São Paulo, 15 de dezembro de 2000 n.663/00.
Pesquisa avalia qualidade de vida dos desempregados
De acordo com o estudo, a maioria das pessoas pesquisadas enfrenta o desemprego buscando auxílio no plano espiritual e realizando bicos para sobreviver. Idade e qualificação profissional foram apontados como os maiores obstáculos a serem enfrentados. 

Rádio USP ganha prêmio por sua programação musical

Ribeirão Preto oferece vários cursos de verão

Último dia da exposição Imagens de Vilas e Cidades do Brasil Colonial


Destaques

Pesquisa avalia qualidade de vida de desempregados
        Pesquisa realizada na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP avaliou a qualidade de vida de desempregados e detectou que a maioria busca apoio no plano espiritual para enfrentar a situação, aliado à realização de "bicos" para sobreviver. O estudo, Desemprego e qualidade de vida: estratégias de inclusão social e sobrevivência, foi realizado pela pós-graduanda Adriana Caldana, que investigou os aspectos da qualidade de vida dos diretamente atingidos pelo desemprego.
        A pesquisadora entrevistou 20 pessoas, as quais foram submetidas ao questionário sobre qualidade de vida proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS), composto por 100 questões e abrangendo seis aspectos da vida do trabalhador: físico, psicológico, social, ambiental, espiritual e nível de independência,. Todos os entrevistados eram candidatos às vagas de emprego oferecidas pelo Sistema Nacional de Empregos (SINE) em Ribeirão Preto, de ambos os sexos e com idade entre 35 e 45 anos.
        Adriana observou que as estratégias para enfrentar o desemprego são predominantemente individualizadas. Os entrevistados se mostraram descrentes ao se referirem às pessoas que poderiam realizar alguma mudança estrutural (políticos em geral). O caminho mais comum encontrado pelos entrevistados para a volta ao mercado de trabalho foi por meio de atividades precárias. No aspecto emocional, a pesquisadora verificou um grande apego ao plano espiritual, pois 80% dos entrevistados citaram as crenças religiosas como práticas fundamentais para enfrentar a situação. "Além disso, também existe consciência da importância da manutenção da saúde para lidar com a situação de desemprego", explica Adriana.
        A pesquisa destaca a necessidade de oferecer preparo e orientação aos desempregados, de modo que consigam lidar com as condições adversas de trabalho, privilegiando ações participativas e não individualizadas. "A idade e a qualificação apareceram como maior obstáculo para a volta ao mercado de trabalho, tornando-se um círculo vicioso. Sem trabalho não há recursos para investir em educação, e sem um determinado grau de escolaridade não há chances de disputar as vagas".
        O desemprego, segundo Adriana, é um fenômeno mundial. Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostram que em 1999 havia 1 bilhão de pessoas desempregadas, o correspondente há um terço da população mundial em condições de trabalhar. No mesmo ano, na região metropolitana de São Paulo, o desemprego atingiu cerca de 19,3% da População Economicamente Ativa, segundo o DIEESE. Entre 1989 e 1996 o desemprego cresceu relativamente mais para as pessoas acima de 40 anos e com mais de 11 anos de escolaridade, para os homens e para a população negra. "As empresas procuram jovens, seus anúncios pedem indivíduos com idade entre 25 e 30 anos, pois parecem ser os únicos que conseguem se submeter às mudanças no mundo produtivo".
        Mais informações: ( (0XX16) 623-5609.

Rádio USP é a melhor na programação de MPB

        A Rádio USP é a vencedora do Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA) do ano 2000, por sua programação de Música Popular Brasileira (MPB). O Prêmio APCA é o mais importante para programas e profissionais que se destacaram durante o ano nas categorias artísticas: literatura, rádio, teatro, teatro infantil, cinema, televisão, artes visuais, dança, MPB e música clássica.
        A comissão de premiação, composta por Fernanda Teixeira, José Paulo Lanyi e Sílvio Di Nardo, anunciou os ganhadores no último dia 11, na sede do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo. Em entrevista à Radio USP, Di Nardo declarou ser ouvinte da rádio por sua excelente programação. "Sou suspeito porque ouço a Rádio USP, mas votei como jornalista e não como ouvinte", diz. Vale lembrar que, neste ano, foram reduzidos de 10 para sete o número de prêmios por categoria, o que valoriza ainda mais a premiação.
        A entrega do APCA, criado pelo artista Francisco Brennand, acontece em março de 2001, na mesma semana da premiação do Oscar. A cerimônia de entrega e a festa de comemoração serão realizadas no Teatro Municipal de São Paulo.


Cursos, Seminários e Palestras
Terapia Comportamental
        O Instituto de Psicologia (IP) da USP está com inscrições abertas para o curso de especialização (pós-graduaçãolato sensu) Terapia Comportamental e Cognitiva: teoria e aplicação. As aulas terão início em 16 de março de 2001. O objetivo é formar profissionais, analisar a filosofia e a ciência comportamental, as técnicas decorrentes e, especialmente, aplicação da análise funcional na prática clínica e os pontos controvertidos que merecem pesquisa por parte do profissional. Os interessados deverão apresentar cópia do diploma ou certificado de conclusão do curso de Psicologia. A taxa de inscrição é de R$ 50,00.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4448 ou 3818-4002.

Cursos de Verão em Ribeirão Preto
        A Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP está com inscrições abertas para a 2a edição de seus cursos de verão, em 2001. Ao todo serão oferecidos 13 cursos. Confira:
        Riscos e benefícios do exercício físico na promoção da saúde, com os professores Lourenço Gallo Júnior e Fátima Maria da Silva. Dia 1/2, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.
        Fractais em Ciências, com a professora Fátima Maria da Silva. Dia 8/1, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
        Matérias-primas cosméticas, com o professor Pedro Alves da Rocha Filho. Dias 12, 19, 26/1 e 2/2, das 14h às 17h.
        Interpretação de testes estatísticos para profissionais de saúde, com o professor Marcos Aurélio Lavrador. Dia 16/1, das 13h às 19h.
        Aspectos tecnológicos dos processos de revestimento de partículas, com o professor Luis Alexandre de Freitas. Dia 25/1, das 8h às 12 h e das 14h às18h.
        Levantamentos amostrais em populações, com os professores Odécio Sanches e Marco Aurélio Lavrador. Dias 6 e 7/2, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
        Métodos para a conservação de alimentos, com a professora Elaine Pereira de Martinis. Dias 1 e 2/2, das 9h às 12h.
        Fitoterápicos: uma visão geral, com os professores Fernando Costa e Jairo Kenupp Bastos. Dia 8/2, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
        Secagem de produtos farmacêuticos, com os professores Luis Alexandre de Freitas e Wanderley Pereira de Oliveira. Dia 23/1, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
        Introdução ao Método Bootstrap, com o professor Marco Aurélio Lavrador. Dia 23/1, das 13h às 19h.
        Modelos quantitativos e de processamento intensivo aplicados em diagnóstico médico. Com o professor Marco Aurélio Lavrador. Dia 30/1, das 9h às 12h e das 13h às 18h.
        Diagnóstico e previsão de morte cerebral, com os professores Luiz Carlos Alves de Sousa e Marcelo de Toledo Piza e Marco Aurélio Lavrador. Dia 17/1, das 8h às 12h e 14h às 18h.
        Hipertensão arterial sistêmica, com o professor Evandro Cesariano. Dias 9 e 10/2, em período integral.
        O custo será de 25 reais para profissionais e 15 reais para alunos. As inscrições se encerram dois dias antes do início de cada curso ou com o preenchimento das vagas.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-4181 ou e-mail karina@fcfrp.usp.br.


Agenda Cultural
Vilas e Cidades do Brasil Colonial
        Termina hoje a exposição Imagens de Vilas e Cidades do Brasil Colonial, do Professor Nestor Goulart Reis, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. Quem quiser conferir deve ir até ao saguão principal do Centro de Educação Permanente (CEP) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, que fica na Av. Dr. Arnaldo, 715, São Paulo, SP.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7787.


Livros, Revistas e Publicações
Promoção de Natal da Edusp
        Livros de cinco editoras estão em promoção na Edusp até dia 22. São 18 títulos da Edusp com 40% de desconto, 10 da Companhia das Letras (30%), quatro da Editora 34 (30%) e 10 da Cosac & Nalfy (30%). Os descontos são válidos nas livrarias da Edusp do Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma), História e Geografia, Central e Antiga Reitoria.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4150 ou e-mail eduspvenda@edu.usp.br.


Teses e Dissertações
Instituto de Ciências Biomédicas
Mestrado
        Comparação do efeito da administração de antígeno por via oral ou por via aérea no desenvolvimento de asma experimental em camundongos BALB/c. Alexandre de Castro Keller. Dia 18/12, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-7439.

Faculdade de Saúde Pública
Doutorado
        Ações coletivas de saúde no Município de São Paulo. Ana Maria Cavalcanti Lefevre. Dia 15/12, 14h.
Mestrado
        Estudo crítico da utilização das técnicas de biologia molecular na detecção de microbactérias em especial Mycobacterium tuberculosis. Maria Conceição Martins. Dia 18, 13h30.
        Trabalhadores expostos simultaneamente a ruído e tolueno: estudo das emissões otoacústicas evocadas transitórias e feito de supressão. Alice Penna de Azevedo Bernardi. Dia 18/12, 9h.
        Mais informações:( (0XX11) 3066-7739.

Escola de Enfermagem
Doutorado
        Padecendo a perda da espontaneidade da ação: o desconforto vivenciado por homens que sofreram infarto agudo do miocárdio. Fernanda Carneiro Mussi. Dia 20, 8h30.
Mestrado
        Ser trabalhador de enfermagem da unidade de centro de material: uma abordagem fenomenológica. Dolores Ferreira de Melo Lopes. Dia 19, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7533.

Instituto de Geociências
Doutorado
        Palinobioestratigrafia do subgrupo Itararé, Carbonífero/Perminano, na porção nordeste da Bacia do Paraná (SP/PR, Brasil). Paulo Alves de Souza. Dia 19, 15h.
        Mais informações:( (0XX11) 3818-3973.

Escola Politécnica
Doutorado
        A integração competitiva do setor mineral brasileiro no cenário internacional - estudo de caso: o setor de aços especiais inoxidáveis. Manoel Rodrigues Neves. Dia 18, 14h.
        Interface cérebro-computador usando redes neurais artificiais e técnicas avançadas de processamento digital de sinais. Ernane José Xavier Costa. Dia 19, 9h30.
Mestrado
        Letac: técnica para análise de tarefas e especificação de fluxos de trabalho cooperativo. Marcos Roberto Greiner. Dia 18, 14h.
        Construção de um equipamento para estudo de secagem de corpos capilares porosos em leitos fixos submetidos a gradientes térmicos. Edgar Ferrari . Dia 19.14h.
        Mais informações:( (0XX11) 3818-5443.

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Mestrado
        Desenvolvimento e caracterização do sistema de ultra-som para a avaliação da velocidade e atinuação em tecido ósseo. Paulo Sérgio de Matos. Dia 19/12.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-3675.

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Doutorado
        O ensino dos mercados de ações, futuros e derivativos nos cursos de graduação em contabilidade do Brasil. Jorge Ribeiro de Toledo Filho. Dia 19/12, 17h.
Mestrado
        O ensino da teoria da contabilidade nos cursos de ciências contábeis no Brasil. Celia Oliveira de Jesus Sacramento. Dia 19/12, 8h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-5811.
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3818-4411/3818-4691 - Fax: (0xx11) 3818-4476/3818-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.htmlE-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Giovana Tiziani, Júlio Bernardes e Renata Bessi