São Paulo, 19 de dezembro de 2000 n.665/00.
Os perigos ocultos nos aeroportos de São Paulo
Pesquisa da Faculdade de Saúde Pública mostra as situações de risco dos aeroportos da cidade, agravadas pelas más condições de saúde e de trabalho dos controladores de vôos. Além dos baixos salários, eles estão expostos à poluição e ruídos intensos. 

Especialistas do IEA apresentam anteprojetos de lei para subprefeituras e conselhos de representantes para SP

Estão abertas as inscrições para o 6º Encontro Nacional do Ensino de Geografia

Edusp lança livro que analisa a obra de Guimarães Rosa adaptada para a tevê


Destaques

Más condições de trabalho e saúde dos controladores de vôos representam riscos para a população
        Desrespeito diário às normas de segurança, aumento constante do tráfego aéreo, falta de manutenção dos aparelhos, utilização de tecnologia ultrapassada formam um difícil quadro, onde as condições de trabalho destroem a saúde dos controladores de vôo, aumentando ainda mais os riscos de acidentes. Esse é o tema da dissertação de mestrado de Rita de Cássia Seixas Sampaio Araújo, defendida no último dia 11, na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. Durante três anos, a pesquisadora estudou o Centro de Controle de Aproximação (APP) de São Paulo, situado no Aeroporto de Congonhas, responsável pelo tráfego entre os aeroportos de Cumbica, Viracopos, Campo de Marte, Sorocaba, Santos, entre outros.
        A soma desses fatores formam um cenário assustador, de altíssimo risco para a população paulistana. Segundo Rita, os aeroportos de São Paulo passam diariamente por situações perigosas, que são escondidas da opinião pública. "Se nada mudar, o colapso do sistema ocorrerá em, no máximo, três anos", afirma Rita. "O trabalho de coordenação do controlador de vôo, apesar de invisível e não valorizado pela maioria das pessoas, incluindo muitos usuários diários da ponte aérea, é fundamental para o funcionamento de todo o sistema aeroportuário."
        Submetidos a constantes turnos alternados, à poluição e a ruídos intensos, os controladores, na maioria sargentos da Aeronáutica, vão, aos poucos, se desvinculando da família, passam a ter problemas de sono e psicológicos, devido a soma desses fatores e à pressão que sofrem por saber que, do seu trabalho, dependem milhares de vidas. "Além disso, a maioria deles exerce outra atividade devido a baixa remuneração da função, cuja faixa média gira em torno de R$ 1,3 mil, o que gera um aumento do estresse e dos riscos de falhas humanas ocorrerem", alerta a pesquisadora. "Entretanto, se isso ocorrer, esse trabalhador não pode ser responsabilizado de maneira exclusiva, na medida em que se encontra privado de condições seguras para cumprir com suas obrigações."
        Segundo o estudo, as outras profissões mais exercidas pelos controladores de vôo são: professor de escolas de aviação e do ensino básico (fundamental e médio), dentista, advogado e controlador de tráfego de caminhão.
        Os controladores paulistas têm a maior carga de trabalho do País, pois diariamente acompanham cerca de 2 mil pousos e decolagens, o que representa 60% do tráfego aéreo nacional. Pelas normas da Organização da Aviação Civil Internacional, nenhum controlador pode ficar responsável por mais de seis aeronaves na tela do radar. "Nos horários de pico, muitos controlam até 15 aviões", conta Rita. A distância mínima entre aeronaves no ar também não tem sido respeitada. "Enquanto o recomendado é uma distância de 5 milhas, em São Paulo ela chega a 2 milhas."
        A APP de São Paulo funciona com 96 controladores, enquanto o ideal é 120. Nos, últimos anos, o tráfego aéreo vem aumentando a uma média anual de 8%, sendo que, de 1998 para 1999, subiu 20,7%. Para Rita, "a situação somente poderá ser resolvida através da união entre os controladores e as empresas que operam linhas no território nacional, as quais, além da população, são as maiores interessadas na perfeição do sistema."
        Mais informações: ( (0XX11) 3673-6372 ou e-mail caricari@usp.br, com Rita Araújo.

Grupo do IEA apresenta sugestões para a futura administração de São Paulo

        Nesta quarta-feira (20), às 9h30, na sede do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, acontece a apresentação pública dos dois anteprojetos de lei elaborados pelo Grupo de Estudos sobre Subprefeituras e Conselhos de Representantes para o município de São Paulo.
        Constituído em julho deste ano, no IEA, o grupo analisou nos últimos quatro meses projetos já existentes e ouviu vereadores e ex-vereadores, partidos e outras instituições políticas e da sociedade civil. O anteprojeto sobre a criação das subprefeituras será encaminhado à prefeita eleita, Marta Suplicy, e o anteprojeto sobre a criação dos conselhos de representantes será entregue à Mesa Diretora da Câmara Municipal, a ser eleita em 1º de janeiro de 2001.
        O grupo de estudos reúne especialistas e professores da USP, FGV-SP e PUC-SP. Desde 11 de agosto são realizados encontros semanais, geralmente abertos ao público, onde são apresentadas e debatidas propostas de vereadores, assessorias de candidatos, institutos partidários, órgãos governamentais, centros de pesquisa e entidades da sociedade civil.
        O trabalho desenvolvido pelos especialistas pode ser acompanhado no site: www.usp.br/iea.
        Mais informações: Entrevistas com os coordenadores do grupo podem ser agendadas pelo telefone ( (0XX11) 3814-9462 ou e-mail malurm@usp.br, com Maria Lúcia Refinetti Rodrigues Martins; ( (0XX11) 3064-1535, 9975-2929 ou e-mail: intercom@cidadanet.org.br, com Francisco Whitaker Ferreira.


Cursos, Seminários e Palestras
Ensino de Geografia
        Estão abertas até dia 29 as inscrições para o 6º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia, promovido pela Faculdade de Educação (FE/USP), Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP) e Associação dos Geógrafos Brasileiros. O evento ocorre de 14 a 18 de fevereiro de 2001 e traz mesas redondas, grupos de trabalho e outras atividades. Sua programação aborda temas como interdisciplinaridade, formação do professor, pesquisa, metodologia do ensino e temas emergentes no ensino da geografia.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3574/3758/3737.


Livros, Revistas e Publicações
Universo de Guimarães Rosa
        A Edusp lança a obra Grande Sertão: Veredas - o romance transformado, de Osvando J. de Morais. O autor analisa o processo de elaboração do roteiro da minissérie para televisão baseada no romance Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, comparando os dois textos e estudando a desconstrução do texto literário e sua reconstrução em roteiro.
        Mais informações: (0XX11) 3818-4149.


Teses e Dissertações
Instituto de Ciências Biomédicas
Doutorado
        Estudo estereológico, histológico e ultra-estrutural do nó sinoatrial em ratos adultos e velhos. Silvana Regina de Melo. Dia 20/12, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-7439.

Instituto Oceanográfico
Doutorado
        Distribuição horizontal, crescimento e mortalidade das larvas de Gobionellus oceanicus, Achirus linneatus e Scartella cristata do complexo Estuarino-Lagunar de Cananéia-SP, e aspectos relacionados aos seus recrutamentos. Eduardo Masami Kitahara. Dia 20/12, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-6528.

Faculdade de Saúde Pública
Mestrado
        Consumo de alimentos de risco e proteção para doenças cardiovasculares entre funcionários públicos estaduais do Município de São Paulo. Africa Isabel de La Cruz Perez Neumann. Dia 19/12, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3081-5091.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Doutorado
        Os laços Federativos brasileiros: avanços, obstáculos e dilemas no processo de coordenação intergovernamental. Fernando Luiz Abrucio. Dia 19/12, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4584.

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Mestrado
        Listeria monocytogenesem salmão "Gravlax": ocorrência e comportamento durante a estocagem refrigerada do produto. Flávia Arantes Silvestre. Dia 21/12, 9h.
        Disseminação de Listeria monocytogenes em uma linha de produção de "nuggests" congelados de frango. Cristiano Andrighetto. Dia 22/12, 9h.
        Ação quimiopreventiva da luteína e do licopeno no modelo de hepatocarcinogênese do hepatócito resistente. Luciana Passos Toledo. Dia 20/12, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3621/3674.

Escola Politécnica
Mestrado
        Projeto de controlador de temperatura para percussão peritoneal com hipertermia e quimioterapia. Giancarlo Antonio Berzacola. Dia 19/12, 17h.
        Análise crítica do papel da prototipagem rápida voltada ao desenvolvimento de produtos. Enedina Antonil Pelaez Capuano. Dia 20/12, às 14h.
        Uma contribuição para melhoria do planejamento de empreendimentos de construção em organizações públicas. Luiz José Marques Júnior. Dia 20/12, 14h30.
        Solda direta para obtenção de lâminas soi com tecnologia "smart cut". Neisy Amparo Escobar Forhan. Dia 20/12, 15h.
        Indicadores de produtividade da mão-de-obra para a moldagem de estruturas de concreto armado e indicadores de qualidade dos produtos moldados. Sasquia Hizuru Obata. Dia 21/12, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-5443.
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3818-4411/3818-4691 - Fax: (0xx11) 3818-4476/3818-4689
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.htmlE-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Giovana Tiziani, Júlio Bernardes e Renata Bessi