São Paulo, 19 de outubro 2000 n.625/00.
No ar, a ciência: do Japão ao Djibouti
Mostra do Cinusp apresenta programas que abordam as diversas áreas da ciência, produzidos por emissoras de tevê de 14 países. A intenção é mostrar para o público e para o cientista a importância da televisão para a divulgação da pesquisa científica. 

 

Edusp recebe menção especial de "Melhor Editora" da Associação Brasileira dos Críticos de Arte 2000
 

USP recebe representantes de universidades da Finlândia
 

IP organiza VI Semana de Psicologia e o ciclo de debates Psicose, Psicossomática e Perversão
 
 


Destaques

Mostra no Cinusp traz a ciência para a tevê

        Você sabe onde fica o Djibouti? Esta é uma das questões que a mostra Ver Ciência 2000, promovida pelo Cinusp, que acontece entre os dias 23 e 27, pretende esclarecer para o público. Sua programação apresenta 23 programas produzidos por emissoras de televisão de 14 países, abordando diversos temas relacionados à ciência, desde matemática até arqueologia, passando por áreas como a biologia, a psicologia e a geologia. "A idéia é possibilitar o contato com o que é produzido internacionalmente e tentar criar no público de televisão uma noção correta da produção científica ", define a professora Marília Franco, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, curadora da mostra.
        Baseada no festival parisiense — os Rencontres Internationales de l'Audiovisuel Scientifique — a programação do Ver Ciência foi elaborada a partir de uma seleção desse material vindo de Paris, na qual foram incluídos mais alguns programas que não foram para essa mostra, como o material da BBC, do Canadá e Japão, países que, segundo Marília, tradicionalmente têm uma produção de divulgação científica para a televisão. "É um material de altíssima qualidade científica e televisiva", revela.
        A mostra parte do Rio de Janeiro, patrocinada pelo Centro Cultural do Banco do Brasil e pela Petrobrás, e percorre outros estados — em São Paulo será apresentada no Cinusp e, posteriormente, na Estação Ciência. Para o público paulista, Marília afirma que fez uma seleção considerando principalmente materiais interessantes para as áreas da Universidade, como a biologia, a geociência, história, física e matemática, por exemplo. "É uma boa oportunidade para mostrar ao cientista o que é a produção de ciência pelo olhar da televisão, para que ele perceba como pode falar para o grande público da televisão sobre aquilo que ele faz dentro da universidade", opina Marília.
        "No caso do Brasil, a televisão pode prestar uma enorme contribuição para a educação e para a ciência, tanto no sentido de as pessoas darem valor à pesquisa científica e entenderem a sua necessidade, quanto na percepção do quanto ela tem a ver com o nosso cotidiano, com a qualidade de vida", explica Marília. "Também tem a importância muito grande de estimular as vocações: se você permite que o jovem tenha contato com a ciência através de um meio tão fácil, ele pode se interessar e vir futuramente a ser um cientista, e assim presta um enorme serviço à cultura brasileira".
        Neste ano a curadora explica que o critério adotado para a exibição dos programas no Cinusp foi exibir programas "mais leves, mais jornalísticos", com menor tempo de duração na hora do almoço e deixar os mais longos e mais aprofundados para a sessão das 19 horas. E afirma que os programas das tevês brasileiras não foram incluídos por serem de fácil acesso para o público brasileiro, já que foram vistos na programação das emissoras. "Por outro lado, esses programas internacionais só poderão ser vistos na Ver Ciência", inclusive um programa da Rádio TV de Djibouti, que fica na África.
        O Ver Ciência 2000 está aberto ao público em geral, e a programação completa da mostra está disponível na "Agenda Cultural" deste boletim.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3152 ou e-mail cinusp_prceu@recad.usp.br

Edusp recebe prêmio da ABCA

        A Edusp recebe na próxima quarta-feira (25) a menção especial "Melhor Editora", durante a entrega dos prêmios da Associação Brasileira dos Críticos de Arte (ABCA) 2000. Também recebe o Prêmio Sérgio Milliet "Melhor Pesquisa e Publicação sobre Artes" a obra Figurações Brasil Anos 60, de Daisy Peccinini de Alvarado. O evento ocorre a partir das 20 horas no Museu de Arte Moderna de São Paulo.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4149

USP recebe grupo de reitores da Finlândia

        Amanhã (20), às 9 horas, o reitor da USP, professor Jacques Marcovitch, estará recebendo os membros da delegação Finnish Council of University Rectors, da Finlândia. No encontro será assinada uma carta de intenções de cooperação entre a Universidade de Helsinque e a USP. Na oportunidade, os representantes de universidades finlandesas e alguns professores da USP estarão expondo a situação atual da Ciência e Tecnologia de seus respectivos países.
        A reunião terá lugar na Reitoria da Universidade de São Paulo, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3528
 
 


Cursos, Seminários e Palestras

Semana do Livro e da Biblioteca
        O Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da USP promove entre os dias 23 e 27 a III Semana do Livro e da Biblioteca na USP.
        Como parte da programação, na quarta-feira (25), a partir das 9h30, na Faculdade de Direito (FD), será lançada a obra Bibliotheca Universitatis, da Edusp, que arrola livros impressos nos séculos XV e XVI disponíveis nas bibliotecas da USP. Haverá também uma mesa-redonda sobre "Coleções Especiais de Acervos Bibliográficos: Identificar, Preservar e Conservar para as Gerações Futuras", e da "Exposição de obras do século XVI" do acervo da faculdade.
        Na sexta-feira (27), na Faculdade de Educação, duas palestras: às 9h30, "Comunicação, Timidez , Assertividade e Auto-estima", e 14 horas "O Stress no Trabalho". Outros eventos ocorrerão nas diversas bibliotecas da USP, na capital e no interior. A programação da Semana pode ser conferida no site: www.usp.br/sibi/.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4197

Psicanálise
        O Instituto de Psicologia (IP) da USP promove, entre os dias 23 e 27, a VI Semana de Psicologia da USP. No evento, uma série de palestras dedicadas à discussão sobre a compreensão que o saber psicológico estabelece sobre o momento histórico contemporâneo, incluindo diferentes temas, como a responsabilidade do psicólogo e o conceito da "Era da Escuridão", formulado pelo historiador Eric Hobsbawm. E a partir do dia 27, com término no sábado (28), acontece o evento Psicose, Psicossomática e Perversão, um ciclo de debates com psicanalistas. Haverá mesas redondas e a exibição de um documentário sobre um trabalho desenvolvido numa clínica francesa para atender pacientes psicóticos.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4367 (Semana de Psicologia) / (0XX11) 9112-23657 (Ciclo de Debates)

Linux
        Na próxima quarta-feira (25), às 14h30, no Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP, acontece a palestra Desenvolvimento de Software para Web no Linux, com o professor Jorge Kinoshita. O objetivo do evento é discutir o uso do Perl, Java, JavaScript e cookies na criação e armazenagem dos boletins vialinuxis, fórum de discussão, chat com applets Java e de um software para gerar palestras. O CCE fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa 3, nº 71.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-5392, com o professor Jorge Kinoshita; E-mail: jkinoshi@pcs.usp.br

Documentário
        O Cinema da USP (Cinusp) Paulo Emílio abre inscrições até o dia 27 para o curso Documentário, que acontece entre os dias 28 de outubro e 16 de dezembro, aos sábados, no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma).
        O Ceuma fica na Rua Maria Antonia, 294.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3152 ou e-mail cinusp_prceu@recad.usp.br

Japão e Brasil
        Hoje (19), às 19h30, no Salão Nobre da Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas (Av. 9 de Julho, 2029), acontece a palestra Japão e Brasil: Comunicação entre Opostos, promovida pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV, Consulado Geral do Japão em São Paulo, Fundação Japão e pela Sociedade Japonesa para a Promoção da Ciência. Os interessados devem confirmar a presença.
        Mais informações: ( (0XX11) 287-0100 ou e-mail cgjsp@nethall.com.br
 
 


Agenda Cultural

Programação da Mostra Ver Ciência
        A mostra Ver Ciência, promovida pelo Cinusp entre os dias 23 e 27, apresenta a seguinte programação:
        Segunda-feira (23), às 12h30, Arqueologia: a princesa da city, da BBC/ Inglaterra; O Gato de Schrodinger, da Noruega; às 19 horas, Corrente, do Japão; O Mundo de Amanhã: Esportes Radicais, da BBC/ Inglaterra; e Viajando no Invisível, da França.
        Terça-feira (24), às 12h30, Série Biônica, da Alemanha; O Papagaio e a Palavra, do Canadá; O Milagre do Coração, da Suécia; A História do Cérebro, da BBC/ Inglaterra.
        Quarta-feira (25), às 12h30, Arquimedes, Revista da Ciência, da França; às 19 horas. Um Milagre Cotidiano, da BBC/ Inglaterra; Os sentidos, do Chile.
        Quinta-feira (26), às 12h30, Série Oficina da Ciência, da Alemanha; Jornal das Ciências, da República Tcheca; às 19 horas, Devoradores do Futuro: Queimadas, da Austrália;Os Segredos Íntimos da Terra, da Índia; Um Ecossistema Ameaçado, do Djibouti; Do Big Bang à Humanidade, dos Estados Unidos.
        Sexta-feira (27), às 12h30, Série Ciências na Escola, da Inglaterra; Série Inovações Ousadas, da Inglaterra; às 19 horas, OASIS: Sistema de Adaptação Óptica, da França; Buracos Negros, do México; Pioneiros do Cosmos: os colonizadores, do Canadá.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3152 ou e-mail cinusp_prceu@recad.usp.br
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3818-4411/3818-4691 - Fax: (0xx11) 3818-4476/3818-4689
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo, Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Giovana Tiziani, Júlio Bernardes e Renata Bessi