São Paulo, 10 de novembro de 2000 n.639/00.
HC de Ribeirão terá bebê gerado em barriga de aluguel
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto aguarda, para breve, o nascimento do primeiro bebê gerado em barriga de aluguel, utilizando a técnica de Micromanipulação de Gametas e Embriões Humanos.

 

FCF instala Comissão de Sindicância para apurar denúncias de comercialização do extrato de Agaricus
 
 

Cepeusp abre inscrição para atividades físicas dirigidas a asmáticos
 
 

Quinteto de clarinetes se apresenta no Museu Paulista
 
 


Destaques

USP de Ribeirão Preto aguarda primeiro bebê de "barriga de aluguel"

        A equipe do Setor de Reprodução Humana do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP) espera para os próximos meses o nascimento do primeiro bebê do HC gerado em "barriga de aluguel". A técnica utilizada para a fecundação foi a Micromanipulação de Gametas e Embriões Humanos, sendo o HC um dos primeiros hospitais públicos a empregá-la. A barriga utilizada é da irmã de uma paciente que não conseguia engravidar em virtude de abortos repetitivos.
        Diferentemente do processo chamado "bebê de proveta", em que o óvulo e o espermatozóide se encontram de forma natural na proveta, no método de fertilização utilizado na "barriga de aluguel", o encontro do espermatozóide com o óvulo não ocorre de maneira natural. A entrada do espermatozóide no óvulo dá-se "forçadamente" por meio de um equipamento.
        A Setor de Reprodução Humana, responsável pela "barrida de aluguel", oferece assistência médica à comunidade, atendendo uma média anual de 200 pacientes no laboratório e 3,6 mil no ambulatório. Além disso, desenvolve pesquisas que procuram desvendar o universo reprodutor feminino, abrangendo métodos para facilitar a fertilidade e os cuidados com a saúde da mulher, desde seu nascimento até a passagem para a terceira idade.
        Na área de análise molecular e citogenética de gametas, o Setor realiza, entre outros, estudos que consistem na retirada de célula para análise e detecção, por exemplo, de doenças genéticas em fase embrionária, como a Síndrome de Down. Ainda nessa linha, há estudos sobre os abortos repetitivos, que segundo o pesquisador Marcos Moura, é de ordem imunológica, mas que estão relacionadas a fatores de proteção individual. "Quando a mulher engravida entra em contato com um tipo de tecido que imunologicamente não é o seu, mas existe naturalmente uma adaptação imunológica do sistema materno para que ele não rejeite esse tecido. Em algumas mulheres isso não acontece e acaba havendo a expulsão do feto", explica Moura.
        O grupo de pesquisadores também se preocupa com a terceira idade. "A reposição hormonal traz efeitos benéficos à mulher mas eventualmente pode causar efeitos indesejáveis. Existem hormônios que melhoram todos os efeitos da menopausa, mas podem provocar alterações no útero", diz o pesquisador. Há pesquisas, ainda, que investigam os efeitos de drogas e as melhoras que podem trazer para se evitar a osteoporose.
        Mais informações: (0XX16) ( 602-2231 ou 602-2817.

Diretoria da FCF instala comissão para apurar fatos sobre o Agaricus

        A diretoria da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP anunciou hoje (10) a instalação de uma Comissão de Sindicância Administrativa para apurar as denúncias de um possível envolvimento do professor Milton Leôncio Brazzach, do Departamento de Tecnologia Bioquímica-Farmacêutica, na comercialização e fabricação de medicamentos feitos a partir do extrato de Agaricus (espécie de cogumelo).
        Segundo o diretor Jorge Mancini Filho, a Comissão terá um prazo máximo de 60 dias para a conclusão dos trabalhos. A Comissão de Sindicância será presidida pela professora Suely Vilela, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP de Ribeirão Preto (FCFRP), e terá como membros Silvia Berlanga de Moraes Barros, da FCF da Capital, e Rui Geraldo Camargo Viana, professor da Faculdade de Direito.
        O reitor da USP, professor Jacques Marcovitch, informou que a Comissão deverá analisar todos os fatos e apurar as responsabilidades. "A apuração dos fatos é fundamental para que ninguém seja crucificado previamente", disse, lembrando que a intenção da direção da FCF não é a de afastar o professor Brazzach enquanto durar o processo de sindicância. "A idéia é tê-lo por perto. A presença dele será muito importante".
        Pela manhã, uma equipe da Vigilância Sanitária esteve no Laboratório do Departamento de Tecnologia Bioquímica-Farmacêutica inspecionando as instalações e tomando depoimentos de professores e funcionários. Após a inspeção, a equipe decidiu interditar a sala do professor Brazzach, onde foram encontrados frascos que, de acordo com as denúncias, estariam sendo utilizados para embalar o extrato de Agaricus. A Vigilância Sanitária determinou um prazo de dez dias para que a Faculdade solicite a desinterdição do local e prepare sua defesa. O chefe do Departamento, professor Sunao Sato, afirmou que não tinha conhecimento da existência dos frascos.


Cursos, Seminários e Palestras

Atividades físicas para asmáticos
        Estão abertas as inscrições para o Asma - Programa de Educação e Atividades Físicas para Asmáticos, do Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp), que terá início no primeiro semestre de 2001. Os alunos poderão melhorar sua condição física com atividades de fortalecimento muscular, alongamento, exercícios respiratórios e jogos, além de avaliações periódicas da função pulmonar e palestras para aprender mais a respeito da asma. As matrículas devem ser feitas na sala 14 do Velódromo do Cepeusp, que fica na Praça 02, Prof. Rubião Meira, 61, Cidade Universitária.
        Mais informações:( (0XX11) 3818-3514/3818-3182.


Agenda Cultural

Música no Museu
        O Museu Paulista promove na segunda-feira (13) às 20 horas o projeto Música no Museu, que apresenta o Quinteto de Clarinetes "Madeira de Vento". O evento ocorre no Salão de Honra do Museu Paulista, que fica no Parque da Independência, Ipiranga.
        Mais informações:( (0XX11) 215-4588.


Livros, Revistas e Publicações

Roger Bastide
        A Edusp lança o livro Diálogos Brasileiros - uma análise da obra de Roger Bastide, de Fernanda Arêas Peixoto, doutora em Antropologia pela Universidade de São Paulo. O livro percorre a obra do sociólogo francês Roger Bastide, revelando as múltiplas dimensões de sua vasta produção sobre o Brasil e pontuando as convergências entre seu pensamento e o de autores pertencentes a diferentes matizes de reflexão sobre o país, como Mário de Andrade, Gilberto Freire e Florestan Fernandes.
        Mais informações:( (0XX11) 3818-4149.

Jornal eletrônico
        Está disponível na Internet o jornal eletrônico USP em Piracicaba (www.pclq.usp.br/jornal), editado pela assessoria de relações públicas e imprensa da prefeitura do campus Luiz de Queiroz. A publicação traz informações do Grupo de Estágio e Extensão da Esalq, e notícias sobre as pesquisas em desenvolvimento, além de um banco de dados com a relação de docentes e especialistas da Esalq e links de interesse na área de ciência e tecnologia.
        Mais informações:( (0XX19) 429-4404 ou e-mail jornal@pclq.usp.br


Teses e Dissertações

Escola de Enfermagem
Mestrado
        Prevalência de dor crônica em adultos trabalhadores. Maria Clara Giorio Dutra Kreling. Dia 14/11, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7533.

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Mestrado
        Gestão de Risco de Crédito em Instituições Financeiras. Claudia Barreto dos Santos. Dia 14/11, 8h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-5811.

Faculdade de Saúde Pública
Mestrado
        Efeitos da inundação do Rio Tietê na estrutura da comunidade zooplanctônica do Lago do Parque Ecológico do Tietê – São Paulo. Cláudia Melotti Deker. Dia 14/11, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7739.
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3818-4411/3818-4691 - Fax: (0xx11) 3818-4476/3818-4689
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Giovana Tiziani, Júlio Bernardes e Renata Bessi