São Paulo, 07 de dezembro de 2000 n.657/00.
Mostra resgata a xilogravura do Nordeste brasileiro
No próximo dia 12, no IEB, acontece a abertura de uma exposição e o lançamento de um catálogo, onde estão relacionadas cerca de 150 xilogravuras originárias de Juazeiro do Norte, Ceará, criadas para fins comerciais.

Coleção Uspiana-Brasil 500 Anos lança o Guia de Museus Brasileiros
 

Veterinário da USP recebe prêmio internacional na área de clínica de bovinos
 

Palestra no IEA aponta tendências em economia das telecomunicações
 


Destaques

Exposição no IEB recupera memória da xilogravura nordestina

        O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, em razão do encerramento das Comemorações USP – Brasil 500 anos, realiza terça-feira (12), a partir da 17 horas, a exposição Xilogravura: Os Percursos da Criação Popular e o lançamento do catálogo O Desenho Gráfico Popular, de Gilmar de Carvalho. Na exposição e no catálogo estão relacionadas 150 xilogravuras originárias de Juazeiro do Norte, Ceará, criadas para fins comerciais.
        Este trabalho é resultado de uma ampla pesquisa feita entre 1986 e 1995 por Carvalho, professor da Universidade Federal do Ceará e pesquisador da xilografia. Com a pesquisa foi possível resgatar não só a memória do trabalho xilográfico realizado na cidade cearense durante os últimos 50 anos, mas também a história das pequenas oficinas de Juazeiro.
        Muitas peças estavam abandonadas em sótãos e porões, além de serem anônimas. Algumas foram encontradas no lixo. Isso se deve a um certo descaso com esse tipo de obra, considerada menor por muitos, e por estar atrelada a fatores comerciais: as xilogravuras expostas são fruto da encomenda de comerciantes e podiam ser encontradas em ilustrações de semanários, de pequenos jornais ou como rótulo em embalagens de cigarro, cachaça, vinagre, balas, doces, rojões, banhos e defumadores. As peças eram cortadas na madeira (cajazeira ou umburana) e muitas ilustrações desse tipo foram utilizadas até os anos 50. Dados indicam que no final do século passado a xilogravura já era utilizada na região de Juazeiro. O semanário Cancão, impresso na cidade de Baturité em 1891, ornado por caricaturas abertas em cajazeiras, é um bom exemplo. Em Juazeiro, o Boletim Caricata já recorria às ilustrações em xilogravura como instrumento de sátira política.
        O emprego mais constante de xilogravuras no Ceará foi a partir dos anos 40, e se liga ao incremento da edição popular na região do Cariri, Sul do Estado. Mesmo à margem dos registros da historiografia oficial, a técnica era largamente utilizada. Na quarta-capa de um folheto de 1958, foi veiculado um texto divulgando o fato de uma folhetaria contar com pessoal especializado no corte dos rótulos, o que, além de melhor ocupar os gravadores, poderia constituir um motivo a mais para atrair clientes, num momento em que a competição por fatias de mercado estava acirrada.
        A xilogravura se impôs no interior desses estados pois o processo editorial exigia agilidade, o que não aconteceria caso o material fosse feito em Recife ou Fortaleza, pois poderia demorar até dez dias para retornar. Atualmente, as xilogravuras ainda ocupam seu espaço e convivem com as novas tecnologias na maioria das gráficas de Juazeiro do Norte e é freqüente que uma xilogravura sirva como arte-final de um fotolito ou passe pelo scanner.
        A exposição e o lançamento do catálogo marcam a reabertura do Espaço Expositivo da Coleção de Artes Visuais do IEB, que fica na avenida Prof.o Mello Moraes, travessa 8, n.o 140, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-2068, com Neuma ou e-mail difusao@ieb.usp.br

Conhecendo os Museus do Brasil

        Nesta terça-feira (12), a partir das 17 horas, no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, acontece o lançamento do Guia de Museus Brasileiros, organizado por Maria Cecília França Lourenço, professora de História da Arte na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e coordenadora da Comissão de Patrimônio Cultural (CPC) da USP. A obra, que integra a coleção Uspiana-Brasil 500 Anos - uma co-edição da Edusp e da Imprensa Oficial, reúne informações sobre 529 museus, o que inclui um inventário dos acervos, histórico, dados sobre as instalações e estados de conservação das obras.
        Já na apresentação, Maria Cecília destaca a importância dos museus e, conseqüentemente, do guia na ampliação do entendimento da cultura brasileira, por se tratar de instituições que contribuem para a pesquisa, ensino e extensão cultural. Essas também são premissas destacadas pelo pró-reitor de Cultura e Extensão da USP, Adilson Avansi de Abreu, que descreve os museus como "espaços que favorecem às investigações inter e transdisciplinares".
        Mas todo esse panorama aberto pelos museus de nada adiantaria se isolado do público. Por isso, a CPC se uniu à Vitae em 1998 para aprimorar seu Banco de Dados criando o Projeto Base de Dados Unificada sobre Museus Brasileiros (CPC – USP/ Vitae). A parceria levou à formação de um Grupo de Trabalho, que foi responsável pelo levantamento bibliográfico sobre museus, acervo e coleções e pela elaboração de um formulário a ser preenchido pelos museus.
        O guia permite que o leitor visualize um pouco da cara do Brasil. Diferente do que se possa imaginar, a obra não se limita aos principais museus de arte contemporânea de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Ele surpreende e traz desde as linhas modernas do Museu de Arte Contemporânea de Niterói até os museus dos arrabaldes do País, como o Museu Ferroviário de Pires do Rio, em Goiás. Não interessa a localidade, o tamanho, todos eles aparecem de maneira igualitária, importantes por constituírem espaços de preservação de nossa produção cultural e de nossa história.
        Marcelo Mattos Araújo e Maria Cristina Oliveira Bruno, museólogos, membros do Grupo de Trabalho, afirmam que o objetivo do guia ultrapassou a reformulação e a unificação da Base de Dados, contribuindo também para a abertura de novas perspectivas para as pesquisas, a troca de informações entre museus e a formação de políticas públicas na área.
        O Guia de Museus Brasileiros permite ainda reforçar o papel social dessas instituições como mantenedoras de um patrimônio cultural, produzido pelas elites culturais e pelo povo. Além disso, trata-se de um grande convite à descoberta dos muitos museus espalhados pelo Brasil: o da Borracha, no Acre; do Vaqueiro, no Ceará; do Supremo Tribunal Federal, no Distrito Federal; do Mamulengo, em Pernambuco; do Vinho, em Santa Catarina; do Mazzaropi, em Taubaté, entre outros. O lançamento do Guia dos Museus Brasileiros é parte das cerimônias de encerramento das Comemorações USP-Brasil 500 Anos, que acontece no próximo dia 12, a partir das 11 horas, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4008 (Edusp)/ 3818-3252 (CPC)

Professor recebe premiação internacional em Veterinária

        O professor Eduardo Harry Birgel Júnior, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP recebeu o "Prêmio Gustav Rosenberger de Buiatra 2000", entregue na abertura do XXI Congresso Mundial de Buiatria, que acontece de 4 a 8 de dezembro em Punta del Este, no Uruguai. O prêmio seleciona, por meio da análise de currículo, o buiatra (especialista em bovinos) que representa os clínicos de bovinos que desenvolvem atividades na América Latina.
        Birgel é médico veterinário formado pela FMVZ e dedica-se à buiatria e à hematologia veterinária. Hoje é professor do Departamento de Clínica Médica da FMVZ e desenvolve atividades buiátricas no Hospital de Bovinos e na Clínica Ambulante.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-7944.


Cursos, Seminários e Palestras

Economia das telecomunicações
        O Grupo de Estudos de Informação e Comunicação do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP realiza na próxima segunda-feira (11) às 14h30 a palestra Tendências em economia das telecomunicações. O professor Márcio Wohlers, da Unicamp, especialista na área de economia das telecomunicações, apresenta os aspectos econômicos e institucionais das novas estratégias competitivas das operadoras de telecomunicação diante da globalização e de contextos nacionais diferenciados. O evento terá lugar no IEA, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa J, 374, térreo, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3919/3818-4442.

Manejo de solos
        A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba está com inscrições abertas para o Curso de Especialização em Manejo de Solo, que começa em fevereiro de 2001. O curso pretende abordar informações necessárias para o manejo do solo e promover o intercâmbio de conhecimento entre profissionais ligados aos setores de pesquisa e produção agropecuária. Há 70 vagas e a taxa de matrícula é de R$ 95,00, com mensalidades são de R$ 275,00.
        Mais informações: ( (0XX19)422-9197.


Agenda Cultural

USP Sinfonietta
        A USP Sinfonietta apresenta na próxima terça-feira (12) às 20 horas um concerto especial de comemoração de seus 25 anos, encerrando as Comemorações dos 500 Anos do Descobrimento e dando início à Semana Camargo Guarnieri. Na programação, Camargo Guarnieri: "Concerto para cordas e percussão", "Seresta para piano e orquestra", "Toada à moda paulista" e "Ponteio nº 43", sob regência de Ronaldo Bologna. O evento ocorre no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Rua do Anfiteatro, 109, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3000.

Turquia
        Hoje (7), a partir das 19h30, no Espaço A. C. D'ávila, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, acontece a abertura da exposição fotográfica Turquia, Tão Longe, Tão Perto, de Renato Levi. A ECA fica na av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4112 ou 3818-4117.


Livros, Revistas e Publicações

Nova arte brasileira
        Na próxima segunda-feira (11) às 18h30 acontece o lançamento do livro Novíssima Arte Brasileira - um guia de tendências, de Kátia Canton, docente do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP. A obra pretende contextualizar a produção contemporânea de 70 artistas brasileiros da geração 90/2000, articulando arte, cultura e comportamento. O coquetel de lançamento também apresenta música ao vivo do Trio Arruda Brasil e acontece na Livraria Cultura, na Av. Paulista, 2073.
        Mais informações: ( (0XX11) 3064-5364/3068-9433.


Quadro de Avisos

Bolsas em Saúde
        O Instituto de Saúde e a Coordenação dos Institutos de Pesquisa da Secretaria de Estado da Saúde estão com inscrições abertas até dia 15 para o Concurso de Aprimoramento em Saúde Coletiva (bolsas Fundap), que forma profissionais para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS), com enfoque no desenvolvimento de pesquisas na área de saúde coletiva. O aprimoramento destina-se a alunos formados entre 1996 e 2000 (exceto em Medicina); os interessados devem se inscrever na Rua Santo Antônio, 590, biblioteca.
        Mais informações: ( (0XX11) 3105-9048 ramal 224 ou 226.

Prêmio Engenheiro do Ano
        Na próxima segunda-feira (11), às 20 horas, o engenheiro Francisco Romeu Landi, professor da Escola Politécnica (Poli) da USP, recebe o título de "Eminente Engenheiro do Ano 2000", concedido pelo Instituto de Engenharia como reconhecimento pelos serviços prestados à Engenharia Brasileira. A entrega do prêmio acontece no número 120 da Av. Dr. Dante Pazzanese, em São Paulo.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3000.


Teses e Dissertações

Instituto de Ciências Biomédicas
Mestrado
        Efeito da suplementação lípidica sobre parâmetros metabólicos de ratos submetidos ao treinamento de Endurance. Marcelo Saldanha Aoki. Dia 11, 10h.
        Efeito da injeção de 6-OHDA no corpo estriado de ratos jovens. Análise dos movimentos rotacionais estereotipados e quantificação esterológica da lesão dopaminérgica e dareação glial subsequentes. Ricardo Wilson de Pinho Rodrigues. Dia 11, 14h.
        Expressão de genes nas glândulas salivares de vetor de malária, Anopheles daringi. Enios Carlos Duarte. Dia 11, 14h30.
        Mais informações:( (0XX11) 3818-7439.

Faculdade de Saúde Pública
Mestrado
        Avaliação do consumo de alimentos fonte de beta-caroteno e vitamina C em relação ao câncer de mama: estudo preliminar. Flávia Emília Leite de Lima. Dia 12, 9h.
        O poder público municipal e o transporte rodoviário de produtos perigosos no município de São Paulo. Rosângela Vilarindo Fuzetti. Dia 12, 9h.

Doutorado
        Conteúdo informativo das embalagens de alimentos: um estudo exploratório internacional comparado, sob a ótica brasileira e norte-americana dos agentes de produção e consumo. Virgínia Maria Ferraz de Castro. Dia 11, 14h.
        Distribuição espacial da mortalidade por câncer de mama feminino no Estado de São Paulo, 1991 a 1995. Jaime de Oliveira Gomes. Dia 11, 9h.
        Cobertura de qualidade e equidade da atenção pré-natal e ao parto, segundo a forma de pagamento destes serviços em Criciúma - SC. Nelson Arms Neumann. Dia 12, 8h30.
        Mais informações:( (0XX11) 3066-7739.

Escola Politécnica
Mestrado
        Caracterização elétrica e simulação do transistor Soi Mosfet de porta gêmea. Paulo Tetsuo Hoashi. Dia 11, 14h.
        Aspectos do projeto e implementação de ambientes multilinguiagens de programação. Aparecido Valdemir de Freitas. Dia 12, 14h.
        Mais informações:( (0XX11) 3818-5443.

Escola de Enfermagem
Mestrado
        A influência do conhecimento sobre a doença e atitude frente à tomada dos remédios no controle da hipertensão arterial. Maria Aparecida Abdalla de Moura Strelec. Dia 11, 9h30.
        Controle da hipotermia de pacientes cirúrgicos idosos no período intraoperatório: avaliação de duas intervenções de enfermagem. Cibele Cristina Tramontini de Almeida. Dia 12, 14h.
        Mais informações:( (0XX11) 3066-7533.
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3818-4411/3818-4691 - Fax: (0xx11) 3818-4476/3818-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Giovana Tiziani, Júlio Bernardes e Renata Bessi