3000


Livros, Revistas e Publicações
Microbiologia
        A Edusp lançou o livro Manual Prático da Microbiologia Básica, de Rogério Lacaz-Ruiz, professor de microbiologia e metodologia da USP-Pirassununga. A obra retoma uma série de conceitos básicos da biologia molecular e aborda tópicos gerais como segurança, higiene, principais acidentes, normas em laboratórios e procedimentos com equipamentos básicos. Além disso, o livro traz instruções e comentários críticos sobre experiências de cultivo e identificação de fungos e bactérias.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4149


Teses e Dissertações
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Doutorado
        Assurance service: um estudo de novas oportunidades de serviços da auditoria. Edson Ryu Ishikura. Dia 20/9, 14h.

Mestrado
        Uma contribuição ao estudo da atuação da controladoria na avaliação de resultados e desempenhos em instituições financeiras de desenvolvimentos. Fabio Araujo Pinheiro. Dia 20/09, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-5811

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Doutorado
        Indicadores da resiliência do latossolo vermelho escuro cultivado com citros e eucalipto em Itapetininga-SP: recuperação de um solo degradado pela compactação. Luiz Toledo Barros Rizzo. Dia 21/09, 14h.

Mestrado
        Infernos da iniciação - uma aproximação dos contos de Michel Tournier e de Otto Lara Rezende. José Luiz Miranda. Dia 20/9, 14h30.
        O apoio do verbal e do gestual na elaboração de narrativas pela criança em situações de interação com o adulto. Maristela Flavi Piraíno Martins. Dia 21/09, 14h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4626/4584

Escola Politécnica
Mestrado
        A provisão habitacional e a análise de seu produto. Leandro de Oliveira Coelho. Dia 21/9, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-5443
 
 
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