São Paulo, 23 de novembro de 2000 n.647/00.
Fórum vai debater os rumos da Universidade
Entre os dias 28 e 30 de novembro, a USP realiza o I Fórum de Políticas Universitárias da USP. Professores de várias instituições de ensino estarão debatendo temas como a expansão e valorização do ensino de graduação e o direcionamento da pós-graduação. 

Seminário no Ceuma debate uma cultura para a democracia
 

FIA promove fórum sobre varejo, logística e comércio eletrônico
 

IO reúne especialistas do Brasil e do exterior para discutirem programas globais da Oceanografia
 


Destaques

Fórum debate Políticas Universitárias da USP

        A Universidade de São Paulo realiza entre os dias 28 e 30 de novembro o I Fórum de Discussão de Políticas Universitárias da USP, no auditório da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). No encontro estarão sendo debatidos inúmeros assuntos de interesse da Universidade em seminários, plenárias e mesas redondas reais e virtuais. Este será o primeiro módulo do Fórum. A segunda edição acontecerá em março de 2001.
        Os temas que farão parte das discussões foram extraídos de documentos encaminhados à Reitoria pelas Congregações das Unidades de Ensino e Pesquisa — ou levantados por diretores em sessões do Conselho Universitário (CO) — e agrupados de acordo com a especificidade. A abordagem será feita por meio de plenárias e seminários, sendo alguns discutidos em ambos os formatos.
        Durante o Fórum serão debatidas questões como o papel da Universidade na sociedade, na plenária A Qualidade na Universidade Pública; políticas que assegurem a coesão interna na busca pela excelência, na plenária Recursos Humanos; os desdobramentos específicos do papel da Universidade, na plenária As Atividades-Fim da Universidade; o direcionamento de recursos do Estado e outros recursos complementares para pesquisa e extensão, durante a plenária Financiamento da Universidade Pública.
        Além das sessões plenárias, o evento será composto de diversos seminários onde serão discutidos os seguintes temas: Os Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid); A Estrutura Departamental na Universidade Pública; Instituições Públicas e Privadas de Ensino Superior; Política de Expansão e Reposição de Pessoal Docente; Relação Academia – Sindicatos; e Um Código de Ética para a USP.
        Além de docentes da Universidade de São Paulo, o Fórum contará com a participação de professores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), entre outras instituições de ensino e pesquisa.
        A abertura do evento acontece dia 28 (terça-feira), às 9 horas, no Auditório 5 da FEA, com a palestra do reitor da USP, professor Jacques Marcovitch. A programação completa do Fórum pode ser encontrada no site http://amandy.redealuno.usp.br/uspforum/.
        Mais informações: (0XX11) 3818-6360 com Sandra Regina; e-mail: uspforum@usp.br.

Nota da Redação: nos dias 28, 29 e 30 de novembro, a Agência USP de Notícias realizará uma cobertura online do I Fórum de Discussão de Políticas Universitárias da USP. Pelo site www.usp.br/agen/agweb.html, poderão ser conferidas notícias em tempo real sobre os principais fatos do evento.


Cursos, Seminários e Palestras

Cuidadores de portador de hemiplegia
        A Divisão de Medicina de Reabilitação do Hospital das Clínicas (HC) promove amanhã (24), das 8 às 18 horas, o Curso para cuidadores de portador de hemiplegia por acidente vascular cerebral. O objetivo é difundir conhecimentos básicos para auxiliar cuidadores no suporte domiciliar. As inscrições estão abertas até hoje (23) e devem ser feitas na própria divisão, que fica na Rua Diderot, 43, na Vila Mariana, São Paulo. A taxa é de R$ 15,00.
        Mais informações: (0XX11) 549-0111 ramal 40.

Cultura para democracia
        O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP realizará, nos dias 27 e 28, o seminário Uma cultura para a democracia. O projeto pretende fazer uma reflexão crítica sobre a política pública para a cultura no país, estudar o papel da área cultural na consolidação da democracia e sugerir a adoção de medidas governamentais que promovam a incorporação de conteúdos e práticas democráticas na sociedade brasileira. Estarão presentes à abertura do seminário o reitor da USP, Jacques Marcovitch, e o Ministro da Cultura, Francisco Weffort. O Ceuma fica na Rua Maria Antonia, 294.
        Mais informações:( (0XX11) 3662-5177/255-7182.

Fórum de Varejo
        No próximo dia 30 acontece o IX Fórum Provar de Varejo, um evento que reúne profissionais e pesquisadores do setor para discutir temas, práticas e tendências do negócio varejista. O tema central deste ano é "Logística, relacionamento com os clientes e comércio eletrônico: a perspectiva do varejo". Entre os convidados para apresentação de palestras estão representantes de empresas como a KPMG, Makro Atacadista, SAP Brasil, Carrefour, Johnson & Johnson, Lojas Riachuelo e Sé Supermercados. Durante o evento será entregue o "V Prêmio Excelência em Varejo". O Fórum acontece no Auditório do Instituto de Pesquisas Nucleares (Ipen), Travessa R, 400, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3897-0933/3818-6045 ou e-mail provar@fia.fea.usp.

Observação global dos oceanos
        O Instituto Oceanográfico (IO) da USP sedia entre 29 de novembro e 1º de dezembro a segunda reunião do Pogo (sigla em inglês para Parceria para a Observação Global dos Oceanos). Participam do evento 38 pesquisadores de diversos países, que discutem os programas globais da oceanografia, além do professor Jacques Marcovitch, reitor da USP. Maiores detalhes podem ser obtidos no site www.sioworld.ucsd.edu.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-6511 ou e-mail ceicao@yemanja.io.usp.br.


Agenda Cultural

Programação da TV USP
        A TV USP apresenta, entre os dias 27 de novembro e 3 de dezembro, a seguinte programação:
        DELTA PI – Bem-estar animal. Nessa co-produção das TVs USP e PUC alunos e especialistas debatem questões como a posse responsável de animais, o que motiva as pessoas a tê-los, a moda dos pit-bulls, o abandono de animais como um problema de saúde pública, entre outras. Participam do debate alunos da USP e da PUC, Hannelore Fuchs, professora de Psicologia da PUC, e Julia Matera, professora de Medicina Veterinária da USP. Segunda-feira (27), às 10h30, 15h30, 19h e 1h30.
        ABD NO AR – Como a TV vê o curta-metragem II. Nesse programa, a programadora do "Curta Brasil", Moema Mueller, da TVE do Rio de Janeiro, e o gerente de desenvolvimento de projetos do Canal Brasil, André Saddy, falam das possibilidades de exibição da produção de curta-metragem pela TV. Terça-feira (28), às 10h30, 15h30 e sábado (02) às 19h30.
        PANORAMA – Arte no Pinel, Polímeros Eletrônicos, Antártida e O Guri. Nessa semana você acompanhará matérias sobre os projetos culturais desenvolvidos no Hospital Psiquiátrico Pinel de São Paulo; os polímeros eletrônicos pesquisados no Instituto de Física de São Carlos, com a colaboração do professor Mac Diarmid, laureado com o prêmio Nobel de Química esse ano; o gélido e exótico continente Antártico e acompanhará uma viagem pela música "O Guri", de Chico Buarque. Quarta-feira (29), às 10h30, 15h30, 19h30 e 01h30; sábado (02), às 15h30; domingo (03), às 10h30.
        OLHAR DA USP – Racismo e Herança Escravista. No programa dessa semana, os professores Kabengelê Munanga e João Batista Borges Pereira, ambos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, discutem o racismo no Brasil e a herança escravista na nossa sociedade. Quinta-feira (30), às 10h30, 15h30, 20h30 e 01h30; sábado (02), às 01h30; domingo (03), às 01h30.
        2 APÊS – Hermano is dead. Adriana se convence de que choques elétricos emagrecem; isto traz idéias cruéis a Clara, que trata de uma criança com hiperagressividade. Isabel descobre o mundo das raves, e Betão torna-se empresário de um astro da música pop, seu amigo Hermano. Sexta-feira (01), às 10h30, 15h30, e 01h30; sábado (02), às 10h30; e domingo (03), às 15h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4101 ou pelo e-mail tvusp@edu.usp.br

Piano
        Os alunos do pianista José Eduardo Martins, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP se apresentam na próxima segunda-feira (27) às 20 horas. Joo Hyn Yun, Beatriz Alessio de Aguiar e Magnus Bardella apresentam um programa variado no Salão Nobre do Museu Paulista da USP, que fica no Parque da Independência, sem número, bairro do Ipiranga.
        Mais informações: ( (0XX11) 215-4588.


Quadro de Avisos

Estudantes premiados na Coréia
        Estudantes e recém-formados da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP foram premiados com o 3º lugar num concurso promovido pelo World Congress on Environmental Design for the New Millenium, que ocorre até sábado (25) em Seul. O projeto que valeu o prêmio, atende a um assentamento rural do MST em Itapetininga, abordando desde as estratégias de uso do solo para agricultura até o planejamento da vila rural e das residências locais, com tecnologias ambientalmente adequadas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3337-5366 ou e-mail armando@mandarim.com.br.

Docentes para Faculdade de Saúde Pública
        A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP abre até o dia 8 de dezembro as inscrições ao processo seletivo para a contratação de docente na categoria de professor doutor, referência MS-3, em RDIDP para o Departamento de Epidemiologia. As inscrições devem ser feitas no próprio departamento. A FSP fica na Av. Dr. Arnaldo, 715.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7737.

Sessão de Ciências da Terra
        Os interessados em participar da Sessão de Ciências da Terra da Academia Brasileira de Ciências (ABC), que ocorre no dia 8 de dezembro, devem enviar seus trabalhos até 30 de novembro. As contribuições científicas, com títulos e resumos, de preferência em inglês, devem ser elaboradas estritamente segundo as normas da ABC e enviadas para a Secretaria do Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3973.


Teses e Dissertações

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Doutorado
        Adélia Prado: a cotidiana poesia. Ubirajara Araújo Moreira. Dia 27/11, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4584/4626.

Escola Politécnica
Doutorado
        Projeto de defasadores de microondas em tecnologia de circuitos integrados. David Viveiros Júnior. Dia 28/11, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-5443
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3818-4411/3818-4691 - Fax: (0xx11) 3818-4476/3818-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Giovana Tiziani, Júlio Bernardes e Renata Bessi