São Paulo, 21 de dezembro de 2000 n.667/00.
Pesquisa comprova relação entre DSTs e Aids
Estudo da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto confirma que o controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) é importante para evitar a disseminação do vírus HIV. O trabalho foi premiado recentemente num congresso em Fortaleza. 

USP cria Conselho Consultivo

Biblioteca Virtual, da Escola do Futuro, cria acervo de férias

Livro aborda Doenças Reumáticas


Destaques

Premiada pesquisa que comprova relação entre DSTs e multiplicação da Aids
        O trabalho "Aspectos Biomoleculares da Interação entre Clamydia trachomatis e Polimorfonucleares na Replicação do HIV", do professor Geraldo Duarte, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, foi considerado o melhor na área de laboratório. O trabalho, que é parte de uma pesquisa desenvolvida pelo professor Duarte com pesquisadores da Universidade de Pittsburgh (EUA), foi premiado durante o 3º Congresso da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis, realizado no mês de setembro, em Fortaleza, Ceará.
        A pesquisa mostra a importância de intensificar os programas de controle de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) para conter a disseminação do vírus da Aids. A candidíase genital, causada pela bactéria Clamydia trachomatis, é um exemplo de doença simples que contribui para a transmissão do HIV-1, segundo Duarte.
        O trabalho anterior de Duarte relacionava o HIV com a bactéria causadora da gonorréia; as pesquisas evidenciaram as suspeitas de que existe um risco maior de se adquirir ou transmitir o vírus HIV-1 na presença de infecções genitais por DSTs. Incubadas com uma das bactérias causadoras de DSTs, as células infectadas com o vírus HIV-1 chegam a aumentar em até 130 vezes a sua replicação.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-2588/602-2583, com o professor Geraldo Duarte; E-mail gduarte@fmrp.usp.br.

USP cria conselho consultivo

        A USP criou no último dia 18 um Conselho Consultivo, presidido pelo reitor Jacques Marcovitch, e integrado pelo Vice-reitor, Pró-reitores e seis personalidades eminentes da sociedade (sem vínculos formais com a USP), escolhidas pelo reitor para um mandato de dois anos. O objetivo do Conselho é fornecer à USP subsídios para definição das diretrizes da Universidade, opinar sobre temas de interesse do reitor e do Conselho Universitário e opinar sobre seu desempenho.
        Os membros escolhidos para o Conselho foram o sociólogo francês Alain Touraine, as professoras Emília Viotti da Costa e Jennifer Sue Bond, os empresários José Mindlin e Olavo Setúbal e a escritora Lygia Fagundes Telles.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3300 ou 3818-3220.


Livros, Revistas e Publicações
Biblioteca Virtual prepara seu acervo para as férias
        A Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro (www.bibivirt.futuro.usp.br), da Escola do Futuro da USP, já está preparando seu acervo para as férias dos internautas. Estão disponíveis "Coração, cabeça e estômago", de Camilo Castelo Branco, "Redondilhas", de Luís de Camões e "Crisfal", de Cristóvão Falcão.
        Além das novidades do acervo, o internauta vai encontrar um novo formato no mural de recados, que agora ganhou um fórum. O visitante também vai encontrar links interessantes e boas indicações para a leitura e pesquisa, tudo gratuito e em língua portuguesa.
        Mais informações:( (0XX11) 3823-6544.

Publicação traz informações sobre meio ambiente
        A Comissão de Meio Ambiente da Prefeitura do Campus da USP de Ribeirão Preto (PCARP) está finalizando o primeiro número do seu Boletim Informativo, para divulgar junto à comunidade algumas das discussões e trabalhos que vêm sendo realizados por seus membros. Formada por vários docentes da Universidade, a comissão tem como meta criar um plano de manejo de arborização do campus, que incluirá a avaliação prévia da necessidade de serem efetuados os cortes de árvores, recomendando o plantio de espécies similares em substituição e a viabilização de cursos sobre preservação ambiental, poda de árvores e eventuais reciclagens.
        O Boletim ficará disponível na Internet, na página da Prefeitura (www.pcarp.usp.br).
        Mais informações: ( (0XX16) 602-3551, com Josiane.

Terapêutica em Reumatologia
        O professor da Faculdade de Medicina da USP, Wilson Cossemelli, é o organizador do livro Terapêutica em Reumatologia, que reúne em 1287 páginas as contribuições de 102 especialistas sobre o tema. "Não é um livro de farmacologia, mas de terapêutica, em que o médico vai encontrar noções básicas para entender cada capítulo, com a descrição de doenças, terapias e remédios que servirão para o tratamento". A obra, editada pela Lemos Editorial, custa R$ 215,00.
        Mais informações: ( (0XX11) 3064-8342
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3818-4411/3818-4691 - Fax: (0xx11) 3818-4476/3818-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.htmlE-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Giovana Tiziani, Júlio Bernardes e Renata Bessi