São Paulo, 08 de dezembro de 2000 n.658/00.
IEB recebe o acervo de Camargo Guarnieri
A doação, feita pela família do compositor, trará cerca de 10 mil cartas, 2 mil fotografias, 200 horas de música gravada, todas as suas obras originais, programas de regência e outros bens para enriquecer as fontes de pesquisa da universidade.


IEB lança livro contendo cartas trocadas entre dois grandes nomes da educação brasileira
 

Workshop técnico de pré-lançamento analisa Portal da USP, filosofia e concepção de portais universitários
 

HC faz olimpíadas com o Grupo de Paralisia Cerebral
 


Destaques

IEB recebe doação do Acervo Camargo Guarnieri

        O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP realiza, no próximo dia 12, a partir das 17 horas, a cerimônia do Ato de Doação do Acervo Camargo Guarnieri. O evento marca a abertura da Semana Camargo Guarnieri e a inauguração da exposição Documentos do Acervo Camargo Guarnieri, que fazem parte das atividades de encerramento das Comemorações USP-Brasil 500 Anos.
        Principal compositor paulista do século XX, o maestro e professor da USP, falecido recentemente (1993), reuniu, durante sua carreira, um acervo pessoal composto por aproximadamente 10 mil cartas, 2 mil fotografias, 200 horas de música gravada, todas as suas obras originais (livros, artigos e composições), programas de regência, medalhas, biblioteca musical composta por livros nacionais e estrangeiros sobre obras que regia e estudava e teoria da música. "A família de Guarnieri, apesar de não ser rica, preferiu doar o acervo, cujo valor é praticamente incalculável devido ao fato de ser único", explica Flávia Toni, professora do Departamento de Música da ECA - parceiro do Instituto na utilização do acervo -, pesquisadora do IEB e uma das coordenadoras da Semana. "Trata-se de uma atitude rara e muito nobre, pois a partir das informações fornecidas pelos materiais muitos pesquisadores e estudantes de pós-graduação poderão desenvolver trabalhos inéditos."
        De acordo com a pesquisadora, as formas como Guarnieri organizava e fazia manutenção em seu acervo são muito parecidas aos procedimentos adotados por Mário de Andrade, que também tinha o hábito de guardar documentos. "Guarnieri era muito amigo de Mário, o que explica as semelhanças."
        Segundo Antônio Ribeiro, representante da última turma de alunos de Guarnieri e um dos coordenadores da Semana, a grande contribuição deixada pelo maestro no cenário musical paulista e brasileiro foi a criação da "Escola Guarnieri de Composição", corrente de pensamento e ação que formou cerca de quatro gerações de compositores, entre eles Osvaldo Lacerda, Almeida Prado e Olivier Toni. "Ao analisar a obra musical de Camargo Guarnieri, além de suas atividades de ensino e pesquisa, cada vez mais me convenço de que ele é um dos maiores compositores americanos do século", afirma Ribeiro. "Atualmente, suas composições freqüentam inúmeros repertórios nacionais e estrangeiros, como prova a recente gravação de um CD formado por uma sinfonia."
        A exposição é formada pelas primeiras composições do maestro, fotografias com alunos e outros músicos em momentos profissionais e pessoais, correspondências com pessoas do mundo artístico e documentos diversos, como contratos com editoras, críticas de jornais comentando sua obra, entre outros.
        A partir das 20 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri (r. do Anfiteatro, nº 181, Cidade Universitária), a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (Osusp), fundada por Guarnieri, promoverá um concerto, marcando seus 25 anos de existência e encerrando as Comemorações USP-Brasil 500 Anos.
        O Ato de Doação, a Semana e a exposição ocorrerão no prédio do IEB, que fica na av. Prof. Mello Moraes, Travessa 8, nº 140, Cidade Universitária.
        Mais Informações: ( (0XX11) 3818-2068.

Cartas expressam a batalha pela educação no Brasil

        Entre os anos de 1929 e 1971 dois grandes nomes da luta pela educação no Brasil, Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo, trocaram intensas correspondências, nas quais mesclavam assuntos pessoais a temas referentes a batalha que ambos travaram a favor da educação nacional. Preocupada com a importância histórica das cartas, Diana Gonçalves Vidal, professora da Faculdade de Educação (FE) da USP, reuniu boa parte delas em seu livro "Na batalha da Educação: correspondência entre Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo (1929-1971)".
        A obra, publicada pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) e pela Universidade São Francisco, possui ao todo 125 cartas, das quais 113 foram emitidas por Anísio Teixeira e 12 por Fernando de Azevedo. Todas as correspondências foram retiradas do Arquivo Fernando de Azevedo, do IEB, o que explica o fato do número de cartas de Anísio Teixeira, presente no livro, ser consideravelmente maior.
        Segundo Diana, durante todo o período de correspondência, que se iniciou no mesmo ano que os autores se conheceram (1929) e se prolongou até o ano do falecimento de Anísio Teixeira (1971), as cartas expressam o sentimento de duas pessoas que dividiram uma intensa amizade. Revelam momentos de dor, perda e, às vezes, descrença. Mas sobretudo, conta a professora, as cartas nos trazem momentos da vida de intelectuais que lutaram pela continuação dos Institutos de Educação do Rio de Janeiro e de São Paulo, criação das Universidades de São Paulo e do Distrito Federal, formação de professores e educação pública aberta à população brasileira.
        O livro Na batalha da Educação: correspondência entre Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo (1929-1971) será lançado na próxima terça-feira (12), a partir das 17 horas, durante o evento de encerramento das Comemorações USP-Brasil 500 anos, que acontece no IEB, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3195, ramal 282.

Está no ar o novo Portal da USP

        Acontece nesta quarta-feira (13), às 14 horas, no Conselho Universitário (CO) da USP, o workshop técnico de pré-lançamento do Portal da USP (www.usp.br). O evento irá reunir especialistas das áreas tecnológicas e de informação para discutir modelos de sistemas on-line de informação e comunicação e avaliar a proposta implantada pelo Portal da USP, que já vem ocupando o primeiro lugar no ranking dos sites educacionais mais visitados do Brasil.
        Durante o evento será apresentado à comunidade uspiana o novo design do Portal da USP e, em seguida, acontecerão dois painéis temáticos sobre: Projeto Conceitual para Portais Universitários, sua estrutura e seus elementos e Agregando valor à produção Universitária: o conteúdo do Portal.
        No Portal, serão disponibilizadas informações e notícias da maior universidade pública País em três versões: português, inglês e espanhol. Atualmente, a USP possui 40 mil alunos de graduação, 16 mil de pós-graduação, 5 mil professores e 16 mil funcionários. O Portal irá funcionar com alta tecnologia, permitindo que os sites uspianos tenham maior dinamismo e sejam atualizados constantemente e de forma descentralizada, a partir de páginas "on the fly", fornecidas pelos bancos de dados.
        A implementação do Portal foi feita em quatro grandes seções, que disponibilizarão para os usuários internos e externos da USP assuntos das três áreas do conhecimento científico (humanas, exatas e biológicas) e todos os produtos e serviços oferecidos pela Universidade.
        A seção A USP reúne informações institucionais sobre a infra-estrutura organizacional da Universidade, assuntos relacionados às pró-reitorias, aos órgãos centrais de serviços e administração, unidades de ensino e pesquisa. Na seção USP Fácil, o internauta terá acesso aos mecanismos qualificados de recuperação de dados sobre a produção científica, cultural, artística, acadêmica e administrativa da USP. Os registros são coletados e processados tecnicamente pelo Portal para facilitar a recuperação contextualizada das informações.
        A seção Você na USP relaciona os produtos e serviços da USP organizados para perfis específicos de usuários, como alunos de graduação, alunos de pós-graduação, professores, pesquisadores, funcionários, comunidade em geral, terceira idade, portadores de deficiências e vestibulandos. Nessa seção há um espaço projetado especialmente para pessoas deficientes, que irão encontrar mecanismos de acesso (disponíveis em dowload) para instalação de sintetizador de voz para navegação.
        A seção Acontece na USP reúne o conteúdo jornalístico dos veículos oficiais de informação da Universidade de São Paulo - Agência USP de Notícias, Jornal da USP, Revista USP e Espaço Aberto. Aqui também serão divulgados os eventos culturais científicos e acadêmicos (congressos, exposições, palestras, encontros) promovidos pelas unidades de ensino e pesquisa.
 
 


Cursos, Seminários e Palestras

Citogenética
        Estão abertas as inscrições até o dia 22 para o curso de difusão cultural Citogenética: do clássico ao molecular, que acontece entre 18 e 31 de janeiro. Promovido pelo Instituto de Biociências (IB) da USP, o curso é destinado a alunos de Ciências Biológicas e cursos afins e professores de Biologia, interessados em discutir tópicos relacionados a estrutura, função dos cromossomos, metodologias convencionais e moleculares de análise citogenética e suas aplicações no entendimento da organização cromossômica, no mapeamento gênico e no estudo do câncer. A taxa de inscrição é de R$ 40,00.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-7538.

Transferência de Embriões
        A Escola Superior de Agricultura Luiz Queiroz (Esalq), campus da USP em Piracicaba, abre inscrições para o 4º Curso de Transferência de Embriões, que ocorre de 5 a 9 de fevereiro de 2001. O programa do curso inclui: escolha de receptoras e doadoras, superovulação, coleta, manipulação e avaliação de embriões, além de congelamento e descongelamento de embriões. A taxa de inscrição é de R$ 2.000,00.
        Mais informações: ( (0XX19) 428-4135.
 
 


Agenda Cultural

Oficinarte
        Na próxima terça-feira (12), o Centro Maria Antonia expõe, a partir das 20 horas, o II Oficinarte, exposição de trabalhos feitos pelos alunos das oficinas de arte realizadas durante o ano. Os trabalhos ficam expostos até o dia 19.
        Mais informações: ( (0XX11) 255-5538 ou e-mail mariantonia@edu.usp.br.
 
 


Quadro de Avisos

Caminhada Amigos do Coração
        Amanhã (09) o Instituto do Coração (Incor) e a Associação Amigos do Coração promovem a Caminhada Amigos do Coração, que começa às 10 horas, no Parque do Ibirapuera. O evento terá o acompanhamento de professores de educação física do Incor. Além disso, os participantes poderão medir a pressão arterial e concorrerão a prêmios, como camisetas e aparelhos de freqüência cardíaca.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3183, com Alexandra.

Olimpíada do Grupo de Paralisia Cerebral
        O Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas realizará, na próxima quinta-feira (14), às 8h30, a 25º Olimpíada Pacote, uma competição com atletas-pacientes dos Grupos de Paralisia Cerebral e Medicina Esportiva. Durante o evento haverá desfile dos atletas e competições de futsal, corrida, revezamento, entre outras. A Olimpíada acontece na Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz, que fica na Rua Arthur Azevedo, nº1, São Paulo, SP.
        Mais informações: ( (0XX11) 3069-6957/9113-4997.
 
 


Teses e Dissertações

Escola de Enfermagem
Mestrado
        O egresso do curso de graduação em enfermagem da Universidade Estadual de Londrina: perfil socioeconômico, demográfico, inserção no mercado de trabalho, atuação profissional e contribuição do curso. Sarah Nancy Deggau Hegeto de Souza. Dia 12, 8h30.
        As mortes por aborto no Município de São Paulo: estudo epidemiológico sob o enfoque de gênero. Márcia Lúcio Miguel Bittencourt. Dia 12, 14h.
        Mais informações:( (0XX11) 3066-7533.

Escola Politécnica
Doutorado
        Espalhamento de campos eletromagnéticos: caracterização de materiais interferentes. Arnaldo Megrich. Dia 12, 9h.
        Sistemas especialistas modulados e abrangentes para a gestão de operações. Wagner Daumichen Barrella. Dia 12, 9h30.
        Um modelo conceitual de sistemas de apoio à decisão espacial para gestão de desastres por inundação. Silvio Luiz Rafaeli Neto. Dia 12, 14h.
        Mais informações:( (0XX11) 3818-5443.

Faculdade de Direito
Mestrado
        Os princípios jurídicos da independência e da imparcialidade do árbitro. Abordagem à luz do Direito Internacional e Comparado. Selma Maria Ferreira Lemes. Dia 12, 9h.
        Mais informações:( (0XX11) 3111-4004.

Faculdade de Saúde Pública
Mestrado
        O trabalho na aviação e as práticas de saúde sob o olhar do controlador de tráfego aéreo. Rita de Cássia Seixas Sampaio Araújo. Dia 11, 9h.
        O futuro comprometido: a mortalidade de adolescentes e jovens no Estado de São Paulo, 1979-1995. Elizabeth Balthazar Leite. Dia 12, 9h.
        Redes neurais: uma nova perspectiva na interpretação de informações ambientais. Antonio de Castro Bruni. Dia 13, 9h.

Doutorado
        A municipalização dos serviços de saúde no Estado de Mato Grosso: evolução e desafios. Wildce da Graça Araújo Costa. Dia 12, 14h.
        Disposição de resíduos gerados em laboratório: avaliação dos procedimentos adotados por três instituições públicas. Maria de Fátima Menezes Pedrozo. Dia 12, 14h.
        Mais informações:( (0XX11) 3066-7739.

Instituto de Ciências Biomédicas
Mestrado
        Ativação de Enzimas Caspases na Apoptose Induzida por TNF-a em células de fibrosarcoma WEHI-164. Sylvia Claassen Enns. Dia 12, 10h.
        Mais informações:( (0XX11) 3818-7439.
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3818-4411/3818-4691 - Fax: (0xx11) 3818-4476/3818-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Giovana Tiziani, Júlio Bernardes e Renata Bessi