São Paulo, 06 de outubro 2000 n.618/00.
Evento homenageia Miguel Reale
Durante o simpósio Direito, Cidadania e Cultura Brasileira, professores da USP e de outras instituições de ensino e pesquisa discutirão a importância das obras e ações do professor, filósofo, escritor e jurista Miguel Reale, reitor da USP por duas vezes.

Reitora da Universidade do Cariri visita a USP

Curso para professores de matemática na Escola do Futuro

Iberê Camargo é tema de palestra no Ceuma
 


Destaques

Simpósio homenageia os 90 anos de Miguel Reale

        O Centro Interunidade de História da Ciência (CHC), a Faculdade de Direito, ambos da USP, a Academia Paulista de Letras e o Instituto Brasileiro de Filosofia realizam no próximo dia 11, a partir das 9 horas, na Sala do Conselho Universitário, o simpósio Direito, Cidadania e Cultura Brasileira. O evento é uma homenagem aos 90 anos do professor Miguel Reale, que foi reitor da USP em duas oportunidades, de 1949 a 1950, e de 1969 a 1973.
        Jurista, filósofo, escritor e secretário da Justiça do Estado de São Paulo também em duas ocasiões (1947 e 1963), Reale tem aliado, ao longo de sua carreira, profundidade de pensamento, eficiência prática e talento literário. Sua obra Teoria Tridimensional do Direito, conhecida mundialmente, é parte integrante do patrimônio cultural brasileiro e tem seduzido, ao longo dos anos, várias gerações de juristas e filósofos.
        Durante sua primeira gestão como reitor da USP, instaurou o processo de criação dos institutos de ensino superior do interior de São Paulo, começando pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Posteriormente, promoveu a Reforma Universitária e iniciou a construção da Cidade Universitária.
        Em 1949, fundou a Revista Brasileira de Filosofia, a qual, sob sua direção há mais de 50 anos, vem aprofundando a compreensão e revelando as características da produção filosófica brasileira.
        Segundo o professor Shozo Motoyama, diretor do CHC, "o simpósio tem como objetivo discutir e aprofundar o entendimento de sua obra, homenageando seus 90 anos, a maior parte deles dedicados aos valores jurídicos, à ciência e à cultura brasileira".
        A Sala do Conselho Universitário da USP fica na Rua da Reitoria, 109, na Cidade Universitária. Os interessados em participar do simpósio podem se inscrever antecipadamente no CHC. A seguir, a programação completa do evento:
        9 horas – Abertura, com o reitor da USP, professor Jacques Marcovitch.
        9h30 – "O poder na obra filosófica de Miguel Reale" (Flávio Fava de Moraes, ex-reitor da USP e assessor especial do governo do Estado de São Paulo, Adilson Avansi de Abreu, pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP e Celso Lafer, professor da Faculdade de Direito – FD/USP).
        10h15 – "A atuação de Miguel Reale na área empresarial" (Jairo Cupertino, vice-presidente do Itaú S.A., Aquiles Cortes Guimarães, Instituto Brasileiro de Filosofia e Ruy Altenfelder, Superintendente da Fundação Santista).
        11 horas – "Conjetura e Quase Verdade na obra de Miguel Reale" (Francisco Romeu Landi, diretor-presidente da Fapesp, Hernan Chaimovich, pró-reitor de Pesquisa da USP e Newton A. C. Costa, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas FFLCH/USP).
        11h45 – "Miguel Reale, Escritor"(Erwin T. Rosenthal, vice-presidente da Academia Paulista de Letras, Ubiratan de Macedo, Instituto Brasileiro de Filosofia e João de Scantimburgo, Academia Brasileira de Letras).
        14h30 – "Teoria Tridimensional do Direito de Miguel Reale" (Crodowaldo Pavan, presidente de honra da SBPC, Antônio Braz Teixeira, Imprensa Nacional Casa da Moeda – INCM/Portugal e Tércio Sampaio Ferraz, FD/USP).
        15h15 – "Miguel Reale, Reitor e Professor Universitário" (Adolpho José Melfi, vice-reitor da USP, Francis Henrik Aubert, diretor da FFLCH/USP e Esther de Figueiredo Ferraz, Universidade Mackenzie).
        16h30 – "Miguel Reale, Jurista" (Israel D. Novaes, presidente da Academia Paulista de Letras, Alaor Caffé, professor da FD/USP e Ivette Senise Ferreira, diretora da FD/USP).
        17h15 – "Conferência Magna" (Milton Vargas, professor da Escola Politécnica – EP/USP, Antônio Paim, Instituto Brasileiro de Filosofia e Miguel Reale, professor da FD/USP).
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3776/2063 ou e-mail: chcienca@edu.usp.br
 
 

Reitora de Universidade do Nordeste visita a USP

        A reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, esteve hoje (6) na USP, onde se encontrou com o reitor, professor Jacques Marcovitch. O objetivo da visita foi iniciar discussões em torno de projetos de cooperação para realização de pesquisas na região da Grande Bacia da Chapada do Araripe, área de proteção ambiental fundamental para a sobrevivência de mais de um milhão de pessoas, moradoras de 38 municípios dos Estados do Ceará, Pernambuco e Piauí. "Queremos viabilizar a participação de professores de diferentes universidades brasileiras e estrangeiras em uma série de pesquisas na área de geologia, paleontologia, recursos hídricos, preservação ambiental e desenvolvimento sustentável", afirmou Maria Violeta. "Trata-se de uma troca vital para a sociedade brasileira, pois ao fornecer apoio logístico, constituído por transportes, alojamentos e equipamentos, a URCA estará se beneficiando com a experiência desses profissionais, que acabarão contribuindo para a formação e o aprimoramento da nossa massa crítica regional".
        O campus principal da URCA fica em Crato, cidade do interior do Ceará, distante cerca de 700 quilômetros da capital, Fortaleza. Mas a instituição também mantém cursos em um campi situado na cidade de Juazeiro e um Museu de Paleontologia, em Santana do Cariri, totalizando mais de 10 habilitações nas áreas de ciência e tecnologia, humanidades e saúde e cerca de 5.131 alunos.


Cursos, Seminários e Palestras

Moda na ECA
        O Centro de Estudos da Moda da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP abre inscrições para o curso Mecanismos e Dinâmica da Moda, com João Braga, que acontece de 17 de outubro a 14 de novembro. O programa aborda temas como a linguagem verbal e a moda, o surgimento do conceito de moda e indumentária histórica. Os interessados devem se inscrever na ECA, que fica na Rua Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-5019

Curso de Graphmática
        A Escola do Futuro realiza no próximo dia 11, das 14 às 17 horas, o curso Graphmatica, destinado a professores de matemática. O programa propõe o desenvolvimento de atividades para resolução de equações, sistemas e análise de funções através de gráficos construídos no software "Graphmática". A taxa é de R$ 45,00.
        Mais informações: ( (0XX11) 255-7182/5538

Animais Peçonhentos
        Estão abertas até o dia 16 de outubro as inscrições para o curso Animais Peçonhentos, do Instituto Butantan da USP. Seu programa aborda a biologia e reconhecimento de artrópodes e serpentes, primeiros socorros e prevenção. Haverá também uma visita ao Museu Biológico. O curso ocorre no dia 16 de novembro e a taxa é de R$ 10,00.
        Mais informações : ( (0XX11) 813-7222, ramal 2117


Agenda Cultural

Iberê Camargo no Ceuma
        O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP promove no dia 10, às 20h30, o encontro Paulo Pasta fala sobre Iberê Camargo, que faz parte do Ciclo Artista por Artista, o qual é formado por palestras gratuitas que apresentam as obras de artistas plásticos brasileiros, partindo do ponto de vista de quatro artistas contemporâneos. Pasta aborda todo o trabalho de um dos mais importantes pintores expressionistas brasileiros, desde quando era estudante no Rio Grande do Sul, passando pela conquista do plano da tela com a utilização de signos até a última fase, quando retoma a figuração. O Ceuma fica na Rua Maria Antonia, 294.
        Mais informações: ( (0XX11) 255-5538/255-7182


Quadro de Avisos

Jamboree
        As escolas interessadas em participar da quarta edição do Computer Jamboree, evento da Escola do Futuro da USP, podem inscrever seus trabalhos até segunda-feira (9). O evento ocorre nos dias 26 e 27 no parque Hopi Hari, e reúne professores e alunos para a troca de informações científicas e tecnológicas, mostrando novas aplicações pedagógicas em projetos de multimídia, uso da Internet e robótica pedagógica.
        Mais informações: ( (0XX11) 3823-6544/9646-7006


Teses e Dissertações

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Mestrado
        O âmago de um espinho adormecido: análise da gestão de qualidade de vida no trabalho em hospital psiquiátrico público. Janis Shirley Gelves Peña. Dia 10/10, 10h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-5811.

Escola Politécnica
Mestrado
        A importância dos condicionantes geológicos-geotécnicos na recuperação de áreas degradadas por lavra de minas a céu aberto. Ricardo Deguti de Barros Silva. Dia 10/10, 14h30.
        Contribuição ao estudo da rigidez de vigas de concreto armado em análises de 2ª ordem. Rogério Moura de Oliveira. Dia 09/10, 9h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-5443.
 
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3818-4411/3818-4691 - Fax: (0xx11) 3818-4476/3818-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo, Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Giovana Tiziani, Júlio Bernardes e Renata Bessi