São Paulo, 28 de setembro de 2000 n.612/00.
Hospital das Clínicas e Ipen inauguram Banco de Tecidos
O HC poderá realizar mais cirurgias de vítimas de queimaduras, acidentes rodoviários e câncer ósseo. O Banco permitirá a conservação de enxertos por um longo período, além de garantir a qualidade dos tecidos, que serão esterilizados por irradiação.

Faculdade de Odontologia de Bauru promove Jornada sobre o uso racional do flúor

Desafios do varejo na era da Internet e economia digital são temas de curso na FEA

Cinusp promove mostra com curso, filmes e vídeos de Jean-Luc Godard
 
 


Destaques

Hospital das Clínicas tem agora novo Banco de Tecidos

        O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em parceria como Instituto de Pesquisas de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), inaugura no próximo domingo (dia 1º) o Banco de Tecidos, que permitirá a conservação de enxertos por um período prolongado. A participação do Ipen se deve ao processo de esterilização dos enxertos que será feita por meio de irradiação. Bancos deste tipo permitem estocar tecidos para serem utilizados em cirurgias de vítimas de queimaduras, acidentes rodoviários, câncer ósseo e outros males que exigem no seu tratamento substituição de pele, osso ou cartilagem.
        A construção do Banco faz parte de um projeto liderado pela Agência Internacional de Energia Atômica, órgão internacional que regulamenta o uso de materiais radioativos no mundo e desenvolve atividades relacionadas ao uso pacífico da energia nuclear. Esta Agência iniciou, no final de 1998, o Programa de Bancos de Tecidos na América Latina, que já vinha ocorrendo na Ásia, na Europa e nos Estados Unidos. Entre os países selecionados da América Latina estava o Brasil. A iniciativa de criação do banco contou com a doação de equipamentos e os treinamentos promovidos pela Agência; o Hospital das Clínicas entrou com o espaço físico e com a equipe.
        A escolha do Hospital das Clínicas para ser a sede do Banco deu-se porque em 1996 o Departamento de Cirurgia Plástica havia encaminhado, juntamente com o Ipen, uma proposta de projeto à Agência buscando assim, uma parceria para a construção de um Banco de Tecidos no Brasil, já que aqui não existe número suficiente de bancos para suprir as necessidades das cirurgias, segundo o professor Marcus Castro Ferreira, do Departamento de Cirurgia Plástica e Queimaduras da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), nomeado coordenador nacional do projeto. "As chances de sobrevida de uma criança queimada em 60% de sua área corpórea em nosso país ainda são muito pequenas, porque não se dispõe de materiais, como enxertos de pele, em quantidade suficiente para a oclusão das feridas", lamenta o professor.
        A inauguração do Banco faz parte de outro evento promovido pela Agência Internacional de Energia Atômica, o Tissue Banking – Latin America 2000, seminário internacional que irá discutir no próximo final de semana (30 de setembro e 1º de outubro) temas relacionados a doações de órgãos, uso de irradiação como forma de esterilização de tecidos, melhoria e criação de novos Bancos e as bases do estabelecimento da Associação Latino Americana de Banco de Tecidos.
        O encontro, além da inauguração, terá a premiação do professor argentino Fortunato Benaim, pioneiro no tratamento de queimados em seu país, e a homenagem ao professor Glynn Phillips por seu empenho no desenvolvimento de Bancos de Tecidos.
        Mais informações: ( (0XX11) 280-9729 ou 280-5784


Cursos, Seminários e Palestras
Jornada de Flúor
        A Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP promove de 2 a 6 de outubro a 1ª Jornada Científica de Uso Racional do Flúor. Comemorando os 25 anos de fluoretação da água de consumo de Bauru, a jornada pretende esclarecer os profissionais da saúde sobre a importância da utilização do flúor sua relação com a melhoria da qualidade de vida, como, por exemplo, o decréscimo da ocorrência de cáries (em Bauru o índice de ocorrência de dentes cariados, perdidos e obturados caiu de 9,89 em 1975 para 3,42 em 2000). A programação científica da Jornada terá cinco conferências sobre temas como saneamento básico, implicação legal da fluoretação das águas no Brasil, a responsabilidade civil do cirurgião-dentista na prescrição do flúor, fluoretação de águas de abastecimento público, entre outros. Também haverá apresentação de trabalhos orais e painéis.
        Mais informações: ( (0XX14) 224-3187/235-8357/235-8257

Palestra sobre MST
        O sociólogo francês Michel Löwy apresenta essa sexta (29) às 10 horas no Instituto de Estudos Avançados (IEA) a palestra As Origens Sócio-religiosas do MST. O sociólogo fala da origem do movimento no trabalho de conscientização e auto-organização camponesa promovido pela Pastoral da Terra nos anos 70 e da formação do MST nos anos 80, a secularização e a desconfessionalização do movimento, além de comentar os elementos do cristianismo da libertação na mística do MST e sua semelhança com as Ligas Camponesas Italianas. O IEA fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa J, 374, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3919/3818-4442.

Curso sobre Godard
        O Cinusp realiza entre os dias 16 e 20 o curso Jean-Luc Godard e as Transformações da Imagem, com Philippe Dubois, professor da Universidade de Paris. O programa aborda Godard nos anos 80 e 90, incluindo trabalhos desconhecidos no Brasil e a análise de Dubois, especialista no tema. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 1º pelo e-mail cinusp_prceu@recad.usp.br ou pelo fax (011) 3818-3364.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3152

Comércio Eletrônico
        O Programa de Administração de Varejo (Provar-FIA/USP) está com inscrições abertas para o curso E-Commerce: os Novos Desafios do Varejo na Era da Internet, que acontece de 24 de outubro a 16 de dezembro. O curso aborda temas como economia digital, infra-estrutura tecnológica, marketing digital, aspectos legais, novos modelos de gestão e tendências do setor, incluindo estudos de casos.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-6045/3818-5993


Agenda Cultural
Mostra Godard no Cinusp
        O Cinusp realiza em outubro a Mostra Godard, apresentando os seguintes filmes:
        Tempo de Guerra, de 2 a 6 às 19 horas. Dois homens do interior são convocados pelo exército e partem para a guerra para pilhar, matar e violentar, trazendo cartões postais para suas mulheres como troféus de guerra;
        Uma Mulher é uma Mulher, de 9 a 11 às 19 horas. Stripper quer ter um filho com marido que não quer, então tenta com um homem da noite, amigo do casal;
        O Desprezo (vídeo), nos dias 2 e 3 às 12h30, onde um roteirista fica enciumado quando sua mulher aceita carona do produtor do filme que está adaptando, e a mulher fala de seu desprezo pelo marido;
        O Demônio das Onze Horas (vídeo), de 4 a 6 às 12h30. Antigos amigos se reencontram e passam a noite juntos; quando amanhece, um cadáver e uma história meio sinistra sobre gangsters os obrigam a fugir;
        2X50 Anos de Cinema Francês (vídeo), dias 9 e 10 às 12h30. Godard questiona o ator Michel Piccoli sobre seu papel de presidente de um evento comemorativo do primeiro século do cinema francês;
        Detetive (vídeo), dia 11 às 12h30. Dois detetives investigam a morte de um príncipe misterioso, enquanto treinador de boxe quer conseguir dinheiro com a vitória de seu lutador;
        Acossado, de 16 a 18 às 12h30. Ladrão de carros mata um guarda e reencontra em Paris uma americana com quem tem um caso e deseja fugir;
        Alphaville, dias 19 e 20 às 12h30. Um agente secreto parte para cidade futurista para persuadir professor a voltar aos planetas exteriores.
        Entre os dias 16 e 20 haverá um curso sobre Godard, com Philippe Dubois, professor da Universidade de Paris.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3540/3818-3152

Programação da TV USP
        A TV USP apresenta, entre 2 e 8 de outubro, a seguinte programação:
        DELTA PI - TV Universitária, nessa co-produção das TVs USP e PUC alunos e especialistas debatem questões como o papel da TV Universitária, seu financiamento, suas diferenças em relação aos canais comerciais e sua relação com a Universidade. Participam do debate alunos da USP e da PUC, Marília Franco, coordenadora acadêmica da TV USP, e Dario Vizeu, consultor cultural da TV Cultura. Segunda (02), às 10h30, 15h30, 19h e 1h30.
        ABD NO AR - Como a TV vê o curta-metragem II, nesse programa Moema Mueller, programadora do "Curta Brasil" da TVE - RJ, e André Saddy, gerente de desenvolvimento de projetos do Canal Brasil, falam das possibilidades de exibição da produção de curta-metragem pela TV. Terça-feira (03), às 10h30, 15h30 e 01h30 e sábado (07) às 19h30.
        PANORAMA – Circo, Rádio Heliópolis, Revista USP e Tourada. Nessa semana a revista eletrônica Panorama apresenta a esquecida arte circense, a badalada rádio comunitária de Heliópolis, a Revista USP e uma viagem pelas touradas espanholas. Quarta-feira (04), às 10h30, 15h30, 19h30 e 01h30; sábado (07), às 15h30; domingo (08), às 10h30.
        OLHAR DA USP – Habitação Popular. No programa desta semana, os professores Ermínia Maricato e Maria Ruth Sampaio, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, discutem o problema da moradia em São Paulo e o envolvimento da cidade na questão da habitação. Quinta-feira (05), às 10h30, 15h30, 20h30 e 01h30; sábado (07), às 01h30; domingo (08), às 01h30.
        2 APÊS - Episódio 6. Confira o sexto episódio da sitcom produzida pela TV USP. Sexta-Feira (06), às 8h,10h30, 15h30 e 01h30; sábado (07), às 10h30; e domingo (08), às 15h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4101 ou pelo e-mail tvusp@edu.usp.br.


Livros, Revistas e Publicações
Site sobre Economia da Saúde
        A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP lança site sobre Economia da Saúde, que oferece informações sobre cursos, eventos e links relacionados à área. O endereço do site é www.fsp.usp.br/ecosaude.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7706, professor Bernard.


Teses e Dissertações
Instituto Astronômico e Geofísico
Mestrado
        Análise detalhada de estrelas gigantes do aglomerado globular pobre em metais NGC 6397. Dinah Moreira Allem. Dia 03/10, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-5046.
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3818-4411/3818-4691 - Fax: (0xx11) 3818-4476/3818-4689
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.htmlE-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br
Repórteres: Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Giovana Tiziani, Júlio Bernardes e Renata Bessi