São Paulo, 20 de outubro 2000 n.626/00.
USP debate Racismo
A questão racial no Brasil é tema de ciclo de palestras que será realizado em vários campi do interior. Segundo os organizadores, a iniciativa contempla o princípio de que a universidade precisa agir de modo a corrigir as falhas na educação fornecida pelas escolas.

UNESCO concede prêmio a Ernst Hamburger
 

Abertas as inscrições para o seminário A nova realidade das organizações no mundo da hipercompetição
 

Nova abordagem de urbanismo para tratar a questão de loteamentos clandestinos é assunto de seminário da FAU.
 


Destaques

Campi do interior debatem a questão racial no Brasil

        A partir da próxima terça-feira (24), a Comissão de Políticas Públicas para a População Negra, realiza o ciclo de palestras A USP e a Questão Racial no Brasil. Até o dia 24 de novembro, os professores João Baptista Borges Pereira, Kabengele Munanga, Teófilo de Queiroz Junior e Antonio Sérgio Guimarães, todos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, estarão proferindo palestras sobre a questão racial em nosso País, nos campi de Pirassununga, Bauru, São Carlos, Ribeirão Preto e Piracibacaba.
        Segundo João Baptista Borges Pereira, "a iniciativa parte do princípio de que a Universidade tem que agir no sentido de corrigir falhas na formação fornecida pelas escolas, as quais, em sua maioria, não lidam com a questão racial. Muitos pressupõem que o assunto é bem conhecido pela comunidade acadêmica, o que não é realidade, daí a necessidade de expandirmos as discussões."
        O público alvo são professores, pesquisadores, funcionários e alunos da Universidade, os quais podem se tornar agentes disseminadores das idéias discutidas. Mas a participação é livre, pois as palestras serão abertas à comunidade em geral. O campus de São Carlos já sediou o ciclo. Agora, a intenção dos organizadores é expandir o evento e trazê-lo para as unidades da Capital, ampliando cada vez mais os debates.
        João Batista salienta que este não é "um simples evento", pois a questão racial no Brasil é complexa, representando um grande tema para debate. Desta forma, as palestras exerceriam a função social de lançar uma semente contra todas as manifestações de racismo. A programação do evento é a seguinte:
        Dia 24/10, às 10h, no campus de Pirassununga: "Identidade e Auto-Estima da População Negra no Brasil", com o professor Kabengele Munanga;
        Dia 25/10, às 10h, no campus de Bauru: "A USP e a Questão Racial no Brasil", com o professor Teófilo de Queiroz Junior;
        Dia 01/11, às 14h, no campus de São Carlos: "A USP e a Questão Racial no Brasil", com o professor Antonio Sérgio Guimarães;
        Dia 21/11, às 16h, no campus de Ribeirão Preto: "A USP e a Questão Racial no Brasil", com Téofilo de Queiroz Junior;
        Dia 24/11, às 14h, no campus de Piracicaba: "A USP e a Questão Racial no Brasil", com João Baptista Borges Pereira.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4612, com Darli Yamaoka.

Ernst Hamburger recebe prêmio da Unesco

        Ernst Hamburger, professor do Instituto de Física e diretor da Estação Ciência (Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural) da USP recebeu o prêmio Kalinga, concedido pela Unesco a personalidades que tiveram destaque em áreas relacionadas a divulgação científica. O prêmio, patrocinado pela Fundação Kalinga, da Índia, existe desde 1952 e já foi concedido a outros três brasileiros (José Reis, Oswaldo Frota Pessoa e Enio Candotti). Hamburger declarou estar muito contente e honrado com a premiação e salientou a importância do trabalho realizado em equipe. "Espero que o prêmio ajude a expandir a divulgação científica no Brasil e que a produção de pesquisas na USP seja intensa".
        Mais informações: ( (0XX11) 3673 –7022.


Cursos, Seminários e Palestras

Organizações e Hipercompetição
        Estão abertas as inscrições para o seminário A nova realidade das organizações no mundo da hipercompetição, promovido pelo Programa de Estudo em Gestão de Pessoas (Progep) da Fundação Instituto de Administração (FIA), ligada a Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP. O evento, que acontece na quarta-feira (25), das 8h30 às 19 horas, será no prédio FEA5, na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-5836 ou e-mail progep@fia.fea.usp.br.

Insetos no Butantan
        Estão abertas, até o dia 29, as inscrições para o curso Insetos de Importância Médica, do Instituto Butantan da USP. Seu programa aborda a biologia e o reconhecimento desses insetos, especialmente das taturanas. Haverá também uma visita ao Museu Biológico. O curso ocorre no dia 29 de novembro e a taxa é de R$ 10,00.
        Mais informações: ( (0XX11) 813-7222, ramal 2117.

Energia no início da vida
        O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP oferece na terça-feira (24), às 10 horas, a conferência Reações, Fosforilação e Transdução de Energia 4 bilhões de anos atrás: temos uma resposta?, ministrada por Adalberto Ramón Vieyra, diretor do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Vieyra pesquisa sistemas muito primitivos de utilização de energia que podem ter sido adquiridos pelas primeiras formas de vida durante a evolução. O IEA fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa J, 374, na Cidade Universitária.
        Mais informações:( (0XX11) 3818-3919/ 3818-4442.

Moradia Social e Meio Ambiente
        A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, juntamente com o Ministério Público do Estado de São Paulo, promove na terça-feira (24), às 16 horas, o seminário Urbanismo e Regularização de Loteamentos em Áreas de Proteção de Mananciais. O objetivo é discutir uma nova abordagem de arquitetura, de urbanismo e jurídica para tratar a questão da ocupação irregular de lugares ambientalmente frágeis, onde proliferam os loteamentos clandestinos e as favelas. A FAU fica na Rua do Lago, 876, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4647.


Agenda Cultural

Música no Ceuma
        O Projeto Música na Maria Antonia, que promove concertos quinzenalmente, apresenta na próxima quarta-feira (25), às 20h30, o violonista Cláudio Micheletti e o pianista Mario Andrea Balzi. Os dois tocam obras de Mozart, Ysaÿe, Saint-Saëns, Bach e Franck. A entrada é franca e o Ceuma fica na Rua Maria Antonia, 294.
        Mais informações: ( (0XX11) 255-5538/255-7182.


Quadro de Avisos

Mudança de local de palestra
        O local da palestra Desenvolvimento de Software para Web no Linux, que ocorre na próxima quarta-feira (25), mudou do auditório da CCE para o USP Oficina, que fica na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 314, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-6441.
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3818-4411/3818-4691 - Fax: (0xx11) 3818-4476/3818-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.htmlE-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo, Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Giovana Tiziani, Júlio Bernardes e Renata Bessi