São Paulo, 09 de outubro 2000 n.619/00.
Acidentes com materiais hospitalares contaminados
Pesquisa constata que materiais perfurocortantes são responsáveis por 31% dos acidentes sofridos por profissionais da saúde, que podem contrair doenças como Aids e hepatite. O estudo traça um mapa das situações de risco nos hospitais.

VII Congresso de Informática em Saúde, no Centro de Convenções Rebouças

Fupam promove cursos nas áreas de arquitetura e engenharia
 

Exposição de artes plásticas e concerto do violonista Edelton Gloeden no Ceuma
 


Destaques

Pesquisa analisa acidentes com materiais contaminados

        Os trabalhadores da área de saúde estão constantemente expostos ao risco de contrair graves doenças como Aids e hepatites B e C, transmitidas pelo sangue. O fato despertou a atenção de Silvia Rita Canini, pesquisadora da Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto (EERP), que se dedicou ao estudo do problema, traçando um mapa das situações de risco para transmissão dessas doenças entre as equipes de enfermagem dos hospitais. Os resultados e sua análise foram organizados em uma dissertação de mestrado, defendida em agosto e intitulada Situações de risco para transmissão de patógenos veiculados pelo sangue entre a equipe de enfermagem de um hospital universitário do interior paulista.
         Segundo a pesquisa, mais de 31% dos acidentes ocupacionais dessa área acontecem com materiais perfurocortantes, um índice muito alto segundo a pesquisadora, que iniciou seu estudo num momento no qual o Brasil começa a se preocupar em registrar esses acidentes. Nos países desenvolvidos, além dos registros serem rotineiros e realizados há quase 20 anos, os especialistas já estão desenvolvendo dispositivos seguros para evitá-los, como agulhas retráteis e outros materiais para substitui-las.
          O primeiro caso de acidente registrado reconhecido pelo Ministério da Saúde ocorreu em 1994. Na Inglaterra, a primeira ocorrência documentada é de 1984.
           O trabalho, que teve a colaboração das professoras Elucir Gir e Miyeko Hayashida, ambas da EERP, e Alcyone Artiolli Machado, da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (FMRP), foi apresentado e premiado com o terceiro lugar da categoria Temas Livres, durante o 1º Congresso Internacional de Enfermagem do Trabalho, realizado em agosto, na capital paulista.
            Dos 398 acidentes ocupacionais notificados na instituição estudada, 125 foram com materiais perfurocortantes. Destes, 89 ocorreram entre profissionais da área de enfermagem e, na maioria dos casos, no período diurno (79,53%). Os maiores causadores de acidentes foram as agulhas (47,24%). Segundo a pesquisa, a principal causa está na não utilização dos procedimentos padrões adotados pelo Ministério da Saúde, que têm como objetivo preservar a saúde desses trabalhadores. Entre eles, o uso de luvas sempre que se manusear material biológico e, principalmente, não tentar colocar a capa de proteção na agulha já utilizada.
           A pesquisa também detectou em quais situações os acidentes são mais freqüentes: durante os procedimentos de administração de medicamentos, na soroterapia (fornecimento de soluções para os pacientes por via endovenosa) e no descarte de materiais perfurocortantes. "O excesso de trabalho desses profissionais também colabora para que os acidentes ocorram", afirma Silvia Rita Canini.
           No caso de acidente com risco de contaminação por HIV, as medidas específicas incluem a recomendação de quimioprofilaxia com anti-retrovirais. Já para hepatite B, a principal medida preventiva é a imunização. Contra a hepatite C recomenda-se evitar a exposição cutânea-mucosa a materiais e sangue contaminados.
           O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (USP) mantém um Ambulatório de Atendimento de Acidentes Ocupacionais dos Profissionais de Saúde (AOPS), criado para atender enfermeiros, médicos, coletores de lixo e trabalhadores de lavanderias dos hospitais de Ribeirão Preto e região.
           Mais informações: ( (0XX16) 602-2319/1168

Cruesp concede reajuste salarial de 6,7% no mês de outubro

           No comunicado do dia 6 de outubro, o Cruesp comunica o reajuste salarial de 6,7% no mês de outubro, a ser creditado em novembro. Este índice foi definido a partir da utilização dos valores do ICMS e dos salários conforme a fórmula de reajuste salarial e foi calculado na reunião de hoje da Comissão de Acompanhamento da Arrecadação do ICMS.
           O desempenho do ICMS em agosto e setembro foi influenciado pela quitação de dívidas pelas empresas inscritas no Programa de Recuperação Fiscal (Refis). Está sendo constituído um Fundo de Reserva Salarial que representa um seguro contra alterações imprevistas na arrecadação do ICMS até abril de 2001, tal como estabelecido na fórmula de reajuste salarial. Estes recursos não serão utilizados em gastos de custeio ou capital.


Cursos, Seminários e Palestras

Cursos da Fupam
            A Fundação para a Pesquisa Ambiental (Fupam), entidade ligada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, oferece os seguintes cursos na segunda quinzena de outubro:
            Emprego da Vegetação no Projeto de Paisagismo, que acontecerá entre os dias 21 e 28;
            Gerenciamento de Obras, que ocorre entre 24 de outubro e 1º de novembro;
            O Projeto de Iluminação na Arquitetura de Interiores: Conceitos e Novas Tendências, que ocorre de 16 de outubro a 20 de novembro;
            Planejamento de Restaurantes - Indústrias, Hospitais, Hotéis, Fast-foods e Lanchonetes, entre os dias 16 e 20.
            As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas.
            Mais informações: ( (0XX11) 3818-4566/814-0829

Informática em Saúde
            O VII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde cujo tema é A Internet: o presente e o futuro acontece este ano entre os dias 14 e 18 no Centro de Convenções Rebouças. Serão discutidas questões como o impacto da Internet, o prontuário eletrônico, formação de recursos humanos, sistema de informação hospitalar e aspectos legais e éticos do uso da Internet para a saúde.
            Mais informações: ( (0XX11) 3758-0050/ 3069-6246


Agenda Cultural

Exposição e música no Ceuma
           O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP inaugura amanhã (10), às 20 horas, a exposição Paulo Barreto. O artista apresenta 60 desenhos e usa a Internet como fonte principal de referências para seus desenhos, transformando a imagem digital por meio das técnicas essenciais (como pena de bambu e nanquim) e mediadas (usando o computador). Esse trabalho é objeto de sua dissertação de mestrado, que será defendida no Ceuma no dia 1º de novembro, às 15 horas. A exposição vai até 5 de novembro, de segunda a domingo das 9 às 21 horas.
           O Projeto Música na Maria Antonia, que promove concertos quinzenalmente, apresenta na próxima quarta-feira (11), às 20h30, o violonista Edelton Gloeden, produtor e apresentador do programa "Violão em Tempo de Concerto", da Rádio USP. Gloeden toca composições de Almeida Prado, Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, O. Lorenzo Fernandez e Villa Lobos. A entrada para os eventos é franca e o Ceuma fica na Rua Maria Antonia, 294.
          Mais informações:( (0XX11) 255-5538/255-7182.


Teses e Dissertações

Escola de Enfermagem

Mestrado
           Cuidar de pessoa incapacitada por acidente cardiovascular cerebral no domicílio: o fazer do cuidador familiar. Nara Marilene Oliveira Girardon Perlin. Dia 11/10, 9h.
           Mais informações: ( (0XX11) 3066-7533.
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3818-4411/3818-4691 - Fax: (0xx11) 3818-4476/3818-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html  
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo, Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Giovana Tiziani, Júlio Bernardes e Renata Bessi