São Paulo, 11 de dezembro de 2000 n.659/00.
Comemorações USP-Brasil 500 anos
Lançamento de livros, exposições e concertos marcam o encerramento das Comemorações USP-Brasil 500 Anos, iniciada em abril do ano passado. A Coleção Uspiana, com 12 títulos, foi um dos destaques. 

Osvaldo Sangiorgi recebe título de professor emérito na ECA
 

Especialistas discutem alternativas de desenvolvimento na Cepam
 

Revista da Saúde Pública lança número especial sobre saúde infantil
 


Destaques

Universidade encerra as Comemorações USP - Brasil 500 Anos

        Amanhã (12), a partir das 11 horas, na Cidade Universitária, terão início as cerimônias de encerramento das Comemorações USP - Brasil 500 anos. Desde abril do ano passado, exposições, encontros científicos e publicações integraram as comemorações dos 500 anos na Universidade de São Paulo. De acordo com a professora Marta Rossetti Batista, do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) e presidente da Comissão Executiva do evento, "a tônica das comemorações foi realizar uma reflexão sobre o Brasil".
        A professora conta que todas as unidades da Universidade foram convidadas a participar das comemorações. Foram encaminhados diversos projetos que puderam contar com o apoio da Comissão do evento. "Não incentivamos a participação apenas para festejar a data, mas apoiamos projetos que estivessem ligados de alguma forma à questão. A idéia foi a de incentivar mesmo a reflexão sobre o País", afirmou.
        Dentre os vários eventos que compuseram as comemorações, Marta destaca os diversos lançamentos de livros e revistas na Estante USP-Brasil 500 Anos. Entre eles, a Coleção Uspiana-Brasil 500 Anos, uma co-edição da Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (Imesp). A coleção é composta de 12 títulos, sendo um em dois volumes, num total de 13 livros. Até o momento, segundo Marta, sete títulos foram lançados. O restante tem lançamento previsto para até o final do próximo ano. "Trata-se de uma coleção muito importante que resulta de um protocolo, assinado na abertura das comemorações, entre a USP e a Imesp", destaca. Também foram realizados os Seminários USP. O primeiro deles, Educação em Plural, aconteceu entre 25 e 29 de outubro do ano passado, no Anfiteatro Camargo Guarnieri. O segundo, Velhas e Novas Ordens Mundiais, aconteceu este ano, entre os dias 15 e 18 de maio, Anfiteatro do Departamento de História e Geografia, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
        O encerramento das Comemorações do USP - Brasil 500 Anos começa às 11 horas na Avenida Prof. Almeida Prado, na Cidade Universitária, com o plantio de bosque e alamedas de pau-brasil.
        A partir das 17 horas, no IEB (Av. prof. Mello Moraes, travessa 8, nº 140), Ato de doação do acervo Camargo Guarnieri e abertura da Semana Camargo Guarnieri, com a participação da Orquestra de Câmara do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Haverá também a abertura da exposição Documentos do Acervo Camargo Guarnieri.
        Ainda no IEB acontecem a reabertura do Espaço Expositivo da Coleção Artes Visuais com a abertura de duas exposições: A Arte Brasileira pelo Olhar de Mário de Andrade e Xilogravura: os percursos da criação popular, com lançamento do catálogo O Desenho Gráfico Popular, de Gilmar de Carvalho. No programa, ainda o lançamento dos livros Na Batalha da Educação: correspondência entre Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo (1929-1971), organizado por Diana Gonçalves Vidal; Guia de Museus Brasileiros, de Maria Cecília França Lourenço (coordenadora); e A Travessia da Calunga Grande: três Séculos de Imagens sobre o Negro no Brasil (1637-1899), de Carlos Eugênio Marcondes de Moura. Estes dois últimos títulos compõem a coleção Uspiana-Brasil 500 Anos.
        Às 20 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, nº 181), acontece o Concerto de Encerramento, com a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo - Osusp. A apresentação também comemora os 25 anos da Orquestra. No programa, Camargo Guarnieri: Concerto para cordas e percussão, Seresta para piano e orquestra, Toada à moda paulista e Ponteio n.º 43, sob a regência do maestro Ronaldo Bologna.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-2068, com a professora Marta Rossetti Batista, ou 3818-3199 e 3815-3106, no IEB.

Docente da ECA recebe título de professor emérito

        Nesta quinta-feira (14) às 14h30 acontece a cerimônia pública de outorga do título de Professor Emérito a Osvaldo Sangiorgi, professor titular da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.
        Sangiorgi é licenciado em Física pela USP, mestre em lógica (Kansas) e doutor em matemática. Tornou-se livre docente da ECA em 1977 e professor titular em 1990. Já lecionou na Universidade do Kansas (EUA) e em Institutos da Bélgica, Alemanha, Itália e em universidades da América, Europa, África e Ásia.
        O professor também integrou a Comissão da Tecnologia da Educação, o grupo de ensino de matemática, o centro paulista de rádio e televisão educativas e vários colegiados oficiais voltados ao aprimoramento da pedagogia da matemática. Ele é lembrado pela introdução do ensino da matemática moderna no Brasil. A cerimônia acontece no Salão Nobre João Aloísio Lopes, na ECA, que fica na Av. Lúcio Martins Rodrigues, 443.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4068, com Maria Eugênia

Revista de Saúde Pública analisa a história da saúde infantil de São Paulo

        A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e o Conselho de Editores da Revista da Saúde Pública realizam nesta quinta-feira (14), às 17 horas, na Sala Paula Souza (Av. Dr. Arnaldo, 715) o lançamento do suplemento da Revista de Saúde Pública, Saúde infantil: tendências e determinantes na cidade de São Paulo na segunda metade do século XX.
        O suplemento reúne 11 artigos elaborados por pesquisadores do Nupens/USP, como parte do projeto temático da Fapesp "A trajetória da saúde infantil como medida do desenvolvimento social".
        A abertura do encontro será feita pelo diretor da FSP, professor Jair Lício Ferreira Santos. Às 17h10, o professor Oswaldo Paulo Forattini profere a palestra "A política editorial da Revista de Saúde Pública. Em seguida, às 17h20, o professor Carlos Augusto Monteiro faz a apresentação do Suplemento. No encerramento, às 17h40, o deputado federal pelo PT e futuro secretário da saúde do município, Eduardo Jorge, falará sobre "A Saúde Pública em São Paulo".
        Mais informações:( (0XX11)3066-7705/3066-7711.



Cursos, Seminários e Palestras
Desenvolvimento
        A Fundação Prefeito Faria Lima (Cepam) sedia nesta quinta-feira (14) o evento Alternativas de Desenvolvimento, da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp). Haverá palestras sobre lei de improbidade administrativa, o vereador do futuro, direitos humanos e reforma tributária. A Cepam fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 913, na Cidade Universitária.
        Mais informações:( (0XX11) 852-1685/852-9317 ou e-mail uvesp@bol.com.br

Nutrição de bovinos
        A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) está com inscrições abertas para o 3º Curso de Nutrição e Formulação de Rações para Bovinos Leiteiros, que ocorre entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro de 2001. No programa do curso há temas como princípios básicos da nutrição de ruminantes, análises bromatológicas e formulação de rações em microcomputadores. A taxa de inscrição é de R$ 250,00 (R$ 200,00 para conveniados).
        Mais informações:( (0XX19) 429-4438.



Agenda Cultural
Exposições no Ceuma
        O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP inaugura nesta quinta-feira (14) às 20 horas as exposições de Maria Tereza Louro e Cláudio Cretti. A exposição de Maria Tereza apresenta 30 desenhos feitos entre 1989 e 2000, selecionados pela artista com o objetivo de acompanhar imagem e palavra, o desenho e o texto, visando chegar a um modo de criação de convivências que valoriza as linguagens visual e escrita. A de Cretti é composta por seis esculturas em mármore que mostram o deslocamento constante de eixos que ironiza a formalização rigorosa, segundo o artista. A exposição pode ser vista até 4 de fevereiro, de segunda a domingo das 9 às 21 horas no Ceuma, na Rua Maria Antonia, 294.
        Mais informações:( (0XX11) 3237-1815.

Coral em Ribeirão
        O Coral Cênico Bossa Nossa apresenta nesta quarta-feira (13), às 20h30, na Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Ribeirão Preto seu novo espetáculo, Fragmentos de uma história. A apresentação faz parte das comemorações da Semana do Engenheiro e os ingressos devem ser trocados por dois quilos de alimentos, que serão doados para entidades assistenciais.
        Mais informações:( (0XX16) 623-2424/623-7620.



Livros, Revistas e Publicações
País do passado?
        A Edusp, Boitempo Editorial e Livraria da Vila promovem amanhã (12), às 18h30, o lançamento do livro Brasil, país do passado?, organizado por Ligia Chiappini, Antonio Dimas e Berthold Zilly. A obra reúne textos de diversos especialistas, e o lançamento ocorre na Livraria da Vila, na Rua Fradique Coutinho, 915.
        Mais informações:( (0XX11) 3818-4149.



Teses e Dissertações
Faculdade de Direito
Mestrado
        Visão crítica das funções no sistema acusatório. Jaques de Camargo Penteado. Dia 14, 14h.
        Mais informações:( (0XX11) 3111-4004.

Faculdade de Saúde Pública
Mestrado
        Caçambas coletoras de resíduos sólidos e riscos à saúde pública: um enfoque segundo os princípios da atenção primária ambiental. Jouce Maria de Araujo. Dia 14,9h.
        A incorporação dos princípios e das diretrizes do Sistema Único de Saúde aos cursos de formação do auxiliar de enfermagem: O projeto larga escala no período 1989 à 1992. Alva Helena de Almeida. Dia 14, 9h30.
        Estudo da contaminação pelos metais Cu, Pb, Cd e Zn na rede trófica dos reservatórios de Taiaçupeba e do Parque Ecológico do Tietê, SP. Gerlice Maria Milani. Dia 14, 13h30.
        Mais informações:( (0XX11) 3066-7739.

Escola Politécnica
Mestrado
        Contribuição à especificação funcional do MRP/MRPII. Uma aplicação em ERP. Fernando Piero Laugeni. Dia 14, 9h30
        A influência da deformação lenta na rigidez de um solo residual de micaxisto desestruturado. Ana Lucia Moreira Yoda. Dia 14, 10h.
        Modelos de precificação de opções para decisões de investimentos em ativos reais - opções reais. Péricles da Silva Pereira Neto. Dia 14, 10h30.

Doutorado
        Estudo e otimização das propriedades estruturais, ópticas e elétricas de películas de sioxny depositadas por pecvd para aplicações em dispositivos mos, microestruturas e guias de onda. Marco Isaías Alayo Chavez. Dia 13, 9h.
        Avaliação de empregos: uma visão sistêmica. Paulo de Tarso Gaeta Paixão. Dia 14, 10h.
        Mais informações:( (0XX11) 3818-5443.

Instituto de Geociências
Mestrado
        Geologia e química mineral na Ilha Monte de Trigo, litoral norte do estado de São Paulo. Gaston Eduardo Enrich Rojas. Dia 14, 14h.
        Mais informações:( (0XX11) 3818-3973.

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Mestrado
        Imagens de ressonância magnética de distribuição de dose. Mivia Aparecida da Silva. Dia 14.
        Mais informações:( (0XX16) 635-8801.
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3818-4411/3818-4691 - Fax: (0xx11) 3818-4476/3818-4689
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.htmlE-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Giovana Tiziani, Júlio Bernardes e Renata Bessi