São Paulo, 27 de novembro de 2000 n.649/00.
Cientistas acabam com a vidraria do laboratório
Pesquisador do Cena é premiado pela descoberta de um conceito pioneiro, que permitiu a automação das análises químicas. Hoje as análises são feitas em sistemas que podem até caber num chip, oferecendo resultados quase instantâneos e mais precisos.

Poli abre inscrições para mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos
 

Faculdade de Medicina de Ribeirão promove palestras sobre o cérebro e saúde mental
 

Lançamento do livro Decifrando a Terra, no Instituto de Geociências
 


Destaques

Pesquisador do Cena é premiado pela descoberta de novo conceito na química

        Na quarta-feira (29), o pesquisador Elias Ayres Guidetti Zagatto, que integrou a equipe brasileira que descobriu um conceito pioneiro na química analítica, recebe o prêmio "Rheinboldt-Hauptmann 2000", concedido pela Comissão de Pós-graduação do Instituto de Química (IQ) da USP todo ano a um químico, bioquímico ou a cientistas de áreas correlatas por se destacarem em suas contribuições. O grupo do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da USP de Piracicaba é hoje reconhecido internacionalmente pela análise química por injeção em fluxo. "Foi a primeira vez que o Brasil descobriu um conceito em química analítica", afirma Zagatto. "O encanto dessa técnica é que ela possibilita a automação dos sistemas e lida com microvolumes, da ordem de bilionésimos de mililitros. Assim, o sistema economiza amostras e reagentes e contribui com a química limpa, já que libera resíduos mínimos". O professor Ivano Gutz, docente do IQ, "é um sistema mais confiável, que melhora a qualidade dos resultados. É possível fazer até 200 determinações por hora — manualmente dava para fazer uma ou duas nesse mesmo tempo".
        Desenvolvido no Cena na década de 70 pela equipe chefiada pelo professor Henrique Bergamin, a análise por injeção em fluxo é, como define Gutz, "um sistema que permite fazer a química entrar pelo cano": os reagentes e amostras são impulsionados em tubulações, onde reagem e têm seus resultados medidos em poucos segundos. Zagatto compara o processo com um rio: "a amostra segue seu fluxo e em um ponto encontra um afluente, ou seja, o reagente, com o qual segue o percurso reagindo, até passar pelo instrumento de medida. Como toda aquela química de buretas, pipetas, balões, acontece neste percurso, o sistema acaba com a vidraria do laboratório", explica Zagatto. Todas as amostras são tratadas exatamente da mesma maneira, por isso o processo se torna mais preciso, além de ser mais rápido e mais barato. As tubulações são capilares da espessura de um fio de cabelo, os sistemas são flexíveis, podem ter várias aplicações — e são cada vez menores. No Canadá, há sete anos, os cientistas trabalham com o "Lab on Chip", ou seja, constroem um sistema completo de análise num chip de computador.
        "Com esse sistema nós pudemos fazer análises em poucos segundos, o que não existia antes em química analítica", destaca Zagatto. Na última pesquisa industrial feita pelo Cena, a implantação de um sistema de análise em fluxo permitiu que a análise do teor de alumínio nas chapas de aço feitas pela Usiminas para confeccionar latarias de carros fosse feita por duas pessoas em trinta segundos, quando antes era feita por oito pessoas em vinte minutos, economizando toneladas de aço por dia, segundo Zagatto.
        As aplicações do sistema, afirma Zagatto, "vão além da imaginação". O Cena, por exemplo, tem sistemas em barcos, o que permite analisar a água do rio durante a navegação. Um ex-aluno de Zagatto hoje trabalha na Inglaterra instalando sistemas em torpedos que descem às fossas abissais do oceano, permitindo determinar a composição da água a mais de 500 metros de profundidade, enviando resultados via rádio para o laboratório central. Em Portugal, um sistema do tamanho de uma pílula monitora instantaneamente a qualidade do vinho enquanto ele fermenta nas dornas.
        Por tudo isso, o nome de Zagatto foi um consenso na indicação dos cientistas para a premiação deste ano, e ele recebeu cerca de 80% dos votos da comissão que elege os homenageados. "O prêmio pretende distinguir os cientistas que tenham se destacado por suas pesquisas, contribuições, e marca seu reconhecimento acadêmico", define Paulo Sérgio Santos, diretor do IQ. A premiação, na qual Zagatto fará uma conferência sobre "Análises em fluxo: contribuições para o avanço da Química Analítica", acontece às 16h30 no Anfiteatro do Pavimento Superior do bloco 6 do IQ. O endereço é Av. Prof. Lineu Prestes, 748, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX19) 429-4650, com o Prof. Elias Zagatto; e-mail ezagatto@cena.usp.br ou Silvana (0XX11) 3818-2053; e-mail shlopes@iq.usp.br.


Cursos, Seminários e Palestras

Acupuntura
        A Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (FMRP) sedia nesta quarta (29), às 12 horas, a palestra Acupuntura: minha experiência clínica de sua eficácia, com o professor Bernard Unterman, do Santa Bárbara Colégio de Medicina Oriental, da Califórnia. O evento ocorre na sala 2A dos novos anfiteatros da FMRP.
        Mais informações: ( (0XX16) 620-1182.

Cérebro
        A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto (FFCLRP) sedia nesta quarta (29), às 14h30, a palestra O problema da mente-cérebro: o estado desta questão no final do século, que traça um panorama do problema das relações entre mente e cérebro, das origens cartesianas no século XVII à sua evolução no decorrer do século XX.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-3697.

Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos
        Estão abertas até o dia 7 de dezembro as inscrições para o mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos na Escola Politécnica (Poli) da USP. O exame para seleção será realizado no dia 11 de dezembro. As inscrições podem ser feitas on line ou pessoalmente na secretaria de pós-graduação do Departamento de Engenharia de Transporte (PTR).
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-5297 ou no site www.pro.usp.br.

Proteção na idade escolar
        A Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (FMRP) realiza na quarta-feira (29), às 8 horas, a 1º Jornada de Saúde Mental da Criança. O tema abordado é "Fatores de risco e proteção na idade escolar", e os presentes debaterão questões como prevenção de riscos, habilidades sociais, aprendizagem e disciplina na educação e entre outras.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-3176.

Saúde Mental
        A Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (FMRP) realiza de 29 de novembro a 2 de dezembro o 8º Ciclo de Estudos em Saúde Mental, que neste ano tem como tema "Multidisciplinaridade e Reforma: Temas, Práticas e Políticas em Saúde Mental". O evento conta com a participação de 145 profissionais de diferentes especialidades e inclui a realização de pequenos cursos antes do início do ciclo.
        Mais informações: ( (0XX16) 636-7325 ou e-mail viiiCicloMental@fmrp.usp.br.
 



Agenda Cultural

Bagunça no campus
        Os alunos do Centro de Estudos Psicológicos da Faculdade de Filosofia de Ribeirão Preto convidam a comunidade a participar do 3º Pândegos, que ocorre amanhã (28), às 21 horas, na Capela Central do Campus. Com o lema "Evite a apatia, expresse-se!", a programação tem apresentações de teatro, música, poesia, pintura, dança, escultura e fotografia, protagonizados por alunos da unidade e artistas da cidade.
        Mais informações: ( (0XX16) 633-2825/633-0277.
 



Livros, Revistas e Publicações

Decifrando a Terra
        Na quinta-feira (30) será lançado o livro Decifrando a Terra, organizado por Wilson Teixeira, Cristina Toledo, Thomas Fairchild e Fábio Taioli do Instituto de Geociências (IGc) da USP, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ((0XX11) 3085-7933 ou e-mail ofitexto@uol.com.br.
 



Quadro de Avisos

Tecnologia e exportação
        Será realizado na quinta (30) e sexta-feira (1º) o Encontro sobre Tecnologia e Exportação, para empresas que queiram entrar no mercado internacional, uma iniciativa do Ministério da Ciência e da Tecnologia, tendo o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) como um dos parceiros. Durante o evento, está previsto o lançamento de dois programas nacionais: um para adequar os produtos brasileiros aos requisitos internacionais; outro para dar maior visibilidade a esses produtos. O encontro será realizado na sede da Fiesp/Ciesp, na Av. Paulista, 1313, 15º andar.
        Mais informações: ( (0XX11) 3767-4176/3767-4918 ou e-mail eventos@ipt.br.


Teses e Dissertações

Escola Politécnica
Mestrado
        Análise não-linear de perfis metálicos conformados a frio. Eduardo de Morais Barreto Campello. Dia 28/11, 16h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-5443.

Faculdade de Saúde Pública
Doutorado
        Circulação e caracterização de Trypanosoma cruzi isolados de mamíferos silvestres capturados no estado de São Paulo, Brasil. Pedro Silva Pinto. Dia 30/11, 8h.
        Risco de contato entre a população rural e a população anofelina em mata residual no Planalto Oeste do Estado de São Paulo. Rosa Maria Tubaki. Dia 30/11, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7739.

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação de São Carlos
Mestrado
        Gerenciamento de versões de páginas Web. Marinalva Dias Soares. Dia 30/11.
        Mais informações: ( (0XX16) 273-9638.
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3818-4411/3818-4691 - Fax: (0xx11) 3818-4476/3818-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.htmlE-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Giovana Tiziani, Júlio Bernardes e Renata Bessi