São Paulo, 17 de outubro 2000 n.623/00.
Estudo analisa a influência da religiosidade via TV
Missas via satélite, programas de aconselhamento, presença de ‘padres- personagens’ nas novelas podem criar uma nova forma de viver a religião: pela TV. O assunto é tema de uma pesquisa que analisa a influência dos padres de ficção na religiosidade das pessoas.

O Centro Universitário Maria Antonia promove palestra sobre Fernando Pessoa
 

Geotecnologia Aplicada à Gestão Ambiental é tema de curso em Piracicaba
 

Escola do Futuro abre inscrições para XIV Mergulho Tecnológico no Vale do Silício
 


Destaques

Vivendo a religiosidade pela tevê

        A presença da religião nos programas de tevê é cada vez mais comum: são padres que se assemelham a artistas, missas transmitidas via satélite e pastores dando conselhos por telefone. Com o objetivo de saber o quanto estes elementos interferem na vida religiosa das pessoas, o jornalista e professor Attilio Ignácio Hartmann analisou a explosão da religiosidade na mídia e a relação entre a religiosidade vivida e a representada em sua tese de doutorado, Religiosidade e mídia eletrônica - a mediação sócio-cultural religiosa e a produção de sentido na recepção de televisão, defendida na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. "As pessoas ressignificam as mensagens que recebem e que, dependendo do seu mundo de vida, reconstroem um mundo de sentido que pode ser diferente ou até contrário àquele intencionado pelo emissor de determinada mensagem", diz o pesquisador.
        Hartmann é professor universitário em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, presidente da União Cristã Brasileira de Comunicação Social, vice-presidente da Union Catolica Latinoamericana de Prensa e assessor de comunicação da CNBB. Em seu estudo analisou principalmente duas telenovelas da Rede Globo de Televisão: Roque Santeiro, de Dias Gomes, exibida em 1986, e A Indomada, de Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares, de 1997. Além disso, ele abordou também a figura do Padre Marcelo Rossi. Esta pesquisa, no entanto, era de caráter "empírico-qualitativo", ou seja, Hartmann analisou um grupo de pesquisa, que neste caso, era composto por duas famílias, um grupo de jovens e três especialistas. A eles cabia a tarefa de responder: na recepção televisiva, a mediação sociocultural religiosa é um espaço de produção de sentido para as pessoas?
        Das discussões realizadas pelo grupo, Hartmann constatou que eles, de maneira geral, buscavam diversas formas de justificar a não participação em comunidades organizadas e que a religião está se tornando algo de foro íntimo. "A igreja é vista como uma instituição fora deles e que eles usam na medida de suas necessidades religiosas: para celebração do batismo, casamento, primeira comunhão", explica o professor.
        Para o grupo, os padres ficcionais foram vistos como positivos, pois tinham maior força persuasiva e passavam maior credibilidade. Além disso, julgou a telenovela como o meio mais eficaz de levar um grande número de pessoas a viver sua religiosidade. Diante disso, Hartmann concluiu que está se formando uma espécie de nova religião, ou "neo-religião", que é "individualizada, curativa, assistencialista, de louvor. É ainda, a-histórica, não tem compromisso com a realidade e não estimula para uma prática político-social", diz.
        Para Hartmann, a religião representada na televisão está se transformando numa importante mediação do sentido do que é religiosidade para as pessoas, o que pode contribuir para o encantamento da vida dos grupos sociais. "A tevê não é uma coisa à parte da sociedade, um ente suprasocial com seu mundo próprio, leis próprias, objetivos próprios", analisa. "A TV é parte da sociedade, faz uma espécie de meio de campo e muitas bolas de sentido passam por ela. Algumas recebem um leve toque, outras são mais trabalhadas, outras passam pelas laterais e nem sequer recebem a interferência da mídia, obviamente".
        A situação, aparentemente caótica, pode trazer algum resultado positivo desde que, segundo Hartmann, a televisão incentive uma vida religiosa ativa, "resgatando fatos de conteúdo humano e mostrando como a comunidade e o lugar por excelência para a animação destes fatos, gestos e atitudes, contribuem para a construção de uma sociedade mais justa, fraterna, solidária".
        Mais informações: ( (0XX51) 590-4884, com o professor Attilio Ignácio Hartmann; E-mail: attilio@netu.unisinos.br


Cursos, Seminários e Palestras
Psicologia
        Estão abertas até sexta-feira (20) as inscrições para o I Simpósio Psicológicas em Instituição, que ocorre nos dias 29 e 30 no Instituto de Psicologia (IP) da USP. O evento vai discutir temas como Psicologia Clínica Social, reforma do Estado e práticas psicológicas em instituições, intervenção participativa, ética, entre outros. O IP fica na Av. Prof. Mello Moraes, 1721, bloco B, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4172, com Odete

Gestão Ambiental
        O Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (Ipef) realiza nos dias 25 e 26, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba, o curso Geotecnologia Aplicada à Gestão Ambiental. O programa mostra técnicas e tendências atuais sobre a utilização de ferramentas de geoprocessamento aplicadas à resolução de problemas na área ambiental, abordando temas como variabilidade espaço-temporal, estudos da fauna, pragas e doenças, monitoramento integrado e gestão de bacias hidrográficas, entre outros.
        Mais informações: ( (0XX19) 430-8603/430-8602 ou pelo e-mail eventos@carpa.ciagri.usp.br

Viagem para o Vale do Silício
        A Escola do Futuro da USP está com inscrições abertas até sábado (21) para o XIV Mergulho Tecnológico no Vale do Silício, Califórnia, EUA. De 3 a 12 de novembro, professores poderão conhecer as mais atualizadas experiências com informática em educação, fazer visitas técnicas a escolas conhecidas por sua modernização ensino/aprendizagem e assistir uma conferência em que educadores relatam suas experiências pedagógicas e mostram novos materiais, como livros, softwares e aparelhos eletrônicos.
        Mais informações:( (0XX11) 3823-6544 ou no site www.informare.com.br


Agenda Cultural
Fernando Pessoa no Ceuma
        O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP promove no dia 24, às 20h30, a palestra Fenomenologia e literatura: a não-filosofia de Fernando Pessoa, com o filósofo Renault Barbaras, considerado o mais importante especialista da fenomenologia francesa. As inscrições para a palestra estão abertas; há 86 vagas. O Ceuma fica na Rua Maria Antonia, 294.
        Mais informações: ( (0XX11) 255-5538/255-7182

Equador
        A exposição fotográfica As Linhas do Equador, das alunas de Jornalismo, Clara Barufi, Denise Casatti e Nathália Machado, estará aberta à visitação amanhã (18) no Espaço A. C. D'Ávila do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. O Departamento fica na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, bloco A, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4112


Teses e Dissertações
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Doutorado
        Estudo das propriedades de hidróxidos duplos lamelares contendo crômio (III): intercalação, decomposição térmica e atividade catalítica. Eduardo Luís Crepaldi. Dia 20/10.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-3766.

Escola Politécnica
Doutorado
        Otimização de estações de tratamento de esgoto convencionais por lodos ativados com aproveitamento dos efluentes para reúso. Carlos Helou. Dia 17/10, 9h.
        Suprimento e demanda de fosfato no contexto nacional e internacional. Joel Antonio de Toledo. Dia 20/10, 10h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-5443.

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Mestrado
        Desemprego e Qualidade de Vida: Estratégias de Inclusão Social e Sobrevivência. Adriana Cristina Ferreira Caldona. Dia 20/10.
        Mais Informações: (0XX16) 623-5604 ou 602-3786.

Faculdade de Direito
Mestrado
        Execução das Penas Restritivas de Direitos. Ivanira Pancheri. Dia 20/10, 9h.
        Mais Informações: (0XX11) 3111-4000.

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Mestrado
        Administração Participativa-Nível de Aplicação em Casos Selecionados. Magnus Varassin Arantes. Dia 18/10, 14h.
        Mais informações: (0XX11) 3818-5811.

Escola de Enfermagem
Mestrado
        Grupo operativo como estratégia pedagógica em um curso de graduação em enfermagem: um espaço continente das vivências dos alunos quartanistas. Roselma Lucchese. Dia 20/10, 14h.
        Mais informações: (0XX11) 3066-7533.
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3818-4411/3818-4691 - Fax: (0xx11) 3818-4476/3818-4689
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.htmlE-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo, Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Giovana Tiziani, Júlio Bernardes e Renata Bessi