São Paulo, 26 de setembro de 2000 n.610/00.
Estudos vão desvendar causas do TOC
Pesquisadores estão descobrindo relações entre o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e outras doenças e sentimentos, como a paixão e as preocupações maternas. Pessoas acometidas pelo TOC repetem compulsivamente um comportamento com muita ansiedade. 

Palestra no Incor ensina como prevenir as doenças cardiovasculares
 
 

Filmes, exposições, videokê e workshop fazem parte da 5ª Mostra de Arte Universitária do campus de Bauru
 
 


Destaques

Paixão, Obsessão, Compulsão: o limite com a normalidade

        Indagar 'será que desliguei o gás?' e logo após verificar se realmente o gás foi desligado, parece ser um ato normal. Porém, algumas pessoas não se satisfazem em verificar apenas uma vez, repetindo o ato de maneira compulsiva e descontrolada. Segundo a pesquisadora e psiquiatra Ana Hounie, do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, as pessoas que repetem compulsivamente um comportamento, acompanhado de muita ansiedade são vítimas do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), a doença do segredo.
        A psiquiatra explica que ainda não se sabe ao certo a causa do TOC. "Sabe-se que vários elementos condicionantes estão envolvidos. Existem fatores biológicos, genéticos, ambientais e psicológicos. O estresse, a morte de alguém ou algum evento marcante podem ser agravantes ou desencadeantes. Outras pessoas desenvolvem a doença na infância sem um motivo aparente", diz. O importante é que geralmente a doença não causa loucura a ponto de o doente perder a noção da realidade. Ele sabe que o comportamento repetitivo que executa é absurdo, mas não consegue se controlar. "Os portadores ficam amedrontados e com receio de falar sobre o problema, daí a denominação doença do segredo", explica.
        Ana relata que pesquisas realizadas recentemente por James Leckman, pesquisador da Universidade de Yale, nos EUA, verificaram que a paixão e as preocupações maternas podem ter relação com o TOC. "A angústia da espera de um telefonema, o ciúme excessivo, a constante verificação de secretárias eletrônicas, e-mail, caixas postais de celulares, a espera de um sinal da pessoa amada, são fenômenos naturais para quem está apaixonado. A mesma normalidade é verificada nas mães que, preocupadas com seus bebês recém-nascidos, observam se a criança respira durante o sono. O limite para a normalidade acaba no momento em que esses comportamentos começam a causar transtorno e fogem do controle, causando problemas para a vida da pessoa", explica.
        O TOC pode estar atrelado não apenas à paixão e às preocupações maternas. No Brasil, o Projeto Transtorno do Espectro Obsessivo-Compulsivo (PROTOC) da Faculdade de Medicina da USP, grupo de pesquisa do qual a Ana faz parte, trabalha em pesquisas que relacionam o problema a outros fenômenos ou doenças. Uma delas é um estudo Genético Epidemiológico, sob a responsabilidade da pesquisadora, onde estão sendo analisadas famílias que possuem pessoas com o TOC, com a Febre Reumática, secundária à infecção de garganta e causadora de dores articulares, problemas cardíacos, e com a Síndrome de Tourrete, causadora de tiques motores e vocais, transmitida hereditariamente. "Procuro descobrir se existe alguma relação entre a febre reumática e o TOC. Há casos de pacientes que depois de terem contraído infecção na garganta, ao invés de apresentarem problemas cardíacos e dores articulares, característica da Febre Reumática, apresentaram o TOC".
        O trabalho está na fase de coletas de dados e a Ana está em busca de pessoas com TOC e Febre Reumática dispostas a fazerem parte da sua pesquisa e de outras que estão sendo desenvolvidas no PROTOC. Os interessados devem entrar em contato com a Associação Brasileira de Síndrome de Tourette, Tiques de Transtorno Obsessivo-Compulsivo (ASTOC).
        "Até pouco tempo o TOC era desconhecido dos próprios psicólogos e dos psiquiatras e, muitos deles ainda não sabem identificar e tratar a doença", esclarece. Hoje, o PROTOC está com um projeto, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, junto aos psiquiatras e psicólogos da rede pública de saúde, no sentido de capacitá-los a identificar e tratar o TOC.
        Os resultados dos estudos do pesquisador Leckman, além de novas teorias sobre o assunto, poderão ser conferidos, dia 30, das 8 às 15h30, no Simpósio Internacional Paixão, Preocupação e Obsessão: o limite com a normalidade, organizado pelo PROTOC e pela ASTOC. O Simpósio acontece no Centro de Convenções Rebouças, Av. Rebouças, 600.
        Mais informações: ( (0XX11) 280-9198 (ASTOC) ou pelo e-mail astoc@mtecnetsp.com.br


Cursos, Seminários e Palestras

Conhecendo o coração
        A Associação Amigos do Coração, entidade de apoio a pacientes carentes do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (FM) da USP, promove nesta quarta-feira (27), às 15h30, a palestra Venha Conhecer seu Coração. O evento terá lugar no Incor, e, comemorando a "Semana do Coração", os participantes vão conhecer a dinâmica e a fisiologia do órgão, além de receber orientações de prevenção de doenças cardiovasculares e de melhoria da qualidade de vida.
        Mais informações:( (0XX11) 3069-5381/3069-5218


Agenda Cultural

Mostra de Arte Universitária
        O Centro Cultural da Prefeitura do Campus da USP de Bauru promove até sexta-feira (29) a 5ª Mostra de Arte Universitária, com workshops e oficinas, abertos somente para a comunidade USP, e mostra de artes plásticas e exibição de filmes para a comunidade em geral. Todos os dias, mostra de artes plásticas (exposição de trabalhos da comunidade USP), videokê e leitura de livros e poesias; a partir das 12 horas serão exibidos os filmes O pagador de promessas (quarta), Muito barulho por nada (quinta) e A honra do poderoso Prizzi (sexta). Na sexta (29) haverá um workshop sobre escultura em isopor.
        Mais informações: ( (0XX14) 235-8385/9791-2368


Quadro de Avisos

Exercício para o coração
        As Faculdades de Medicina, Enfermagem e Ciências Farmacêuticas da USP de Ribeirão Preto participam da Semana Nacional do Coração – Importância do Exercício para o Coração, que acontece até sábado (30) em Ribeirão. Durante a semana, feita para orientar a população sobre os fatores de risco das doenças cardiovasculares, haverá aferição gratuita da pressão arterial, orientação sobre os fatores de risco das doenças cardiovasculares — que inclui um levantamento desses fatores nas pessoas entrevistadas e elaboração do risco de desenvolver um evento coronariano nos próximos 10 anos — e distribuição de senhas para dosagem gratuita do colesterol.
        Mais informações: ( (0XX16) 635-3706

Cepeusp
        O Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) abre o exame médico para utilização de suas piscinas. Os interessados devem se apresentar em traje de banho na sala 35 do Velódromo, às terças, quintas e sextas-feiras das 12 às 16 horas (aos sábados, das 8 às 13 horas). Crianças de até 2 anos não pagam e de 2 a 7 anos têm 50% de desconto sobre a taxa de R$ 15,00.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3557


Teses e Dissertações

Instituto de Química de São Carlos
Mestrado
        Avaliação de procedimentos de preparo de amostras de materiais tecnológicos em fornos de microondas. Claudinéia Rodrigues da Silva. Dia 28/9, 14h.
        Um processo automático para a reticulação progressiva do pericárdio bovino por meio de gradiente de concentração linear do glutaraldeído. Aparecida de Fátima Giglioti . Dia 29/9, 14h.
        Mais informações: ( (0XX16) 273-9909.

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Mestrado
        Influência da carência proteíca na resposta hematológica, na produção de peróxido de hidrogênio e óxido nítrico e no sistema antioxidante enzimático de camundongos inoculados com BCG (Bacilo de Calmette-Guérin). Osmarina Pereira da Paixão e Silva. Dia 28/9, 9h.
        Avaliação da eficiência dos fornos combinado e convencional elétrico na inativação de Salmonella sp. Emilieme de Almeida Martins. Dia 28/9, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3621.
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3818-4411/3818-4691 - Fax: (0xx11) 3818-4476/3818-4689
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.htmlE-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br
Repórteres: Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Giovana Tiziani, Júlio Bernardes e Renata Bessi