São Paulo, 27 de setembro de 2000 n.611/00.
Sono pode revelar saúde de idosos 
Estudo com idosos mostra que a fragmentação do sono não está ligada à degeneração do relógio biológico, mas pode estar relacionada a problemas de saúde. Já idosos sadios podem manter o padrão de sono da vida adulta.

Novos instrumentos de financiamento agrícola é tema de seminário na FEA

Estação Ciência organiza a exposição Caminhos da Água

II Curso de Informação sobre Saúde Pública para Radiocomunicadores, na FSP
 


Destaques

Padrão de sono revela qualidade de vida dos idosos

        Cochilar um pouco não é sinal de problema de saúde para um idoso, mas se essas sonecas passarem do limite, pode ser um indício de que algo não vai bem com seu estado físico ou psicológico. Durante muito tempo achou-se que a fragmentação do sono de um idoso, ou seja, o "sono picado", era causada pela degeneração das estruturas do cérebro responsáveis pelo controle dos ritmos biológicos, os chamados "relógios biológicos". Porém, uma pesquisa orientada pelo professor Luiz Menna-Barreto, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, sugere que idosos saudáveis e ativos, que conservam um bom relacionamento social mantêm, mesmo em idade avançada, o mesmo padrão de sono que tiveram durante a vida adulta.
        A pesquisa orientada por Menna-Barreto foi apresentada pela enfermeira Filomena Ceolim na Unicamp. Em sua tese de doutorado, ela estudou idosos sadios do Grupo da Terceira Idade do Sesc de Campinas, medindo as ocorrências de sono dia após dia por meio do actígrafo, um aparelho de pulso que registra a atividade motora e permite inferir as ocorrências de sono. "Nossa dúvida era se esse padrão mais fragmentado era uma característica intrínseca ao avanço da idade ou se estaria associado a algum estado de sofrimento", afirma Menna-Barreto. "Uma das hipóteses a ser verificada era que, se a fragmentação do sono era uma decorrência normal do envelhecimento, então, quanto mais idoso, maior deveria ser a fragmentação". Ele afirma que mais de dois episódios por dia podem ser chamados de "sono fragmentado", independente da duração.
        No entanto, o que o grupo pôde constatar foi que a fragmentação do sono não é uma característica intrínseca dos idosos, mas provavelmente está relacionada a efeitos secundários de doenças características da terceira idade, ao abandono social e à falta de motivação em geral. "Dores em geral interferem no sono, superficializando-o ou mesmo inibindo-o. Distúrbios respiratórios são causas freqüentes de problemas no sono", explica. "Em deprimidos freqüentemente são encontradas alterações na arquitetura do sono, ou seja, na seqüência de fases mais superficiais e profundas em uma noite de sono".
        Quanto ao hábito da sesta, Menna-Barreto afirma que não é sinal de desorganização temporal e que não pode ser considerada sono fragmentado. "O que parece ser normal é uma tendência ao sono no início da tarde. Algumas pessoas dormem regularmente após o almoço, outras não", diz. Na pesquisa, tanto os idosos que cochilavam quanto os que não cochilavam tinham uma vida bastante satisfatória. "Nossos resultados mostram idosos que dormem e outros que não dormem, até onde sabemos, sem relação com a idade mais ou menos avançada", afirma o pesquisador. Alguns podem não sentir necessidade de fazer uma sesta quando jovens, mas podem passar a fazê-la quando não têm mais compromissos.
        "No entanto, quando um idoso começa a fragmentar demais o sono ele deve, antes de mais nada, avaliar se isso não é conseqüência de algum estado de sofrimento", alerta Menna-Barreto. "Mas tanto quanto a dor física, a dor da alma também tem efeitos negativos sobre o sono, já que a falta de motivação que acompanha os quadros depressivos pode comprometer a sincronicidade dos relógios biológicos com os ciclos ambientais".
        Para o idoso que sofre de sono fragmentado, o pesquisador afirma que já há tratamentos em teste, como mudanças de hábito e exercícios. Recentemente passou-se a utilizar também banhos de luz e uso de hormônios (melatonina, que sinaliza a ocorrência da noite e do dia). "Não há consenso científico sobre esses procedimentos, embora seja geralmente aceito que medidas que promovam regularidade de hábitos sejam acompanhadas de melhorias na qualidade do sono", assegura o professor.
        Mais informações: Prof. Luiz Menna-Barreto pelo e-mail menna@fisio.icb.usp.br


Cursos, Seminários e Palestras

Financiamento à Agricultura
        O seminário mensal promovido pelo Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial (Pensa) da Fundação Instituto de Administração(FIA/USP) acontece nesta sexta-feira (29) e terá como tema os Novos instrumentos de financiamento à agricultura: o crédito cooperativo. O encontro conta com a participação do presidente do Banco Bancicred, Ademar Schardong, que falará sobre o crédito cooperativo, a importância do financiamento da agropecuária, a atuação dos bancos cooperativos, e as operações e principais produtos oferecidos neste segmento. O seminário acontece na sala de videoconferência da biblioteca da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-5848/ 210-5966 ou e-mail pensa@fia.fea.usp.br

Madeira serrada
        O Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (Ipef) realiza nos dias 5 e 6 de outubro, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba, o III Workshop sobre Secagem de Madeira Serrada. O evento pretende atualizar a discussão técnica sobre a secagem de madeiras e apresentar novas linhas de trabalho em andamento, e terá palestras sobre a madeira na construção civil, normas brasileiras para produtos de madeira, ISO 9000, secagem de eucalipto e pinus, controle do processo, além da apresentação do projeto cooperativo "Secagem de Eucalipto"
        Mais informações: ( (0XX19) 430-8603/430-8640

Curso para Radiocomunicadores
        A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP promove no próximo sábado (30) e nos dias 7 e 21 de outubro o II Curso de Informação sobre Saúde Pública para Radiocomunicadores. O curso, que já teve outros três módulos, é composto por quatro "Grandes Seminários". O primeiro, que aconteceu no dia 23, contou com a participação dos professores Fernando Lefèvre, da Saúde Pública, e Aziz Ab’Saber, do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. Os próximos seminários serão:
        A Educação no contexto da Saúde, no dia 30 de setembro, com a professora Ausônia Donato, coordenadora pedagógica do Colégio Equipe;
        A Saúde Pública no Brasil nesses 500 anos, no dia 7 de outubro, com os professores da FSP, Oswaldo Forattini e Maria da Penha Vasconcellos;
        Necessidades das Comunidades, no dia 7 de outubro, com a Dra. Zilda Arns, coordenadora nacional da Pastoral da Criança/ CNBB;
        No dia 21 de outubro acontece a Conferência de Encerramento, com o ministro da Saúde José Serra;
        Todos os seminários acontecem no Auditório Paula Souza da FSP.
        Mais informações: ( (0XX11) 214-3766


Agenda Cultural

Preservação da Água
        A Estação Ciência, Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural da USP organiza a exposição Caminhos da Água, que chama atenção para a necessidade de preservação dos recursos hídricos e a contenção de despejo de esgotos industrial e doméstico nas águas dos rios e mares.
        A Estação Ciência fica na R. Guaicurus, 1274/1394, na Lapa.
        Mais informações: ( (0XX11) 3673-7022 ou e-mail info@eciencia.usp.br


Teses e Dissertações

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Mestrado
        O setor filantrópico no Sistema Único de Saúde. Um estudo de caso da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Paula Galli de Menezes Senna. Dia 29/9, 15h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4626/4584.

Escola de Enfermagem
Mestrado
        Tradução para o português e validação de um instrumento de medida de gravidade na UTI: TISS-28 Therapeutic Intervention Scoring Sistems. Berenice Nunes. Dia 29/9, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7533.
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3818-4411/3818-4691 - Fax: (0xx11) 3818-4476/3818-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html   E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br
Repórteres: Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Giovana Tiziani, Júlio Bernardes e Renata Bessi