São Paulo, 04 de dezembro de 2000 n.654/00.
Universidade abre Frentes de Trabalho
A USP oferece mais de trezentas vagas para o Programa Emergencial de Auxílio Desemprego. Neste ano, aumentou o número de homens e o nível de instrução dos candidatos às vagas. Além do emprego por nove meses, os escolhidos também farão cursos de capacitação.

Reitor anuncia os ganhadores do prêmio USP de Direitos Humanos
 

Especialista americano em sistemas de informações urbanas visita a Poli
 

Poli abre inscrições para curso MBA de gestão de edifícios
 


Destaques

Frente de Trabalho na USP oferece vagas e cursos de capacitação para desempregados

        Hoje (4) pela manhã a USP recebeu 346 trabalhadores, que fazem parte do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (Pead) do Governo do Estado, mais conhecido como Frente de Trabalho. Essa não é a primeira vez que a Universidade participa. A primeira Frente, que aconteceu de agosto de 1999 a maio desse ano, foi responsável pela inserção de mais 227 pessoas em trabalhos no campus.
        As duas frentes, apesar do curto período que as separam, apresentam diferenças importantes. Segundo Regina Carvalho, uma das coordenadoras do programa na USP, além do aumento de vagas, o número de homens esse ano aumentou significativamente, assim como o nível de escolaridade. "Estamos com outro perfil de pessoas desempregadas e fica mais difícil remanejar essa mão de obra", afirma a coordenadora. "Tivemos uma experiência com um nível de escolaridade mais baixo no ano passado, e os pedidos das unidades ficaram nesse patamar".
        A idéia do programa é privilegiar as pessoas que estão há mais tempo desempregadas e também as mulheres, mas, das 346 vagas, 165 serão ocupadas por homens. Com relação ao grau de instrução, serão 28 analfabetos — número bem menor que o do ano passado —, 76 pessoas com 2º grau incompleto; 33 com 2º grau completo e uma pessoa com curso superior incompleto.
        O salário também mudou: passou de R$150,00 para R$160,00. "Mas ainda é simbólico", segundo Regina. Além da bolsa, os trabalhadores recebem cesta básica e a USP oferece vale-transporte e vale-alimentação.
        Como parte do programa, os trabalhadores participam de um curso de capacitação de seis horas semanais. No caso da USP, os cursos são dados no próprio campus, o que segundo Regina é uma das vantagens oferecidas pela Universidade ao participar das Frentes. "Os bolsistas passam por uma entrevista, na qual escolhem, dentre as opções oferecidas, a área que desejam trabalhar e o curso de capacitação a fazer". São diversas opções, destaque para o curso de zeladoria, higiene para manipulação de alimentos e o curso de auxiliar de escritório oferecido pelo Coseas; o de jardinagem, reparador geral e pintura dados pela Prefeitura; o de restauração de móveis dado pelo Cepeusp; de reciclagem de papel oferecido pelo Instituto de Psicologia e o curso de alfabetização e reforço da Faculdade de Educação. "Os próprios funcionários é que ministram as aulas. E os resultados dos cursos foram altamente positivos na primeira frente. A tendência é que isso aconteça de novo esse ano", espera Regina.
        Muitos, de acordo com a coordenadora, elevaram a auto-estima graças às Frentes de Trabalho. "Tivemos cursos de cidadania, falamos sobre como arranjar emprego, como se maquiar, cuidar do cabelo, com se apresentar". Alguns depoimentos de pessoas que participaram da primeira frente revelam que não só a auto-estima mudou, mas também a relação com a família e amigos. "Tem coisa que a gente não sabia que era capaz. Já fui além da minha capacidade. Vejo que tenho nova postura na sociedade. Agora sei como lidar com as pessoas", diz Nilce de Lacerda Pedroso, de 38 anos, que aprendeu informática e fez o curso de Auxiliar de Escritório na primeira Frente. "Ensinei o meu filho a falar ‘não’. Ele copiava a minha insegurança, medo, mas ele está mudando porque eu estou mudando", orgulha-se Nilce.
        A universidade também ganha com essa ação, que antes de ser solidária é necessária. Regina afirma que a USP precisa dessa mão-de-obra, já que o quadro de pessoal da universidade diminuiu. Porém, ela ressalva que o ideal seria que essas pessoas fossem contratadas, ganhando um salário maior. "O único defeito desse programa é que ele, infelizmente, não permite uma continuidade. É uma bolsa fechada de nove meses, na qual as pessoas já começam sofrendo porque sabem que isso vai ter um fim", lamenta.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4428, com Regina Carvalho.

Anunciados os ganhadores do Prêmio de Direitos Humanos

        O reitor da USP, professor Jacques Marcovitch, anunciou hoje (4) os ganhadores do I Prêmio USP de Direitos Humanos. Os vencedores foram a médica pediatra e sanitarista Zilda Arns Neumann (categoria individual) e a Themis – Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero (categoria institucional). Criado pela Comissão de Direitos Humanos da USP, o prêmio é inédito no país: a USP é a primeira universidade do Brasil a oferecer premiação a pessoas e instituições que mereceram destaque especial na promoção nacional dos Direitos Humanos. Os ganhadores concorrem com mais de 67 inscritos de todos os locais do país.
        Zilda Arns Neumann é fundadora e Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, que atende cerca de 1,5 milhões de crianças e 76 mil gestantes por mês. O trabalho é realizado por voluntários, dando ênfase a ações básicas na área da saúde, nutrição, educação e cidadania através da educação comunitária e da solidariedade. Já a Themis é uma Organização Não-Governamental (ONG) de Porto Alegre que presta serviços jurídicos a mulheres carentes. A ONG realiza trabalhos de capacitação legal a mulheres das classes populares, presta assistência jurídica, além de realizar cursos, seminários e publicações sobre noções de gênero e direito.
        Os critérios utilizados para a escolha dos vencedores, segundo a Comissão Julgadora - formada pelos professores Ecléa Bosi e Sérgio Adorno (do Instituto de Psicologia) e pela educadora Terezinha Fran – são: duração e a continuidade do trabalho realizado; alcance no espaço social, impacto sobre a realidade e a possibilidade de multiplicação de sua ação; a amplitude da população beneficiada; o compromisso com a formulação e implementação de políticas públicas que possibilitem o avanço dos direitos humanos, entre outros. A entrega do prêmio (um troféu e um diploma) acontecerá no dia 18 de dezembro, às 16 horas, na Reitoria da USP.
        De acordo com Maria Luíza Marcílio, presidente da Comissão de Direitos Humanos e professora titular do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, "a sociedade vive atualmente uma fase de extrema violência e é muito importante a universidade premiar pessoas e instituições que estejam trabalhando e divulgando valores ligados aos Direitos Humanos". A professora lembra que a Comissão mantêm um site (www.direitoshumanos.usp.br) considerado o quinto mais importante no mundo em volume de informação sobre Direitos Humanos e o primeiro em Língua Portuguesa. Criado em junho de 98, o site já recebeu mais de 60 mil visitantes.
        A Comissão de Direitos Humanos da USP funciona no Centro Universitário Maria Antonia (CEUMA), que fica na rua Maria Antonia, 294.
        Mais informações: (255-5538/255-7182 ou e-mail dirigido à professora Maria Luíza Marcílio direitoshumanos@usp.br

Poli recebe especialista americano em sistemas de informações urbanas

        Amanhã (5), às 17 horas, o Escritório Piloto da Escola Politécnica da USP realiza uma rodada de debates com Neil Richman, professor da Escola de Políticas Públicas e Pesquisas Sociais da Universidade da Califórnia, Estados Unidos, e especialista em sistemas de informações urbanas e promoção da democracia.
        O pesquisador tem desenvolvido projetos de melhoria da qualidade de vida das populações de excluídos (principalmente negros, deficientes e latino-americanos) que habitam as regiões deterioradas da cidade de Los Angeles, por meio da disponibilização de dados sobre moradia (estado de conservação dos edifícios e impostos) e serviços de atendimento, entre outras iniciativas. Segundo Maria Cecília Loschiavo dos Santos, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, a visita tem por objetivo a criação de um projeto de cooperação para o atendimento dos excluídos (sem-teto, populações encortiçadas, menores em situação de rua, entre outros) da cidade de São Paulo.
        O Escritório Piloto reúne alunos da Escola Politécnica, os quais têm desenvolvido projetos dedicados à população encortiçada. Na quinta-feira (7), pela manhã, Richman fará uma visita ao Projeto Clicar, da Estação Ciência (Centro de Difusão Científica e Tecnológica da USP), que se dedica ao atendimento, através da informática, de menores em situação de rua.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4577.


Cursos, Seminários e Palestras

Gestão em edifícios
        Estão abertas até o dia 20 as inscrições para o curso de especialização Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios - MBA, da Escola Politécnica (Poli) da USP. O curso que começa em fevereiro de 2001, dura dois anos e aborda conhecimentos relacionados aos aspectos tecnológicos e gerenciais da produção de edifícios. A ficha de inscrição pode ser encontrada no site www.pece.org.br/form/matricTGP.asp.
        Mais informações:( (0XX11) 3818-5285/3818-5287/3818-5569 ou no site www.pcc.usp.br/Extensão/Pós-TGP

Palestras no IGc
        O Instituto de Geociências (IGc) da USP realiza duas palestras nesta semana:
        Caracterização tecnológica de rochas para uso como agregado, amanhã (05) às 8h30;
        Caracterização tecnológica de rochas ornamentais, na quarta-feira (06) às 8h30.
        As duas palestras serão dadas pelo professor Ely Borges Frazão, especialista em caracterização tecnológica de rochas para utilização como agregado e material de revestimento, e ocorrem no Auditório A1 do IGc, na Rua do Lago, 562, Cidade Universitária.
        Mais informações:( (0XX11) 3818-3973.


Agenda Cultural

Artistas e arteiros
        O Centro Cultural e o Centro de Convivência Infantil da Prefeitura do Campus Administrativo de São Carlos (PCASC) da USP apresenta de hoje (4) até o dia 22 a exposição Artistas & Arteiros. O evento acontece na Biblioteca Central da Escola de Engenharia de São Carlos, e mostra trabalhos feitos por crianças de 4 a 6 anos do Centro de Convivência Infantil.
        Mais informações:( (0XX16) 273-9106.

Música de Câmara
        A Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realiza nesta quarta (6) às 12h30 a apresentação Concertatum, música de câmara. O evento ocorre no Saguão da FSP, que fica na Av. Dr. Arnaldo, 715.
        Mais informações:( (0XX11) 3081-5091.

Artes plásticas em Ribeirão
        Começa amanhã (5), às 16 horas, a exposição com obras da artista plástica Mirlene Freire, formada pela Faculdade de Artes Plásticas de Ribeirão Preto. A exposição ocorre no saguão da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto até dia 15.
        Mais informações:( (0XX16) 602-4181.


Teses e Dissertações

Escola de Enfermagem
Doutorado
        A vida por um fio - a doença que ataca silenciosamente: desvendando as representações de pessoas portadoras de doença arterial coronária e repensando a assistência da enfermagem. Ana Lúcia Silva. Dia 7/12, 13h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7533.

Instituto de Ciências Biomédicas
Mestrado
        Estudo da inflamação pulmonar desencadeada pelo Lps em ratos submandibularectomizados. Ana Maria Fialho de Araújo. Dia 7/12, 14h.

Doutorado
        Purificação e caracterização de estruturas externas de Stenotrophomonas maltophilia. Doroti de Oliveira Garcia. Dia 7/12, 9h30.
        Estudo dos mecanismos reguladores das alterações intestinais e pulmonares decorrentes da reação anafilática em ratos. Fábio Henrique Kawasniewski. Dia 7/12, 10h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-7439.

Faculdade de Medicina
Mestrado
        Estudo das emissões otoacústicas e dos potenciais auditivos evocados de tronco cerebral em pacientes com zumbido. Alessandra Gianella Samelli. Dia 5/12, 10h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7185 .
 
 
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3818-4411/3818-4691 - Fax: (0xx11) 3818-4476/3818-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html 
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Giovana Tiziani, Júlio Bernardes e Renata Bessi