São Paulo, 21 de setembro de 2000 n.607/00.

 
Arte e Cultura para todos os gostos
A V Semana de Arte e Cultura da USP traz um catálogo com cerca de 120 eventos promovidos pelas diversas unidades de seus campi. A idéia é chamar a atenção do público em geral e da imprensa para a produção cultural da Universidade

A arquitetura de fazendas do Sul de Minas, séculos XVIII e XIX, em exposição na FAU

Arborização urbana é tema de seminário da Esalq

FSP abre inscrições para cursos nas áreas de meio ambiente e saneamento básico
 


Destaques

Semana destaca produção cultural dos campi da USP

        Começa neste sábado (23) a Semana de Arte e Cultura da USP, evento que irá mostrar ao público em geral o que a Universidade vem realizando nas áreas de Arte e Cultura. A mostra, que está em sua quinta edição, prossegue até o dia 1º de outubro e tem por objetivo a elaboração de um catálogo com os eventos promovidos pelas diversas unidades de todos os campi durante uma única semana. "Queremos tornar a universidade mais visível à comunidade externa. A Semana é um jeito de chamar a atenção do público em geral e da imprensa e, assim, aproximá-los da universidade", esclarece Augusto Francisco, coordenador do evento.
        Este catálogo, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, é apenas uma amostragem dos eventos, mas reúne cerca de 120 deles. "Os eventos não estão sendo organizados especialmente para esta semana. Eles acontecem durante o ano inteiro" esclarece. "Em média são cinco mil produções, todas voltadas para o público, não só da USP, mas também externo", diz Francisco.
        As produções — teatro, dança, música, cinema — são organizadas pelas mais diversas áreas: biológicas, exatas e humanas. "Estamos trabalhando com essa multiplicidade e simultaneidade, não há a obrigação de haver uma programação concatenada. O interessante é que várias coisas estejam acontecendo ao mesmo tempo nos vários campi", explica o coordenador. O campus de Bauru, por exemplo, exibe o filme de Hector Babenco: Pixote - A lei do mais fraco na segunda-feira; no mesmo dia, Piracicaba organiza um show de Jazz e na sexta (29) Pirassununga promove uma Oficina de Confecção de Papel Artesanal.
        E a Semana não pára por aí: nas telas, os filmes vão de Godard a Babenco; na música, de Bach a Carlinhos Brown; na fotografia, de Jorge de Lima (além de poeta, era também pintor, escultor) a fotos de cavidades bucais; nos palcos, de Esperando Godot, de Becket, à produção que mistura em seu roteiro Shakespeare e os fatos que marcaram a última greve dos professores e funcionários da USP. Enfim, uma miscelânea para todos os gostos.
        Este ano A Semana de Arte e Cultura da USP contará com uma novidade: a participação da Editora da Universidade de São Paulo (Edusp), que vai oferecer 40% de desconto em cinqüenta títulos. Outro destaque, segundo Francisco, é o recital de piano de Eudóxia de Barros, ganhadora de diversos prêmios e membro da Academia Brasileira de Música. Eudóxia faz sua apresentação no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP, na quarta-feira (27).
        Quem quiser conferir toda a programação pode obter um catálogo da V Semana de Arte e Cultura na Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, que fica na Rua da Reitoria, 109, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3575 ou e-mail prceu@edu.usp.br
 
 


Cursos, Seminários e Palestras
Arborização urbana
        O Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (Ipef) promove nos dias 27 e 28, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba, o I Seminário sobre Arborização Urbana: das Necessidades Técnicas à Educação Ambiental. O evento debate a arborização urbana e a importância da participação comunitária, além do avanço técnico do processo de monitoramento da paisagem urbana.
        Mais informações: ( (0XX19) 430-8603/430-8602

Cursos na Saúde Pública
        A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP está com inscrições abertas até 16 de outubro para os seguintes cursos:
        Especialização em Gestão Ambiental, para profissionais interessados na área de gestão e controle da qualidade do meio ambiente;
        Especialização em Direito Ambiental, para profissionais com interesse na área ambiental. O curso qualifica especialistas em saneamento e gestão ambiental, para lidar com formulação e aplicação de normas legais nessa área, além de preparar para o entendimento da advocacia ambiental;
        Educação Ambiental, para profissionais com interesse na área ambiental, proporcionando condições de usar os conhecimentos sobre educação e meio ambiente para analisar as inter-relações do homem na sociedade, além de participar de estudos de problemas relativos à educação ambiental;
        Especialização em Engenharia de Saneamento Básico, para profissionais que atuem na área de saneamento básico ou ambiental. O curso discute o funcionamento de sistemas e serviços de saneamento básico, estudo de problemas e análise crítica de projetos.
        Todos os cursos começam em fevereiro. Os interessados devem se inscrever das 9 às 17 horas na Seção de Pós-graduação da FSP, na Av. Dr. Arnaldo, 715.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7790/3066-7798.


Agenda Cultural
Fotomontagem de Jorge de Lima
        O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP inaugura na próxima segunda (25), às 20 horas, a exposição Fotomontagens de Jorge de Lima. O poeta alagoano publicou em 1943 seu único livro de fotomontagem, A pintura em pânico, em cuja introdução ele destaca sua ligação com o trabalho de Max Ernst e Salvador Dalí. A exposição prossegue até 5 de novembro, de segunda a domingo das 9 às 21 horas, e traz 33 painéis com reproduções de todas as fotomontagens, mostrando mulheres com cabeças de feras e a infanta-defunta, por exemplo. O Ceuma fica na Rua Maria Antonia, 294.
        Mais informações: ( (0XX11) 3237-1815

Exposição de Arquitetura Rural
        A exposição Fazendas do Sul de Minas - Séculos XVIII e XIX pode ser vista na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP até o próximo dia 30. A obra, que mostra a arquitetura caracterizada pela técnica construtiva (madeira e pau a pique), é uma amostra de um levantamento realizado entre 1996 e 1997 pelo ex-aluno Cícero Ferraz Cruz, com desenhos e fotografias de 73 fazendas formadas desde a decadência do ciclo do ouro, em meados do século XVIII, até o fim do século XIX, época de mudanças com a proclamação da República e a Abolição da Escravidão.
        A FAU fica na Rua do Lago, 876, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4801


Teses e Dissertações

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Doutorado
        Processos enunciativos de variação semântica e identidade lexical: a polissemia redimensionada - estudo dos verbos jouer e changer. Márcia Cristina Romero Lopes. Dia 25/9, 8h.
        Lexicologia e lexicografia: a questão das expressões idiomáticas em espanhol; variante chilena. Myriam Jeanette Serey Seiva. Dia 25/9, 14h.
        A elite parlamentar do pós-constituinte: atores e práticas. Débora Desemberg Guimarães. Dia 25/09, 14h.

Mestrado
        Caracterização dos elementos do meio físico e da dinâmica da Nhecolândia. Ermínio Fernandes. Dia 25/09, 14h.
        Consciência, tristeza e espera em metáforas de Else Lasker-Schuler. Juliana Pasquarelli Perez. Dia 25/09, 10h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4626/4584.
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3818-4411/3818-4691 - Fax: (0xx11) 3818-4476/3818-4689
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.htmlE-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br
Repórteres: Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Giovana Tiziani, Júlio Bernardes e Renata Bessi