São Paulo, 25 de setembro de 2000 n.609/00.
Livro explica a estudantes os horrores do nazismo
Professora de História da USP lança livro para alunos do ensino fundamental e médio narrando as perseguições racistas do regime nazista da Alemanha, desde a ascensão de Adolf Hitler ao poder até o extermínio sistemático de judeus.

Atividades de Extensão na Universidade serão controladas

Eudóxia de Barros se apresenta no Ceuma

Novo número da Revista do IEA continua o dossiê "Brasil: dilemas e desafios"
 


Destaques

Livro explica Holocausto para estudantes

        O livro Holocausto - Crime contra a humanidade, da professora de História da USP Maria Luiza Tucci Carneiro, relata para estudantes do ensino fundamental e médio toda a trajetória das perseguições racistas do regime nazista da Alemanha, desde a ascensão de Adolf Hitler ao poder, na década de 30, até o extermínio sistemático de judeus, homossexuais, ciganos e outros grupos durante a Segunda Guerra Mundial. A obra, editada pela Ática, pretende superar a resistência dos professores a mencionarem em aula um tema considerado "difícil", desenvolvendo nos jovens a convivência democrática e a cidadania.
        O livro de Maria Luiza resgata a origem das teorias racistas que fundamentavam a ideologia nazista e detalha as crescentes restrições de direitos civis que judeus, Testemunhas de Jeová, homossexuais e ciganos sofreram após 1933, com a chegada dos nazistas ao poder na Alemanha. Também relaciona os principais campos de concentração, a evolução dos métodos de extermínio, os principais militares e cientistas alemães envolvidos e as iniciativas de punição dos crimes de guerra e reparação às vítimas do Holocausto, após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
        A obra, que apresenta uma lista comentada de filmes e documentários sobre o Holocausto, faz uma crítica às teorias difundidas por grupos neonazistas, inclusive pela Internet, que minimizam as dimensões das perseguições nazistas e defendem o totalitarismo e do racismo, numa postura conhecida como "relativismo perverso". "O Holocausto, se avaliado sob múltiplos aspectos, pode alertar sobre as conseqüências catastróficas dos regimes totalitários e o perigo das idéias racistas", relata o livro.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818 -3760/3701/3702

Câmaras controlarão atividades de extensão na USP

        O Conselho de Cultura e Extensão (Cocex) da USP fará um controle maior das atividades de extensão da Universidade, através de duas novas câmaras, a de Ação Cultural e Extensão Universitária, e uma para Cursos de Extensão. O objetivo é evitar a utilização indevida do nome da instituição, como ocorreu com os cursos de informática que a empresa Work Plus oferecia nas dependências do Instituto de Matemática e Estatística (IME), e que não apresentavam vínculo formal com a USP.
        Os folhetos de propaganda da empresa utilizavam o logotipo do IME-USP, o que, de acordo com a Consultoria Jurídica da Universidade, levava a crer que a USP participava da elaboração do curso, quando apenas cedia o espaço físico do Centro de Ensino de Computação (CEC) do IME para sua realização. Com a divulgação do caso pela empresa, a Consultoria Jurídica solicitou a retirada do nome da USP das peças de publicidade, iniciativa apoiada pelas direções do CEC e do IME. A empresa seguiu a determinação e agora discute novas bases para da parceria.
        As novas câmaras vão reforçar o controle das atividades de extensão na USP, a partir da verificação que é feita pelas Comissões de Cultura e Extensão das unidades. Os dois órgãos têm competência para propor ao Conselho diretrizes políticas de extensão acadêmica, além homologar os cursos de extensão, através de seu acompanhamento e avaliação.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3455 (Eduardo, Câmara de Cursos de Extensão) e 3818-2093 (Marilena, Câmara de Ação Cultural e Extensão Universitária).


Cursos, Seminários e Palestras

Pesquisa e ética
        O Instituto de Psicologia (IP) da USP realiza no sábado (30) a I Jornada de Pesquisadores: Ética e Deficiências. Durante o evento haverá uma mesa redonda com o tema "Ética, pesquisa e deficiência" e, logo após, discussão sobre os trabalhos apresentados.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4903/3818-4185 ramal 31

Proteínas e novos medicamentos
        O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) promove na quinta-feira (28) às 16 horas o seminário Estrutura e Função de Proteínas na Descoberta de Novos Fármacos. O professor Glaucius Oliva fala sobre um projeto para obter drogas para o tratamento da Doença de Chagas tendo como alvo uma enzima proveniente do parasita causador da doença que foi clonada, cristalizada e que teve sua estrutura tridimensional determinada em alta resolução, além de apresentar os resultados da busca de substâncias que possam ser usadas como tratamento para a doença.
        Mais informações: ( (0XX16) 273-9844/273-9874

Cursos da Fupam
        A Fundação para a Pesquisa Ambiental (Fupam), instituição conveniada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP está com inscrições abertas para os seguintes cursos:
        Identidade Visual: o processo criativo no desenvolvimento do projeto, que ocorre de 2 a 31 de outubro e aborda o desenvolvimento de programas de identidade visual;
        Introdução aos sistemas de informações geográficas, que ocorre de 3 de outubro a 9 de novembro, que aborda o estudo do sistema de informações espaciais para apoio de decisões de planejamento em geral e estratégico;
        Paisagismo: da concepção ao projeto I, de 4 a 30 de outubro, analisando a concepção e desenvolvimento do projeto de arquitetura paisagística através de estudos de casos;
        Patologias e terapias básicas das construções, que ocorre de 4 de outubro a 11 de novembro, discutindo conhecimentos básicos das patologias construtivas em edificações e terapias preventivas e corretivas.
        As vagas são limitadas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4566/814-0829


Agenda Cultural

Piano
        A pianista Eudóxia de Barros se apresenta nesta quarta-feira (27) às 20h30 no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP. Eudóxia executa obras de Bach, Beethoven, Debussy, Ravel, Camargo Guarnieri e Osvaldo Lacerda, entre outras. A entrada é franca. O Ceuma fica na Rua Maria Antonia, 294.
        Mais informações: ( (0XX11) 255-5538/255-7182

Orquestra da USP
        A Orquestra da USP apresenta no sábado (30) o 2º Concerto da Série Bach, 250 Anos, com "Concerto em Lá Menor", "Concerto em Mi Maior", "Concerto para Dois Violinos" e "Concerto para Oboé d’Amore" , sob regência de Ronaldo Bologna, com os solistas Davi Graton (violino), Renata Kubala (violino) e Paulo Barreto (oboé d’amore) . O concerto acontece a partir das 16 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, que fica na Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária. A entrada é franca.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3000.


Livros, Revistas e Publicações

Revista do IEA
        O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP lança nesta quarta-feira (27) às 17 horas o número 39 da Revista de Estudos Avançados, no Auditório do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Este número continua a apresentação do dossiê "Brasil: dilemas e desafios", para precisar um diagnóstico estrutural da situação do país, com uma leitura antes dramática do que celebrativa de nossos 500 anos. O lançamento conta com a participação do flautista Artur Andrés Ribeiro, que fará um recital com a pianista Regina Stella Campos Amaral e que publica nessa edição um trabalho sobre o Grupo Uakti-Oficina Instrumental.
        Mais informações : ( (0XX11) 3818-4442/3818-3919.


Teses e Dissertações

Faculdade de Direito
Mestrado
        Tipicidade do crime antecedente no direito da lavagem de dinheiro. Antonio Sérgio Altieri de Moraes Pitombo. Dia 27/9, 10h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3111-4004.

Escola de Enfermagem
Mestrado
        Ocorrências iatrogênicas em Unidade de Terapia Intensiva: queda de pacientes durante o tempo de internação . Maria das Neves Decesaro. Dia 26/9, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7533.

Instituto de Ciências Biomédicas
Doutorado
        Estudo experimental do processo de regeneração óssea ao redor de implantes metálicos de titânio: influência do diabetes mellitus. José Tadeu Tesseroli de Siqueira. Dia 28/9, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3621.

Faculdade de Medicina
Doutorado
        Litíase na via biliar: análise do tratamento cirúrgico por videolaparascopia. Marco Aurélio Santo. Dia 28/9, 9h30.
        Análise comparativa doa anéis valvares atrioventriculares esquerdo e direito na cardiomiopatia dilatada de diferentes etiologias: um estudo anatômico. Alexandre Ciappina Hueb. Dia 29/09, 9h.
Mestrado
        Teste de Wada: contribuição para normatização dos estímulos para avaliação de linguagem e memória. Maria Joana Mader. Dia 27/9, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 883-1481.

Escola Politécnica
Mestrado
        Projeto de mudança organizacional para implantação de grupos semi-autônomos: um estudo de caso. Elaine Shiobara. Dia 28/9, 15h.
        Terceirização da ferramentaria e estamparia no contexto da indústria de autopeças estudo de caso. Nina Choi Chao. Dia 28/9, 16h.
        Simulação matemática do escoamento e transporte de massa no aquífero freático em uma área indústrial contaminada. Alfredo Carlos Cardoso Rocca. Dia 29/9, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-5443.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Doutorado
        A retórica e a poética: a técnica de composição da poesia dramática no Agamêmnon de Sêneca. José Eduardo dos Santos Lohner. Dia 27/9, 14h.
Mestrado
        Um estudo sobre variações fonético-fonológicas na língua falada e escrita. Maria Aprecida de Souza Oliveira. Dia 27/9, 14h.
        Espaço, tempo e memória: construção e transformação do espaço em São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra. Maria Alice Oliva de Oliveira. Dia 27/9, 14h.
        Liberalismo e democracia na Constituinte de 1946: Os direitos individuais e de associação. Wanda Del Vechio. Dia 28/9,9h.
        A cidade e a festa no interior do Nordeste: espetáculo de poder, modernização e transformação cultural em Campina Grande - PB. Carlos Augusto Amorim Cardoso. Dia 28/9,14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4626/4584.
 

Faculdade de Saúde Pública
Mestrado
        Estudo de confiabilidade do levantamento epidemiológico de saúde bucal no estado de São Paulo, 1998. Antonio Carlos frias. Dia 27/9, 9h30.
        Alguns aspectos das condições de saúde bucal de uma população indígena Guarani Mbuá no município de São Paulo. Maristela Villas Boas Fratucci. Dia 27/9,14h.
        A dor e sofrimento no trabalho: Uma análise dos aspectos psicossociais relacionados ao desenvolvimento das LER (Lesão por esforços repetitivos). Márcia Elena Rodrigues Gravina. Dia 28/9, 9h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7739.
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3818-4411/3818-4691 - Fax: (0xx11) 3818-4476/3818-4689
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.htmlE-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.brRepórteres: Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Giovana Tiziani, Júlio Bernardes e Renata Bessi